Reitoria

Segundo semestre com inovações tecnológicas na Unesc

Segundo semestre com inovações tecnológicas na Unesc
Ao todo são nove iniciativas que acompanham as inovações internas propostas pela gestão universitária (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

Entre as principais diretrizes da atual gestão da Unesc estão as inovações. Entre elas podemos destacar as curriculares, pedagógicas e, principalmente, as inovações tecnológicas. Alinhando-se as novas demandas, o DTI (Departamento de Tecnologia da Informação) da Unesc trazendo, durante o segundo semestre de 2019, nove novidades que vão beneficiar acadêmicos, professores, colaboradores e a comunidade externa.

As novidades estão alinhadas com as demandas do momento e as necessidades observadas pelos acadêmicos e professores da Universidade. Conforme o Gerente do DTI, Rogério Casagrande, ao tratar sobre inovação precisamos atuar junto as mudanças. “São desafios que estão alinhados com o planejamento das diretrizes da gestão. São medidas para o benefício da comunidade interna e externa”, coloca.

Ambiente do professor

Os professores da Universidade terão à sua disposição novas ferramentas para a organização das aulas. O novo diário acadêmico integra todos os níveis de ensino; fundamental, graduação e pós-graduação, tornando-se um canal único do professor. A medida vai ao encontro com o novo ambiente virtual disponibilizado aos docentes que agrega também informações da biblioteca e do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano). “A atualização desta ferramenta integra os serviços dos docentes, proporcionado a eles uma nova experiência em sala de aula”, explica Casagrande.

Rede CAFe e acesso aos Periódicos da Capes

A Unesc agora faz parte da comunidade acadêmica federada CAFe. A rede CAFe é um avançado conjunto de ferramentas que colaboram para o impulsionamento da ciência e da educação para todos. Entre as ferramentas disponíveis está a rede Eduroam (education roaming), já em operação e que possibilita o acesso à rede Wi-Fi em diversas Universidades do Brasil e do mundo, salas virtuais, conferências e, principalmente, acesso à base de dados dos Periódicos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com as credenciais de acesso da Unesc remotamente.

Ampliação da internet no campus

A rede Internet da Unesc também foi ampliada, isso porque a Universidade contava com dois links de 400 Mpbs cada e agora um deles foi ampliado para 1 Gbps. O link é o canal de tráfego de informações e com esta ampliação, a capacidade de acesso da Internet no campus fica, aproximadamente, três vezes mais rápida.

Novo AVA

O AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) foi remodelado. Agora ele está mais simples e adaptado ao modelo EaD (Ensino à Distância), melhorando o acompanhamento e interação com os sistemas de serviços da Unesc.

Outra mudança é a implantação de um ambiente de inscrições e pagamentos de cursos das modalidades EaD, beneficiando o setor financeiro e os acadêmicos. “Além disso, o estudante poderá acompanhar toda a jornada de matrícula, não necessitando vir até a Universidade para o processo”, acrescenta Casagrande.

Currículo Web

O cadastro de currículos externos e internos da Universidade foi inovado. Agora os interessados em se inscrever para vagas de trabalho na Instituição têm a ferramenta, no site do DDH para internos e no site da Unesc para externos, de forma mais acessível e simplificada.

Acordo de horas digital

Uma medida voltada para os colaboradores da Instituição, e que está em implantação neste semestre, é a gestão do ponto digital. A iniciativa prevê o fim dos acordos de horas em papel, possibilitando a atividade de forma totalmente digital. “Os colaboradores irão ajustar os horários e registrar as ocorrências. Após isso a gerência do setor irá validar os dados”, coloca Casagrande. A medida prevê redução de trabalho de digitação no Setor pessoal e economia considerável de papel na Universidade.

Rede Social Corporativa

Está em análise e negociação uma nova ferramenta de comunicação interna da Universidade. A iniciativa prevê a adoção de uma ferramenta que para melhorar os processos e impulsionar a comunicação entre os colaboradores.

