Reitoria

No Iparque, reunião do PDI da Unesc discute prestação de serviços e inovação tecnológica

No Iparque, reunião do PDI da Unesc discute prestação de serviços e inovação tecnológica
Através de dinâmica de grupo, funcionários colaboraram com o PDI (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Quais os desafios encontrados pelo Parque Científico e Tecnológico (Iparque), da Unesc, na oferta do conhecimento profissional e prestação de serviços para a região? E quais as qualidades do Iparque? Estes foram alguns dos questionamentos que a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, lançou aos colaboradores do Iparque na última terça-feira (25/6), durante a reunião para discussão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unesc.

O PDI é uma maneira de planejar o futuro da Universidade para os próximos cinco anos, com prazo de implantação definido entre 2019 e 2023. Com foco no desenvolvimento participativo de pensamentos para o futuro, o encontro discutiu eixos estratégicos para o Iparque, tais como captação de recursos, inovação, meio ambiente e valores humanos, processos internos e, principalmente, a prestação de serviços.

Durante a reunião, os colaboradores foram divididos em três equipes, responsáveis por seis eixos cada. A atividade realizada consistiu em listar qualidades e desafios encontrados no Iparque, que devem ser vistos pela gestão para um melhor planejamento futuro.

Planejar o futuro com o auxílio de todos é um acerto. Quem atesta é o gerente do Iparque, Fernando Bertan. “A atividade realizada hoje é uma oportunidade única para o planejamento dos próximos anos. É um jeito de nos preparamos juntos, como um todo. É fantástico podermos pensar em conjunto com a gestão da Universidade”, parabenizou Bertan.

Com o auxílio de todos


Encerrado o debate entre os grupos, as conclusões sobre a atividade foram positivas. “Acredito que a oportunidade de opinar oferecida aos colaboradores é essencial para uma boa dinâmica administrativa entre o Iparque e a Unesc, além de ser uma iniciativa que vai de encontro com o princípio democrático que a Universidade preza, principalmente por ser comunitária”, elogiou o coordenador do Centro de Engenharia e Geoprocessamento (Cegeo) do Iparque, Jori Ramos Pereira.

Alinhados e oferecendo voz aos colaboradores, Unesc e Iparque ganham força para desvendar o futuro. Com a atividade, todos os colaboradores do Parque Científico e Tecnológico da Universidade puderam deixar sua opinião. “Apontamos novos desafios, bem como nos preparamos para romper barreiras que possam surgir”, continuou o coordenador do Cegeo.

O espaço para fala foi oferecido para todos. Quem concordou com Jori foi o recepcionista do Iparque, César Niero. “É uma chance interessante para que se melhore ainda mais a estrutura, além de apontar o que temos de melhor aqui no Iparque, como os serviços que auxiliam no desenvolvimento da nossa região e estado”, colocou.

PDI já conta com alto número de colaboradores


Boa parte da comunidade interna da Unesc já colaborou com o PDI. Aproximadamente sete mil acadêmicos deixaram suas ideias para o futuro da universidade. “As reuniões do PDI já alcançaram mais de 15 mil colaborações, vindas de acadêmicos, professores e técnicos administrativos da universidade”, comemorou a reitora da Instituição de ensino, Luciane Bisognin Ceretta. “Com a colaboração do Iparque, esperamos melhorar qualitativamente, ainda mais do que já evoluímos desde que o PDI iniciou, no final de 2018”, completou. 

Por meio das reuniões internas, o PDI oferece direcionamento para a administração da universidade. “Ele nos diz para onde vamos, o que queremos e precisamos realizar para crescermos ainda mais”, disse Luciane. “Com o PDI, podemos planejar os próximos cinco anos para que pavimentem os próximos 50. É a Unesc do amanhã”, finalizou.


Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 26 de junho de 2019 às 18:10
Compartilhar Comente

Convênio entre Unesc e Funasa faz de Santa Catarina destaque nacional

Convênio entre Unesc e Funasa faz de Santa Catarina destaque nacional
Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz recebeu oficialmente nesta segunda-feira o documento do Plano Municipal de Saneamento Básico elaborado através do convênio (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Santa Catarina é o primeiro estado da Federação com 100% dos municípios com população inferior a 50 mil habitantes a ter PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico) elaborados. A conquista veio por meio de convênio assinado em 2013 entre a Unesc e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que beneficiou 14 municípios que passaram a contar com um planejamento de metas e ações no horizonte de 20 anos. Nesta segunda-feira (22/04), a prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz recebeu de forma oficial o documento do PMSB, finalizando as entregas de todas as cidades contempladas no convênio.

