Reitoria

Comitê de Ética em Pesquisa da Unesc atua para a garantia da segurança dos participantes de estudos científicos

Comitê de Ética em Pesquisa da Unesc atua para a garantia da segurança dos participantes de estudos científicos
Todos os projetos envolvendo seres humanos passam pela avaliação do CEP (Fotos: Arquivo) Mais imagens

A pesquisa é um dos pilares da Unesc e na Instituição, ela conta com um auxílio importante para a garantia do seu desenvolvimento com credibilidade e respeito ao ser humano. O CEP (Comitê de Ética em Pesquisa de Seres Humanos), desenvolve desde 2003 o trabalho de análise de questões relacionadas aos estudos científicos que envolvem seres humanos, e também, de orientação dos pesquisadores. Tudo para garantir a integridade e segurança dos participantes das pesquisas.

A reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, destaca a importância da pesquisa para uma Instituição como a Unesc e o impacto positivo da ciência para a comunidade. “A produção científica fortalece e amplia o escopo de nossa Universidade e abre novos caminhos para uma formação acadêmica diferenciada dos nossos estudantes. Além disso, a pesquisa tem o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Neste contexto, fica muito clara a importância do trabalho do Comitê de Ética, no sentido de resguardar a integridade humana e dar segurança ao usuário para que a pesquisa alcance o seu objetivo da melhor maneira”.

Segundo o coordenador do CEP da Unesc, Marco Antônio da Silva, o objetivo do Comitê de Ética é preservar o participante, o pesquisador e a própria Instituição, servindo para orientação do pesquisador e do usuário quanto aos riscos, benefícios e prazos. “O Comitê não avalia a metodologia, mas as questões éticas do estudo científico, se não possui nada que vá contra o participante da pesquisa. O que o Comitê faz é garantir que o estudo não cause nenhum prejuízo àquele indivíduo e aos direitos dele, de indenização ou benefício, conforme a pesquisa realizada”.

O Comitê de Ética da Universidade é credenciado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e isso habilita a Instituição a estar vinculada à Plataforma Brasil, local onde todo o cadastro da pesquisa e envio de documentação é feita.

Silva explica que todo o estudo que envolva seres humanos, mesmo que seja como entrevistado e tenha dados publicados em forma de documento ou for apresentado em algum evento, deve passar pelo CEP. Isso inclui de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da graduação até pesquisas de doutorado. 

O Comitê, que também realiza cursos sobre a ética na pesquisa e orienta como protocolar a pesquisa na Plataforma Brasil, é ligado diretamente à Reitoria da Universidade, e tem autonomia em todas as suas decisões. O CEP segue a legislação do Conselho Nacional de Saúde e demais normas reguladoras da área.

No período da pandemia, foi criado um subcomitê para avaliar os projetos envolvendo a Covid-19, já que a Conep pede que o prazo máximo de avaliação dos pareceristas seja de cinco dias, neste momento de atípico. “Ter um Comitê atuante como o da Unesc mostra como a Instituição valoriza a pesquisa e prima para que os estudos deem toda a proteção aos participantes”, comenta o coordenador.

Avaliação criteriosa

A vice coordenadora do CEP, Patrícia Duarte Simões Pires, salienta a importância de se fazer uma avaliação criteriosa nos projetos de pesquisas com seres humanos, tomando os cuidados com os indivíduos como a confidencialidade dos dados e a proteção ao risco. “Os pesquisadores precisam prever os riscos que os participantes da pesquisa possam estar submetidos e como estes riscos serão amenizados, relatando ao participante todas as informações através de uma linguagem clara, objetiva e simples para o seu entendimento e de modo que ao aceitar fazer parte de um projeto, a pessoa tenha a consciência dos riscos e dos benefícios”, comenta.

