Reitoria

Vitórias celebradas: Unesc forma turmas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Vitórias celebradas: Unesc forma turmas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Cerimônia Especial de Colação de Grau foi presidida pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego (Fotos: Mayara Cardoso / Reprodução) Mais imagens

A Quarta-feira de Cinzas teve um significado diferente e muito feliz em 2021 para formandos da Unesc, familiares e amigos. A Universidade formou, nesta quarta-feira (17/2), novos profissionais das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Em cerimônia virtual transmitida ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube, graduandos e graduandas fizeram seus juramentos e tiveram o grau outorgado pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego.

Após conceder o grau a cada um dos formandos da noite, Fernanda deixou ainda uma mensagem que marca com emoção a noite dos formandos. O momento, conforme ela, deve ser, para muitos, de retrospectiva do que ficou no passado e, mais ainda, de pensamentos sobre o que virá no futuro próximo. “O que vocês passaram ficou para trás. O que virá dependerá daquilo que vocês, de fato, desejarem e sonharem. A força do pensamento, a atitude e o amor depositados nos cenários de práticas fazem toda a diferença. O mundo ali fora é aberto as pessoas criativas, proativas, cujos valores éticos e morais sejam preponderantes em todas as ações”, destacou aos graduandos.

Em nome de todos os colegas, o formando Rodrigo Elias, orador da turma, fez um discurso baseado na gratidão pela conquista e na lembrança da importância dela para cada um. “A educação é o grande sustentáculo no processo de formação e transformação da sociedade. Notamos o quão relevante é ter uma formação acadêmica, uma vez que a cada dia o cenário profissional demanda pessoas qualificadas”, destacou.

Conforme as palavras de Rodrigo, uma admirável carreira profissional deve ser pautada no ser humano. “O ser humano, que é a obra prima de qualquer profissão, sob o qual não devemos esquecer de resguardar todo o respeito que lhe é pertinente. Assim, devemos sempre observar que existirão pessoas com sentimentos. Pessoas que recorrem a nós como a solução dos seus problemas”, lembrou.

Para a paraninfa das turmas, professora Ana Paula Silva dos Santos, a celebração desta noite marca uma vitória coletiva coroada por inúmeros obstáculos, já que no ano da conclusão do curso, 2020, as turmas precisaram superar a pandemia e suas consequências, para conciliar trabalho e estudos, em pleno processo de elaboração dos Trabalhos de Conclusão.

“Vocês foram incríveis. Fizeram pesquisas excelentes e meio a tantas dificuldades e mais o trabalho. 2020 provou que a capacidade de vocês é muito grande. Que o conhecimento de vocês já é de profissionais. Vocês não exemplo de perseverança, foco, pois não só sobreviveram ao ano, mas usaram ele para se superar, e venceram”, pontuou Ana Paula.

A cerimônia completa de Colação de Grau Especial pode assistida abaixo:

Confira aqui mais registros da noite.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de fevereiro de 2021 às 20:59
Compartilhar Comente

Novos tecnólogos prontos ao mercado: Unesc forma 49 acadêmicos nesta sexta-feira

Novos tecnólogos prontos ao mercado: Unesc forma 49 acadêmicos nesta sexta-feira
Graduandos colaram grau nos cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais (Fotos: Mayara Cardoso / Reprodução) Mais imagens

A noite de sexta-feira (12/2) foi de comemoração em torno da formatura de 49 acadêmicos da Unesc. Colaram grau em Cerimônia Especial virtual os formandos dos cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais da Universidade. Com direito a discursos, juramentos e outorga de grau, a cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube.

A responsabilidade de outorgar o grau a cada um dos novos tecnólogos foi do diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade, Oscar Montedo. Representando a reitoria da Instituição, Oscar presidiu a cerimônia e compartilhou palavras de congratulações, agradecimentos e incentivos aos mais novos egressos.

