Reitoria

Na Unesc, simpósio da AMA-REC aborda autismo

Na Unesc, simpósio da AMA-REC aborda autismo
Abertura de evento trouxe palestras e talks sobre tema (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Melodia, aceitação e sentimentos. Foi em meio a emoção do “Hino da pessoa autista” que o 1º “Simpósio Sul Catarinense sobre Transtorno do Espectro Autista – Ponte para o Futuro” se iniciou nesta sexta-feira (30). O palco do Auditório Ruy Hülse, espaço cedido pela Unesc para o evento, se encheu de alunos da Associação de Amigos do Autista da Região Carbonífera (AMA-REC), enquanto os presentes aplaudiam a canção interpretada por um aluno da APAE de Criciúma.

Após o número musical, palestras e debates tomaram conta do auditório, discutindo as várias camadas que envolvem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Voltado para profissionais e estudantes das áreas da saúde e educação, bem como pais de alunos da AMA-REC e interessados no assunto, o primeiro dia do evento trouxe os temas “Transtorno do Espectro Autista: um ou vários autismos”, abordado pelo professor da Unesc, Dr. Jaime Lin, além de um talk com a presidente do Instituto Autismo e Vida – Organização Rede Gaúcha Pró-Autismo, de Porto Alegre, Ana Paula Dihl Kolmman.

A palavra chave do evento é informação. “O simpósio busca informar a comunidade sobre o TEA, levando informação para quem desconhece a causa e facilitando a interação entre a sociedade e o autista”, disse a diretora pedagógica da AMA-REC, Sandra Henrique. Ela também agradeceu a Unesc pela parceria. “Agradecemos tanto pelo espaço quanto pela atuação de alguns professores junto da AMA, que nos auxiliam com a busca pelo conhecimento e estão aqui para palestras e conduzir debates enriquecedores sobre o TEA”, completou.

O segundo dia de evento, que ocorre neste sábado (31), trará quatro mesas redondas com os temas “TEA: Passado, presente e futuro”, “Educação, Políticas Públicas e Direito da Pessoa com TEA”, “Avaliação, manejo e acolhimento familiar: contribuições da psicologia para o TEA” e “Práticas de intervenção no atendimento da pessoa com TEA”. As inscrições para o segundo dia de evento podem ser realizadas através deste link.

A AMA-REC também auxilia familiares que procuram uma avaliação diagnóstica. Basta entrar em contato pelo telefone (48) 3462-9804. “Estamos de portas abertas para ajudar a quem precisa, bem como desmistificar o TEA para aqueles que buscam saber mais sobre o tema”, finalizou Sandra.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 31 de agosto de 2019 às 03:15
Compartilhar Comente

Sucesso: Segunda edição da GincaUnesc é encerrada com união e alegria

Sucesso: Segunda edição da GincaUnesc é encerrada com união e alegria
Atividades finais da gincana foram realizadas na noite desta quinta-feira (29/8) na Universidade (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Com o objetivo focado na integração da comunidade acadêmica, na promoção da aplicação de diferentes saberes e da solidariedade dentro da Universidade, a segunda edição da GincaUnesc foi um grande sucesso. O evento foi realizado nesta quinta-feira (29/8) no Ginásio José Antônio Carrilho, com a participação das equipes Fucrinhos, Genius, Uneskeiros e Voz Ativa.

Os grandes vencedores da noite foram os integrantes da equipe Unesqueiros, seguidos pelas equipes Voz Ativa, Geninus e Fucrinhos, com segundo, terceiro e quarto lugar respectivamente.

Para o líder da equipe que levou a melhor da disputa, Davi Cunha, acadêmico do curso de Educação Física, a gincana foi literalmente uma forma de união e integração. “Nesse ano resolvi montar uma equipe e a ideia era justamente agregar o maior e mais diferente grupo de pessoas possível. A palavra da vez foi inclusão. Fizemos questão de incluir pessoas de cursos, gêneros, porte físico, cor, opiniões, tudo diferente mesmo e pelo visto deu certo. Meu objetivo foi acolher a todos muito bem, assim como fui recebido na Unesc”, comentou.

A aproximação dos colegas após essa experiência vivida, conforme Davi, será levada adiante. “Não tenho dúvidas de que levaremos essa amizade conosco. Nos tornamos uma família. Agora somos um grupo unido e com intenção de continuar em busca de conquistas para os estudantes não só aqui, mas em todo o país”, destacou Davi.

A avaliação da reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, foi de mais um evento muito positivo. “Tivemos um show de comprometimento, de organização, de dedicação e responsabilidade não só da nossa comissão organizadora, mas também e principalmente dos alunos. Esse é o espírito de uma Universidade comunitária, que leva os ensinamentos para muito além da sala de aula e promove ações de integração espetaculares como essa”, pontuou.

A segunda GincaUnesc fez parte da programação especial alusiva ao Mês do Estudante e integrou acadêmicos de todos os cursos da Universidade, além de professores, colaboradores e alunos do Colégio Unesc. Nesta edição o evento teve como tema norteador “Química que Nos Une!", fazendo alusão aos 150 anos da Tabela Periódica.

Participaram como jurados de algumas das provas o professor de dança, Anderson Felisberto, o presidente da FME (Fundação Municipal de Esportes), Nícola Martins e a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 29 de agosto de 2019 às 23:30
Compartilhar Comente

GincaUnesc agitará Universidade nesta quinta-feira

GincaUnesc agitará Universidade nesta quinta-feira
Atividade reunirá equipes para disputas a partir das 19h (Foto: Arquivo) Mais imagens

A segunda edição da GincaUnesc, ação que faz parte das atividades especiais alusivas ao Mês do Estudante, promete agitar o campus nesta quinta-(29/8). Nesta data as quatro equipes inscritas na disputa irão se encontrar no Ginásio José Antônio Carrilho para uma noite de competição e integração.