Segundo Patrícia, para que a ciência tenha bases sólidas para propor novos tratamentos e novos protocolos, a pesquisa é fundamental e deve seguir todas as diretrizes éticas, tendo como objetivo resultados fidedignos que garantam evidências científicas sólidas nos seus resultados. “Uma universidade que investe em pesquisa se torna forte, confiável, com respeito dentro da academia, e, portanto, a investigação científica é imprescindível na consolidação de uma universidade na sua magnitude. A comunidade neste contexto, tem um ganho extraordinário, pois através dos resultados fundamentados da pesquisa é possível encontrar soluções para o bem-estar da população. A evolução da ciência passa pela pesquisa. Se hoje conseguimos ter medicamentos para diversas doenças, por exemplo, é por conta de estudos que, em vários casos, envolvem seres humanos”, reforça.

Participação de representantes dos usuários

Representante do Conselho Municipal de Saúde e dos usuários no Comitê de Ética da Unesc, Rindalta das Graças de Oliveira participa das atividades há dois anos e contribui durante as reuniões do CEP. “O trabalho do CEP é de suma importância para a segurança dos usuários da pesquisa. É no Comitê de Ética que é analisando todo o protocolo do projeto”, afirma.

Reconhecimento

Na última semana, o CEP da Unesc participou do Projeto de Qualificação de Comitês de Ética em Pesquisa, realizado pela Conep, vinculada ao Conselho Nacional de Saúde e ao Ministério da Saúde e segundo o presidente do Comitê da Unesc, o trabalho desenvolvido por professores e representantes da comunidade foi reconhecido pela Conep. “Nesse Programa de Qualificação, o nosso CEP foi bem avaliado. Seja na questão dos prazos, já que em mais de 95% dos casos eles são cumpridos, seja nas atividades desenvolvidas na área educativa também”.

Como fazer parte

O primeiro passo para realizar pesquisa em seres humanos é procurar o Comitê de Ética para se cadastrar na Plataforma Brasil e ter uma capacitação. Todos os pesquisadores da Unesc recebem o cronograma das reuniões do CEP e eles têm o prazo de sete dias antes do encontro para submeter o projeto, para que o parecerista seja escolhido conforme a sua área de atuação e o projeto seja levado para avaliação dos demais membros. Se estiver tudo correto com o trabalho, o pesquisador poderá iniciar o estudo em no máximo, 30 dias.

Dados do CEP

As reuniões do CEP ocorrem geralmente na terceira quinta-feira de cada mês, das 17h15 até o horário de atender a quantidade de avaliações de projetos. Algumas reuniões podem continuar em outra data/horário dependendo da quantidade de projetos. No ano de 2020 o CEP da Unesc recebeu a média de 35 projetos para avaliação até o mês de setembro.

Na Unesc, o Comitê conta com 23 membros titulares, 23 membros suplentes e uma secretária. O CEP possui representantes dos cursos de Fisioterapia, Psicologia, Farmácia, Medicina, Enfermagem, Engenharias, Odontologia, Educação Física, Biomedicina, Ciências Contábeis, Nutrição, Licenciaturas da Universidade; dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) da Unesc, SCol (Saúde Coletiva), CS (Ciências da Saúde), E (Educação), D (Direito), DS (Desenvolvimento Socioeconômico); da Procuradoria Jurídica; da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc e do Conselho Municipal de Saúde.

O CEP fica localizado na sala 21 do Bloco Administrativo da Unesc, com horário de funcionamento das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. O telefone de contato é o (48) 3431-2606 e o e-mail, cetica@unesc.net.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2020 às 14:27
Compartilhar Comente

Acadêmicos da Unesc recebem auxílio tecnológico para seguir os estudos durante a pandemia

Acadêmicos da Unesc recebem auxílio tecnológico para seguir os estudos durante a pandemia
Márcia recebeu empréstimo de equipamento para acompanhar as aulas remotas (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Para contribuir com a qualidade do ensino, com a aprendizagem e com a permanência estudantil, a Unesc desenvolve desde maio, um projeto para auxiliar os acadêmicos que têm dificuldades no acesso às aulas remotas por não possuírem equipamentos tecnológicos adequados. No novo semestre que iniciou com as aulas híbridas, o projeto segue colaborando para que os calouros possam iniciar e os veteranos, dar continuidade ao processo formativo.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, enfatiza a preocupação da Universidade com a excelência acadêmica e com a qualidade de vida do aluno e que por isso, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, a Instituição implantou o projeto para conceder auxílio tecnológico à comunidade acadêmica. “A Universidade é sensível àqueles para os quais ela existe. A pandemia nos colocou frente ao desconhecido e mesmo neste período de incertezas, decidimos fazer os enfrentamentos necessários para dar o suporte ao que temos de mais precioso: as pessoas. Entre as diversas ações adotadas, dedicamos nossas equipes de gestão a proporcionar todo o suporte necessário para a continuidade do semestre e o fortalecimento da relação entre os estudantes e a Unesc. E essa união está sendo imprescindível para que vençamos este desafio”, afirma.

