Reitoria

Visão de futuro, eixos e objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento da Amrec são apresentados para gestores municipais

Visão de futuro, eixos e objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento da Amrec são apresentados para gestores municipais
Terceira fase do projeto ocorreu na manhã desta sexta-feira (Fotos: Matheus Reis/Milena Nandi) Mais imagens

O projeto de elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec concluiu mais uma etapa importante. Na manhã desta sexta-feira (25/9), a Unesc e o Unibave reuniram prefeitos e secretários municipais para apresentar e validar a visão de futuro, eixos e objetivos estratégicos, elencados após a análise dos dados e contribuições coletadas ao longo de 12 encontros virtuais com lideranças e a comunidade de cada município. Os resultados da reunião desta sexta-feira serão compartilhados com toda a comunidade, em um evento no dia 6 de outubro, às 19h, quando a comunidade poderá contribuir novamente com a construção do Plano de Desenvolvimento.   

Este momento será transmitido pela Unesc TV, em seu canal no Youtube e os participantes poderão ainda se inscrever para comporem grupos de trabalho (GTs) posteriormente.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a elaboração do Plano de Desenvolvimento é um importante passo para a região, e o trabalho, feito com abrangência, responsabilidade e com a participação da comunidade, o que ela julga ser essencial para o bom resultado do projeto. “Um trabalho com esta profundidade não se faz sem dedicação e a participação efetiva de todos. A metodologia empregada envolve a construção dos projetos estratégicos estruturantes, dos setores portadores de futuro, que são identificados a partir dos dados que trouxemos e a partir das macrotendências. Esses setores têm que balizar o nosso desenvolvimento. Eles são essenciais a nossa análise e construção dos projetos estratégicos”.

Para o reitor do Unibave, Elcio Willemann, o projeto é de extrema relevância para o crescimento e desenvolvimento dos municípios do Sul catarinense. “As informações coletadas ao longo destas etapas são imprescindíveis para a elaboração de estratégias para o desenvolvimento da região. E ele só vai ocorrer a partir do engajamento de todos e de ações em conjunto. Este projeto foi uma brilhante ideia da Unesc e agradecemos à Universidade por ter aberto a possibilidade de parceria com o Unibave”.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, pondera que a equipe realizou um trabalho intenso em laboratório para análise dos dados apresentados nesta sexta-feira e está engajada em entregar um projeto exequível e que tenha a digital de todos que estejam interessados em colaborar com o plano. “Estamos preocupados a fazer um trabalho de excelência para a região. Não é um movimento da Unesc e do Unibave, mas de todos. As Instituições são apenas as mediadoras de um movimento que pode mudar a região. Um time de ponta que com a colaboração da comunidade está empenhado em fazer acontecer um projeto que vai ficar na memória da região”.   

O presidente da Amrec, Ademir Magagnim, parabenizou a Unesc e o Unibave pela condução do projeto e salientou que o Plano de Desenvolvimento irá contribuir para despertar e consolidar o potencial do Sul do Estado que está adormecido. Segundo ele, a partir desta etapa, fica cada vez mais clara a construção do plano. “Estamos saindo da fase de imaginação para uma fase mais real. Tenho certeza que as reuniõest êm sido muito produtivas e percebi muito a fala da tecnologia. Tenho certeza que podemos trazer de volta a nossa região ao destaque em Santa Catarina. Queremos que tenha emprego e renda e desenvolvimento com qualidade de vida. Este plano será o maior projeto que os prefeitos estão entregando para os novos gestores que vão assumir em 2021”.

A professora da Unesc, Camila Bardini, comandou as atividades da manhã desta sexta-feira e ressaltou a importância delas para dar voz e fazer um trabalho colaborativo. O encontro virtual reuniu 117 pessoas, entre prefeitos, secretários e demais gestores públicos, além de professores e gestores da Unesc e do Unibave.    

Resultados

Uma das coordenadoras do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e de Inovação da Unesc, Melissa Watanabe, apresentou o diagnóstico feito após a fase inicial de coleta de informações e debates com a comunidade de cada município que compõe a Amrec. “Trabalhamos em uma equipe de aproximadamente 100 pessoas para validação das informações das 12 reuniões. Foram 800 participações públicas e 1.612 documentos surgiram disso, sendo que todos foram avaliados”, conta.

