Reitoria

Recepção aos Calouros Unesc: novos sonhos se tornando realidade

Recepção aos Calouros Unesc: novos sonhos se tornando realidade
Centenas de novos estudantes participaram do primeiro dia de atividades especiais de boas-vidas (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Expressões artísticas das mais variadas, exemplos de superação, ambiente acolhedor, motivação e um gostinho das milhares de oportunidades que a Unesc oferece. Esse foi o cenário encontrado na noite desta segunda-feira (17/2) pelos novos alunos da Universidade no evento que marcou o primeiro dia de Recepção aos Calouros. A temática escolhida para esta edição da acolhida foi “linguagens urbanas”, assunto que norteou não só a decoração, mas toda a dinâmica do evento, que possibilitou uma amostra do ambiente plural encontrado diariamente no campus.

A noite regada a muita expectativa dos novos acadêmicos contou com momentos de animação e troca de experiências, assim como aqueles para conhecer parte do time de professores e colaboradores que estão à frente dos cursos e da Universidade, estes que serão aliados dos calouros deste dia em diante.

Uma das centenas de pessoas que conheceu de perto o espaço que passará a ser sua segunda casa ao longo dos próximos anos de estudo foi a jovem Ryillary Espíndola, de 19 anos. Emocionada por estar vivendo o que considera uma grande realização, Ryillary dividiu com os colegas calouros o sentimento de iniciar uma nova jornada, em seu caso ingressando no curso de Engenharia de Produção. Ela, que encerrou o Ensino Médio em 2018, deu nesta segunda-feira um grande passo rumo aos seus objetivos, alicerçados pelo avô Jorge Luiz Espíndola, que a acompanhou neste dia marcante. “Ele me incentivou e me fez acreditar que seria possível e, graças a isso, hoje estamos aqui. Vejo a Universidade como um mundo de oportunidades e sei que hoje é só o primeiro passo, de muitos que estão por vir”, disse.

Para o avô, que é considerado como um pai por Ryillary, o sentimento é de honra pelo dia vivido. “Só posso dizer que estou muito honrado por estar aqui. Tenho certeza de que a única ferramenta que pode mudar a nossa realidade é a educação, então não poderia estar mais satisfeito ao ver ela neste caminho. Agradeço e parabenizo a todos da Universidade por nos proporcionar isso tudo”, completou orgulhoso.

Cada detalhe do ambiente preparado para a ação especial e o universo que envolve a Unesc fizeram parte das novidades conhecidas também pela jovem Ariana Cândido Mendonça. Pisando pela primeira vez no campus, Ariana iniciou nesta segunda-feira um grande desejo que trazia em seu coração. Com 24 anos a moradora de Içara acredita que este, de fato, foi o primeiro dia de um período de muito aprendizado e mudança, seu primeiro dia como acadêmica do curso de Letras. “Eu pensei bastante e agora estou decidida de que é isso que quero para a minha vida. Escolhi a Unesc por acreditar ser a melhor e já fui muito bem recebida”, destacou.

Boas-vindas da Universidade

Ao recepcionar os novos acadêmicos que lotaram o auditório Ruy Hülse e em seguida puderam conhecer o campus, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, destacou a importância da nomenclatura “Universidade”, assim como os diferenciais oferecidos na Unesc. “Nós temos aqui um universo de conhecimento aplicado em pesquisa, ensino e extensão. Vocês terão neste espaço a oportunidade de transformarem suas vidas e, para isso, os convido a aproveitar cada minuto destes que serão os melhores anos das suas vidas”, pontuou.

A abertura do evento foi marcada ainda pela apresentação do grupo Soul Dance, assim como uma performance do Grupo Instrumental Unesc. Ao longo desta terça-feira (18/2) outros três momentos de Recepção aos Calouros serão realizados na Universidade, abrangendo todo o grupo de novos estudantes que ingressam para o primeiro semestre de 2020.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de fevereiro de 2020 às 23:18
Compartilhar Comente

Mostra Infanto-juvenil e homenagens aos pioneiros da dança marcam o último dia do 20º Unesc em Dança

Mostra Infanto-juvenil e homenagens aos pioneiros da dança marcam o último dia do 20º Unesc em Dança
Evento trouxe mais de 880 bailarinos ao palco do Teatro Elias Angeloni (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A 20ª edição do Festival Unesc em Dança encerrou neste domingo (1º/12), após três de uma programação com oficinas, rodas de conversa e palestra com profissionais renomados e apresentação de 60 coreografias nas Mostras Sênior e Infanto-juvenil. O evento, considerado o maior do gênero no Sul de Santa Catarina, levou ao palco do Teatro Elias Angeloni, mais de 880 bailarinos de dez municípios das regiões de Tubarão, Criciúma e Araranguá.