O gerente do Departamento de Tecnologia da Informação da Unesc (DTI), Rogério Casagrande, afirma que até esta semana, a Instituição já disponibilizou cerca de 300 notebooks e chromebooks e mais de 50 acessos à internet para acadêmicos e ainda outros 120 notebooks para funcionários e professores. “Com o início da pandemia, a gestão da Universidade imediatamente solicitou ao DTI que viabilizasse o empréstimo de equipamentos como computadores e modems 4G para acesso à internet aos estudantes que estivessem com dificuldade ou impossibilitados de acompanhar as aulas mediadas por tecnologia. Desta forma, a Unesc garantiu o acesso com qualidade às atividades acadêmicas e possibilitou o apoio administrativo e pedagógico necessário à manutenção dos serviços prestados pela nossa Universidade”, salienta.

Projeto ajudou Márcia a concluir o curso de Pedagogia

A pedagoga Márcia Bertan de Oliveira Rankel, de Criciúma, é um dos exemplos de estudantes que foram beneficiados pelo projeto. Márcia colou grau no dia 8 de setembro deste ano e conta que o empréstimo de equipamentos tecnológicos foi uma iniciativa importante para os acadêmicos. “A Unesc me deu auxílio durante toda a graduação e durante a pandemia, não apenas me ajudou, mas aos meus filhos também, pois emprestou um chromebook com o qual todos puderam estudar e ainda suporte de como usar o equipamento”, conta.

E na reta final do curso superior, Márcia teve que lidar com as incertezas que uma pandemia como a que estamos vivendo nos traz e se manter firme no propósito de concluir os estudos, mesmo que em alguns momentos tenha visto o sonho da formatura ficar distante. “Mas a Unesc foi muito humana e teve uma visão holística, pensando nos estudantes como um todo. Se atentou às necessidades de cada um e foi graças a essa visão que consegui dar continuidade nos meus estudos. Afinal, não tinha computador e eu junto com os meus dois filhos tínhamos aulas remotas entre outras atividades, estágios e até a minha sonhada formatura. Só há uma palavra que resume tudo o que sinto pela assistência que foi dada: gratidão!”, afirma.

Cadastro deve ser solicitado à coordenação do curso

Para também ser contemplado com o suporte, o aluno pode acessar a coordenação de seu curso. A demanda será levada à Diretoria de Ensino, que dará seguimento de avaliação dos processos para a entrega do equipamento.

Para garantir o auxílio de maneira assertiva, a contemplar o maior número de estudantes que necessitam de ajuda para acompanhar as aulas, o movimento em conjunto foi realizado entre Reitoria, Diretoria de Ensino de Graduação e DTI (Departamento de Tecnologia da Informação).

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de setembro de 2020 às 11:04
Compartilhar Comente

Visão de futuro, eixos e objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento da Amrec são apresentados para gestores municipais

Visão de futuro, eixos e objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento da Amrec são apresentados para gestores municipais
Terceira fase do projeto ocorreu na manhã desta sexta-feira (Fotos: Matheus Reis/Milena Nandi) Mais imagens

O projeto de elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec concluiu mais uma etapa importante. Na manhã desta sexta-feira (25/9), a Unesc e o Unibave reuniram prefeitos e secretários municipais para apresentar e validar a visão de futuro, eixos e objetivos estratégicos, elencados após a análise dos dados e contribuições coletadas ao longo de 12 encontros virtuais com lideranças e a comunidade de cada município. Os resultados da reunião desta sexta-feira serão compartilhados com toda a comunidade, em um evento no dia 6 de outubro, às 19h, quando a comunidade poderá contribuir novamente com a construção do Plano de Desenvolvimento.   

