Reitoria

Semana da Extensão da Unesc oferece programação online e gratuita

Semana da Extensão da Unesc oferece programação online e gratuita
Evento enfatiza trabalho comunitário realizado pela Universidade por meio de projetos (Foto: Arquivo) Mais imagens

Neste 5 de maio é comemorado o Dia da Comunidade e você já pensou na relação profunda que tem com ela? Cada um de nós está inserido na sociedade e se relaciona com as pessoas a sua volta. Assim também faz a Unesc. O trabalho da Instituição está fortemente ligado à comunidade regional e os mais de 200 projetos de extensão desenvolvidos por professores e alunos nos diversos municípios da Amrec e da Amesc são uma das provas disso. Até esta sexta-feira (8/5), a Unesc dará uma amostra deste trabalho por meio da Semana da Extensão, com atividades online e gratuitas que vão desde palestras, oficinas e capacitações até visitas virtuais a museus.

O evento iniciou sábado (2/5) e neste ano, faz conexão entre os assuntos trabalhados pelos projetos e o cenário atual com a pandemia de Covid19. As palestras irão abordar assuntos como o uso do aplicativo Palma Escola na alfabetização mediada por tecnologias da informação e comunicação; violência de gênero contra mulheres em tempos de isolamento social; empreendedorismo; cuidados com o cuidador; gestão de cursos na agricultura familiar; compostagem domiciliar e filosofia para crianças.

A programação da Semana conta ainda com oficinas de arte e cultura e visitas virtuais a espaços de criação e produção de artistas como o professor da Unesc, Sérgio Honorato, Letícia Garcez e Marina Guidi. O visitante da página do evento poderá ainda conhecer os projetos de extensão desenvolvidos pela Unesc em áreas como saúde, educação, direito, tecnologia e empreendedorismo. Os museus de Zoologia e da Infância também estão com atividades especiais agendadas, assim como o Centro de Documentação e Memória da Unesc (Cedoc).

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, comenta que a relação entre Instituição e comunidade é uma via de mão dupla. “As ações são da Unesc para a comunidade e da comunidade para a Universidade. Isso acaba construindo e transformando cenários. Estamos muito felizes em podermos comemorar mais um ano essa relação que só se fortalece e gera resultados incríveis”.

Extensão no DNA

A reitora Luciane Bisognin Ceretta afirma que a extensão universitária constitui na Unesc, um dos pilares essenciais à formação dos acadêmicos. Além disso, transforma vidas e cenários e contribui com o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural da região. “A extensão está na Unesc, há 52 anos, desde a sua implantação. Temos umas das mais avançadas e reconhecidas políticas de extensão das universidades comunitárias brasileiras, servindo inclusive de referência a outras instituições, tamanha sua completude e significância social. Fomos reconhecidos pela Alesc com o Troféu Responsabilidade Social –Destaque SC 2019, justamente pelos projetos e ações que desenvolvemos ao longo dos anos. Agora, em período de pandemia de Covid19, a Unesc mais uma vez mostra sua importância, com mais de vinte ações desenvolvidas em prol da sociedade. São hoje, mais de 500 estudantes envolvidos com a extensão universitária o que nos dá a segurança do impacto da formação que oferecemos”, ressalta Luciane.

Abertura do evento abordou situação dos catadores em meio a pandemia

A programação do evento iniciou sábado (2/5), com a palestra “A situação das catadoras e catadores em tempos de Covid19: Uma análise desde o contexto local ao global”. O assunto foi abordado pela doutora em Ciência Política e pesquisadora da Wiego (uma rede global focada em garantir meios de subsistência para os trabalhadores pobres, especialmente mulheres, na economia informal), Sônia Maria Dias, e pelo professor da Unesc, doutorando em Ciências Ambientais e pesquisador sobre inclusão social de catadores, Mário Ricardo Guadagnin. O professor ainda coordena o projeto de extensão Coleta Seletiva Solidária.

Segundo Sônia, a Wigo realizou um mapeamento rápido entre 23 de março e 8 de abril, para levantar dados a partir de entrevistas com lideranças e times locais na Ásia, América Latina e África que possam ajudar na identificação dos primeiros impactos de renda, saúde e trabalho. “Verificamos a dificuldade de se manter a distância social, pois a maioria dos trabalhadores informais identificados moram em locais onde o espaço é pequeno. Identificamos a limitação sobre informações seguras sobre o vírus, dificuldades de acesso à agua, sabão e álcool em gel e acesso aos equipamentos de proteção individual. Em geral, estes trabalhadores informais e catadores tiveram dificuldade de trabalhar por conta do isolamento social, o que afetou a renda dessas pessoas, porque grande parte dos países não havia implantado políticas de renda mínima”, conta Sônia.

