Reitoria

Necessidades e desafios para a Universidade são debatidos por acadêmicos e Reitoria no Diálogos Unesc

Necessidades e desafios para a Universidade são debatidos por acadêmicos e Reitoria no Diálogos Unesc
Acadêmicos apresentaram as reivindicações dos estudantes para a reitoria (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Avaliar e debater as realizações da Universidade. Esses eram alguns dos objetivos do segundo encontro do Diálogos Unesc. O segundo momento da ação ocorreu na tarde desta terça-feira (14/8) no auditório Ruy Hülse e contou com a participação de alunos e gestores da Unesc.

De acordo com a reitora da Universidade, Luciane Ceretta, o objetivo do encontro é de ampliar a relação entre a gestão e os acadêmicos. "Aqui estamos dialogando e escrevendo a Universidade. Avaliar o andamento da Instituição e o olhar do estudante é fundamental, pois estes são os olhares dos que estão em todos os lados da Unesc", enfatiza.

Segundo o vice-reitor, Daniel Preve, um dos objetivos da gestão é o relacionamento próximo com os alunos. "A partir de momentos como esse, poderemos construir com várias mãos uma grande Universidade, apontando as necessidades e desafios dos estudantes", ressalta.

Espaço de fala

O Diálogos Unesc tem por temática principal abrir o espaço de fala entre os acadêmicos e a gestão. Segundo a reitora, a proposta é realizar até dois debates como este durante o ano com os acadêmicos, além de encontros com colaboradores e docentes da Instituição. "Queremos abrir o debate para entendermos como está a Universidade e assim melhorá-la", comenta.

Entre os temas debatidos estiveram a evasão e a permanência dos alunos dentro da Universidade, as ações e participações da Unesc para com os cursos de Licenciatura, os desafios da graduação Ead (Ensino à Distância), o atendimento ofertado nas cantinas e no restaurante universitário e os programas e as bolsas de estudo oferecidas para os acadêmicos.

Para o vice-presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Luccas Gonçalves, o encontro representa um momento rico para os acadêmicos. "Aqui podemos expor o que pensamos e o que esperamos da Universidade", comenta.

Além da reitora e do vice-reitor, a pró-reitora acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, o gerente do Escritório de Negócios, Henrique Vargas, o gerente do Escritório de Inovação, Evânio Nicoleit, a gestora da Gerência de Atendimento ao Estudante, Mira Dagostin, e a chefe de Gabinete da reitoria, Gisele Coelho Lopes, também participaram do encontro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 14 de agosto de 2018 às 18:52
Compartilhar Comente

2018, o Ano em que a Unesc Completa 50 Anos!

Professora doutora Luciane Ceretta
Reitora da Unesc



A Unesc retornou às suas atividades nesse dia 19 de fevereiro com uma Universidade forte, consolidada, reposicionada e pronta para continuar oferecendo um ensino de excelência, uma pesquisa com reconhecimento internacional e uma extensão que transforma a vida de muitas comunidades por meio dos projetos de intervenção social. Além disso, uma gestão segura do caminho a ser trilhado a partir de agora.

A Unesc apresenta 54 cursos de graduação em oferta, sete programas de mestrado, dois programas de doutorado e outros três aguardando aprovação, além dos mais de 30 cursos de especialização voltados ao mercado de trabalho. São mais de 13 mil alunos distribuídos nesses cursos e programas e quase 1500 colaboradores entre professores e funcionários.

Esta Universidade, que há 50 anos contribui para a formação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento e que também, e de modo muito importante, contribui para o desenvolvimento socioeconômico desta região e deste Estado, passa por mudanças, a fim de tornar-se ainda mais forte.

A Unesc de 2018 pautará a vida acadêmica em princípios como:

- Autonomia - esse valor que faz com que alguém se sinta capacitado para tomar suas próprias decisões e, dessa maneira, ser capaz de assumir suas responsabilidades. A responsabilidade é o contraponto da autonomia. Tolerância - esse valor implica a aceitação e a compreensão da diversidade e multiplicidade de nossa sociedade complexa e contemporânea.

- Tolerância significa respeito, não relativismo ou abandono de nossos valores, mas capacidade de diálogo entre posições distintas.

- Solidariedade - a solidariedade é princípio e valor e faz parte de nossa identidade. A construção da cultura da solidariedade é responsabilidade comum da casa comum onde habitamos. O valor da solidariedade remete à consciência de que nossa formação só pode se desenvolver por meio do reconhecimento de que somos parte de um todo social e pertencemos a uma comunidade, bem como de que a desigualdade social afeta a todos e todos temos que contribuir para a mudança da sociedade.

- Excelência - a excelência deve estar presente em todas as nossas ações: na pesquisa, na extensão, no ensino de graduação e pós-graduação, na gestão, nos diversos serviços que oferecemos, no atendimento e no cuidado de nossos alunos, professores e funcionários. Tudo deve ter a marca da excelência. 


Além disso, pontuamos o Pluralismo, o Universalismo e a Ética como essenciais a nossa Universidade. A Unec é uma grande comunidade. Nosso convite, a toda a região, é que a comunidade participe, de fato, da vida da Unesc. Quando falo de comunidade, estou me referindo à experiência de pertença, estamos em comunidade cada vez que nos encontramos em um lugar ao qual pertencemos. Aquele sentimento profundo de que fazemos parte de algo que é maior que nós. É a capacidade de estar presente e encontrar o propósito mais profundo em tudo o que fazemos. Sejam todos muito bem-vindos à Unesc de 2018: uma universidade comprometida com o desenvolvimento da região e com a formação de excelência dos seus alunos.

Por: Jackson De Araujo Belloli 10 de julho de 2018 às 11:18
Compartilhar