Digitalização do acervo acadêmico

Acompanhando as novas diretrizes do MEC (Ministério da Educação), a Unesc estará realizando a digitalização de todos os documentos acadêmicos internos da Universidade. Além disso, também está realizando produção e controle dos diplomas entregues pela Instituição. “Ainda vale ressaltar que há seis anos a Unesc já digitaliza os documentos no processo de matrículas. Essa ação visa gerar mais praticidade no manuseio e no trabalho com os papeis e aderência às normas do MEC”, explica o coordenador do DTI.

Terminais de autoatendimento de impressão

Está em fase inicial de definição a implantação dos pontos de autoatendimento de impressão no Campus, possibilitando que a comunidade acadêmica possa enviar suas impressões, a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, diretamente à impressora de sua preferência. Ao chegar no campus estarão disponíveis vouchers com valores de impressão para aquisição nos mais diversos lugares do campus, além do portal do aluno. Assim, poderão liberar a impressão com o seu identificador RFID (Radio Frequency Identification, em português Identificação por Radiofrequência) do crachá ou da carteirinha da biblioteca para a impressora mais próxima.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 25 de setembro de 2019 às 17:00
Compartilhar Comente

Noite de celebração da Unesc Araranguá

Noite de celebração da Unesc Araranguá
Evento no Clube Grêmio Fronteira reuniu lideranças no Vale do Araranguá para celebrar os novos projetos da Universidade (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Lideranças dos municípios da Amesc estiveram reunidas, na noite desta terça-feira (24/9), no Clube Grêmio Fronteira para o lançamento do projeto Unesc Araranguá. A ação, realizada pela Universidade em parceria com a Weber Empreendimentos, significa uma evolução do projeto inicial, recebido pela região ainda em 2019. No novo formato, com uma projeção inovadora, a Unesc passa a contar com uma unidade na cidade e prepara sua estrutura que fará parte da Cidade Universitária.

Ao apresentar o projeto aos convidados, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destacou que a parceria firmada oferece, a partir de agora, uma proximidade ainda maior com a comunidade da Amesc e, principalmente, grande impulso para o desenvolvimento regional, bandeira constante da Universidade, motivos comemoradas na noite de lançamento. “Muito mais do que cursos, estamos trazendo oportunidades. Isso está sendo possível graças ao trabalho de equipes que se dedicaram e rapidamente conseguiram com que estivessemos realizando esse momento especial hoje. A hora é agora”, salientou.

Destacando a história da Weber Empreendimentos, o empresário Fernando Weber fez questão de registrar a satisfação sentida em unir duas grandes famílias. “Temos muito orgulho em fazer parte desse projeto ousado que traz a Araranguá o bairro mais moderno ou um dos mais modernos de todo o país. Nós acreditamos nessa ideia e no potencial dessa região e, junto com a família Unesc, vamos transformá-lo em realidade”, destacou.

A Unesc Araranguá foi inaugurada oficialmente na manhã desta terça-feira, assim como a pedra fundamental do bairro Cidade Universitária, com a presença da imprensa de toda a região.

Confira aqui os detalhes da parceria firmada e dos cursos que passam a ser ofertados em Araranguá.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 24 de setembro de 2019 às 22:50
Compartilhar Comente

Com processo de expansão em franco desenvolvimento, Unesc amplia presença na região de Araranguá

Com processo de expansão em franco desenvolvimento, Unesc amplia presença na região de Araranguá
Projeto da Universidade já passa por expansão em parceria com a Weber Empreendimentos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A presença da Unesc e de toda a sua expertise em Araranguá se amplia a partir da expansão do projeto iniciado em abril deste ano, inicialmente com Polo de Ensino a Distância. Agora, a região de Araranguá, que recebeu a Universidade acolhedoramente em 2019, contará com um campus da Unesc incluído em um audacioso projeto chamado de “Cidade Universitária”, um bairro completo planejado a partir de tendências mundiais. A ação é resultado de uma parceria com a Weber Empreendimentos e promete movimentar não só o setor educacional, mas toda a economia da região, contribuindo fortemente com o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural do Extremo Sul catarinense.