Desafios


Diversificação econômica: empreendedorismo, emprego/renda agricultura/agronegócio, indústria e serviço. 

Educação: qualificação, curso profissionalizante e estrutura voltados para as demandas da região.

Infraestrutura: urbanização, saneamento, segurança e mobilidade/logística como condição para o desenvolvimento da região. 

Planos de Desenvolvimento: planejamento com planos diretores e de desenvolvimento exequíveis.

Turismo: integração e vários tipos de turismo: rural, aventura, ecológico e negócios; hospitalidade – restaurantes, hotéis e lazer.

Recursos naturais: resíduos, água e energia – busca pelo menor uso e devolução. 

Potencialidades

Infraestrutura: mobilidade/logística/energia renovável e não renovável.

Agricultura: agronegócio e agricultura familiar.

Turismo integrado: lazer (férias/contemplativos), esporte (aventura/radicais) e negócios (feiras/congressos/tecnologia).

Cultura: atrativo e patrimônio (forma de atração de turistas).

Diversificação econômica: empreendedorismo, emprego/renda, economia criativa, serviço/varejo. 

Sonhos

Novas empresas: emprego, desenvolvimento industrial/serviços/varejo. 

Ser referência: em educação, saúde, mobilidade e turismo.

Parcerias: integração com outros municípios quanto à mobilidade e ao turismo.

Turismo: rota regional e valorização da cultura.

Infraestrutura: para o turismo e a qualidade de vida.

Cidades sustentáveis: cidades integradas, mobilidade, conservação e energia renovável.

Visão de futuro – Elementos

Elevada qualidade de vida para todos: excelente educação, saúde, segurança, mobilidade, moradia e saneamento; empregos dignos, bem remunerados e motivadores; inclusivo e com oportunidades iguais; competitivo na economia globalizadae população culta e com autoestima.

Valorização dos potenciais existentes: turismo, utilização sustentável do carvão, substrato produtivo existente.

Novas vertentes econômicas (setores portadores de existentes): tecnologia da informação e indústrias criativas.

Reconhecimento e competitividade mundial.

Sugestão de frase para síntese da Visão de Futuro: “Região reconhecida pela sua elevada qualidade de vida, sustentável em todos os domínios, fundamentada na cooperação entre os seus integrantes e capaz de reinventar-se continuamente rumo ao futuro”.

Apresentação de dados

O também coordenador do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc, Thiago Fabris, apresentou dados econômicos e sociais da região Sul catarinense. Segundo ele, as principais variáveis se relacionam à geração de emprego e renda, sendo que a geração de empregos formais impacta fortemente no crescimento econômico. Para cada emprego formal gerado, temos valor adicionado R$ 100 mil à economia da região. A educação (avaliação em termos de Ensino Médio) está em um patamar ainda acima: cada matrícula gerada contribui para a economia da Amrec algo em torno de R$ 7 mil.

Fabris apresentou dados sobre o número de empresas por habitantes na Amrec – em média 1 para cada 29 pessoas – informações sobre educação e os setores portadores de futuro. Ele apresentou ainda a análise dos 20 principais setores da economia da Amrec, e os setores-chave e seus efeitos multiplicadores.

Segundo o diagnóstico, os eixos estratégicos regionais são: turismo integrado; inovação e sociedade do conhecimento; sustentabilidade ambiental e uso consciente dos recursos; desenvolvimento econômico; desenvolvimento educacional e social e mobilidade regional integrada. 

Para saber em mais detalhes os dados apresentados, você pode acessar um caderno no site o Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc através do link http://observatorio.unesc.net/

Sugestões aos gestores

Um dos consultores do projeto, Roberto Spolidoro, apresentou algumas sugestões para a região:

Sistema regional de ciclovias – buscar modelos em outros países.

Ecossistema regional de inovação – com parques tecnológicos (apresentou exemplos em universidades e na iniciativa privada e falou sobre como o governo pode estimular essas iniciativas.)

