Reitoria

Estudantes da Unesc são desafiados a usar da criatividade na luta contra o coronavírus

Estudantes da Unesc são desafiados a usar da criatividade na luta contra o coronavírus
Proposta do curso de Design - ênfase em projetos de produtos tem foco em potencialidades presentes na rotina da pandemia (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os estudantes da Unesc estão sendo desafiados a usar o potencial criativo na busca por soluções diante do cenário imposto pelo coronavírus. Intitulado “O Design na pandemia”, o desafio propõe a resolução de problemas reais nos níveis formal, funcional, técnico, estético e operativo, no que se refere às mudanças de hábitos e a não contaminação entre as pessoas. A inscrição e entrega do projeto devem ser realizadas até o dia 31 de maio, no e-mail design@unesc.net.

A proposta, idealizada pelo Colegiado do Curso de Design - ênfase em projetos de produtos, com apoio da Pró-reitora Acadêmica e da empresa Ostec - segurança digital de resultados, coloca o Design e a tecnologia presentes na Instituição como aliados da área médica e de valorosa contribuição no combate às doenças infectocontagiosas. 

Segundo o coordenador do curso, João Luis Rieth, “O Design na pandemia” foi construído por professores da graduação, diante de exemplos já concretizados, como a impressão 3D, usada para criação de próteses personalizadas e acessíveis; impressão de ferramentas cirúrgicas; personalização de pílulas, e outros trabalhos.

Para contribuir com ideias criativas, participando do desafio, o estudante deve estar com matrícula ativa em qualquer curso da Universidade. A participação pede que ao menos um dos integrantes do grupo seja aluno do curso propositor. “O objetivo é pensar o problema sob vários ângulos diferentes, para estimular novas ideias e aproximar a cultura do Design dos demais cursos da Universidade”, afirma Rieth.

As criações serão avaliadas por um júri constituído por quatro professores da Instituição e um representante da empresa Ostec. Após o desafio, existe a possibilidade dos projetos participantes comportem uma exposição no campus, e até serem levados às escolas de Criciúma e região Sul de Santa Catarina, como forma de difundir os resultados e o potencial evidenciado. 

Todos os participantes receberão certificados de participação. Para saber mais acesse o edital. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de maio de 2020 às 16:21
Compartilhar Comente

Museu de Zoologia da Unesc prepara experiência virtual e gratuita para a comunidade

Museu de Zoologia da Unesc prepara experiência virtual e gratuita para a comunidade
Conteúdo ficará disponível a partir de segunda-feira (4/5) Mais imagens

O Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc tem novidade. Na segunda-feira (4/5), durante a Semana da Extensão, o projeto virtual “Visitando o Muzoo” será disponibilizado de forma gratuita, proporcionando visitas guiadas, contando a história do local e apresentando iniciativas educacionais sobre o meio ambiente. 

Podcast |


O novo projeto terá o formato de uma série em documentário e, segundo a coordenadora do espaço, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, tem o objetivo de chegar às escolas da região por meio de ferramentas tecnológicas.  “O projeto virtual se constitui em uma coletânea de vídeos, que apresentarão o espaço em um sequência de episódios. A ideia prevê também a distribuição das criações infantis do Museu, agora apresentadas com recursos audiovisuais e com uma experiência muito mais encantadora”, conta Morgana. 

No quesito educação, a equipe do Museu vai disponibilizar vídeo aulas com momentos fiéis a uma visita presencial à Universidade. “O objetivo desta ação é dar suporte ao ensino formal, oferecer ferramentas aos professores, em todas as áreas de ensino, e possibilitar o início ou continuidade de projetos de educação ambiental na escola”, completa a coordenadora. 

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, a ação é assertiva e necessária, se destacando frente aos desafios vivenciados atualmente. “Mais do que nunca o momento pede sensibilidade, para entendermos o cenário, incentivo, para superarmos as dificuldades, e inovação para seguirmos nossa missão de contribuir com a educação e a qualidade de vida das pessoas. O projeto “Visitando o Muzoo” foi recebido com muito orgulho e alegria, pois reúne todos estes elementos. Vale destacar também que sua atuação contempla todas as idades, formando pessoas conscientes de seu ambiente de vida e transformando aqueles que buscam saber mais sobre o que nos cerca”, enaltece.

