Reitoria

Solução para problemas reais na Feira de Inovação da Unesc

Solução para problemas reais na Feira de Inovação da Unesc
Foram 19 ideias apresentadas em Sessões de Pitches (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A busca pela valorização e o fomento à inovação nortearam a Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc nos últimos cinco dias. Entre os mecanismos de propulsão do pensamento criativo e da solução de problemas sociais está a Feira de Inovação, que na noite desta sexta-feira (30/10) propôs a socialização de conhecimentos e teve a presença de importantes nomes do cenário catarinense. O evento também marcou o encerramento da Semana, junto a outros 11 eventos simultâneos com destaque para a Jornada Empreendedora.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, lembra que o DNA comunitário da Universidade vai além de um modelo de gestão, garantindo o incentivo à qualidade de vida e ao desenvolvimento regional por meio do ensino, pesquisa e extensão. Diante deste compromisso, a Instituição não parou em nenhum momento no ano de 2020, com a continuidade das atividades.

A Semana de Ciência e Tecnologia se coloca então como um grande exemplo desta persistência, e nesta noite abriu às portas da Unesc, de forma totalmente virtual, para o novo em prol da comunidade. “Aqui quem faz a diferença são as pessoas. Foram 3.55 inscritos na nossa Semana. Mais de 20 mil pessoas acompanharam as diferentes apresentações do evento. Este envolvimento conquistado nos possibilita responder as necessidades que o cenário nos aponta, que é buscar soluções para melhorar a vida das pessoas”, afirmou Luciane.

O presidente da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina), Fábio Zabot Holthausen, proferiu a palestra de abertura da Semana de Ciência e Tecnologia em 2019 e em 2020 voltou como convidado da Feira. Conectado às ações da Unesc pelo fomento da inovação e tecnologia, chamou a atenção para o empenho da Universidade para a concretização de projetos em prol de Criciúma e seus arredores. “A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, vem desempenhando um grande trabalho não só a frente da Universidade, e sim por toda a região. O fruto desta atuação tem levado a ciência e a inovação como bandeiras. Com certeza já traz resultados significativos para o Sul de Santa Catarina e para todo o estado”, enfatizou.

Na Feira, foram 19 ideias e soluções inovadoras apresentadas em Sessões de Pitches. Cada participante ou equipe teve três minutos para detalhamento e mais cinco para responder dúvidas, ouvir sugestões e críticas construtivas. O espaço para socialização e amadurecimento de ideias deu oportunidades tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público externo.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, comemorou a receptividade e o engajamento dos inscritos, e reafirmou que momentos como este são de fundamental importância para a Unesc e para o desenvolvimento da região. “Este evento é de grande significado. Recordando da primeira edição da Feira de Inovação, uma oportunidade já muito exitosa. De lá para cá percebemos como este movimento ganhou força. Certamente uma noite memorável para todos”, frisou.

Dentro de sua proposta, a Feira recebeu um público inserido nos mais diversos cenários da inovação, tecnologia, ciência e empreendedorismo. Conforme o coordenador da Feira e do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) da Universidade, Evânio Ramos Nicoleit, esta edição superou as expectativas, com a certeza de uma grande experiência. “O evento é uma oportunidade para troca de experiências, relacionamentos, crescimento pessoal e também profissional. Recebemos um significativo número de inscrições e daqui teremos grandes ideias”, ressaltou.

Também contribuíram para a Feira o presidente do comitê do Centro de Inovação de Criciúma, Valmir Cabral; o vereador de Criciúma Tita Belolli; o diretor de Desenvolvimento Econômico de Criciúma Claiton Pacheco Galdino; o representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), acadêmico Douglas Leffa.

Sessão de Pitches

Após a troca de conhecimentos com os profissionais que são referência em inovação, foi a vez dos inscritos compartilharem suas soluções inovadoras para problemas reais e receberem as críticas construtivas e avaliações dos convidados. Com propostas nos mais diversos campos, para segurança pública, empreendedorismo, educação, meio ambiente e muito mais, a Feira já trouxe uma grande vitrine de espectadores na transmissão ao vivo da Unesc TV, por meio do canal no YouTube.

Após a troca de conhecimentos com os profissionais que são referência em inovação, foi a vez dos inscritos compartilharem suas soluções inovadoras para problemas reais e receberem as críticas construtivas e avaliações dos convidados. Com propostas nos mais diversos campos, para segurança pública, empreendedorismo, educação, meio ambiente e muito mais, a Feira já trouxe uma grande vitrine de espectadores na transmissão ao vivo da Unesc TV, por meio do canal no YouTube.