Estiveram na Universidade para receber em mãos o documento o prefeito Edésio Justen acompanhado de sua equipe, que não se furtou a agradecer por diversas vezes o empenho da equipe da Unesc em prol da finalização do Plano ainda antes do prazo previsto. “Estamos muito felizes e satisfeitos com o serviço oferecido. Ocorreu tudo certo e só temos a agradecer. Nunca esqueçam de Santo Amaro, pois não esqueceremos da Unesc”, destacou.

Ao ouvir sobre a importância do Plano para a cidade, que com o documento em mãos poderá encaminhar questões de extrema necessidade como a Coleta Seletiva e outras licitações que tinham essa questão pendente, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destacou sua satisfação em mais uma vez ver na prática o trabalho qualificado da equipe se transformar em resultados incríveis. “Estamos muito orgulhosos de termos feito parte desta conquista do município e terminado o trabalho em tempo hábil, o que é uma das nossas principais premissas. Contem sempre conosco para novas parcerias que possam trazer benefícios para a cidade”, salientou.

Ação primordial

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o investimento em saneamento pode reduzir os custos com saúde, melhorar a qualidade de vida da população, além de colaborar com a preservação ambiental, com a redução da poluição dos cursos d´água originários da disposição inadequada dos esgotos e resíduos sólidos. Nesse sentido, os PMSB tornam-se primordiais para a qualidade de vida da população.

O coordenador de projetos ambientais do Ipat (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas) e do Iparque (Parque Científico e Tecnológico) da Unesc, Sérgio Galatto, explica que os Planos Municipais de Saneamento Básico são documentos norteadores para os eixos do saneamento: sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário; manejo de águas pluviais e drenagem urbana; e limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos.

“Nós capacitamos e damos assessoria técnica às equipes municipais para que, em conjunto com os técnicos do Iparque, venham contribuir na elaboração dos planos. Nos PMSBs são definidos objetivos e estabelecidos programas e metas num horizonte para até 20 anos. Há as metas emergenciais e as de curto prazo, que são de até oito anos, bem como as metas de médio (até 12 anos) e longo prazo (até 20 anos). Dentro do plano vão as metas a serem cumpridas e o custo estimado para estas, onde auxilia o município na captação de recursos para colocar em prática as ações e posteriormente cumprir as metas”, explica Galatto.

A partir do edital lançado pela Funasa, os planos contemplaram até 2015 os municípios de Araquari, Balneário Rincão, Campo Alegre, Garuva, Governador Celso Ramos, Imaruí, Macieira, Pescaria Brava, Saltinho, Sangão, Santa Cecília e Vargem Bonita. Após a conclusão dos PMSBs dos 12 municípios, foram feitos termos aditivos de prazo para a elaboração também dos municípios de Maravilha e Santo Amaro da Imperatriz.

Assessoramento

Uma equipe formada por 25 profissionais, incluindo engenheiros civis, químicos, ambientais e agrimensores, geólogo, geógrafo, arquiteto, biólogos, economista, advogado, estatístico, assistente social, secretária executiva e desenhistas, todos ligados à Universidade, atuou no projeto. Galatto explica que os profissionais se dividiram em três frentes, compreendendo as regiões Sul, Norte e Oeste de Santa Catarina. As equipes então fizeram levantamentos de campo identificando diferentes situações, como disposição de resíduos sólidos, lançamento de esgoto sanitário, estação de tratamento de água e redes de distribuição de água de abastecimento, bem como a malha de drenagem pluvial e aspectos sociais.

“Cada município foi compartimentado em unidade territorial de análise e planejamento denominada de UTAP (urbana e rural). Em cada unidade foram realizadas, no mínimo, três audiências públicas para propiciar a participação, debate comunitário e lideranças das comunidades relacionadas aos problemas na prestação de serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto, por exemplo, para o município. Ao final, é realizada uma conferência para a apresentação do plano”, explica o coordenador de projetos ambientais do Ipat.

