Reitoria

Comunidade acadêmica se reúne em mais uma homenagem à memória de João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior

Comunidade acadêmica se reúne em mais uma homenagem à memória de João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior
Mais de quatro mil pessoas prestigiaram cerimônia virtual de reconhecimento ao profissional e amigo que faleceu vítima da Covid-19 (Fotos: Mayara Cardoso / Reprodução) Mais imagens

Esta segunda-feira (29/3) foi de um silêncio incômodo na Unesc. Este foi o primeiro dia em que a vida nos corredores da Universidade precisou ser oficialmente retomada sem a presença do já saudoso procurador jurídico, coordenador do curso de Direito, professor e grande amigo da comunidade acadêmica, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, falecido na última quinta-feira (25/3) em decorrência de complicações pela Covid-19. A pandemia, que já vinha há um ano mudando drasticamente a rotina no campus, mais uma vez roubou sorrisos e palavras com a partida de um dos membros especiais da família Unesc. O entardecer, sem muitas cores e com uma chuva fina que cismava em permanecer, foi marcado pela transmissão oficial de homenagem à memória de João Carlos, assistida por mais de quatro mil pessoas.

Sem abraços presenciais calorosos que ajudariam a completar as lacunas que nem todas as palavras podem mensurar no momento de despedida, a transmissão realizada pela Unesc TV no Youtube em nome da reitoria da Universidade foi regada a música, reflexões, agradecimentos e muito reconhecimento por parte de alunos, colegas, gestores e familiares.

Em pouco menos de duas horas de homenagens puderam compartilhar suas mensagens de gratidão ao mestre os acadêmicos Jefferson Gonçalves Martins e Natana Daminelli, em nome do Centro Acadêmico de Direito Benedito Narciso da Rocha; o acadêmico representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Douglas Leffa; a coordenadora-adjunta do curso de Direito, Márcia Piazza; a professora Morgana Caldas, representando a equipe da Procuradoria Jurídica da Unesc; o representante do Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros e Indígenas (Neab), Denis Vieira Moraes; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Criciúma, Rafael Búrigo Serafim; o ex-reitor da Universidade, Gildo Volpato; além dos familiares Clésio de Oliveira, cunhado, e da irmã Roberta Medeiros Rodrigues, antecedidos pelas palavras da reitora da Unesc e amiga pessoal de João Carlos, Luciane Bisognin Ceretta.

“Amigo, guardião e protetor”

Tantas palavras lindas proferidas sob diferentes óticas, para Luciane, demonstram um pouco do que foi seu amigo João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior. “Ainda assim, todas as homenagens que pudéssemos fazer não seriam suficientes para descrever esta alma tão nobre. Amigo, guardião e protetor daqueles que trabalhavam diariamente.  Sua ausência nos toca profundamente. A Unesc de ontem não é mais a Universidade de hoje. Perdeu o brilho do andar do homem sorridente de terno e gravata que cumprimentava todos igualmente”, descreveu.

Muito além das competências no mundo acadêmico e jurídico, para Luciane, o valor do colega estava ainda em sua humanidade, humildade e generosidade. “Sua competência profissional já está posta, mas eu diria mais do que isso. Esse mundo era pequeno demais para ele. Nada do que dissermos se aproximará do seu tamanho. As melhores palavras não conseguiriam imprimir o sentimento de profunda gratidão e saudade, precedida por esta perda e sua ausência”, pontuou emocionada.

Da mesma forma, para a colega Morgana, com quem João dividia a rotina junto da equipe da Procuradoria, as lições deixadas são preciosas e superam qualquer aprendizado acadêmico. “O professor João nos deixa um legado que vai muito além da técnica jurídica. Embora ele tenha lecionado para todos os advogados da Procuradoria, algumas das maiores lições não são sobre direito, são sobre humildade, generosidade e comprometimento. O mundo precisa de mais ‘Joãos’, pessoas íntegras, honestas e leais. Mestre em lealdade, o professor João era uma pessoa pautada em bons princípios. Amava a Unesc. O trabalho não era condição para a sua vida, mas a sua vida era colocar-se a serviço”, destacou na transmissão.

Ainda com o sentimento de incredulidade que se mistura ao sofrimento da perda, conforme Morgana, cabe à equipe recordar ensinamentos deixados até nas entrelinhas. “Nossa despedida é cheia de dor e ainda não conseguimos acreditar, mas fica a memória das suas gargalhadas, reflexões e frases mais clássicas carregadas de tanta experiência e significado, como quando dizia ‘precisamos entender melhor isso’. E é isso mesmo, hoje trago essa sua reflexão e vejo que realmente precisamos ‘entender melhor’ a vida e seus ciclos”, acrescentou.

