Reitoria

Cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Unesc preparam intensa programação para Jornada Acadêmica

Cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Unesc preparam intensa programação para Jornada Acadêmica
Evento será realizado de forma virtual entre os dias 27 e 31 de junho (Foto: Divulgação) Mais imagens

As últimas semanas, assim como os últimos meses, tem sido de intensa mobilização entre acadêmicos da Unesc. Isso porque as atividades nas disciplinas de cada curso continuam em andamento mediadas por tecnologia e exigem ainda mais dedicação e disciplina dos estudantes. Além dos conteúdos programados, os alunos se envolvem, mesmo em tempos de pandemia, na organização de eventos de cunho acadêmico como forma de complementar os estudos tradicionais de sala de aula, mesmo as virtuais, neste caso. A partir da próxima semana quem protagoniza o evento acadêmico da Universidade são os cursos da chamada área das Ciências Sociais Aplicadas.

Levantando a temática “Futuro da Gestão Pública e Privada nos novos Tempos” o evento será realizado, de 27 a 31 de julho, 100% de forma virtual com transmissão de palestras e mesas redondas por meio do canal Unesc TV no Youtube.  Protagonizado pelos próprios estudantes, o trabalho de montagem da programação segue em ritmo acelerado para os últimos ajustes de um evento que promete entrar para a história dos cursos, tamanho o desafio de fazer o primeiro evento da área de forma remota. As inscrições já estão abertas pela plataforma Doity e os interessados podem acompanhar as novidades pelo perfil @jornadaintegradacsa.

Entre os envolvidos na busca das melhores e mais atuais temáticas e dos profissionais dispostos a compartilhar conhecimento na Jornada está a acadêmica da quinta fase do curso de Administração, Gabrielle Cardoso Machado, presidente da comissão organizadora. Conforme a estudante, um grupo de acadêmicos de cada curso está engajado na preparação de conteúdos relevantes e de qualidade para compartilhar com os colegas e com a comunidade externa. “São representantes de cada um dos cursos, Administração de Empresas, Administração com Habilitação em Comércio Exterior, Ciências contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Gestão em Recursos Humanos e Processos Gerenciais, unidos para trazer o melhor em cada temática”, salientou.

Programação com diferentes focos

Em formação, a programação da Jornada já conta com algumas temáticas e alguns participantes confirmados. Um dos nomes mais esperados é o CEO da Marisol, Giuliano Donini. Ele abordará “O novo essencial para o mercado de trabalho: o que as organizações esperam?”.

Ainda entre as confirmações está a mesa redonda sobre “Reflexões e desafios sobre o mercado internacional: Uma leitura dos impactos da pandemia” na noite de quarta-feira (29/7), às 20h. O grupo de profissionais participantes é formado pela administradora habilitada em Comércio Exterior Bruna Martins Silva, que atua como inside sales e business developer no âmbito internacional; o administrador habilitado em Comércio Exterior e monitor do Núcleo Operacional PEIEX Criciúma, membro do Grupo de Pesquisa GENINT – Unesc, Valdir Scarduelli Neto; e a Graduada em Relações Internacionais e Business Administration pela Florida Atlantic University e Especialista de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV, Mariana Wajsman Nedeff.

Na quinta-feira (30/7) a Mesa Redonda levantará a temática “Recuperação econômica no cenário nacional e mundial no âmbito privado” por meio do debate entre o economista Formado em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo, Caio Augusto; o economista, consultor e colunista da CBN Recife, Ecio Costa e o economista Chefe da Nova Futura Investimentos, Mestre e Doutor em Economia pela FGV, Pedro Silveira.

No último dia de evento, sexta-feira (30/7), dessa vez pela manhã, às 10h, o assunto será “Gestão de Pessoas nos Novos Tempos - relacionando inteligência Emocional e as soft Skills, premissas para os futuros profissionais nas organizações”. O tema será abordado pelo Diretor da VP de Inovação e Desenvolvimento da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Nelson Bittencourt.