Após o plano ser aprovado pela comissão técnica do município, pela população por meio da participação comunitária e pela Funasa, este segue à Câmara Municipal de Vereadores para aprovação, constituindo em lei municipal. “O município recebe o Plano visando orientar no planejamento em relação à gestão de saneamento ambiental por 20 anos, independente da gestão pública. A cada quatro anos, conforme estabelece a legislação federal (Lei n° 11.445/2007) é necessária uma revisão do plano, para validar o cumprimento das metas e planejar o que precisará ser feito. A Câmara de Vereadores e a própria comunidade são quem fiscalizam o cumprimento das metas pelo poder municipal. O Ministério Público também está envolvido neste processo”, comenta.

Milena Nandi e Mayara Cardoso – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 22 de abril de 2019 às 17:37
Compartilhar Comente

Reitoria empossa novo gestor do Parque Científico e Tecnológico da Unesc

Reitoria empossa novo gestor do Parque Científico e Tecnológico da Unesc
Fernando Bertan tem experiência na área de inovação e acadêmica (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Iparque (Parque Científico e Tecnológico) da Unesc tem um novo gestor. Nesta terça-feira (9/10) o professor Fernando Marco Bertan, foi empossado gerente do Parque Científico, em uma reunião que contou com a presença de funcionários e gestores do local. A reitora Luciane Ceretta apresentou o novo gestor e entregou a portaria a Bertan, egresso da Universidade e que atua como professor da Instituição desde 2011.

Segundo a reitora, o compromisso da gestão da Universidade é fortalecer a prestação de serviço do Iparque, para que seja cada vez mais de excelência. “Este momento marca o início de uma nova etapa para o Iparque. O cenário econômico nos achatou muito e a área da educação não esteve fora. Todos foram afetados. Tivemos que reposicionar a Universidade e agora é o momento do Iparque. A prestação de serviços é uma fonte de receita importante para a Instituição. O Fernando tem uma capacidade de relacionamento que nós avaliamos como muito positivo. Temos certeza de que ele tem muito a contribuir com o Parque Científico e encontrará aqui uma grande estrutura e pessoas referências nas suas áreas”, afirma. 

Professor mestre em Engenharia de Materiais, Fernando Marco Bertan está na Unesc desde 2011. É egresso da Instituição, com mestrado na UFSC e doutorado em andamento na área de Engenharia de Materiais na mesma instituição. Já atuou como consultor de empresas e ao longo dos dez anos, em que esteve na Colorminas, como coordenador de inovação tecnológica, gerente técnico corporativo e gerente técnico industrial. “Espero ajudar o Iparque a se desenvolver com a minha bagagem e a participação de vocês que estão aqui, dialogando, ouvindo as ideias de vocês e debatendo projetos em prol do Parque Científico e Tecnológico”.

Segundo o diretor de Pós-Graduação e Pesquisa, Oscar Montedo, o Iparque é relativamente novo e já tem uma história importante de contribuições em vários setores da sociedade. “A vinda do Fernando é para concretizar o desejo de alguém que dialogue com a área acadêmica e com o mercado. Ele possui experiência em ambos. Essa aproximação já existe e já estamos fazendo muitas coisas nesse sentido, mas podemos fazer ainda mais”, comenta.

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Toreti, comenta que o Iparque é um espaço que relaciona ensino, pesquisa e inovação e tem como objetivo aproximar cada vez mais as áreas para a formação de profissionais.

A posse teve a participação do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris; do diretor de Inovação, Evânio Nicoleit; do gerente do DTI (Departamento de Tecnologia da Infirmação), Rogério Casagrande; e do gerente do Escritório de Negócios, Henrique Vargas. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 09 de outubro de 2018 às 17:27
Compartilhar Comente

Unesc adota medidas em prol de melhorias no transporte público

Unesc adota medidas em prol de melhorias no transporte público
Parceria entre a Universidade, DTT e ACTU foi firmada (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

A Unesc, a DTT (Diretoria de Trânsito e Transporte) de Criciúma, e a ACTU (Associação Criciumense de Transporte Urbano) se uniram para estabelecer melhorias para o transporte público que atende os acadêmicos da Unesc. A partir da próxima semana, que marca a volta às aulas na Universidade, serão realizadas atividades e medidas voltadas aos estudantes que utilizam o transporte. Além disso, será criado uma linha extra de ônibus para atender os acadêmicos do Iparque (Parque Científico e Tecnológicos).