Este momento será transmitido pela Unesc TV, em seu canal no Youtube e os participantes poderão ainda se inscrever para comporem grupos de trabalho (GTs) posteriormente.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a elaboração do Plano de Desenvolvimento é um importante passo para a região, e o trabalho, feito com abrangência, responsabilidade e com a participação da comunidade, o que ela julga ser essencial para o bom resultado do projeto. “Um trabalho com esta profundidade não se faz sem dedicação e a participação efetiva de todos. A metodologia empregada envolve a construção dos projetos estratégicos estruturantes, dos setores portadores de futuro, que são identificados a partir dos dados que trouxemos e a partir das macrotendências. Esses setores têm que balizar o nosso desenvolvimento. Eles são essenciais a nossa análise e construção dos projetos estratégicos”.

Para o reitor do Unibave, Elcio Willemann, o projeto é de extrema relevância para o crescimento e desenvolvimento dos municípios do Sul catarinense. “As informações coletadas ao longo destas etapas são imprescindíveis para a elaboração de estratégias para o desenvolvimento da região. E ele só vai ocorrer a partir do engajamento de todos e de ações em conjunto. Este projeto foi uma brilhante ideia da Unesc e agradecemos à Universidade por ter aberto a possibilidade de parceria com o Unibave”.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, pondera que a equipe realizou um trabalho intenso em laboratório para análise dos dados apresentados nesta sexta-feira e está engajada em entregar um projeto exequível e que tenha a digital de todos que estejam interessados em colaborar com o plano. “Estamos preocupados a fazer um trabalho de excelência para a região. Não é um movimento da Unesc e do Unibave, mas de todos. As Instituições são apenas as mediadoras de um movimento que pode mudar a região. Um time de ponta que com a colaboração da comunidade está empenhado em fazer acontecer um projeto que vai ficar na memória da região”.   

O presidente da Amrec, Ademir Magagnim, parabenizou a Unesc e o Unibave pela condução do projeto e salientou que o Plano de Desenvolvimento irá contribuir para despertar e consolidar o potencial do Sul do Estado que está adormecido. Segundo ele, a partir desta etapa, fica cada vez mais clara a construção do plano. “Estamos saindo da fase de imaginação para uma fase mais real. Tenho certeza que as reuniõest êm sido muito produtivas e percebi muito a fala da tecnologia. Tenho certeza que podemos trazer de volta a nossa região ao destaque em Santa Catarina. Queremos que tenha emprego e renda e desenvolvimento com qualidade de vida. Este plano será o maior projeto que os prefeitos estão entregando para os novos gestores que vão assumir em 2021”.

A professora da Unesc, Camila Bardini, comandou as atividades da manhã desta sexta-feira e ressaltou a importância delas para dar voz e fazer um trabalho colaborativo. O encontro virtual reuniu 117 pessoas, entre prefeitos, secretários e demais gestores públicos, além de professores e gestores da Unesc e do Unibave.    

Resultados

Uma das coordenadoras do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e de Inovação da Unesc, Melissa Watanabe, apresentou o diagnóstico feito após a fase inicial de coleta de informações e debates com a comunidade de cada município que compõe a Amrec. “Trabalhamos em uma equipe de aproximadamente 100 pessoas para validação das informações das 12 reuniões. Foram 800 participações públicas e 1.612 documentos surgiram disso, sendo que todos foram avaliados”, conta.

Desafios


Diversificação econômica: empreendedorismo, emprego/renda agricultura/agronegócio, indústria e serviço. 

Educação: qualificação, curso profissionalizante e estrutura voltados para as demandas da região.

Infraestrutura: urbanização, saneamento, segurança e mobilidade/logística como condição para o desenvolvimento da região. 

Planos de Desenvolvimento: planejamento com planos diretores e de desenvolvimento exequíveis.