A proposta vencedora foi a ideia da equipe Adas Time. Com foco voltado ao público infantil feminino, em especial da faixa etária de 6 a 7 anos, a equipe trouxe dados que apontam que meninas nesta idade são desmotivadas a se interessarem a temas complexos e de ciência. Então elaboraram um aplicativo educativo com o objetivo de inserir as mulheres no aspecto representatividade, incentivando meninas no interesse de temas complexos e de mais oportunidades. “Ada a raposa cientista” seria o personagem utilizado na ferramenta para levar as participantes a se interessarem e aprenderem sobre temas importantes e instigantes para seus futuros.

Todos os integrantes da equipe melhor colocada receberão um echo dot, um airdots, um apple watch e um smartwatch. Além disso, todos os membros terão incentivos de educação na Unesc. A Sessão foi conduzida pelo o coordenador do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) da Universidade e da Feira, Evânio Ramos Nicoleit, e pelo assessor de Inovação da Unesc, Christian Engelmann.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de outubro de 2020 às 23:35
Compartilhar Comente

Reitora da Unesc participa de diálogo virtual sobre cultura empreendedora e inovação no contexto universitário

Reitora da Unesc participa de diálogo virtual sobre cultura empreendedora e inovação no contexto universitário
Momento também trouxe um pouco do que pode ser esperado pela região do Extremo Sul com a chegada da Cidade Universitária (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, foi uma das mulheres protagonistas do diálogo virtual “Uma Cidade de Oportunidades para o Empreendedor: Cidade Universitária Araranguá”, ao lado de Camila Bardini, designer de produtos e mestre em Desenvolvimento Socioeconômico com especialidade em Economia Criativa, e Talita Matos, CEO do Impact Hub Floripa. O bate-papo, realizado na noite desta terça-feira (28/7), reuniu um público de empreendedores e futuros empreendedores, com olhos para todas as oportunidades da Cidade Universitária, um trabalho em conjunto entre Weber Empreendimentos e Unesc. 

No momento proposto pela Strive - braço de inovação, empreendedorismo e tecnologia da Weber, Luciane falou sobre as questões educacionais trazidas pelo público e pela organização, pincelando conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação. “É importante referendar que o ensino e a aprendizagem do empreendedorismo tem sido reconhecido, para o desenvolvimento social e econômico, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Neste contexto, uma educação diferenciada, com mentalidade empreendedora, vem crescendo com programas de formação e novos formatos de currículo”, explica a reitora.

Na Unesc, este conteúdo acompanha os estudantes desde as primeiras fases da formação, com um estrutura conceitual e teórica. São momentos que contém projetos empreendedores, e com estímulos a uma cultura de empreender e da inovar. “Este ato é muito mais do que abrir seu próprio negócio, ele transcende esse aspecto. Podemos percebê-lo como o desenvolvimento de competências diferenciadas para tornar este estudante pró-ativo e participativo no meio em que ele vive, com uma capacidade de olhar para situações, identificar potencialidades e executar suas ações”, afirma Luciane. 

O tema do evento foi pensado após uma pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa) apontar que menos da metade dos estudantes universitários sabem como empreender, mas mesmo assim 57.9% pensam em abrir seu próprio negócio. O objetivo da noite foi fortalecer o viés educacional do empreendedorismo e da inovação dentro das universidades, conectando este universo à comunidade e trazendo um pouco do que pode ser esperado pela região do Extremo Sul, com a chegada  Cidade Universitária. “A Unesc chega na região com uma expertise de 52 anos, uma tradição ressignificada com os conceitos mais atuais e necessários nestes novos tempos. São 31 cursos de graduação, pensados para as tendências mais atuais da formação superior e condizente com o local onde estão inseridos”, evidenciou a reitora. 

Além da graduação, a Universidade oferecerá 12 cursos de pós-graduação e 11 cursos de formação técnica. O ensino da Unesc, que será oferecido neste novo espaço, é avaliado com nota máxima na avaliação do MEC (Ministério da Educação), garantindo a excelência da inserção na região. 

A parceria entre a Instituição de Ensino e Weber levará a experiência formativa para além da formação, possibilitando um novo ecossistema educacional e a transformação do Extremo Sul por meio da potencialização da economia, atração de novos investimentos e o desenvolvimento de novos negócios e dos já existentes, sempre com engajamento da sociedade local. “A região se desenvolverá com uma sinergia entre os envolvidos neste projeto, por meio de aprendizado mútuo e muitas trocas. Os principais espaços empreendedores têm na academia, ou seja na Universidade, sua referência para seguir se desenvolvendo”, destacou Camila.  