Em 2019, o festival completa 20 anos de história como um incentivador da cultura, do trabalho e do talento dos artistas. O Unesc em Dança não tem caráter competitivo e se preocupa com a difusão da cultura e com a formação pedagógica dos profissionais da dança, além de atuar na formação de plateia.

 

Ao longo de sua história, milhares de pessoas passaram pelo evento para apreciarem as apresentações. Na tarde deste domingo, Adriana Cardoso da Rosa, de Santa Rosa do Sul, veio pela primeira vez ao Unesc em Dança e não escondeu o encanto pelo espetáculo presenciado. “Não imaginava que fosse tão lindo. É um evento grande e está aqui tão pertinho da gente. No ano que vem virei novamente”, comentou. Adriana acompanhou a estreia da filha Manuela, de 11 anos e da neta Amália, de sete anos.

Evento construído coletivamente


A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, salientou o sucesso do evento e a importância da equipe que fica nos bastidores, do público que se fez presente para prestigiar o trabalho e o talento de estudantes de escolas da região e seus professores, além dos profissionais da dança. “Esse 20º Unesc em Dança foi fantástico. Estamos celebrando com muita alegria essa edição histórica, construída com um trabalho coletivo. O sucesso do festival é o resultado de uma Universidade Comunitária forte, que cumpre a sua missão e eleva a cultura e a arte na região”.



A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, também comemorou o sucesso do evento e os seus 20 anos. Segundo ela, o festival é uma das grandes ações da Universidade na região e faz parte do trabalho em prol do desenvolvimento cultural do Sul do Estado. “Vamos continuar incentivando o desenvolvimento dessa potência de transformação da vida e das pessoas”.  

Menções e homenagens


A banca avaliadora do festival foi formada pelos professores de dança Bianca Scliar, de Florianópolis, Susan Bortoluzzi Brogni, de Nova Veneza, Stanley Anacxagoras Carvalho, de Blumenau e Roberto Skiante, de Florianópolis. Eles avaliaram as 46 coreografias apresentadas neste domingo no Teatro Elias Angeloni e definiram os vencedores das menções como Bailarino(a) Destaque, Grupo Revelação e Coreografia Destaque.

No primeiro quesito, Weliton Zuchinalli (Fundação Cultural de Criciúma) e Poliana Ronconi (Studio de Dança Sônia Severo) receberam a menção honrosa. O Grupo Revelação foi o Criarte Espaço de Dança da Escola João Moro. Já a Coreografia Destaque ficou com três das 46 apresentadas: Geração 80, do Studio Sônia Severo; Druidas (Centro Social Urbano Ballet) e Ramayana (Corpo e Movimento).

A bailarina, professora e doutora em Artes e Filosofia, Bianca Scliar, fez parte da banca avaliadora e elogiou o evento e o desempenho dos grupos. Segundo ela, iniciativas como o Unesc em Dança tem um papel importante para a arte e para a cultura e para todos os envolvidos nelas. “Nós não fomos avaliadores, mas apreciadores do trabalho feito nesta região. Hoje, no último dia do evento, gostaria de destacar o que vimos que está sendo feito nas escolas por professores de arte em vários municípios. Isso é de extrema importância para a formação destas crianças e adolescentes”.

Para encerrar a edição de 20 anos do Unesc em Dança, a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, entregou uma homenagem aos profissionais pioneiros da dança na região. Receberam a deferência: Valter Savi (criador do Unesc em Dança); Maxwell Sandeer Flor; Susan Bortoluzzi Brogni; Viviane Candiotto; Anderson Felisberto; Raquel Nunes; Sônia Severo; Mirian Rizzatti; Paula Gregório Gonçalves; Renata Possamai e Sônia Medina.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 01 de dezembro de 2019 às 20:53
Compartilhar Comente

Unesc em Dança: Mostra Sênior encanta público no segundo dia do evento

Unesc em Dança: Mostra Sênior encanta público no segundo dia do evento
Noite de sábado foi marcada pela abertura do festival e início das apresentações (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

As cortinas do Teatro Elias Angeloni foram abertas e o seu palco recebeu, na noite deste sábado (30/11), o segundo dia do Festival Unesc em Dança e o primeiro com apresentações. O maior evento do gênero do Sul catarinense teve a sua abertura oficial antes do público ser presenteado e se emocionar com 24 coreografias na Mostra Sênior. Em 2019, o festival completa 20 anos de história como um incentivador da cultura, do trabalho e do talento dos artistas. O Unesc em Dança não tem caráter competitivo e se preocupa com a difusão da cultura e com a formação pedagógica dos profissionais da dança, além de atuar na formação de plateia.