Os primeiros passos da grandiosa parceria já foram dados e as aulas, inicialmente no modelo de Educação a Distância da Unesc, foram iniciadas no prédio especialmente preparado para as atividades, com espaços  diferenciados e ambientes contemporâneos. Ele está localizado na Rodovia Governador Jorge Lacerda, número 2320, bairro Divineia, e será o ponto de encontro da Universidade na Cidade das Avenidas até a inauguração do bairro Cidade Universitária. Já nesta ampliação a Universidade oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão para início das atividades em outubro, além de cursos de curta duração. O espaço já conta também com uma exposição permanente e exclusiva do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski com foco em animais da mata atlântica.

Os alunos que chegam à Unesc Araranguá deparam-se com uma estrutura a altura de duas instituições como a Universidade e a Weber Empreendimentos. Projetados pela arquiteta Laise Volpato, os ambientes para o início dessa trajetória contam com todo o cuidado e carinho que os estudantes merecem. “O foco foi voltado a ambientes de aprendizagem que permitissem diferentes usos. Desta forma foram criadas salas, cuja versatilidade do mobiliário permite uma variedade de layouts, adequando a necessidade de ensino. Os espaços são bem iluminados, climatizados, possuem cores diferentes, com mobiliários inovadores, assim tornam-se ambientes acolhedores que buscam estimular a convivência, a troca de experiência e o aprendizado completo”, pontuou a arquiteta.

Cidade do futuro
 

O projeto inovador que engloba todo o bairro Cidade Universitária contempla uma área de 327 mil metros quadrados, com um total de R$ 60 milhões em investimento. As obras no local estão adiantadas, com nível de conclusão em 80%, tendo sua inauguração programada para o segundo semestre de 2020. O futuro campus da Unesc no bairro contará com a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão nas modalidades presenciais, a distância e híbridos, possibilidade que integra aulas online e presenciais. Em local privilegiado, há 800 metros do acesso à BR-101, a Cidade Universitária terá capacidade de ocupação de mais de 15 mil pessoas, com espaço para a construção de três mil imóveis.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, um projeto de tamanha importância sendo implantado pela Universidade representa o investimento de esforços da Instituição em prol do desenvolvimento sustentável da região. “Esse é um projeto inovador, que reúne a finalidade da Unesc, de mobilizar o desenvolvimento do Extremo Sul por meio de iniciativas educacionais diferenciadas e de excelência, com o desejo da Weber Empreendimentos de estar presente e, também, contribuir com a região”.

Ainda de acordo com Luciane, o projeto não para por aqui. “Firmamos uma parceria de médio e longo prazo que contempla ainda muitas outras ações que certamente impactarão a região e trarão excelentes resultados”, completa. A partir da novidade a Unesc passará a ser multicampi, ou seja, contará com mais de uma unidade oficial, ampliando ainda mais sua força no Sul catarinense.

Colocar o bairro Cidade Universitária Araranguá em prática, conforme o diretor executivo da Weber Empreendimentos, Fernando Weber, é voltar a visão para a cidade do futuro, uma tendência mundial focada no bem-estar e qualidade de vida. “O conceito visa planejar a ocupação do espaço para que os moradores da localidade tenham tudo o que precisam no próprio bairro, sem que tenham que perder tempo no trânsito, por exemplo. Gerando
qualidade de vida, isso gera, ambiente sustentável e principalmente a possibilidade das pessoas se desenvolverem, através deste grande alicerce que é a educação”, pontua.

A mudança, ou seja, a evolução da região que receberá o empreendimento, para Fernando, será de extrema relevância. “O projeto irá proporcionar a geração de empregos e o desenvolvimento da região, com a valorização de todo o entorno. Escolhemos a área no Sul de Santa Catarina com o maior potencial logístico e ali teremos situada a maior e mais consolidada Universidade da região”, completa.

Possibilidades imediatas


A Unesc Araranguá já coloca à disposição na modalidade a distância os cursos de graduação em Administração; Ciências Contábeis; Pedagogia; Recursos Humanos; Processos Gerenciais; Gestão Financeira; Gestão Comercial; Marketing; Logística; Gestão do Turismo; Hotelaria; Eventos; Gestão Pública; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Rede de Computadores; Gestão Hospitalar; Gestão Ambiental, Design de Interiores e Serviço Social.