Conforme o diretor, a noite desta sexta-feira marcou o fim de um ciclo, dividiu o ‘antes e o a partir de agora’. “O a partir de agora é o tempo desconhecido, que se encontra no campo das inúmeras possibilidades, mas que será encarado por cada um. Vocês são diversos, são diferentes, mas estão vivendo juntos um momento em comum: o momento de alçar voos em busca da própria realização pessoal e profissional. Vocês passam a ter mais autonomia, mais liberdade e sabem que, quanto maior essa liberdade, maior a responsabilidade. Cada vez mais as escolhas serão individuais e intransferíveis”, pontuou, lembrando aos alunos de, por onde andarem, honrarem o nome da Unesc com a ética, a técnica e o amor à profissão escolhida.

Entre os acadêmicos, agora graduados, a escolhida para falar em nome da turma foi a tecnóloga Eugenia Boaroli. A data, para ela, representa uma grande vitória para cada um dos formandos, que enfrentaram batalhas e escolheram continuar. “Independentemente de erros e acertos, o fato é que hoje atingimos nosso objetivo e devemos comemorar”, destacou.

Nos agradecimentos direcionados a familiares, amigos, companheiros e professores não faltou emoção, em especial na mensagem deixado àqueles que compartilharam seus conhecimentos ao longo dos últimos anos para a formação completa de cada um. “Nosso muito obrigado aos professores que foram mais que mestres, foram nossa inspiração, nos ensinando muito além de suas disciplinas. Nos mostraram que somos capazes e mesmo com medo e insegurança podemos ir além”, declarou.

Ao destacar características necessárias ao dia a dia profissional para transpor as dificuldades que podem surgir, a paraninfa das turmas, Elenice Padoin Juliani Engel, salientou a importância da qualificação e da continuidade da busca pelo conhecimento. “O diploma que recebem hoje chancela uma parte importante na caminhada de vocês no mundo do trabalho e tenho convicção, queridos afilhados e afilhadas, que os conhecimentos necessários vocês têm, afinal estão se formando nos melhores cursos de graduação tecnológica do sul de Santa Catarina. Mas saibam que para o tão sonhado sucesso profissional será necessário permanecer na caminhada da formação”, pontuou.

Confira a transmissão completa da Colação de Grau Especial:

Clique aqui e acesse alguns registros da transmissão.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de fevereiro de 2021 às 20:52
Compartilhar Comente

Novos bacharéis em Direito celebram conquista da graduação

Novos bacharéis em Direito celebram conquista da graduação
AM Master Hall recebeu evento de formatura de mais de 70 acadêmicos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Com cenário digno de uma noite de gala, a Unesc formou oficialmente, na noite deste sábado (15/2), os mais novos bacharéis em Direito da região. A Cerimônia Festiva de Colação de Grau, presidida pelo vice-reitor Daniel Ribeiro Preve, foi realizada no Centro de Eventos AM Master Hall, acompanhada por centenas de amigos e famílias emocionados com a conquista dos formandos da noite.

Designadas para discursar em nome das turmas, as bacharelas Letícia Boarolli e Marcela Costa Mendes compartilharam agradecimentos e deixaram o incentivo para que os colegas utilizem da melhor maneira os ensinamentos que receberam ao longo dos cinco anos de estudos na Universidade. “Em meio as experiências, aos princípios e as correntes opinarias podemos extrair um denominador comum: o anseio comum pela justiça e pela liberdade”, completaram.

Para o vice-reitor, responsável pela outorga do grau dos mais de 70 acadêmicos, o sentimento é de orgulho e honra por participar de um momento tão importante na vida dos alunos e de seus familiares. Ao parabenizar os formandos e destacar a responsabilidade de cada um ao levar o nome da Unesc, Daniel lembrou ainda do importante reconhecimento que o curso possui. “Nosso curso de Direito é destaque nacional ao conquistar o selo OAB Recomenda, uma chancela outorgada pela Ordem dos Advogados do Brasil a pouco mais de 160 cursos do país, dos mais de 1.500 existentes. Esse é um reflexo da formação de excelência recebida na nossa Universidade por meio do ensino, da pesquisa e da extensão nos quais o nosso curso de Direito destaca-se com professores de excelência, mestres e doutores, com experiência teórico-prática no mundo do trabalho, grupos de pesquisa consolidados e consoantes com os problemas e necessidades da nossa sociedade”, acrescentou.