Para Guadagnin, o debate de sábado foi de extrema importância. “Olhar para os trabalhadores informais que atuam na coleta seletiva e reciclagem e buscam nelas o seu meio de sobrevivência, uma população que tende a se expandir, e pensar no que podemos fazer e como podemos minimizar os impactos sociais do presente e do futuro”.

Você poderá acompanhar a palestra de abertura no canal da Unesc TV no YouTube clicando no link 

Confira a programação completa e visitas virtuais da Semana da Extensão da Unesc  

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de maio de 2020 às 17:02
Compartilhar Comente

Unesc marca presença em ações comunitárias realizadas em três municípios

Unesc marca presença em ações comunitárias realizadas em três municípios
Universidade foi representada por alunos, professores e funcionários neste domingo (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O fim de semana foi marcado por diversas ações junto da comunidade. Sábado (4/5), a Universidade realizou o Dia da Extensão, na Praça Nereu Ramos em Criciúma, e, no domingo (5/5), esteve presente em ações em Criciúma, Araranguá e Torres.

Em Criciúma, a Unesc participou da primeira edição do “Cultura, Esporte e Cidadania”, realizado pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC), no Centro Comunitário do bairro Quarta Linha. O evento ocorreu das 9 às 17 horas e levou para os moradores atividades culturais e recreativas. A Universidade esteve no local realizando contação de histórias para as crianças.

No Morro dos Conventos, em Araranguá, a Instituição se fez presente na Corrida Challenge, das 7 às 11 horas, com uma equipe de professores, estudantes e funcionários, realizando a assessoria da prova e prestando atendimentos aos corredores.

O domingo também marcou o encerramento da participação da Universidade no 31º Festival Internacional de Balonismo de Torres, no Rio Grande do Sul. A Unesc esteve no evento de 1º a 5 de maio, com o Setor de Relacionamento Institucional, tirando dúvidas sobre os cursos e formas de ingresso e benefícios e as oportunidades que a Unesc oferece aos seus estudantes nas diversas áreas do conhecimento, e com o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, com a presença do Dino, uma réplica de filhote de Tiranossauro Rex em tamanho real.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 06 de maio de 2019 às 11:45
Compartilhar Comente

Unesc apresenta o trabalho desenvolvido por projetos de extensão no Sul do Estado

Unesc apresenta o trabalho desenvolvido por projetos de extensão no Sul do Estado
Evento alusivo ao Dia da Extensão ocorreu neste sábado na Praça Nereu Ramos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O trabalho desenvolvido pela Unesc ao longo de seus 50 anos de história sempre teve a marca comunitária. Aproximadamente 200 iniciativas na área de extensão são desenvolvidas pela Universidade e chegam a mais de 40 municípios catarinenses e do Norte do Rio Grande do Sul. As ações comunitárias já beneficiaram mais de 30 mil pessoas e, neste sábado (4/5), quem passou pela Praça Nereu Ramos, em Criciúma, pode conferir uma exposição com projetos realizados por professores e alunos em diversos locais. O evento fez parte das comemorações pelo Dia da Extensão (2/5).

Segundo a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, no evento deste sábado foi apresentado um recorte das ações comunitárias da Universidade, com a participação de 23 projetos. Ela explica que o trabalho de extensão da Unesc atua em três temas centrais: ações universitárias (projetos nos quais os alunos são levados à experiência real e direta na comunidade); ações de prestação de serviços (atividades que levam serviços de saúde, direitos e assistências pessoais e sociais) e ações de cultura (que envolvem a promoção da arte).

“Tivemos aqui uma mostra do que é feito pela extensão. O trabalho é feito em parceira e todas as ações partem de uma demanda verificada junto à comunidade. O trabalho de extensão é uma troca muito rica, onde o aprendizado ocorre para todos os envolvidos: Instituição, professores, alunos e os moradores dos municípios”, afirma Fernanda.

O comerciante Eudemar da Silva, passava pela Praça Nereu Ramos na hora em que o projeto do Boi-de-Mamão da Escola Heriberto Hülse fazia a sua apresentação. Parou para apreciar e já observou a movimentação realizada pela Universidade no local em comemoração ao Dia da Extensão. “A Unesc é da comunidade e vemos que a Universidade está sempre junto dela”, comenta.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, não é possível pensar em uma universidade como a Unesc sem a atuação próxima à população. “A extensão fortalece muito a relação entre a Universidade e a comunidade. Os projetos causam transformações muito signifitivas em alunos e professores que participam deles e deixam uma marca positiva nos locais onde são realizados. A marca de uma Universidade Comunitária comprometida com o desenvolvimento de toda a região”, comenta.