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, deu as boas-vindas ao público e aos participantes da Mostra Sênior do Unesc em Dança, e salientou a importância da cultura para a Universidade, estando ela junto das ações nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. Indianara ainda parabenizou e agradeceu à equipe que organiza o festival e os bailarinos e coreógrafos participantes. “A Unesc, como uma Universidade Comunitária, atua para o desenvolvimento regional. E ações como o Unesc em Dança também colaboram com isso. Por meio da arte e da cultura temos o a formação de cidadãos mais comprometidos com a sociedade ao seu redor”.

A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, também acolheu o público e os participantes do festival, e ressaltou a importância dele para o desenvolvimento da arte e da cultura no Sul do Estado. “Este é o palco para a sagração de bailarinos, coreógrafos e todos os que estão nesse trabalho coletivo. Que todos que passarem por aqui possam viver essa experiência que a dança proporciona e leva-la no coração”.

A abertura do evento contou ainda com a presença do presidente do Conselho Estadual de Dança, Maxwell Sandeer Flor e do professor e bailarino Valter Savi, criador do Unesc em Dança, e que recebeu uma homenagem das mãos da pró-reitora Acadêmica da Universidade. Savi lembra que o festival iniciou como uma ação do curso de Educação Física da Unesc, foi tomando corpo e anos depois, passou a ser um evento institucional da Universidade. "É uma alegria ver o evento chegar aos 20 anos como um festival tomando uma dimensão dessas e se tornando tão importante para bailarinos, coreógrafos e todos os envolvidos na dança".

Apresentações

Após a abertura oficial do 20º Unesc em Dança, as apresentações da Mostra Sênior tiveram início. As 24 coreografias foram avaliadas pelos professores de dança Bianca Scliar, de Florianópolis, Susan Bortoluzzi Brogni, de Nova Veneza, Stanley Anacxagoras Carvalho, de Blumenau e Roberto Skiante, de Florianópolis. A Mostra iniciou com a Cia de Dança Unesc.


Após todas as apresentações os avaliadores revelaram os nomes do Bailarino Destaque, do Grupo Revelação e da Coreografia Destaque. Willian da Silva, do CEAC (Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente), de Sombrio, foi escolhido Bailarino Destaque. O Grupo Revelação foi a Cia Jovem da Fundação Cultural de Içara. Já a Coreografia Destaque ficou com “Grão de Mar”, do Vivance Studio do Corpo, de Tubarão.

Willian da Silva, do CEAC participou da coreografia de Jazz "Pop Art", e conta que desde 2014 se apresenta no festival. Emocionado com a premiação, Willian conta  que estuda e pratica dança há 10 anos, e sempre realiza uma preparação especial para o Unesc em Dança. "É o evento mais esperado por mim durante o ano", comenta. 

Programação            
                   

O 20º Festival Unesc em Dança iniciou na última sexta-feira (29/11), com o Circuito de Formação em Dança, que levou oficinas e roda de conversa sobre Danças Urbanas, Jazz Lírico e Dança Situada para Balneário Rincão, Criciúma, Nova Veneza, São Ludgero, Araranguá e Sombrio.

Ainda no sábado, o festival contou com oficina e palestra (com a professora doutora Bianca Scliar). O evento segue até domingo (1º/12), com a Mostra Infanto-juvenil, com 46 coreografias. Entre os gêneros apresentados pelos grupos de dez municípios durante o festival estarão: Ballet Clássico de Repertório; Ballet Clássico Livre; Dança Moderna e Contemporânea; Jazz; Danças Urbanas; Danças Populares.

As apresentações de domingo iniciam às 13h30. O evento ocorre no Teatro Elias Angeloni, é gratuito e aberto ao público em geral.  

Mais informações

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 01 de dezembro de 2019 às 01:49
Compartilhar Comente

Atividade especial integra a Formação Continuada dos professores da Unesc

Atividade especial integra a Formação Continuada dos professores da Unesc
Noite desta segunda-feira (29/7) foi de reflexão e aprendizado (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os professores da Unesc iniciaram oficialmente, na noite desta segunda-feira (29/7), o segundo semestre letivo de 2019. Eles foram recepcionados nos períodos vespertino e noturno no Auditório Ruy Hülse para atividades especiais do projeto de Formação Continuada da Universidade. No início da noite o aprendizado ficou por conta da peça “Para guardar estrelas”, apresentada pelo grupo Cirandela. Em meio a um enredo engraçado e que envolveu a plateia, a peça chamou a atenção para a forma como a vida das pessoas gira em torno do tempo e como o tempo livre, a saída do modo automático, pode ser a porta de entrada para recordações únicas.