Um novo horário de ônibus, às 19h10, partirá do Terminal do Pinheirinho com destino ao Iparque. O horário funcionará a partir do dia 6 de agosto.

Mobilização Interna

Além do novo horário, uma equipe da ACTU estará na Universidade durante entre 31 de julho e 3 de agosto visitando os cursos que utilizam o Iparque para informar aos acadêmicos como funcionará o transporte ao Parque Científico e Tecnológico no segundo semestre. Na oportunidade, os profissionais recolherão os documentos necessários para realizar o cadastro para a emissão do Cartão de Estudante dos alunos que utilizarão o transporte.

O cadastro, entrega dos documentos e a fotografia, será realizado na sala 20 do Bloco R1 nos dias 1º e 2 de agosto. Já no dia 3 de agosto, o processo poderá ser feito na sala 4 do Bloco J.  No dia 6 de agosto, os cartões serão entregues aos alunos.

Os estudantes já cadastrados poderão continuar utilizando os seus próprios cartões. Cada pessoa poderá fazer a recarga mensal de até 50 passes. As passagens custarão R$ 1,95 por trecho.

Moovit

Os acadêmicos da Unesc também serão incentivados a baixarem nos seus smartphones o aplicativo Moovit, um Centro de Controle Operacional que viabiliza aos usuários o acesso as linhas de ônibus de Criciúma. O aplicativo mostra aos usuários os horários e as melhores linhas para utilizar do local onde estão.

Além disto, todos os ônibus que passam pelo Iparque, já estão com a identificação “Iparque” junto ao nome próprio da linha, informando aos usuários que o veículo passa pelo campus. Os horários de todas as linhas de ônibus de Criciúma também já estão disponíveis no site da Unesc. Basta acessar o site da Universidade, ir na aba “Alunos” e clicar no símbolo de ônibus na direita da página.

Neste novo semestre letivo, os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental, Design e Jogos Digitais terão aulas no campus do Iparque.

“A Universidade firmou essa parceria com a ACTU e DTT no intuito de facilitar a mobilidade de nossos acadêmicos ao Iparque, que conta com uma excelente infraestrutura de laboratórios na área de Engenharias e Tecnologias, o que contribui significativamente na qualidade de ensino”, explica o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de julho de 2018 às 16:42
Compartilhar Comente

Dedicação à Universidade é reconhecida

Dedicação à Universidade é reconhecida
Homenagem ocorreu nesta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Professores que fizeram parte da gestão anterior da Unesc, receberam uma homenagem da atual Reitoria da Instituição. Na tarde desta sexta-feira (14/7), a reitora, Luciane Ceretta, e o vice-reitor, Daniel Preve, presentearam e agradeceram pela dedicação dos homenageados à Universidade.

A deferência foi feita às ex-pró-reitoras de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello e de Administração e Finanças, Kátia Sorato; ao ex-chefe de gabinete da Reitoria, Ricardo Pieri; ao ex-diretor do Iparque (Parque Científico e Tecnológico), Marcos Back, à ex-diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back e ao ex-coordenador da Aditt (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia), Michel Alisson da Silva.

A reitora afirmou que a iniciativa foi uma maneira de agradecer pelo apoio, trabalho e dedicação destes profissionais à Unesc. Já Preve, lembrou que dos desafios enfrentados por cada um no desenvolvimento das atividades e do envolvimento que têm com a Instituição.

Após a entrega das homenagens, uma roda de conversa foi feita e nela, cada professor manifestou a sua gratidão pelo aprendizado e convivência com os presentes. “Somos passageiros nos cargos. Não temos cadeiras marcadas. Cada um que passa dá a sua contribuição. E o nosso trabalho pela Unesc não acaba aqui. Seguimos nas nossas atividades no ensino, na pesquisa e na extensão”, comentou Pieri.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker, o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo e o pró-reitor de Administração e Finanças, Thiago Fabris, agradeceram pelo trabalho de seus antecessores e pelo apoio nesta fase inicial da nova gestão.

A homenagem contou ainda com a participação da chefe de gabinete da Reitoria, Gisele Coelho Lopes e da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Mira Dagostim.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 14 de julho de 2017 às 20:21
Compartilhar Comente