Reitoria

Obra idealizada por pesquisadores da Unesc retratará os enfrentamentos da Covid-19

Obra idealizada por pesquisadores da Unesc retratará os enfrentamentos da Covid-19
Inscrições para contribuir com o projeto vão até 17 de julho (Foto: Arquivo) Mais imagens

As experiências no entendimento e enfrentamento do coronavírus serão documentadas, em iniciativa da Unesc. A obra colaborativa “Interfaces da Covid-19”, organizada por professores pesquisadores do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), eternizará fatos, cenas e impressões sociais da luta contra à pandemia. Quem tem a contribuir pode inscrever sua produção em duas modalidades: texto e foto.

A reitora da Unesc, professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, é uma das idealizadoras da obra e reafirma a importância de registrar os momentos pelos quais passamos. “É preciso preservar nossa memória, independentemente de positiva ou negativa. A pandemia impôs a nós, enquanto sociedade, a necessidade de repensarmos o nosso papel como indivíduos cidadãos. Em momentos como esse, a liberdade individual e a responsabilidade de coexistirmos democraticamente se tornam ainda mais fortes. Isso, em um futuro necessário, só será possível se pudermos lembrar de cada enfrentamento”, enfatiza. 

Os professores doutores Jacks Soratto e Cristiane Damiani também estão à frente do projeto, que ganhará vida em primeiro momento como um e-book, construído pela EdiUnesc (Editora Unesc). As produções inscritas para compor o projeto podem se caracterizar como produção literárias e artísticas.

Inscrições para colaborar

Gratuita, a participação deve ser solicitada em unesc.net/interfacescovid19 até o dia 17 de julho. Ao preencher as informações referente aos dados pessoais, o candidato deve escolher a modalidade de participação e inserir o arquivo. Será possível realizar apenas uma solicitação.

Todos os conteúdos serão analisados por uma comissão avaliadora, composta pelos membros do Conselho Editorial da EdiUnesc e participantes externos com expertise específica para avaliação dos textos e fotos. A previsão para lançamento da obra é dia 11 de setembro.

Saiba mais no edital clicando aqui.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de junho de 2020 às 16:53
Compartilhar Comente

Unesc dá início à Semana Integrada de Educação

Unesc dá início à Semana Integrada de Educação
Professora doutora Jaqueline Moll abordou assuntos relacionados aos desafios do ensino público (Imagem: Reprodução YouTube) Mais imagens

É a hora de dialogar sobre o presente e o futuro da educação, transformada e evidenciada pela pandemia de Covid – 19. Esta é a proposta dos CAs (Centros Acadêmicos) de Licenciaturas da Unesc, que nesta terça-feira (16/6) deram início à Semana Integrada de Educação. O momento foi conduzido professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, seguido de palestra concedida pela professora doutora Jaqueline Moll, com mediação do estudante Denis Moraes. 



A iniciativa dos estudantes tem relação com a aceleração de mudanças em questões educacionais, criando desacomodação por parte dos professores, que buscam se reinventar e se tornam cada vez mais mediadores do conhecimento, e o protagonismo por parte dos alunos, com um papel cada vez mais importante no processo de aprendizagem. Estes fatos deram origem à temática da Jornada: Autonomia e protagonismo na educação.

Luciane, ao dar início ao evento, agradeceu a oportunidade de fazer parte deste momento e enalteceu a resiliência dos alunos da Universidade. “Vivemos tempos que nos convocam a refletir, e eles, em um momento tão intenso, foram de uma incrível capacidade de se reinventar e se reorganizarem, aproximando-se e promovendo esta importante oportunidade. As licenciaturas fazem parte de uma das quatro áreas de conhecimento trabalhadas na Universidade. Ao longo de anos, estes cursos vêm formando os professores de Criciúma e região, contribuindo com a educação básica no Sul de Santa Catarina”, enfatizou.

É necessário mudar realidades

Desigualdade, acessibilidade, contexto histórico e má gestão. Estes foram alguns dos desafios apontados por Jaqueline. Abordando a educação básica nacional, a professora refletiu sobre a realidade do país, e fez um paralelo sobre agora e o futuro. “A sociedade brasileira tem um grande desafio. É necessário produzir políticas de inclusão social, repensar as práticas históricas de aprovação, trazer para o centro do currículo os sujeitos e suas reais potencialidades, redesenhar a agenda da educação básica e pensar as relações entre saberes acadêmicos e populares”, aponta.



Ainda no contexto, a professora deu ênfase a outros aspectos, como a crise sanitária; a educação integral, sob a perspectiva de Anísio Teixeira; o significado e a importância da escola pública e iniciativas que podem surgir dentro dela, e o sentido damos à educação.

Transmitido ao vivo pela Unesc TV, o primeiro dia alcançou mais de 1.500 visualizações. Para o evento, foram convidadas escolas e instituições de ensino de Criciúma e região. Os que desejam acompanhar o evento nas salas do Google Meet e ter todos os benefícios como os certificados de participação devem realizar uma inscrição prévia. Caso contrário, podem ser acompanhados no YouTube. Saiba mais clicando aqui.