O evento foi gratuito e transmitido pelo canal da Strive no YouTube. Assista Aqui. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2020 às 21:05
Compartilhar Comente

Professor doutor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo concede palestra no primeiro dia do Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc

Professor doutor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo concede palestra no primeiro dia do Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc
Manuel Ribeiro é uma das maiores referências do mundo no campo da Engenharia de Materiais (Imagem: Reprodução Google Meet) Mais imagens

O primeiro dia do 2º Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc recebeu o professor doutor Manuel Ribeiro, pesquisador do Instituto Politécnico de Viana do Castelo de Portugal. Organizado pelo PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais), o evento virtual tem programação de três dias, e reúne importantes nomes da pesquisa e da docencia. Nesta terça-feira (28/7) a mediação do dia foi feita pelo professor doutor da Unesc Fabiano Raupp Pereira.

O vice-coordenador do PPGCEM, Eduardo Junca, avaliou o evento como uma oportunidade para enriquecer a discussão sobre o tema “Polímeros e Meio Ambiente”, de grande importância para todo o mundo. “Temos participantes do Brasil e de outros países para acompanhar um importante diálogo sobre este tema de fundamental para a sociedade”, afirmou. 

Em sua fala, o professor doutor Oscar Montedo,  pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, lembrou a importância deste evento para o Programa de Pós-Graduação da Universidade. “É uma temática que está conectada às linhas de pesquisa de nosso Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, refletindo em importante conhecimentos e que consequentemente veremos frutos no futuro”, afirmou. 

Palestra de abertura


O professor doutor Manuel Ribeiro iniciou os trabalhos do Simpósio com a palestra “Os materiais e a sua Sustentabilidade – Energia Incorporada e Pegada de Carbono como Métricas de Eco-auditorias”. “É um tema que trabalho há muitos anos em nossas linhas de pesquisa. Hoje trouxe reflexões baseadas nos resultados destes estudos, abordando questões percebidas no dia a dia do desenvolvimento destes projetos e até casos que valem ser lembrados”, explicou.

Ribeiro também falou pontos relacionados a ecologia, matéria prima e tecnologia. A troca de conhecimentos foi acompanhada por mais de 150 espectadores, conectados de todo o mundo. Após as considerações do professor, o público teve a oportunidade de interagir, propondo pontos de abordagem e fazendo questionamentos. 

Programação

Quarta-feira (29/07)


A partir das 19 horas a professora doutora Ruth Marlene Campomanes Santana, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), fala sobre “Polímeros e Meio Ambiente”. A mediação será realizada pelo professor doutor da Unesc Matheus Vinicius Gregory Zimmermann. 

Quinta-feira (30/07)

No último dia de evento, a partir das 19 horas, o professor doutor Elson Longo da Silva, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) aborda “os “Novos caminhos para eliminação do coronavírus”. O momento é conduzido pela professora doutora da Unesc Sabrina Arcaro.

Saiba mais e participe 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2020 às 19:04
Compartilhar Comente

Um encontro de oportunidades para empreendedores nesta terça

Um encontro de oportunidades para empreendedores nesta terça
Nesta terça-feira (28/7), a Strive, Unesc e Impact Hub Floripa promovem um bate papo online sobre educação, empreendedorismo e comunidades vibrantes Mais imagens

Os empreendedores e futuros empreendedores têm um encontro online marcado nesta terça-feira (28/7). A Strive - braço de inovação, empreendedorismo e tecnologia da Weber Empreendimentos, a Unesc e a Impact Hub Floripa promovem o evento “Uma Cidade de Oportunidades para o Empreendedor: Cidade Universitária Araranguá”. O diálogo acontece a partir das 20 horas, pelo canal da Strive, no YouTube.

O encontro será ministrado por três grandes nomes do empreendedorismo e educação local, como a Camila Bardini, expoente da cultura da inovação em Santa Catarina; professora, doutora e pesquisadora Luciane Bosignin Ceretta, a reitora da Unesc, e Talita Matos, CEO do Impact HUB.

Conforme Elisa Figueiroa, umas das gestoras de comunidade da Strive, o evento tem como objetivo fortalecer o viés educacional do empreendedorismo e da inovação dentro das universidades e conectar a comunidade. “Será um bate papo sobre as intervenções das universidades em geral a respeito do empreendedorismo, os incentivos que as universidades dão a educação empreendedora e como se é capaz de mobilizar a comunidade e avançar os muros da universidade, explorando o conhecimento ali experimentado na forma de uma empresa”, adianta.

Elisa reforça que o evento é gratuito, para participar basta entrar no perfil da Strive @striveoficial e fazer a inscrição. “Deixo aqui um convite especial para todos que já empreendem ou sonham em empreender, aproveitem esse momento, será um encontro bem bacana, com três debatedoras incríveis. Juntos vamos conhecer um pouco mais sobre o universo do empreendedorismo dentro das universidades”, destaca.