Entre os assuntos abordados nos projetos de extensão da Unesc estão cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, comunicação, saúde, tecnologia, produção e trabalho. É em um projeto de educação ambiental com alunos do Ensino Fundamental de uma escola em Criciúma que o acadêmico da sexta fase do curso de Ciências Biológicas, Elton da Silva, participa há seis meses. Na ação deste sábado, ele esteve fantasiado de gota para explicar o ciclo da água, utilizando o material didático desenvolvido no Laboratório de Ciências da Universidade. “O contato com os alunos na escola e as pessoas em ações como esta, ajudam na nossa formação. Seremos professores e estamos tendo um espaço para aprender a fazer diferente. É um desafio, mas cada vez que vejo o olho de um aluno brilhando quando tem contato com algo novo, vejo que o caminho é este”, relata.

O contato com a população enriquece não só os futuros profissionais. Professores envolvidos, como a docente do curso de Enfermagem, Paula Zugno, revelam a grande escola que as ações comunitárias são. Ela é coordenadora do Naiso (Núcleo de Atenção Interdisciplinar a Saúde em Oncologia), atua na Casa Maria Tereza, e presta assistência para pessoas com câncer. “O trabalho é desenvolvido por acadêmicos e professores de cursos como Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Direito. A cada atendimento feito não só conseguimos colocar em prática o conhecimento acadêmico, mas aprendemos mais sobre a profissão, sobre saúde e, principalmente, sobre sermos humanos. É muito gratificante”.  

Ainda durante o evento na Praça Nereu Ramos, as ações comunitárias da Unesc foram tema da programação da Rádio Eldorado, de Criciúma. 

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 04 de maio de 2019 às 16:47
Compartilhar Comente (1)

Unesc participa de ações comunitárias em Içara e Sombrio

Unesc participa de ações comunitárias em Içara e Sombrio
Professores e alunos da área da saúde realizaram atendimentos e levaram informações à população (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Todo dia é oportuno para cuidar da saúde e, neste sábado (9/3), a Unesc deu um estímulo para moradores e visitantes dos municípios de Içara e Sombrio cuidarem dela. Professores e alunos dos cursos de Fisioterapia, Psicologia, Biomedicina, Nutrição e Odontologia estiveram pela manhã na Praça da Igreja São Donato, em Içara, participando de uma ação organizada pela RFCC (Rede Feminina de Combate ao Câncer) e à tarde, na Arena Multiuso de Sombrio, em ação realizada pela Associação Assistencial de Educação Sombrio Vida.

Pela manhã, Jeandro Müller, a esposa Bibiane Batista Da Silva e os filhos Erick Jeandro e Thainá Vitória, de Balneário Rincão, estiveram em Içara e passaram pela tenda da Unesc, onde fizeram tipagem sanguínea, terapia manual e receberam orientações sobre saúde bucal. “É a primeira vez que participamos de alguma atividade da Unesc na comunidade e gostamos bastante do acolhimento. É um tempinho que acabamos tirando para olhar pela nossa saúde”, comenta.

A estudante da oitava fase do curso de Biomedicina da Unesc Júlia Colonetti foi um dos acadêmicos que atendeu a família Da Silva Müller. Em sua primeira vez em uma ação externa da Unesc, ela conta que teve uma experiência positiva. “É um contato mais próximo com a comunidade e uma oportunidade de colocar em prática o que aprendi no curso e trocar experiências com outros colegas e com as pessoas que atendemos”.

A presidente da RFCC de Içara, Andréa Cristina Soares, explica que a ação na Praça da Igreja São Donato ocorre desde 2013, quando foi aprovado pelo Legislativo de Içara o projeto de lei da vereadora Edna Benedet da Silva, que instaurava o segundo sábado do mês de março como o Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama. “O evento vem crescendo a cada ano e novos parceiros vão chegando. Fomos atendidas prontamente pela Unesc, que sempre teve as portas abertas para a Rede Feminina de Içara. O segundo sábado de março já não marca mais apenas o trabalho de combate ao câncer de mama, se tornou um evento que realiza a promoção da saúde para todas as pessoas”.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, comenta que estar perto da comunidade é sempre um momento especial para a Instituição. “Estamos muito felizes em contribuir com os municípios de Içara e Sombrio no dia de hoje. Nos organizamos para levar ações que promovam saúde e qualidade de vida. Nossos acadêmicos também se beneficiam de experiências como estas, pelo importante aprendizado e integração com a sociedade e suas demandas”, afirma.