O evento é vinculado à Proacad (Pró-reitoria Acadêmica) e aos cursos de licenciatura da Universidade.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de junho de 2020 às 21:19
Compartilhar Comente

Semana Integrada de Educação da Unesc coloca em evidência as transformações do ensino

Semana Integrada de Educação da Unesc coloca em evidência as transformações do ensino
Evento abordará percepções e vivências a partir da pandemia (Imagem: Divulgação) Mais imagens

As transformações do ensino evidenciadas pela pandemia serão ferramentas de diálogo na Semana Integrada de Educação da Unesc. Iniciativa dos CAs (Centros Acadêmicos) de Licenciaturas, o evento é gratuito e será transmitido pela Unesc TV. Nesta terça-feira (16/6), às 19h30, a abertura será conduzida pela reitora da Universidade, professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, seguida de palestra concedida pela professora doutora Jaqueline Moll, com mediação do estudante Denis Moraes. 

Segundo a presidente da comissão organizadora, Francine Nazário, a proposta dos estudantes tem relação com a situação provocada pela pandemia, que acelerou mudanças em questões educacionais. “Ao ver como tudo que aconteceu, principalmente em relação ao distanciamento social, todos os setores receberam grande impacto. Na educação não foi diferente. Em uma leitura do cenário, percebemos o quanto é necessário pensar em uma nova configuração de aprendizagem, e ressignificar espaços, visões e o que conhecíamos até então como aprendizado”, afirma. 

Outros fatores que levaram ao interesse pelo debate, conforme a presidente, são a desacomodação por parte dos professores, que buscam se reinventar e se tornam cada vez mais mediadores do conhecimento, e o protagonismo por parte dos alunos, com um papel cada vez mais importante no processo de aprendizagem. Estes fatos deram origem à temática da Jornada: Autonomia e protagonismo na educação.

Nas palavras do diretor de Ensino e Graduação, professor Marcelo Feldhaus, trazer essa temática para a pauta da formação de professores, aproximando universidade e comunidade, tem extrema relevância. “Reitero ainda que esse evento tem o protagonismo discente. São os nossos estudantes dos cursos de licenciatura, representados pelos líderes dos seus centros acadêmicos, que apresentaram a proposta à Universidade. Isso produz muito significado. Uma de nossas premissas na formação é a autonomia e o protagonismo do estudante, em um mundo volátil, complexo e dinâmico. Debater temas com diferentes convidados, vindos de outros países, é uma oportunidade que nos convoca à reflexão e ao debate qualificado. A aproximação entre Universidade, secretarias municipais e estadual de Educação é outro elemento distinto e rico que a Jornada propiciará”, frisa.

Conforme Francine, para cumprir o papel de educador, a partir de agora o docente terá que, mais do que nunca, desenvolver competências, de pró-atividade, capacidade de se planejar rapidamente, e ter sempre a inovação como norte. “A tecnologia vem para contribuir. Apesar de ser um movimento presente em diversas instituições, não esperávamos algo tão abrupto e de tão rápida necessidade, e que nos traz um novo olhar e possibilidades do processo formativo. É inevitável”, completa.

Programação já conta com grandes nomes confirmados 


Em nove momentos, o evento trará professores de destaque nacional e internacional, com as principais palestras marcadas para a noite. São nomes como a professora Jaqueline Moll, que tem experiência atuando no MEC (Ministério da Educação) e é idealizadora de importantes iniciativas como o Programa Mais Educação; o professor José Pacheco, de Portugal, idealizador da Escola da Ponte, modelo de referência mundial, e Glória Jové Monclús, professora da Universidade de Leida, na Espanha.

Para o evento, foram convidadas escolas e instituições de ensino de Criciúma e região. Os que desejam acompanhar o evento nas salas do Google Meet e ter todos os benefícios como os certificados de participação devem realizar uma inscrição prévia. Caso contrário, os eventos estarão ao vivo na Unesc TV. Saiba mais clicando aqui.

O evento é vinculado à Proacad (Pró-reitoria Acadêmica) e aos cursos de licenciatura da Universidade.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de junho de 2020 às 15:47
Compartilhar Comente

Professores da Unesc participam de qualificação para continuidade das aulas mediadas por tecnologia

Professores da Unesc participam de qualificação para continuidade das aulas mediadas por tecnologia
Encontro será realizado com todos os cursos da Universidade (Imagem: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os professores da Unesc seguem em constante capacitação e atualização para atuar em aulas mediadas por tecnologia. Na noite desta terça-feira (12/5), via Google Meet,  mais de 50 docentes participaram da “Reunião com professoras e professores”, momento recorrente na Instituição desde o início do distanciamento social e que seguirá ao longo do mês. 