Sistema regional integrado de turismo – valorizar e potencializar o turismo, que colabora na geração de emprego e renda; estradas com paisagismo e investimento na paisagem urbana.

Equipe

Do Unibave, participam do projeto o reitor, Elcio Willeman; o pró-reitor de pós-graduação pesquisa e extensão, Dimas Ailton Rocha; a coordenadora do curso de agronomia, Janaína Veronezi Alberton; o coordenador do curso de Sistemas de Informação, Nacim Miguel Francisco Júnior e os professores Guilherme Doneda e Ana Paula Bazo.

A equipe da Unesc envolvida no evento é formada: pela reitora, Luciane Bisognin Ceretta; pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes; pelos coordenadores do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e de Inovação, Thiago Fabris e Melissa Watanabe; pela coordenadora do Setor de Planejamento Institucional, Almerinda Bianca Bez Batti Dias; pelo coordenador da Sala dos Municípios, Dorvanil Vieira; pelos professores da Unesc Igor Drudi e Camila Bardini e pelos consultores Sebastião Freitas e Roberto Spolidoro, além de monitores.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de setembro de 2020 às 18:50
Compartilhar Comente

Escuta qualificada aos alunos encerra dias de PDI na Unesc

Escuta qualificada aos alunos encerra dias de PDI na Unesc
Ao longo de três dias a Universidade voltou suas atenções ao planejamento para os próximos cinco anos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Compartilhamento de ideias, debate de opiniões, levantamentos de possibilidades e muitas mentes pensando em prol de um grande objetivo: o planejamento para a evolução da Unesc. Assim foram os últimos dias, segunda, terça e quarta-feira (18 a 20/11), no campus da Universidade, que pulsa a palavra planejamento. Os três dias foram estipulados pela gestão da Unesc para que o foco das atenções se voltasse completamente para o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). Finalizando as dezenas de atividades realizadas no período, na noite desta quarta-feira centenas de alunos participaram dos debates nos diferentes eixos e deixaram suas valiosas contribuições para a definição dos caminhos a trilhar no futuro próximo.

Inicialmente recepcionados no Auditório Ruy Hülse para apresentação de números das participações no projeto e orientações sobre as atividades da noite, os acadêmicos foram direcionados para salas de aula e dividiram-se em 12 eixos estratégicos elencados ao longo do ano: políticas para o ensino de graduação e para pesquisa e pós-graduação, internacionalização, meio ambiente e valores humanos, extensão, avaliação institucional, inovação, responsabilidade social, gestão, infraestrutura, sustentabilidade financeira e captação de recursos, políticas de atenção ao estudante e educação inclusiva.

Assim como nas atividades da tarde, em cada uma das salas, distribuídas de forma aleatória para que alunos de diferentes áreas do conhecimento pudessem dialogar e opinar sobre as mais variadas temáticas, as discussões foram orientadas por um professor e registradas por um relator escolhido entre os participantes.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, ao finalizar o processo de construção coletiva de planejamento estratégico e observar a incrível participação da comunidade acadêmica, o sentimento é de certeza de que a Universidade terá um ciclo de próximos cinco e dez anos muito intensos em realizações. “As ações estratégicas apontadas qualificarão ainda mais os aspectos acadêmicos, as políticas de gestão e os resultados institucionais em todas as esferas. Ver estudantes ao lado de professores e funcionários, construindo estratégias para a excelência, confere legitimidade a todo o processo colaborativo e inovador”, aponta.

Pós-graduação

Na manhã desta quarta-feira, professores e coordenadores dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) da Unesc também estiveram reunidos para mais uma etapa do planejamento da pós-graduação na Universidade. Após mais um encontro dos grupos de discussão, houve a socialização das ideias e sugestões. Os trabalhos foram coordenados pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de novembro de 2019 às 22:05
Compartilhar Comente

Professores e técnicos-administrativos participam da etapa de definição de ações do PDI

Professores e técnicos-administrativos participam da etapa de definição de ações do PDI
Reuniões ocorreram com grupos nos períodos vespertino e noturno (Fotos: Mayara Cardoso e Milena Nandi) Mais imagens

Os debates e reflexões sobre a Unesc do amanhã continuam em plena atividade. Durante a tarde e a noite desta segunda-feira (18/11), professores, gestores e técnicos-administrativos estiveram reunidos para mais uma etapa do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). Desta vez, o foco foi a socialização dos resultados do diagnóstico e o levantamento de ações para os 12 eixos estratégicos elencados durante os encontros do PDI que envolveram professores, funcionários, estudantes do Colégio Unesc e dos cursos de graduação, de Mestrado e Doutorado e a comunidade externa.