A paraninfa escolhida pelos graduandos foi a professora Janete Trichês.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de fevereiro de 2020 às 22:54
Compartilhar Comente

Unesc forma 50 novos médicos para o mercado de trabalho

Unesc forma 50 novos médicos para o mercado de trabalho
Colação de grau dos novos profissionais foi realizada na noite desta sexta-feira (13/12) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A noite desta sexta-feira (13/12) foi de sonhos realizados para 50 acadêmicos da Unesc, seus familiares e amigos. Isso porque eles passaram de estudantes a profissionais a partir de seus juramentos e da colação de grau que os concedeu a permissão de exercer a profissão de médicos. A cerimônia, marcada pela emoção e pela felicidade de todos os presentes, foi realizada no AM Master Hall e presidida pela reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta.

Escolhidos pela turma de formandos, estiveram no evento o paraninfo Sérgio Augusto Daminelli; o patrono Rodrigo Demétrio; a professora nome de turma, Mariana Magalhães; o professor amigo da turma, Joelson Carmono Lemos; os professores homenageados Bruno Fontes Lichtenfels, Claudia Cipriano Vidal Heluany e Lauro de Oliveira Filho; o médico residente homenageado, Cassiano Ferroni Tonial e o colaborador homenageado Alexandre Neves Machado.

Ainda entre as autoridades da noite estiveram a coordenadora adjunta do curso de Medicina, Leda Soares Brandão Garcia; o secretário de saúde de Criciúma, Acélio Casagrande; o vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes, acadêmico Guilherme Pereira Strelow; o presidente da Regional Médica da Zona Carbonífera, Daniel Meller Dal Toé; o vice-presidente do Simersul (Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense), Maikon Madeira; e o conselheiro representante do CRM (Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina), Marcelo Leandro Gurgaz.

Na oportunidade a Associação Catarinense de Medicina, como é tradicional, fez a entrega da medalha Roldão Consoni ao acadêmico Gabriel Cesa Possamai pelo melhor desempenho no curso.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 13 de dezembro de 2019 às 23:03
Compartilhar Comente

Noite marca celebração de formandos na Unesc

Noite marca celebração de formandos na Unesc
Sexta-feira (26/7) foi marcada pela Colação de Grau de acadêmicos de 18 cursos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Em mais uma cerimônia especial de Colação de Grau em gabinete a Unesc formou, na noite desta sexta-feira (26/7), novos profissionais ao mercado. Saíram graduados do Auditório Ruy Hülse nesta oportunidade alunos dos cursos de Administração, Administração Habilitação em Comércio Exterior, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Fisioterapia, Letras, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Design de Moda.

Na cerimônia conduzida pelo diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, o jovem Everson Savi teve seu grau oficialmente outorgado. O detalhe especial da sua formatura ficou por conta de Everson estar em Londres. Para marcar o momento e representá-lo na celebração quem vestiu a beca de formatura e recebeu o certificado de graduação em Engenharia de Materiais em seu lugar foi a irmã, Hellen Savi Aguiar, também engenheira de materiais. “Ele está há 40 dias fora do país e deve permanecer fora até o próximo ano, então pude representa-lo e transmitir tudo a ele ao vivo pelo celular”, destacou

Na noite de quinta-feira (25/7), também em cerimônia especial, colaram grau acadêmicos dos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura e Psicologia. Nesta oportunidade a cerimônia foi conduzida pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de julho de 2019 às 21:04
Compartilhar Comente