De acordo com a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, para quem procura uma especialização por meio da pós-graduação lato sensu na modalidade presencial a Instituição já oferta, na área de negócios, o MBA Executivo em Controladoria e Finanças e o MBA Gestão de Negócios e Estratégias Competitivas. Já na área das engenharias está disponível a pós em Engenharia de Segurança no Trabalho e na área da saúde opções como Avaliação Psicológica, Enfermagem Obstétrica e Neonatal, Farmácia Clínica, Nutrição Clínica Funcional e Saúde Mental. No campo da educação a Universidade oferece as pós-graduações
em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Psicopedagogia clínica e institucional, finalizando com a área jurídica, em que oferta os cursos de Direito Civil e Processo Civil e MBA Direito Previdenciário.

Quem busca uma forma mais flexível de continuar os estudos pode encontrar na modalidade a distância os cursos de especialização em Direito Processual Civil na Atualidade, Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e Políticas Públicas, Docência Universitária, Gestão de Marketing, Gestão em Saúde, Gestão Empresarial, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Gestão Estratégica de Pessoas.
 
Conforme Indianara, além das possibilidades já oferecidas, dezenas de novos cursos estarão à disposição dos acadêmicos para início em fevereiro de 2020. “Temos um plano de crescimento para este projeto. Já em fevereiro iremos lançar cinco cursos de graduação presenciais, além de 15 à distância e outros híbridos”, destaca. 

Os cursos de graduação presenciais disponibilizados já a partir do próximo ano serão em Psicologia, Direito, Nutrição, Administração e Ciências Contábeis.

Confira as opções no modelo a distância para início em outubro de 2019:

 Gestão e Desenvolvimento de Agrotechs;
 Data Science e Big Data;
 Gestão de Negócios em Ambiente de Transformação Digital;
 Gestão de Pessoas, da Pluralidade e da Transformação Organizacional;
 Desenvolvimento de Soluções, Aplicações e Interfaces Digitais;
 Gestão de Finanças e Mercado de Capitais;
 Design de Experiências e Serviços;
 Logística e Supply Chain 4.0.;
 Gestão de Redes e Cloud Computing: governança e segurança da informação.
•     Administração (EaD);
•     Ciências Contábeis (EaD);
•     Pedagogia (EaD);
•     Serviço Social – Bacharelado (EaD).
•     Recursos Humanos (EaD);
•     Processos Gerenciais (EaD);
•     Gestão Financeira (EaD);
•     Gestão Comercial (EaD);
•     Marketing (EaD);
•     Logística (EaD);
•     Gestão do Turismo (EaD);
•     Hotelaria (EaD);
•     Eventos (EaD);
•     Gestão Pública (EaD);
•     Análise e Desenvolvimento de Sistemas (EaD);
•     Rede de Computadores (EaD);
•     Gestão Hospitalar (EaD);
•     Gestão Ambiental (EaD);
 Design de Interiores (Híbrido)

Pós-graduação
         Especialização em Direito Processual Civil na Atualidade;
         Especialização em Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e Políticas Públicas;
         Especialização em Docência Universitária;
         Especialização em Gestão de Marketing;
         Especialização em Gestão em Saúde;
         Especialização em Gestão Empresarial;
         Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica;
         Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas.

Na modalidade presencial, a Unesc Araranguá também contará com novidades em 2020.


Confira os cursos que estarão disponíveis:

Pós-graduação Presencial:

- Área de Negócios
         MBA Executivo em Controladoria e Finanças;
         MBA Gestão de Negócios e Estratégias Competitivas.
- Área de Engenharias
         Engenharia de Segurança no Trabalho.
- Área da Saúde
         Avaliação Psicológica;
         Enfermagem Obstétrica e Neonatal;
         Farmácia Clínica;
         Nutrição Clínica Funcional;
         Saúde Mental.

- Área da Educação
         Gestão Escola e coordenação pedagógica;
         Psicopedagogia clínica e institucional.
- Área Direito:
         Direito civil e Processo civil;
         MBA Direito Previdenciário.

Extensão – Presenciais:
         Fluxo de Caixa;
         Excelência no Atendimento - Inteligência emocional e social;
         Oratória;
         Perdendo o medo das câmeras;
         Aspectos relevantes da constituição, gestão e administração dos condomínios;
         Libras Módulo I;
         Programa de manejo da ansiedade para situações avaliativas em vestibulares,
concursos, TCCs, dissertações e teses.