O PDI é uma iniciativa da Reitoria da Universidade, executada pelo Seplan (Setor de Planejamento Institucional). Iniciado de 2018, promove diálogos sobre o futuro da Universidade, com um planejamento a ser traçado até 2023. Na primeira etapa, mais de mil pontos foram elencados. Na segunda, 26 eixos temáticos foram selecionados e propostos para debate e fomento de ideias. A partir dos 26 eixos, 12 foram consolidados e nesta segunda e quarta-feira (18 e 20/11) serão o foco dos trabalhos que terão, além dos colaboradores, a participação de acadêmicos (de maneira presencial e online, na quarta-feira).

Os eixos trabalhados pelo PDI nesta semana tratam dos assuntos: políticas para o ensino de graduação e para pesquisa e pós-graduação, internacionalização, meio ambiente e valores humanos, extensão, avaliação institucional, inovação, responsabilidade social, gestão, infraestrutura, sustentabilidade financeira e captação de recursos, políticas de atenção ao estudante e educação inclusiva. A partir dos eixos definidos, seus objetivos e metas, a Unesc passará a elaborar as ações e prazos para que eles sejam atingidos.

Segundo a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, este é um momento de reflexão e ressignificação do trabalho desenvolvido. “Vocês estão aqui para ajudar a nossa Universidade a definir as ações que ela precisa adotar nos próximos cinco anos para que continue sendo a referência que ela é, tendo a possibilidade de ampliar o seu escopo e as contribuições tão significativas para o desenvolvimento da nossa região em todas as áreas do conhecimento. Todos, independentemente da função que exercem, podem e devem se posicionar para contribuir com a nossa Unesc. Cada um de nós constrói todos os dias a Universidade que queremos”, afirmou a reitora, agradecendo pela colaboração dos professores e técnicos-administrativos.

Posteriormente, Luciane socializou os resultados do diagnóstico do PDI e revelou que os professores também poderão se manifestar nos eixos que não participaram por meio dos grupos, deixando as contribuições por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O vice-reitor, Daniel Preve, destacou que a gestão universitária optou por um PDI participativo por entender que é a melhor maneira de construir um projeto para a Instituição “O PDI poderia ter várias metodologias para ser desenvolvido, mas optamos por esta que inclui todos os integrantes da comunidade acadêmica. É um desafio, mas sabemos que dar oportunidade para que todos participem dos debates é o melhor caminho para definirmos os rumos da nossa Universidade”.

Após o encontro com a Reitoria da Unesc, no Auditório Ruy Hülse, os colaboradores se dividiram em 12 grupos, coordenados por professores e gestores das áreas relacionadas aos temas. Nesta segunda-feira, os trabalhos ocorreram em salas de aula dos blocos R1 e R2 e todas as ações propostas foram cadastradas em um template.

Ensino de graduação e pós em debate

As atividades do PDI ocorrem durante o recesso acadêmico de três dias, e incluirão ainda a análise e discussão nesta terça e quarta (19 e 20/11), do ensino de graduação e pós-graduação.

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, salientou a importância do recesso acadêmico para o alinhamento de ações para o desenvolvimento da Instituição. “Além de todo o movimento provocado pelo PDI, pensamos em uma programação voltada para as questões de ensino e para a pós-graduação. Todos os pesquisadores e coordenadores dos PPGs têm um encontro terça e quarta pela manhã pensando no planejamento da pós-graduação. Para os demais professores, terça à tarde e à noite, haverá uma programação voltada para o Programa de Inovação Curricular e Pedagógica e para o Projeto Pedagógico Institucional”, comenta.