À noite, às 20h, o encerramento da Jornada será ministrado pelo vereador da cidade de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, sobre “O jovem, a transformação e o engajamento: eles ocupam a cidade em tempos de excepcionalidade”. Cunha tem formação na área de Tecnologia da Informação, é pós-graduando em Gestão de Projetos pela Esalq/USP e mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Cursou “Educação na Primeira Infancia” e “Combate as Drogas” como bolsista na Universidade de Zurique, na Suíça. Faz parte da RAPS, Livres e é Líder Público Lemann.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de julho de 2020 às 10:36
Compartilhar Comente

Paulo Alvim abre Primeira Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc

Paulo Alvim abre Primeira Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc
Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia destacou a importância da cooperação e da atitude frente ao novo cenário (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Sob os olhares de mais de dois mil espectadores foi aberta, na noite desta segunda-feira (20/7), a primeira edição da Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc. Essa foi a primeira atividade da semana, que seguirá com extensa programação voltada aos acadêmicos dos cursos de engenharia e tecnologia, assim como à comunidade externa. Para abrir as conferências virtuais que marcarão o evento o convidado foi o Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim.

Dentro da temática geral do evento desenhada como “Inovação para um novo mundo”, Alvim tratou sobre o “Papel das áreas tecnológicas pós-pandemia”. Em sua fala, Paulo destacou a importância da cooperação e da atitude frente ao novo cenário que se apresenta e o importante diferencial de tais fatores na forma como o país e o mundo todo irão superar a situação. “Dessa forma, parabenizo pela iniciativa de promover um evento como esse, que integra e congrega o esforço de ciência, engenharia, tecnologia, artes, matemáticas e design. Agradeço pela iniciativa de estar discutindo de forma integrada, o que exige o momento atual, um trabalho em sintonia e em rede”, salientou.

Conforme Alvim, esse é, mais do que nunca, o momento de usar a vanguarda do conhecimento para o bem comum. “Os grandes momentos de evolução vieram pós-guerra e pós endemias. Assim como sempre foi na história, agora, após essa endemia, que é uma guerra invisível, caminharemos em um mundo diferente, mais integrado, mais coletivo e melhor. Diante disso, precisaremos estar à frente desse novo mundo no qual ciência tecnologia e inovação terão lugares diferenciados, contribuindo ainda mais para a solução dos problemas, criando novas soluções”, destacou o Secretário.

Ao ouvir as opiniões e percepções do conferencista, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu a oportunidade de mais uma vez contar com o compartilhamento de conhecimento por parte de Paulo, profissional da área da engenharia com grande bagagem e que conhece não só o Sul de Santa Catarina, mas também a Unesc e seus diferenciais. “É um prazer contar com sua participação e sua visão de longo alcance”, acrescentou.

Protagonismo estudantil

Preparado em sua grande maioria por meio de acadêmicos e lideranças estudantis, a Jornada Acadêmica de Tecnologia, para a reitora, é mais uma prova real do protagonismo estudantil na Universidade. "Vocês, estudantes, protagonizaram a possibilidade de integrarem-se em nome de um objetivo comum. Em nome do acadêmico Douglas Lessa, líder da comissão organizadora, estendo meus agradecimentos a todos os estudantes. Que orgulho e que admiração por este grupo e pela articulação e protagonismo que desempenham. Vocês representam muito bem nossa Unesc, seu caráter comunitário e sua história”, pontuou.

Compartilhamento de conhecimentos

O evento reúne acadêmicos e professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Design de Moda, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção e Jogos Digitais.

Nesta terça-feira já às 9h a Jornada receberá a diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), responsável pela coordenação executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), Gianna Sagazio, para tratar sobre a Inovação nas Áreas Tecnológicas.

Integram ainda os grandes nomes que participarão do evento ao longo de toda a semana o CEO e fundador da Brasil ao Cubo, Ricardo Mateus; o diretor Corporativo e de Relações Humanas da Visto Sistemas e presidente do Conselho Deliberativo da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), Daniel Leipnitz e do professor doutor da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador do Grupo de Pesquisa em Biodesign e Artefatos Industriais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Amilton Arruda.