A formação das equipes e a preparação de cada uma delas para o dia de competição, conforme o presidente da Comissão Organizadora do evento, Zolnei Vargas de Córdova, já mostram que a GincaUnesc será um sucesso. “Estamos tendo uma resposta já muito positiva. O movimento de preparação entre os grupos está muito legal e isso se refletirá na noite desta quinta-feira”, comenta.

De acordo com Zolnei este será mais um momento de integração da comunidade acadêmica e da comunidade externa com todas as áreas do conhecimento. “Vai ser um dia de festa, de alegria e muita integração proposto pela gestão da Universidade para toda a família Unesc”, completa, Zolnei.

Ao longo de todo o dia o Ginásio estará disponível para que as equipes preparem e decorem seus espaços estipulados. A abertura do evento será realizada às 19h, seguida da realização de provas até a premiação dos vencedores.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 28 de agosto de 2019 às 17:48
Compartilhar Comente

Unesc recebe programação especial de rádio nesta segunda

Unesc recebe programação especial de rádio nesta segunda
Programa Eu e Ela abordou temas em destaque na Universidade (Fotos: Emanuela Justino) Mais imagens

A Unesc recebeu, na manhã desta segunda-feira (26/8), o programa Eu e Ela da rádio Hulha Negra. Ao comando do radialista Tony Marcos, as pautas que movimentaram a Universidade nos últimos dias ganharam destaque. O primeiro entrevistado foi o professor e coordenador do curso de Gastronomia, Marco Antonio da Silva, que tirou as dúvidas mais frequentes sobre o curso que foi lançado na última semana. Ele ainda destacou que além de ensinar técnicas para cozinhar e receitas, o curso de Gastronomia também levará aos alunos disciplinas de gestão de negócios.

Participou também a professora Josiane Budni, uma das ganhadoras do prêmio “Para Mulheres na Ciência” 2019, realizado pela L’Oréal Brasil, Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) Brasil e ABC (Academia Brasileira de Ciências). Josiani foi a única representante de Santa Catarina a receber o prêmio neste ano. Sua pesquisa é relacionada aos distúrbios do sono como um fator de risco para a Doença de Alzheimer.

Outro assunto tratado no programa foi o Plano de 60 dias, projeto formado por acadêmicos da sétima fase de Administração da Unesc. A professora Ana Paula Silva dos Santos, que faz parte da organização da ação, falou sobre o trabalho de consultoria a empresários da região que desejam aliar a teoria dos negócios a prática no dia a dia, além de ter uma troca de conhecimentos com os alunos, tudo de forma gratuita.

Alimentação saudável e qualidade de vida por meio dos alimentos corretos foram os assuntos trazidos pela coordenadora do curso de Nutrição, Rita Suselaine Vieira Ribeiro. Em 2019 o curso completa 15 anos e Rita aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância desses profissionais em áreas como a saúde, esporte e gastronomia.

A coordenadora do curso de Psicologia, Karin Martins Gomes, e a acadêmica Daniela Cardoso de Oliveira, presidente da 10ª Jornada Acadêmica de Psicologia, também estiveram entre as entrevistadas do dia. Elas destacaram da necessidade de combater o preconceito na busca pela ajuda com profissionais da área. Também foram tratados temas como a ansiedade e a importância do estudo da psicologia não somente para a área profissional, mas também como desenvolvimento pessoal.

Emanuela Justino -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de agosto de 2019 às 17:20
Compartilhar Comente

Curso de Gastronomia presente na Aula Show com Chef Henrique Fogaça

Curso de Gastronomia presente na Aula Show com Chef Henrique Fogaça
Evento comemorativo ao aniversário de 40 anos da Rede Bistek teve parceria da Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A Unesc marcou presença no grande evento de comemoração aos 40 anos de fundação da Rede Bistek na noite desta quinta-feira (22/8). Em uma Aula Show com o Chef Henrique Fogaça, no Palazzo Delle Acque, em Nova Veneza, quase 800 pessoas conheceram de perto o Chef, além de acompanhá-lo no comando da receita de um Ossobuco com risoto de açafrão e terem a oportunidade de conhecer mais detalhes do novo Curso Superior em Gastronomia oferecido pela Universidade.

A Unesc é parceira da Rede Bistek na realização do evento, que contou também com a presença do estudioso da área da gastronomia e coordenador no novo curso, Marco Antônio Silva, e do primeiro aluno matriculado no curso e também chef de cozinha, Saimon Novack, ambos ao lado de Fogaça na bancada da noite.

Representando a reitoria, a pró-reitora Acadêmica Indianara Reynaud Toreti acompanhou de perto o evento e mais uma vez reforçou a satisfação da Instituição em fazer parte deste projeto. “Estamos muito felizes com essa parceria, que vem reforçar esse pontapé inicial do curso de Gastronomia da Unesc. Com o lançamento realizado nesta quarta-feira na Universidade e a parceria com o evento desta noite temos a convicção de que estamos iniciando no caminho certo”, comentou.

A chegada do curso também é motivo de alegria para o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo, que se diz empolgado com os resultados que poderão ser conquistados a partir da qualificação oferecida pela Universidade. “Ficamos muito contentes em saber dessa novidade da Unesc e, mais do que isso, de sermos parceiros da iniciativa. Queremos que Nova Veneza seja um braço do curso. Certamente toda a região irá colher bons frutos”, destacou.

Ao final da fala de Henrique e do preparo da receita oito pessoas da plateia foram sorteadas para saborear o prato feito pelos chefs.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 22 de agosto de 2019 às 23:34
Compartilhar Comente