Turismo: integração e vários tipos de turismo: rural, aventura, ecológico e negócios; hospitalidade – restaurantes, hotéis e lazer.

Recursos naturais: resíduos, água e energia – busca pelo menor uso e devolução. 

Potencialidades

Infraestrutura: mobilidade/logística/energia renovável e não renovável.

Agricultura: agronegócio e agricultura familiar.

Turismo integrado: lazer (férias/contemplativos), esporte (aventura/radicais) e negócios (feiras/congressos/tecnologia).

Cultura: atrativo e patrimônio (forma de atração de turistas).

Diversificação econômica: empreendedorismo, emprego/renda, economia criativa, serviço/varejo. 

Sonhos

Novas empresas: emprego, desenvolvimento industrial/serviços/varejo. 

Ser referência: em educação, saúde, mobilidade e turismo.

Parcerias: integração com outros municípios quanto à mobilidade e ao turismo.

Turismo: rota regional e valorização da cultura.

Infraestrutura: para o turismo e a qualidade de vida.

Cidades sustentáveis: cidades integradas, mobilidade, conservação e energia renovável.

Visão de futuro – Elementos

Elevada qualidade de vida para todos: excelente educação, saúde, segurança, mobilidade, moradia e saneamento; empregos dignos, bem remunerados e motivadores; inclusivo e com oportunidades iguais; competitivo na economia globalizadae população culta e com autoestima.

Valorização dos potenciais existentes: turismo, utilização sustentável do carvão, substrato produtivo existente.

Novas vertentes econômicas (setores portadores de existentes): tecnologia da informação e indústrias criativas.

Reconhecimento e competitividade mundial.

Sugestão de frase para síntese da Visão de Futuro: “Região reconhecida pela sua elevada qualidade de vida, sustentável em todos os domínios, fundamentada na cooperação entre os seus integrantes e capaz de reinventar-se continuamente rumo ao futuro”.

Apresentação de dados

O também coordenador do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc, Thiago Fabris, apresentou dados econômicos e sociais da região Sul catarinense. Segundo ele, as principais variáveis se relacionam à geração de emprego e renda, sendo que a geração de empregos formais impacta fortemente no crescimento econômico. Para cada emprego formal gerado, temos valor adicionado R$ 100 mil à economia da região. A educação (avaliação em termos de Ensino Médio) está em um patamar ainda acima: cada matrícula gerada contribui para a economia da Amrec algo em torno de R$ 7 mil.

Fabris apresentou dados sobre o número de empresas por habitantes na Amrec – em média 1 para cada 29 pessoas – informações sobre educação e os setores portadores de futuro. Ele apresentou ainda a análise dos 20 principais setores da economia da Amrec, e os setores-chave e seus efeitos multiplicadores.

Segundo o diagnóstico, os eixos estratégicos regionais são: turismo integrado; inovação e sociedade do conhecimento; sustentabilidade ambiental e uso consciente dos recursos; desenvolvimento econômico; desenvolvimento educacional e social e mobilidade regional integrada. 

Para saber em mais detalhes os dados apresentados, você pode acessar um caderno no site o Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc através do link http://observatorio.unesc.net/

Sugestões aos gestores

Um dos consultores do projeto, Roberto Spolidoro, apresentou algumas sugestões para a região:

Sistema regional de ciclovias – buscar modelos em outros países.

Ecossistema regional de inovação – com parques tecnológicos (apresentou exemplos em universidades e na iniciativa privada e falou sobre como o governo pode estimular essas iniciativas.)

Sistema regional integrado de turismo – valorizar e potencializar o turismo, que colabora na geração de emprego e renda; estradas com paisagismo e investimento na paisagem urbana.

Equipe

Do Unibave, participam do projeto o reitor, Elcio Willeman; o pró-reitor de pós-graduação pesquisa e extensão, Dimas Ailton Rocha; a coordenadora do curso de agronomia, Janaína Veronezi Alberton; o coordenador do curso de Sistemas de Informação, Nacim Miguel Francisco Júnior e os professores Guilherme Doneda e Ana Paula Bazo.

