Reitoria

Unesc modifica calendário acadêmico e inclui reposição adicional de um mês de aulas presenciais

Unesc modifica calendário acadêmico e inclui reposição adicional de um mês de aulas presenciais
Primeiro semestre de 2020 terá 22 semanas de aula em vez das 18 previstas inicialmente (Foto: Arquivo) Mais imagens

Após a divulgação no sábado (11/4) do decreto nº 554 do Governo do Estado, que entre outas definições, prorrogou a suspensão das aulas presenciais até 31 de maio, a Unesc reuniu a sua equipe para elaborar um novo calendário acadêmico, divulgado domingo (12/4). Pensando especialmente em seu estudante, a gestão da Universidade decidiu adicionar um mês de aulas presenciais, a serem repostas ao final do semestre. Desta maneira, o primeiro semestre letivo de 2020, que teria 18 semanas, passará a ter 22.

A medida foi pensada para garantir a continuidade do processo formativo dos alunos dos mais de 40 cursos de graduação presenciais da Unesc, que desde 1º de abril, estão tendo aulas mediadas por tecnologias digitais, com encontros ao vivo com os professores das diversas disciplinas e realização de variadas atividades. Além do suporte dos docentes, há uma assessoria pedagógica e diversos setores da Unesc, cujos funcionários estão realizando atividades na Unesc e em home office. Tudo isso, para proteger e dar segurança às pessoas sem prejuízo nas atividades acadêmicas.

A proposta contempla a continuidade do vínculo acadêmico, sem a interrupção do percurso formativo do estudante, entendendo a formação como processo, além da preocupação da Unesc com a formação continuada do estudante.

A reitora, Luciane Bisognin Ceretta, ressalta que a Universidade está muito organizada e segura para a oferta com qualidade, dos percursos formativos pera os estudantes. “O novo calendário apresenta a continuidade das experiências formativas por aulas mediadas por tecnologias, mas propõem quatro semanais adicionais de formação complementar em agosto. Este período, além de permitir um importante aprofundamento nos conteúdos, revisões e continuidade do aprendizado, também poderá converter ao estudante um certificado de formação complementar de 160 horas que pode, inclusive, ser aproveitado para Atividades Curriculares Complementares, além de agregar importante valor a sua trajetória profissional. Este período também será fundamental às atividades práticas que, obrigatoriamente, precisam ser presenciais.” afirma.

Calendário acadêmico

26/2 a 16/3 – aulas de modo presencial;

17 a 31/3 – aulas foram suspensas, com reposição programada para o período de 11 a 21/6/2020;

1º/4 a 30/5 – aulas realizadas de modo remoto, com aulas mediadas por tecnologias que compreendem: aulas ao vivo (síncronas); fóruns; videoaulas; reuniões online; envio e recebimento de exercícios; vídeos e áudios, entre outros);

1/6 a 19/8 – aulas de modo presencial;

24/8 – início projetado do segundo semestre letivo;

22/12 – término projetado do segundo semestre.

As aulas práticas e estágios serão realizados nos meses de junho, julho e agosto, assim que as atividades presenciais possam ocorrer. Cada curso organizará seu calendário para a reposição.

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de abril de 2020 às 16:20
Compartilhar Comente

Unesc sedia Enade no domingo

Unesc sedia Enade no domingo
Mais imagens

A Unesc vai sediar no próximo domingo, 24/11, mais uma edição do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O exame avalia o rendimento dos estudantes concluintes, dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A prova inicia às 13h30min do domingo, mas os participantes precisam estar no local das provas às 13 horas. O exame acontece nos blocos R1 e R2.

No Enade 2019 a Unesc terá a participação de aproximadamente 900 concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, explica o professor Marcelo Feldhaus, Diretor de Ensino de Graduação da Unesc.

A Unesc receberá seus concluintes num lounge instalado em frente aos blocos de aplicação da prova. A partir das 11h os professores e coordenadores dos cursos já estarão aguardando por todos os estudantes. “Além disso, a universidade lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” que tem como objetivos, criar estímulos e motivação para que os alunos se preparem para a prova, apoiar as iniciativas de comprometimento com o resultado, premiar o desempenho individual, fortalecer a relação dos acadêmicos com o curso, bem como a imagem institucional”, explica o professor Marcelo Feldhaus. A ação promocional destina-se aos alunos concluintes habilitados para realizar o Enade e com aproveitamento superior a 60% na prova. Esta ação vai sortear seis bolsas de estudos para pós-graduação. O sorteio será realizado no dia 10 de dezembro, com a presença dos coordenadores de curso em local e horário a serem divulgados posteriormente.