Extensão – Modelo a Distância
         Cooperativismo;
         Gestão Financeira Pessoal e Familiar;
         Segurança do Trabalho.

Curso de Idiomas: 
         Inglês Básico I e II;
         Italiano Básico I e II;
         Espanhol Básico I e II.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 24 de setembro de 2019 às 14:32
Compartilhar Comente

Integrantes da Missão Vale do Silício discutem ações de inovação para o Sul do Estado

Integrantes da Missão Vale do Silício discutem ações de inovação para o Sul do Estado
Reunião ocorreu nesta sexta-feira na Sala dos Municípios (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os integrantes da Missão Vale do Silício do Senac/SC estiveram reunidos nesta sexta-feira (20/9), para debater ações de inovação para o Sul do Estado. As reflexões e ideias surgiram a partir das experiências vivenciadas pelos integrantes da comitiva catarinense ao longo de cinco dias de visitas técnicas a empresas, instituições de ensino e órgãos públicos sediados na Califórnia, nos Estados Unidos.

No início dos trabalhos desta sexta-feira, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, sugeriu que cada participante da missão fizesse um relato do que mais chamou a atenção nos locais visitados para depois dar início aos debates. Segundo ele, as experiências na cultura do Vale do Silício e o contato com as tendências internacionais em inovação e educação foram de grande valia e serão compartilhadas em prol de toda a região.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, ressaltou que o ecossistema observado no Valei do Silício é muito dinâmico e envolve a articulação entre empresas, poder público e universidade. Especificamente, no setor educacional, Fabris destacou que existe uma flexibilização nos modelos pedagógicos e a uma forte parceria entre universidade, empresas, aceleradoras e startups. Destacou ainda que a evolução tecnológica será ainda mais intensa nos próximos anos. Cidades inteligentes, automóveis autônomos, diagnósticos médicos ainda mais precisos, inteligência artificial e supercomputadores estarão cada vez mais presentes na sociedade.

O prefeito de Forquilhinha, Dimas Kammer, chamou a atenção para o fato de o PIB (Produto Interno Bruto) gerado na Califórnia, especialmente com a ajuda das empresas de tecnologia, ser maior que o do Brasil e sugeriu que fosse pensado em uma articulação entre Legislativo e instituições de ensino para a regulamentação e o incentivo da instalação de startups nos municípios da região.

Já o diretor de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Claiton Pacheco, levantou o pragmatismo do comportamento empresarial no Vale do Silício e a abertura ao diálogo e a rapidez nas respostas, além do fato de o poder público estar empenhado em atrair negócios. “Lá temos um mercado maduro, com uma visão de querer mudar o mundo e não apenas a sua cidade. É um projeto global que se inicia pelo local”.

A reunião contou ainda com a participação do assessor de inovação da Unesc, Paulo Priante; das assessoras da Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Melissa Watanabe e Merisandra Côrtes de Matos; do vice-prefeito de Forquilhinha, Felix Hobold; do diretor da Ápice 360, Lucas Borges; do diretor do Senac Criciúma e Araranguá, Alexandre Bevilacqua Meneguetti; do representante da rede Bistek Supermercados, Felipe Ghislandi; dos vereadores de Criciúma, Aldinei João Potelecki e Júlio César Kaminski e do diretor de Tecnologia de Informação da prefeitura de Criciúma, Tiago Ferro Pavan.

Visita técnica ao Vale do Silício

A comitiva da Missão Técnica Vale do Silício do Senac/SC realizou visitas técnicas e reuniões entre 9 e 13 de setembro, dialogando com executivos e especialistas das áreas de tecnologia e inovação, além de lideranças. A Unesc foi representada na missão pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, e pelo diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo.

Na agenda da comitiva estiveram locais como a Embaixada Brasileira em São Francisco; o Departamento de Comércio dos Estados Unidos; a GSV (Global Silicon Valley), empresa com a finalidade conectar organizações e indivíduos; a Salesforce especializada no desenvolvimento de softwares sob encomenda principalmente voltados à área de vendas e relacionamento com os clientes; as empresas NVIDIA, a Bay Brasil, uma unidade da Nasa.