Tanto em Içara quanto em Sombrio, a Unesc ofereceu à população auriculoterapia; terapia manual; aplicação de testes de estresse, depressão, ansiedade e qualidade de vida; orientações e dicas nutricionais e sobre a saúde bucal.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 09 de março de 2019 às 13:53
Compartilhar Comente

Temporada do Verão Mais Unesc encerra com participação de grande público

Temporada do Verão Mais Unesc encerra com participação de grande público
Evento movimentou mais de 2 mil pessoas nos fins de semana de janeiro (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O domingo (27/1) marcou o encerramento da temporada de 2019 do Verão Mais Unesc na orla do Balneário Rincão. Do primeiro ao último fim de semana de janeiro, o evento levou para a área central da praia atividades de lazer, esporte e saúde, além de integração e alegria aos veranistas e moradores do município. Mais de 2 mil pessoas passaram pelo espaço e puderam participar de aulas de zumba, treino funcional, orientação e atendimentos de saúde, mesa de pintura, cama elástica e utilizar as arenas de vôlei, frescobol, futebol e bocha e receber brindes.

A iniciativa iniciou no dia 5 de janeiro e ocorreu sempre nos fins de semana, em um espaço montado em frente ao Restaurante Verdão. O Verão Mais Unesc foi realizado em parceria com a prefeitura do município, o Jornal A Tribuna, o Portal 4oito e a Rádio Som Maior. 

O evento recebeu pessoas como Rosiléia Cardoso e a sobrinha, Gisele Cardoso, moradoras do bairro Pedreiras, em Balneário Rincão, que foram todos os finais de semana para a praia fazer as aulas de zumba. “Faço zumba há um ano e em janeiro não tem aulas. Por isso viemos todos os fins de semana aqui. A partir da zumba, minha vida teve muitas mudanças para melhor. Não fico mais sem ela”, conta Rosiléia. “Foi uma oportunidade muito interessante que o evento nos deu”, complementa Gisele.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, afirma que o projeto Verão Mais Unesc foi finalizado com êxito neste domingo. "Foram quatro finais de semana muito produtivos e que marcaram, com certeza, todos aqueles que passaram pela nossa arena. Agradecemos muito a preciosa parceria com A Tribuna, Som maior e portal 4oito e, também, com a prefeitura de Balneário Rincão que vem apresentando um grande trabalho na construção do município. A Unesc, como Universidade Comunitária, estará sempre disposta a ações de excelência como estas. Agradecemos também as nossas equipes que trabalharam com empenho e dedicação".

Segundo a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, o projeto proporciona para as pessoas lazer, integração, saúde e esporte e vem ao encontro da missão da Unesc, uma Universidade Comunitária. “O Verão Mais é a cara da Unesc. Ele valoriza a missão institucional e as questões sociais, agrega pessoas e nos aproxima cada vez mais da comunidade”, afirma.

A coordenadora do Verão Mais Unesc, Gisele Torri, comenta que o evento envolveu uma equipe de 25 pessoas formada por professores, alunos e funcionários da Unesc e profissionais da prefeitura do Balneário Rincão. “Todos se envolveram muito no projeto e deram o melhor para proporcionar uma ótima experiência aos veranistas e moradores”.

O diretor de eventos da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de Balneário Rincão, Fernando Casagrande, afirma que a o objetivo do poder municipal, que era proporcionar às famílias momentos diferentes na orla, foi alcançado. “Todos vestiram a camisa e não mediram esforços para que o objetivo fosse alcançado. Recebemos um retorno muito positivo. Ações como o Verão Mais Unesc são importantes para que o município cresça turisticamente e economicamente. Esperamos que a parceria continue”, comenta.

O diretor do Jornal A Tribuna, Dorvanil Vieira, comenta que a parceria que utilizou a expertise da Universidade, rendeu um evento surpreendente. “As pessoas usufruíram do espaço e das atividades. Elas sentiram realmente que isso tudo era para todos. Várias pessoas estiveram conosco em todos os fins de semana. O Verão Mais é, sem dúvidas, um belo projeto”.

Eventos ligados

Neste domingo (27/1), a arena do Verão Mais Unesc recebeu uma competição de Handbeach envolvendo equipes da região. Os jogos ocorreram nos períodos da manhã e da tarde.

Já na tarde deste sábado (26/1), o Balneário Rincão recebeu a 13ª edição do Passeio Ciclístico da Integração. O evento realizado pela Cruz Vermelha, de Criciúma, e as demais instituições da Equipe Multi-Institucional, contou com o apoio da Unesc e teve saída e chegada na Praça de Eventos, na Zona Norte da cidade. O tema de decoração deste ano foi “Prevenir para salvar mais vidas”.

Durante o passeio ciclístico, o mascote do Colégio Unesc, o Unesquinho, interagiu com os participantes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de janeiro de 2019 às 20:04
Compartilhar Comente