O vídeo com a palestra completa pode ser acesso no Canal Unesc TV no Youtube. Confira abaixo:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de julho de 2020 às 22:21
Compartilhar Comente

Unesc recebe Jornada Regional de Patrimônio Industrial

Unesc recebe Jornada Regional de Patrimônio Industrial
Fotografia histórica mostra Maria Fumaça e trabalhadores na Ponte das Laranjeiras, em Laguna. Mesma travessia que hoje faz a ponte Anita Garibaldi Mais imagens

Estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral interessados em aprender e debater sobre Patrimônio Cultural estarão reunidos na Unesc, de 6 a 8 de novembro. Isto porque a Universidade sediará a primeira Jornada Regional de Patrimônio Industrial, evento voltado ao Sul do país, envolvendo profissionais de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul. O encontro é promovido pelo Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural: Histórias e Memórias, pelo Curso de História e pelo Cedoc (Centro de Documentação), em parceria com o TICCIH – Brasil (Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial), recebendo apoio financeiro da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

De acordo com o coordenador do curso de História da Unesc e integrante da comissão científica do evento, Tiago da Silva Coelho, estarão em Criciúma para a Jornada pesquisadores de todo o país. “No total serão apresentados aproximadamente 40 trabalhos ao longo dos dias de evento, que receberá ainda palestrantes de São Paulo e Minas Gerais”, destaca.

O foco das discussões, conforme Thiago, envolverá temáticas que interessarão ao público da região, já que englobará questões como indústria, mineração e ferrovia.

A temática oficial do evento foi dividida em Patrimônio Industrial, arquitetura e preservação; Patrimônio Industrial, arte e representações audiovisuais; Patrimônio Industrial, meio ambiente e paisagem cultural; Patrimônio Industrial, museus e acervos e Patrimônio Industrial e memórias do trabalho.

Esta é a primeira vez que a jornada é realizada no Sul e, conforme Thiago, representa a preparação para um evento nacional programado para 2020 e para outra ação internacional, prevista para 2021.

A programação completa para os dias de Jornada Regional pode ser encontrada no site www.unesc.net/patrimonioindustrial. A entrada para as atividades é gratuita, porém aqueles que precisarem do certificado oficial de participação deverão pagar uma taxa de R$10. As inscrições podem ser realizadas pelo site ou no dia dos eventos.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de outubro de 2019 às 21:52
Compartilhar Comente

Professores participam de atividade do Jornada Empreendedora

Professores participam de atividade do Jornada Empreendedora
Capacitação desta terça-feira (9/10) foi voltada à Educação Empreendedora (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Mais um passo do projeto Jornada Empreendedora, entre a Unesc e o Sebrae Santa Catarina, foi dado nesta terça-feira (9/10). Nesta tarde, foi realizado o Simpósio de Educação Empreendedora voltado a professores das mais diversas áreas da Universidade. A capacitação com o tema “Educação, Empreendedorismo e Metologias Ativas: Sala Invertida” foi iniciada pelo professor do Sebrae, Geraldo Campos, que explanou sobre os principais objetivos da parceria, e realizada pelo facilitador Marco Antônio Murara, com mediação de Juliana Grigoli.

Entre os eixos trabalhados ao longo da Jornada, conforme o professor Geraldo Campos, está o estímulo ao empreendedorismo dentro da Universidade, o fortalecimento do ecossistema empreendedor e a aproximação com o mercado, tudo isso, por meio de aproximadamente 30 atividades, sendo a desta terça-feira a primeira delas. “Vocês podem se perguntar ‘mas porque o Sebrae está levantando essa temática?’ e a resposta é simples. É porque hoje precisamos de empreendedores e precisamos de pessoas com capacidade de transformação constante”, salientou.

Logo no início das suas reflexões, Marco Antônio Murara fez uma dinâmica convidando os participantes a girarem uma caneta por cima da cabeça e em seguida leva-la para baixo com o mesmo movimento. A atividade, conforme o professor, tinha a intenção de fazê-los refletir sobre a direção do movimento. “O sentido da caneta mudou de acordo com o ponto de vista de vocês. Com isso, quis mostrar que podemos ter outras perspectivas. O objetivo aqui é trazer, portanto, novas experiências para que possam, de alguma forma, olhar de forma diferente e melhorar, destacou.

O próximo encontro de capacitação deve ocorrer em novembro, e o seguinte no início de 2019. A oficialização da parceria entre Sebrae e a Unesc foi realizada no dia 6 de agosto e prevê um período inicial de implantação de 18 meses com foco nos professores, gestores e alunos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 09 de outubro de 2018 às 17:05
Compartilhar Comente