Nesta terça-feira durante o período vespertino, os professores participarão de um painel de socialização e aprofundamento da discussão sobre inovação curricular e pedagógica e sobre o momento atual e direcionamento futuro.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 18 de novembro de 2019 às 22:17
Compartilhar Comente

Reitoria dá posse a novos integrantes do Conselho Universitário da Unesc

Reitoria dá posse a novos integrantes do Conselho Universitário da Unesc
Mais imagens

A Reitoria da Unesc realizou na tarde desta segunda-feira, 28/10, reunião do Conselho Universitário, Consu. Na reunião foram empossados pela Reitora Luciane Bisognin Ceretta os novos conselheiros do Consu, eleitos por seus pares para um mandato de dois anos, foram empossados e, na sequência, já participaram da primeira reunião.

Os conselheiros empossados têm mandato de dois anos e representam as quatro áreas do conhecimento: ciências da saúde, ciências sociais aplicadas, engenharias e tecnologias e humanidades, ciências e educação.

A reitora da UNESC entregou a casa conselheiro uma cópia de suas atribuições e, salientou a importância deste órgão colegiado para o processo decisório de uma universidade comunitária.

O Conselho Universitário é o órgão máximo da Unesc. Presidido pela reitora é composto por trinta membros da comunidade acadêmica, representantes dos estudantes, UABC (União das Associações de Bairros de Criciúma) e Associação dos professores e funcionários, Aprofucri.

Ao conselho universitário compete a deliberação sobre todos os processos acadêmicos da universidade, criação de novos cursos, processos de formação docente e, ainda, análise do balanço financeiro e orçamento da universidade, bem como análise e aprovação do relatório anual de atividades institucionais.

Aurélia Regina de Souza Honorato

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 29 de outubro de 2019 às 00:03
Compartilhar Comente

PDI da Unesc recebe contribuições da comunidade externa

PDI da Unesc recebe contribuições da comunidade externa
Evento voltado ao debate dos eixos principais do planejamento foi realizado na noite desta quarta-feira (17/7) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Auditório Ruy Hülse foi, na noite desta quarta-feira (17/7), mais uma vez palco de grandes discussões acerca do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da Unesc. Desta vez o protagonismo do debate ficou com a comunidade externa. Estiveram representadas na ação as mais diversas organizações e categorias, além de participantes de forma geral que ouviram o chamado da Universidade nos meios de comunicação e fizeram questão de participar do debate sobre o futuro da Instituição.

O encontro teve o professor Igor Drudi como mediador das discussões, embasadas nos eixos ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo; parcerias entre Unesc e empresas, órgãos públicos, comunidade e demais instituições; desenvolvimento regional; cultura de paz e meio ambiente, arte e cultura. Além daqueles que estiveram no auditório, quem acompanhou o evento ao vivo pela transmissão da TV Unesc também pôde opinar e mandar suas considerações através do canal aberto por meio do Whatsapp.

Todas as participações compartilhadas no evento ou enviadas por meio de mensagens foram registradas e farão parte do conteúdo analisado nas próximas etapas do Plano. Conforme os gráficos mostrados já ao fim do evento, as principais sugestões e colocações da noite se direcionaram aos eixos de parcerias entre Unesc e outras organizações, com 40% das participações, seguida de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, com 17%, e desenvolvimento regional, com 16%.

Ao final do encontro foram sorteadas bolsas de 50% nos cursos de graduação na modalidade EaD nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Pedagogia, Marketing, Gestão Financeira e Logística, e três para Gestão de Turismo, além de uma bolsa de 100% para um curso de pós-graduação lato sensu a escolher.

Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, que comanda o processo do PDI, esse foi mais um momento em que a Universidade abriu suas portas para aproximar cada vez mais a comunidade externa da realidade da Instituição. “Queremos ouvi-los cada vez mais e tudo o que pudermos fazer para o desenvolvimento das pessoas e da nossa região, nós faremos. A Unesc, como costumo dizer, é um patrimônio e é de cada um de vocês. Nada mais justo do que estarmos alinhados as suas demandas para planejar também nossos rumos”, destacou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de julho de 2019 às 23:29
Compartilhar Comente