O conteúdo será disponibilizado em http://museudezoologia.unesc.net/. Saiba mais sobre a Semana da Extensão clicando aqui.

Conheça o Museu 

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski foi fundado em 2002, com o objetivo de ser um centro de referência na pesquisa científica, na educação ambiental e no turismo cultural. O Museu, vinculado a Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, constitui-se em um espaço interdisciplinar que tem o compromisso de desenvolver ações de extensão junto à comunidade.

Mensalmente, o espaço recebe 1.500 crianças, vindas de municípios do Sul catarinense e do Norte do Rio Grande do Sul. Este número soma-se aos vísitantes diários da Universidade, já que os espaços do Museu são abertos ao público e se misturam com a estrutura da Instituição.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de abril de 2020 às 17:26
Compartilhar Comente

🎧 Podcast | Alunos da Unesc terão 30 dias de aulas adicionais

🎧 Podcast | Pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, reafirma a importância da ampliação do semestre, agregando momentos de práticas formativas e garantindo um ensino de excelência frente ao momento de desafios.



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de abril de 2020 às 14:51
Compartilhar Comente

Unesc conclui segunda semana de aulas mediadas por tecnologia e tem resposta positiva da comunidade acadêmica

Unesc conclui segunda semana de aulas mediadas por tecnologia e tem resposta positiva da comunidade acadêmica
No dia 1º de abril mais de 800 professores iniciaram suas aulas por meio de plataformas digitais (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc se reinventou na pandemia. Durante o enfrentamento de um inimigo invisível, a Instituição desenvolveu boas práticas em favor da comunidade para combater a Covid - 19. Neste curto período de tempo, em que a realidade requisitou resposta rápida, professores e funcionários não deixaram de lado o ensino de qualidade e evidenciaram: o futuro da educação chegou. Nesta quarta-feira (15/4), a Instituição encerra duas semanas de aulas virtuais e reafirma a assertividade das ações tomadas. 

Foi no dia 1º de abril que mais de 800 professores iniciaram suas aulas via Google Meet. Nas salas online, as trocas de conhecimento não têm hora e nem lugar para acontecer. Nas aulas síncronas, o professores compartilham sua expertise em tempo real e a interação se destaca. Quando assíncronas, o cenário potencial se expande e o estudante tem acesso à informação em qualquer hora e em qualquer lugar. “O futuro está acontecendo agora. O uso da tecnologia a favor da aprendizagem já é uma realidade. A tecnologia é um caminho sem volta. Ela não irá substituir o papel do professor, mas permitir novas experiências formativas aos estudantes. A Unesc já estava trilhando esse caminho, mas com a mudança de cenário, este movimento se fortaleceu”, enfatiza a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti. 

A modalidade de ensino remoto, adotada de forma temporária na Unesc, é uma resposta em forma de adaptação ao cenário de impacto causado pela pandemia do novo coronavírus. Nesta modalidade, as mesmas metodologias aplicadas presencialmente se mantém no formato online, mantendo a excelência reafirmada pela nota máxima no conceito do MEC (Ministério da Educação) e indo além. 

Em duas semanas, mais de 500 conteúdos já foram disponibilizados em vídeo no YouTube e no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Duas mil aulas foram ministradas por meio das plataformas digitais, com 95% de frequência por parte dos estudantes. “Aconteceu tudo muito rápido, é uma experiência nova. Um cenário onde adaptação se tornou a palavra para tudo dar certo. O ensino presencial tem extrema importância, mas aulas mediadas por tecnologia estão sendo bem preparadas pelos professores, da para perceber o esforço de cada um em nos passar o conteúdo. Quanto a implementação deste modelo de aula, a metodologia se mostra interessante e em um futuro pode até ser adotada para determinadas disciplinas”, afirma a estudante do curso de Ciência da Computação, Francine Feltrin Nunes. 