Em nome da família de João Carlos, o cunhado Clésio de Oliveira reforçou o papel desempenhado por João Carlos não só enquanto profissional, mas também como pai, esposo, padrinho, filho e tantas funções entre a família, que tinha como preciosidade. “Sempre muito envolvido com a Unesc, ele não tinha muito tempo livre, mas o que tinha era muito bem aproveitado. Sentava no chão da sala de paletó, terno e gravata, passava horas brincando do quer que fosse com a filha ou os sobrinhos que tanto amava”, recorda, acrescentando ainda as características de cuidado e carinho com a mãe e as irmãs, já que o pai já é falecido e ele ocupava a função de único filho homem.

As mensagens afetuosas de reconhecimento à vida de João Carlos, conforme o cunhado, chegam de todos os cantos e surpreendem até mesmo quem conhecia suas características mais íntimas. “Nós sabíamos que ele era amado, mas a comoção tem sido muito maior do que imaginávamos. Na verdade, entendo o motivo disso. É porque ele só plantou e fez o bem e assim ele recebe”, acrescentou.

Também emocionada, a irmã Roberta fez questão de deixar sua mensagem na transmissão da Universidade. “João Carlos, nosso mano. Foi um pai, um marido, um filho, um irmão, um tio e até um cunhado muito presente, carinhoso e extremamente amigo. Sempre com palhaçadas, sempre debochando, com uma gargalhada inconfundível. Fica o exemplo de competência, de caráter, de honestidade, de integridade e, acima de tudo, de hombridade. Fica todo um legado de amizade, companheirismo e de amor e fica a certeza de que um dia vamos nos reencontrar”, declarou.

Toda a cerimônia, assim como o vídeo produzido pela Unesc em homenagem à João e o vídeo compartilhado pelo professor João Batanolli, coordenador do projeto Âmago, em seu momento de reflexão, pode ser assistida no YouTube no canal da Unesc TV:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de março de 2021 às 21:09
Compartilhar Comente

Governo do Estado reforça a importância da manutenção de valores do Uniedu para 2021

Governo do Estado reforça a importância da manutenção de valores do Uniedu para 2021
Reitora da Unesc representou o Sistema Acafe em encontro com o governador, Carlos Moisés e o secretário da Educação, Luiz Fernando Cardoso (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A reitora da Unesc e vice-presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta, esteve com o governador Carlos Moisés, em um encontro nesta quarta-feira (18/2), na Casa da Agronômica, em Florianópolis. O Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) foi a principal pauta da reunião, destacado como um investimento importante para Santa Catarina e por isso mantido em 2021. 

A reunião desta quarta-feira foi articulada pelo secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Cardoso e teve a participação das equipes do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Educação, além de reitores de instituições de ensino da Acafe. Na ocasião, Luciane representou a presidência do Sistema Acafe.

A reitora reforça a importância do Uniedu não apenas para o acesso de milhares de pessoas ao ensino superior, mas para que consigam dar continuidade ao processo formativo. “No encontro, foi apresentado todo o programa de bolsas do Uniedu para os estudantes em 2021. Estão assegurados os valores e o acesso dos estudantes ao benefício. Também foram modificadas as regras e agora as universidades têm maior autonomia sobre as bolsas, o que também é bem importante. Foi um encontro muito produtivo, acolhedor, propositivo e que foi possível avançar na defesa das universidades comunitárias”, afirma Luciane. Para a Unesc, os valores previstos para o Uniedu em 2021 são da ordem de R$ 22 milhões.

Durante a reunião, a representante da Unesc e do Sistema Acafe ainda apresentou dados das universidades comunitárias catarinenses que dão a dimensão da importância destas instituições para o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental da região em que atuam e, como consequência, para Santa Catarina. “Não há futuro nem desenvolvimento sem educação. Em nome de todas as universidades do Sistema Acafe, agradeço ao governador Carlos Moisés pela sensibilidade e apoio à educação superior de Santa Catarina. Agradeço também ao secretário Luiz Fernando Cardoso pela organização do encontro e defesa do ensino superior e a todos os deputados e deputadas que compreendem a importância do Uniedu”.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de fevereiro de 2021 às 13:50
Compartilhar Comente

Vitórias celebradas: Unesc forma turmas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Vitórias celebradas: Unesc forma turmas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Cerimônia Especial de Colação de Grau foi presidida pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego (Fotos: Mayara Cardoso / Reprodução) Mais imagens

A Quarta-feira de Cinzas teve um significado diferente e muito feliz em 2021 para formandos da Unesc, familiares e amigos. A Universidade formou, nesta quarta-feira (17/2), novos profissionais das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Em cerimônia virtual transmitida ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube, graduandos e graduandas fizeram seus juramentos e tiveram o grau outorgado pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego.