Sobre as palestrantes

Luciane Ceretta

Mestre em enfermagem e doutora em Ciências, Luciane é docente e a primeira reitora mulher da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), tendo experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em Saúde Pública e Educação na Saúde. Coordena o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, é articuladora do CIES da Região Carbonífera de Santa Catarina.

Camila Bardini

Designer de produtos, mestra em desenvolvimento socioeconômico com especialidade em Economia Criativa, certificada em Management 3.0 e Agile Coach Accredited. É professora pós-graduação, tendo experiências na área de projeto de produtos e no desenvolvimento de pessoas e organizações. Hoje, como sócia da DRIN é facilitadora, levando para o ambiente corporativo sinergia entre resultado e bem-estar a partir de novas práticas organizacionais.

Talita Matos

Mulher negra e apaixonada pela busca de potencializar pessoas e construir um mundo autenticamente humano. Antropóloga e mestre em educação e inclusão, dedica sua vida ao estudo humano e equidade social. Trabalhou diretamente em grandes projetos de educação, sustentabilidade, gestão de redes e comunidades.

Atualmente é CEO do Impact Hub Floripa, liderando um time incrível e gerando valor para uma comunidade de +2000 membros e empreendedores da rede.

- Assessoria de imprensa Weber Empreendimentos

- Leonardo Ferreira - Agencia de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de julho de 2020 às 13:24
Compartilhar Comente

Curso de Design da Unesc comemora dez anos com lançamento de portfólio virtual e um diálogo sobre o futuro da profissão

Curso de Design da Unesc comemora dez anos com lançamento de portfólio virtual e um diálogo sobre o futuro da profissão
Momento contou com a participação de alunos, egressos e personagens que marcaram esta década (Imagem: Reprodução YouTube) Mais imagens

O curso de Design – enfase em projeto de produtos da Unesc apresentou, na manhã deste sábado (25/7), um portfólio em comemoração aos seus dez anos de história. Neste momento especial, alunos, egressos e personagens que marcaram a história do curso puderam prestigiar momentos com as conquistas, recordações e construções dos estudantes. Logo em seguida, o webinare intitulado “Design daqui para a frente” foi ministrado pela business designer e especialista em Marketing Digital, Glaucia Blinda.

O diretor de Ensino e Graduação, professor Marcelo Feldhaus, reiterou, por meio de gratidão e carinho, a importância do curso de Design para a Unesc. “Dez anos de muita reflexão e projetos inovadores. É muito importante que este evento aconteça para marcar e rememorar esta história, e ao mesmo tempo, no marco mundial que estamos vivendo em meio a pandemia, repensar como será esta profissão daqui para a frente, consequentemente percebendo como será o mundo logo no futuro”, enfatizou.

Desde o lançamento do curso de Design da Unesc, segundo o coordenador, João Rieth, semestralmente os estudantes são inseridos em projetos que envolvem mais de 30 empresas, em um sistema de colaboração entre disciplinas e participação em concursos nacionais e internacionais. “Ao iniciar o curso tinham um propósito, que foi se adaptando as realidades de mercado e local durantes estes anos. Isto proporcionou uma grande experiência, de como direcionar as nossas disciplinas e processos didáticos –pedagógicos visando a melhor formação”, destacou

Logo aos quatro anos, em 2014, o curso de Design da Unesc foi reconhecido com a nota quatro na avaliação do MEC (Ministério da Educação), em um máximo de cinco. A conquista, conforme o coordenador, veio no mesmo ano da parceria mais duradora entre o curso e uma empresa da região, a Ceusa Revestimentos Cerâmicos, do grupo Duratex, que permitiu potencializar a experiência acadêmica, por meio do contato com o mundo profissional e o desenvolvimento de ações.

O resultado de todos estes momentos de crescimento da graduação, construções de histórias de vida, desenvolvimento de projetos e muito mais foi retratado no portfólio virtual, que ficará disponível em unesc.net/design. “Neste espaço é possível evidenciar a quão diversa é a formação de nosso curso, em quantas áreas do conhecimento nós entramos e desenvolvemos soluções para problemas detectados”, afirmou.

Após a apresentação do portfólio, foi a vez do webinare do dia, com a business designer e especialista em Marketing Digital, Glaucia Blinda; a especialista em Design, Marcele Casagrande Brunel, e o estudante de Design da Unesc Caio Canarin. O momento também teve a participação da coordenadora adjunta do curso, Bárbara Alvarez.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de julho de 2020 às 11:01
Compartilhar Comente