A resposta positiva foi construída com empenho em assessoria pedagogia e Tecnologia da Informação. O Ambiente Virtual de Aprendizagem migrou para um servidor mundial e pode receber até 400 turmas de forma simultánea. No espaço, os professores têm ferramentas adicionais para distribuir planos de estudo, com conteúdos; materiais de leitura; vídeos; atividades semanais; bem como links e orientações para o acesso às aulas ao vivo. 

A Universidade  ampliou também o acordo com a Google, por meio do “Google for Education”, que permite à Instituição o uso ilimitado de ferramentas colaborativas como e-mail, Agenda, Meet, Classroom, GDrive e Hangouts de forma integrada, possibilitando uma experiência formativa de qualidade aos estudantes e professores. Equipes de suporte técnico online foram capacitadas e instrumentalizadas para dar o apoio necessário à comunidade acadêmica atendendo de segunda a sábado nos três turnos.


Para usufruir ao máximo do que a tecnologia proporciona, a assessoria pedagogia proporcionou ao docentes capacitações e tutoriais, colocando equipamentos como notebooks e celulares a disposição dos profissionais.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de abril de 2020 às 21:54
Compartilhar Comente

Comunicado

Comunicado
Mais imagens

Estimados estudantes!

Considerando o Decreto do Governo do Estado de Santa Catarina (Número 554 de 11 de abril de 2020), que prorrogou a suspensão das aulas presenciais até o dia 31 de maio, informamos a reposição ADICIONAL DE UM MÊS de aulas presenciais ao final do semestre, sem prejuízo ao calendário acadêmico e, também, preservando a modalidade presencial de nossos cursos de graduação.Este período compreende de 22/07/2020 a 19/08/2020, ou seja, nosso semestre, inicialmente previsto para 18 semanas, passará a ser 22 semanas - quatro semanas a mais de aulas presenciais 

A proposta contempla a continuidade do vínculo acadêmico, sem a interrupção do percurso formativo do estudante, entendendo a formação como processo, além da preocupação da Unesc com a formação continuada do estudante.

Ao final do primeiro semestre, o estudante receberá Certificação Complementar de 160 horas relativas à carga horária adicional, que poderá ser utilizada no cômputo das atividades complementares do curso- ACC.

Deste modo, informamos que a Unesc tem procedido da seguinte forma:

  • 26/2 a 13/3: as aulas ocorreram de modo presencial.
  • 17/3 a 31/3: as aulas foram suspensas, com reposição programada para o período de 11/07/2020 a 21/07/2020;
  • 1°/4 a 30/5: continuidade das aulas realizadas de modo remoto, com Aulas Mediadas por Tecnologias que compreendem: aulas ao vivo (síncronas); fóruns; videoaulas; reuniões online; envio e recebimento de exercícios; vídeos e áudios; entre outros). 
  • 01/06 a 19/08: aulas ocorrem de modo presencial.

    As aulas práticas e estágios serão realizados nos meses de junho, julho e agosto, assim que retomarmos às atividades presenciais. Cada curso organizará seu calendário para essa reposição. Os cursos já estão organizando calendário especial para a realização das atividades durante esse período.
     
  • 19/8: Conclusão do primeiro semestre letivo de 2020;
  • 24/8: Início projetado do segundo semestre letivo;
  • 22/12: Término projetado do segundo semestre.Conforme já destacado pela instituição, trata-se de um momento excepcional, o que requer ações extraordinárias.

Todas as medidas adotadas têm como objetivos:  1) preservar a saúde dos estudantes, dos professores e dos funcionários; 2) ofertar semestre letivo com qualidade; 3) o cumprimento das normas e decretos governamentais.

Contamos com a compreensão e o engajamento de todos e todas para, juntos, superarmos o coronavírus.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de abril de 2020 às 20:53
Compartilhar Comente