Após conceder o grau a cada um dos formandos da noite, Fernanda deixou ainda uma mensagem que marca com emoção a noite dos formandos. O momento, conforme ela, deve ser, para muitos, de retrospectiva do que ficou no passado e, mais ainda, de pensamentos sobre o que virá no futuro próximo. “O que vocês passaram ficou para trás. O que virá dependerá daquilo que vocês, de fato, desejarem e sonharem. A força do pensamento, a atitude e o amor depositados nos cenários de práticas fazem toda a diferença. O mundo ali fora é aberto as pessoas criativas, proativas, cujos valores éticos e morais sejam preponderantes em todas as ações”, destacou aos graduandos.

Em nome de todos os colegas, o formando Rodrigo Elias, orador da turma, fez um discurso baseado na gratidão pela conquista e na lembrança da importância dela para cada um. “A educação é o grande sustentáculo no processo de formação e transformação da sociedade. Notamos o quão relevante é ter uma formação acadêmica, uma vez que a cada dia o cenário profissional demanda pessoas qualificadas”, destacou.

Conforme as palavras de Rodrigo, uma admirável carreira profissional deve ser pautada no ser humano. “O ser humano, que é a obra prima de qualquer profissão, sob o qual não devemos esquecer de resguardar todo o respeito que lhe é pertinente. Assim, devemos sempre observar que existirão pessoas com sentimentos. Pessoas que recorrem a nós como a solução dos seus problemas”, lembrou.

Para a paraninfa das turmas, professora Ana Paula Silva dos Santos, a celebração desta noite marca uma vitória coletiva coroada por inúmeros obstáculos, já que no ano da conclusão do curso, 2020, as turmas precisaram superar a pandemia e suas consequências, para conciliar trabalho e estudos, em pleno processo de elaboração dos Trabalhos de Conclusão.

“Vocês foram incríveis. Fizeram pesquisas excelentes e meio a tantas dificuldades e mais o trabalho. 2020 provou que a capacidade de vocês é muito grande. Que o conhecimento de vocês já é de profissionais. Vocês não exemplo de perseverança, foco, pois não só sobreviveram ao ano, mas usaram ele para se superar, e venceram”, pontuou Ana Paula.

A cerimônia completa de Colação de Grau Especial pode assistida abaixo:

Confira aqui mais registros da noite.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de fevereiro de 2021 às 20:59
Compartilhar Comente

Reitores do Sistema Acafe reunidos para dialogar com lideranças nacionais da educação

Reitores do Sistema Acafe reunidos para dialogar com lideranças nacionais da educação
Mais imagens

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta e a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, estão reunidas com outros representantes do Sistema Acafe para uma semana de diálogos com lideranças do governo federal na área da educação e parlamentares. Nesta quarta-feira (10/7), a comitiva da Acafe participou de um café da manhã com deputados federais, onde puderam repassar demandas das universidades comunitárias catarinenses.

Durante a Semana Acafe em Brasília, as representantes da Unesc visitaram a Secretaria Executiva do MEC (Ministério da Educação), o Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e o CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), onde o Sistema Acafe foi apresentado e boas oportunidades foram vislumbradas para o grupo.

A agenda ainda contou com visita ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e na Funasa (Fundação Nacional de Saúde). Na passagem pela Capes, a Unesc protocolou a solicitação de bolsas para o doutorado em Educação e no Ministério da Saúde, bolsas para a Residência em Saúde Coletiva para a área de Biomedicina.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 11 de julho de 2019 às 10:27
Compartilhar Comente

Unesc participa de homenagem aos Correios de Forquilhinha

Os 26 anos de atividades dos Correios em Forquilhinha foram homenageados na noite desta quarta-feira (10/7), pela Câmara de Vereadores do município. A sessão solene teve a participação de representantes dos Correios e lideranças da região. A Unesc foi representada pela assessora do gabinete da Reitoria, Tatiane Macarini.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 11 de julho de 2019 às 10:19
Compartilhar Comente