Na sequência, os professores que lotaram o auditório ouviram da Pró-reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti, algumas das orientações com relação ao Inova Unesc, programa lançado oficialmente nesta segunda-feira e que norteará o projeto de inovação curricular e pedagógica da Instituição. Os trabalhos, conforme Indianara, já estão sendo realizados em prol desse objetivo desde o início do ano, quando um grupo gestor foi formado para liderar o processo e, através de estudos e discussões, montar a estrutura do projeto. “Esse trabalho nos exige o sair da caixa, usar a criatividade e a pró atividade. É momento de olhar para fora e olhar para dentro. O cenário atual nos coloca muitos desafios e precisamos, mais do que nunca, definir ações e estratégias de como iremos encará-lo”, salientou.

Conforme a pró-reitora, a Universidade precisará do engajamento total de todos os professores e, é claro, dos alunos para chegar ao objetivo comum. “Estamos fazendo essa estruturação para formar o profissional que esse cenário necessidade. Nosso foco é buscar soluções para nos adequar para o futuro. Vamos encontrar respostas que nos coloquem ainda mais no patamar que o momento exige”, completou.

A proposta, de acordo com a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, traz consigo o desconforto de encarar o novo, o desconhecido. “Toda mudança gera desconforto, mas qual o melhor lugar para isso se não a Universidade?”, questionou.

Entre os segredos do sucesso nessa caminhada, para a reitora, estará o desprendimento de antigos pensamentos e a abertura de todos para novas ideias, além de, principalmente, a clareza de que todos precisam caminhar juntos e podem, sim, pensar de forma diferente.  “Temos a inovação como uma decisão institucional necessária a partir de uma intensa análise de cenários que temos feito. Nosso 2019 já iniciou com esse objetivo e acredito que terminaremos o ano muito mais próximos daquilo que buscamos. Tudo isso, é claro, se caminharmos juntos, na mesma direção”, destacou Luciane.

Ainda nesta noite o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, apresentou o formato inicial do processo e os principais conceitos que irão nortear o trabalho. Na oportunidade, de forma online, os professores presentes já puderam participar opinando sobre as suas concepções sobre o que define o ensino de qualidade. “Estamos repensando o papel da Universidade e destacando o Saber, o Saber Ser e o Saber Agir, tudo isso de forma interligada à Missão e a Visão da Universidade e ao papel que ela passa a assumir neste novo cenário e no futuro”, explicou.

A noite contou ainda com a performance comandada pelo Setor de Arte e Cultura, que levou personagens para interagirem e recepcionarem os convidados do evento.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 29 de julho de 2019 às 23:33
Compartilhar Comente

8ª edição do Concerto Rosa emociona ao homenagear as mães

8ª edição do Concerto Rosa emociona ao homenagear as mães
Evento foi realizado na noite desta sexta-feira (10/5) no Auditório Ruy Hülse (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A noite desta sexta-feira (10/5) foi de pura emoção para quem prestigiou a 8ª edição do Concerto Rosa. O evento, de responsabilidade do Setor de Arte e Cultura, foi realizado no Auditório Ruy Hülse e homenageou de forma especial a todas as mães pela passagem do Dia das Mães neste domingo (12/5). Além de brilhantes apresentações dos integrantes do Coral Unesc, o Concerto contou com a participação especial do Coral de Içara, grupo que também encantou a plateia e arrancou suspiros.

No total, o repertório do evento contou com 12 músicas e um poema, interpretadas por mais de 50 músicos entre sopranos, contraltos, tenores, baixos e instrumentistas, com a regência do maestro do Coral, Joel de Oliveira.

De acordo com a coordenadora do setor de Arte e Cultura da Universidade, Amalhene Baesso Reddig, a dedicação de todos os envolvidos na preparação do espetáculo, o apoio recebido da Universidade e os patrocinadores foram as peças chave para o sucesso do evento. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado e com a presença da comunidade interna e da comunidade externa. Isso dá mais um fôlego para o ensino de canto na nossa cidade”, destacou.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o espetáculo completou com chave de ouro uma semana de muito trabalho e muitas realizações para a Instituição. “Ver essa apresentação maravilhosa ao fim de uma semana tão intensa, com projetos sendo colocados em prática, é muito recompensador. É maravilhoso estar aqui e ver que essa equipe se supera a cada ano, se reinventa e nos apresenta sempre um Concerto melhor que o outro”, comentou.

O Concerto foi transmitido ao vivo pela Unesc TV no Youtube.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 10 de maio de 2019 às 23:18
Compartilhar Comente