A equipe da Unesc envolvida no evento é formada: pela reitora, Luciane Bisognin Ceretta; pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes; pelos coordenadores do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e de Inovação, Thiago Fabris e Melissa Watanabe; pela coordenadora do Setor de Planejamento Institucional, Almerinda Bianca Bez Batti Dias; pelo coordenador da Sala dos Municípios, Dorvanil Vieira; pelos professores da Unesc Igor Drudi e Camila Bardini e pelos consultores Sebastião Freitas e Roberto Spolidoro, além de monitores.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de setembro de 2020 às 18:50
Compartilhar Comente

Unesc recebe Certificado de Empresa Solidária da Afasc

Unesc recebe Certificado de Empresa Solidária da Afasc
Placa de homenagem foi entregue na reitoria da Universidade nesta sexta-feira (25/9) (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, e a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, receberam um presente especial nesta sexta-feira (25/9). As duas foram presenteadas, em nome da Universidade, com o Certificado de Empresa Solidária da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) como forma de agradecimento pelas parcerias firmadas ao longo dos anos.

A honraria foi entregue pelo diretor da Associação, Adriano Boaroli, e pela responsável pela captação de parceiros para o projeto Afasc Solidária, Magali Amboni.

Ter contato próximo com a comunidade e com tudo o que a beneficia, conforme a reitora, é sempre uma honra e faz parte do caráter da Universidade. “Nos sentimos lisonjeados ao receber o Certificado, pois ele é mais um registro da nossa parceria de sucesso. Tudo o que estiver ao nosso alcance e que puder beneficiar nossa comunidade estará entre as prioridades da Unesc. É um prazer poder firmar parcerias com a Afasc em nome desse bem comum”, salientou Luciane.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de setembro de 2020 às 17:36
Compartilhar Comente

Comitê de Ética em Pesquisa da Unesc participa de avaliação e qualificação do Ministério da Saúde

Comitê de Ética em Pesquisa da Unesc participa de avaliação e qualificação do Ministério da Saúde
Encontro virtual ocorreu durante toda a quinta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Gestores da Unesc e membros do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade, participaram nesta quinta-feira (24/9), do Projeto de Qualificação de Comitês de Ética em Pesquisa realizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conepe), vinculada ao Conselho Nacional de Saúde e ao Ministério da Saúde. Durante manhã e tarde, houve uma visita de qualificação por webconferência ao CEP, uma iniciativa que tem sido realizada em todo o país, com o objetivo de dialogar e alinhar o trabalho dos comitês das instituições brasileiras. 

reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destaca a importância da pesquisa para a Unesc e o quanto colabora para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Neste sentido, Luciane considera o projeto de qualificação dos CEPs de grande relevância para a ciência. “As reflexões e os diálogos ocorridos ao longo deste dia foram importantes para o alinhamento do trabalho, primordial no processo científico. É impensável falar em pesquisa envolvendo seres humanos sem a atuação do CEP na avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos e na defesa da integralidade e dignidade humana”, salienta Luciane.  

O coordenador do CEP da Unesc, Marco Antônio da Silva conta que o Comitê possui 23 membros titulares e 23 suplentes, incluindo pessoas da comunidade externa e é responsável por revisar todos os protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos. “O Projeto de Qualificação de Comitês de Ética em Pesquisa é uma ação de ensino/aprendizagem que objetiva educar, padronizar o trabalho administrativo dos Comitês, fortalecer a análise e discussão ética e promover a parceria entre os CEPs e a Conepe. Durante o encontro, o nosso CEP pronunciou-se, no aspecto ético, sobre todos os trabalhos de pesquisa realizados envolvendo seres humanos”, comenta.

A visita de qualificação foi realizada em três momentos e contou com a participação da reitora da Unesc; do coordenador do CEP; da pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo; da vice coordenadora do CEP, Patrícia Duarte Simões Pires; da secretária do CEP, Marina Silva Dutra e da representante do Conselho Municipal de Saúde, representante dos usuários no Comitê, Rindalta das Graças de Oliveira. 

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de setembro de 2020 às 19:46
Compartilhar Comente