Todas as informações sobre o Enade estão contidas no hot site exame: https://www.unesc.net/portal/capa/index/520

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 22 de novembro de 2019 às 15:25
Compartilhar Comente

Encontros e reencontros na Unesc

Encontros e reencontros na Unesc
Milena Spilere Nandi Mais imagens

A segunda-feira foi especial na Unesc. Hoje (25/2), estudantes e professores iniciaram o ano letivo de 2013. Pelos corredores, calouros e veteranos se misturavam. Os primeiros reencontravam amigos, professores e colocavam o papo em dia enquanto iam para a sala de aula. Os segundos, procuravam suas salas e com os olhos cheios de curiosidade, observavam cada detalhe da Universidade.

“Estou nervosa. É tudo novo para mim”, respondeu Alice Kanarec Coloneti, 18 anos, caloura do curso de Engenharia Química, na noite de hoje, enquanto procurava a sala de aula. Ela não conhece ninguém de sua turma, mas disse que espera fazer boas amizades durante o semestre.

Já Fernanda Nascimento Dagostim, 19 anos, teve as primeiras aulas do semestre na manhã de hoje. Acadêmica da terceira fase do curso de Odontologia, ela afirmou estar entusiasmada para mais um ano de estudos. “Tive aula de Odontologia em Saúde Coletiva e me identifico com o trabalho na saúde pública. Gostei muito dos professores que conheci e estou empolgada com o semestre e ansiosa para chegar a hora (a partir da quinta fase) em que começaremos a atender os pacientes nas Clínicas Integradas”, comentou.

Fonte: Secom

25 de fevereiro de 2013 às 20:06
Compartilhar Comente

Acadêmicos devem observar prazos para quitar débitos e reservar matrículas

Alunos regulares e irregulares da Unesc tem até esta quarta-feira (7/7) para procurarem à Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico) para pagar a primeira parcela da rematrícula e quitar débitos anteriores, ficando em dia com a tesouraria. A reserva de matrícula deve ser feita de 8 a 22 de julho via internet ou nos cursos da universidade. No Senai, é nos dias 19 e 20. As aulas do primeiro semestre letivo deste ano terminam neste sábado (10/7) e os professores tem prazo até terça-feira (13/7) para enviarem as notas da graduação para a Secretaria Acadêmica. As aulas do segundo semestre iniciam dia 2 de agosto.     

 

Outras datas importantes

 

O resultado do processamento da matrícula sai dia 27 de julho, no site www.unesc.net e nos cursos. O ajuste de matrícula será nos dias 27 e 28, via internet ou no horário de funcionamento dos cursos. O resultado final do ajuste sai após às 18h do dia 29, na internet e cursos. Reingresso, troca de curso e/ou por troca de turno, matrícula por transferência ou ingresso com curso superior, podem ser solicitados nos dias 29 e 30. Vagas excedentes, inclusão e exclusão de disciplinas, podem ser verificadas de 2 a 13 de agosto. A matrícula em disciplinas isoladas será feita de 9 a 13 de agosto. 

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Janete Trichês:jat@unesc.net 06 de julho de 2010 às 15:41
Compartilhar Comente

Unesc lança edital para Processo Seletivo de Estrangeiros

 

A Unesc lançou o Processo Seletivo de Estrangeiros para ingresso nos cursos de graduação no segundo semestre de 2010 (edital 46/2010). Podem se candidatar as 98 vagas estrangeiros não residentes no Brasil portadores de certificado de conclusão de Ensino Médio ou equivalente. As inscrições deverão ser realizadas de forma presencial, por e-mail ou fax no período de 7 de abril até 7 de maio.

 

A classificação final dos candidatos será publicada no dia 17 de maio no site da Unesc. A matrícula acontecerá no dia 29 de julho, no campus da universidade. O candidato não-lusófono aprovado deverá apresentar, no ato da matrícula, Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Sobre o CELPE-Bras, deve ser consultado http://portal.mec.gov.br/sesu/.

 

Inscrições

 

Para fazer as inscrições presenciais, os interessados ou responsáveis deverão comparecer, no horário das 13h30 às 18h, na Coordenadoria de Relações Internacionais, localizada na sala 1, térreo, do Bloco do Estudante, com campus na Avenida Universitária, 1105, Bairro Universitário, Criciúma, Santa Catarina, Brasil, apresentando os documentos solicitados no edital: passaporte, certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio e histórico escolar do Ensino Médio.

 

Nas inscrições por e-mail, os interessados deverão preencher a ficha de inscrição que se encontra à disposição no endereço http://www.unesc.net/reitoria/relinternacionais/, e encaminhá-la para o endereço relinternacionais@unesc.net até 7 de maio, juntamente com as cópias digitalizadas do passaporte, certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio e histórico escolar do Ensino Médio.

 

Para realização de inscrições por fax, os interessados deverão imprimir e preencher a ficha de inscrição que se encontra à disposição no endereço http://www.unesc.net/reitoria/relinternacionais/, e encaminhá-la para o fax 55 48 3431-2660 até 7 de maio, juntamente com as cópias do passaporte, certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio e histórico escolar do Ensino Médio.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Janete Trichês:jat@unesc.net 07 de abril de 2010 às 13:35
Compartilhar Comente