O diálogo da noite, ministrado pela Assessoria Pedagógica, apresentou resultados da atuação acadêmica no formato virtual, iniciada no dia 1º de abril, incentivou ações para a permanência estudantil e propôs uma escuta qualificada aos docentes, do mesmo modo realizado com os estudantes a cada semana. “Quanto mais distantes da Unesc, mais buscamos a aproximação por meio da tecnologia. Para uma  primeira mensagem nesta noite, nosso sentimento é de gratidão, pelo empenho e superação de cada um de nossos professores na condução de nossa Instituição neste momento de desafio”, agradeceu a reitora, Luciane Bisognin Ceretta. 

O sentimento também foi compartilhado pelo vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve, que ressaltou a preocupação da Instituição com seus alunos, estudantes e colaboradores.“É um momento difícil, excepcional, que passaremos juntos, vencendo todas as dificuldades. Logo estaremos novamente na nossa Unesc”, afirma. 

Qualificação do ensino 

Novas diretrizes de aprendizagem para as aulas virtuais também foram pauta na noite. Como resultado de pesquisas realizadas com os estudantes, nas redes sociais, as aulas síncronas, quando o professor se faz presente durante o período de aula, foi apontada como um método assertivo. Para qualificar estes momentos, a Assessoria Pedagógica propôs uma nova dinâmica de ensino.

O momento também teve a participação da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, e da assessora do Gabinete da Reitoria, Tatiane Macarini. 

Aulas mediadas por tecnologia proporcionam momentos especiais 


A criatividade tem pautado as aulas na Unesc. Neste momento de distanciamento, situações como a vivida pela professora do curso de Fisioterapia, Ariete Inês Minetto, ganham destaque na rotina acadêmica. A docente, que coloca no planejamento do semestre atividades na piscina da Instituição, encontrou uma solução inusitada. 

Ao se preparar para uma aula, ela recordou do hábito de filmar a troca de conhecimentos. Com um rápido contato a seus acadêmicos dos semestres anteriores, pediu auxílio para recuperar alguns materiais. “Me surpreendeu quando recebi mais de 50 vídeos dos anos anteriores. Foi uma construção coletiva muito rica e um experiência incrível de viver naquele momento. Isso faz com que, além de ensinar, possamos aprender junto aos alunos e relembrar momentos significativos de nossa trajetória até aqui”, enaltece.

Para a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, os professores tem se reinventado e aproveitado as oportunidades para enriquecer os momentos de ensino e aprendizagem online. “Fomos desafiados, e muito aprendemos até aqui. Somos um grande time, com um olhar de criatividade e de carinho coletivo. Estamos crescendo juntos e a Instituição sairá fortalecida desta pandemia”, garante.

Conheça as principais ações de permanência estudantil da Unesc:

Flexibilização das mensalidades

Unesc Financia

Descontos nas mensalidades

A solicitação destas facilitações podem ser realizadas no ambiente Minha Unesc. Os campos de acesso estão posicionados na parte superior do site. Ao todo, a Unesc já pratica mais de 22 ações de permanência estudantil, que vão além do segmento financeiro. 

Saiba mais sobre o novo calendário acadêmico
 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de maio de 2020 às 09:38
Compartilhar Comente

Curso de Enfermagem promove Semana Acadêmica

Curso de Enfermagem promove Semana Acadêmica
Atividades ministradas por meio da tecnologia iniciam na segunda-feira (11/5) (Foto: ArquvoUnesc) Mais imagens

Diante do cenário de pandemia, com grande engajamento dos profissionais da saúde, o curso de Enfermagem da Unesc aceitou o desafio de promover a 18ª edição de sua Semana Acadêmica. O evento, transmitido de forma gratuita por meio da tecnologia, inicia na segunda-feira (11/5), com a palestra de abertura ministrada pela reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, e pela presidente do Coren/SC (Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina), Helga Regina Bresciani.

A programação do evento, que tem como tema “Qualidade em Enfermagem e saúde na defesa do SUS (Sistema único de Saúde)”, promoverá minicursos e palestras no canal do YouTube do curso. As atividades se estendem até a sexta-feira (15/5).

Além da reitora da Unesc e da presidente do Coren, enfermeiras por formação, o evento terá a participação da professora de Enfermagem e diretora da Cepen (Centro de Ensino e Pesquisa em Enfermagem), doutora Maria Itayra Padilha; da enfermeira e deputada federal, Carmen Zanotto, e da conselheira do Coren, Daniella Regina Farinella Jora.

No dia de abertura do evento, antecedendo a palestra, os participantes serão envolvidos em um diálogo com egressos do curso, com o objetivo de promover uma troca de informações sobre a área de atuação do profissional e os mais diversos olhares. Na quinta-feira (14/5), ocorre a apresentação online dos trabalhos científicos. 

A 18ª Semana Acadêmica de Enfermagem será realizada em paralelo à 81ª Semana Brasileira de Enfermagem. Para mais informações ou realizar a inscrição basta clicar aqui ou ligar no contato (48) 3431-2562.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de maio de 2020 às 10:00
Compartilhar Comente