A Universidade de Santa Clara, Udemy, que mantém uma plataforma de cursos on line, e Pipefy, que criou um software online e customizável de gestão de processos também estiveram no roteiro. A visita técnica ainda esteve na Universidade de Stanford e a Roku, empresa que promove a integração entre diversos sistemas de TV Digital.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 21 de setembro de 2019 às 18:00
Compartilhar Comente

Unesc Profissões: Experiências bem aproveitadas

Unesc Profissões: Experiências bem aproveitadas
Quase 2.600 alunos já passaram pela Universidade ao longo desta quarta-feira (18/9) (Fotos: Aicom Unesc) Mais imagens

A quantidade de contatos feitos, conhecimentos adquiridos e experiências vividas ao longo dos últimos dois dias no Unesc Profissões não pode ser mensurada. O que é possível garantir, no entanto, é a influência positiva que o evento oportunizou a mais de seis mil estudantes nesta quarta e quinta-feira (18 e 19/9) na Universidade. Os visitantes vieram das mais diversas cidades do Sul de Santa Catarina e do Norte do Rio Grande do Sul para conhecer de perto a estrutura do campus e as possibilidades oferecidas pelos mais de 40 cursos de graduação, além das ofertas em pós-graduação e extensão nos modelos presencial e a distância.

A estrutura preparada pela Universidade, somada a atenção das mais de 450 pessoas engajadas na recepção, formaram um ambiente completo para auxiliar na escolha profissional dos visitantes. Já ao chegarem na Unesc, os grupos se dividiram de acordo com a área de interesse de cada integrante, sendo encaminhados para as Trilhas do Conhecimento definidas entre Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Educação e também pelo Iparque (Parque Científico e Tecnológico). Após o tour, todos passaram pelo Ginásio José Antônio Carrilho, preparado em um ambiente futurístico e cheio de atrações nos estandes dos cursos.

Após o intenso trabalho de preparação dos detalhes e acolhimento dos estudantes, a avaliação da resposta recebida não poderia ser melhor. De acordo com a presidente da comissão organizadora do evento, Camila Batanolli, nesta edição foi possível perceber o real interesse dos visitantes em aproveitar a oportunidade de conhecer a fundo os cursos e áreas do conhecimento. “Eles já chegaram muito interessados em fazer as Trilhas para poderem aproveitar ao máximo o que tínhamos a oferecer. Tivemos uma grata surpresa ao percebê-los tão interessados naquilo que preparamos”, salientou.

Além da busca por informações sobre as profissões, conforme Camila, a procura por explicações sobre as possibilidades de bolsas de estudos e políticas de desconto também chamou a atenção. “Isso nos deixa muito satisfeitos, pois sabemos que a Universidade oferece inúmeras possibilidades e essas informações podem mostrar a eles que é possível estar aqui vivenciando esse universo e isso está muito mais perto do que eles imaginam”, completou.

Conforme a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, a programação desta edição foi pautada na experiência do aluno, com foco em atividades paralelas que proporcionassem a possibilidade vivenciar algo mais aprofundado na área de interesse do estudante. “A avaliação dos alunos foi muito positiva a esse modelo. Nós sentimos que os estudantes estiveram muito mais focados, com dúvidas muito direcionadas a respeito dos diferentes profissões e carreiras. Eles de fato ficaram encantados com universitário. Toda a equipe envolvida conseguiu desenvolver um trabalho que sensibilizou os estudantes do Ensino Médio para a importância de uma de uma formação universitária e conseguiu dar subsídios pra que eles pudessem tomar uma decisão mais acertada a respeito da carreira profissional”, salientou.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o sentimento é de felicidade e de orgulho ao avaliar o sucesso de mais uma edição do evento. “O Unesc Profissões deste ano foi brilhante. Trouxe à Universidade mais de seis mil estudantes de diversas escolas da macroregião Sul, afora famílias inteiras que aproveitaram a oportunidade e vieram conhecer as possibilidades apresentadas pela Unesc. Neste ano inovamos, com as trilhas por áreas do conhecimento, ou seja, mais do que informação oferecemos experiências de formação num estilo mais tecnológico. Foi um verdadeiro sucesso”, pontuou.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 19 de setembro de 2019 às 21:39
Compartilhar Comente