Reitoria

Conselho Superior de Administração discute pautas relevantes nesta sexta-feira (31/7)

Conselho Superior de Administração discute pautas relevantes nesta sexta-feira (31/7)
Pautas já haviam sido aprovadas por unanimidade pelo Conselho Curador e Conselho Universitário na última semana Mais imagens

O Conselho Superior de Administração (CSA) da Unesc se reuniu nesta sexta-feira (31/7), para aprovação de diversas pautas pertinentes à instituição já aprovadas por unanimidade pelo Conselho Universitário e Conselho Curador na última semana. Presidido pela reitora da universidade, Luciane Bisognin Ceretta, o grupo discutiu assuntos como relatório de atividades, apreciação das demonstrações contábeis e a aprovação das mensalidades dos 11 novos cursos na modalidade EAD que foram inseridos no portfólio de cursos da Unesc.

“A análise do Conselho Superior de Administração é de suma importância, principalmente neste momento em que estamos vivendo. Nossa universidade segue firme e fortalecida, e a tomada de decisões é feita em conjunto com representação de toda a comunidade acadêmica”, comenta a reitora.

Já estão disponíveis para oferta, 11 novos cursos de graduação na área de tecnologia e inovação, cosmetologia e estética e os cursos do núcleo de comunicação, jornalismo, publicidade e propaganda e comunicação digital com valores de R$ 350 a R$ 490 reais.  São cursos na modalidade a distância, porém, os cursos de comunicação e estética são híbridos, ofertados na modalidade 70% Ead e 30% presencial. 

“A gente vem ampliando a oferta dos nossos cursos Ead. Todos seguem as mesmas perspectivas e a gente trabalha na perspectiva de mensalidades que sejam adequadas ao mercado e que a gente possa expandir a nossa universidade”, comentou a conselheira Indianara Reynaud Toret. 

Esteve na pauta também, a autorização para assinatura de termo de parceria para o repasse de recursos para o Centro de Inovação. De acordo com o conselheiro João Carlos Rodrigues de Medeiros Junior, a universidade está em um longo processo acompanhando a confecção do documento que hoje é chamado termo de referência. “Já vencemos todas as etapas anteriores. Hoje estamos na etapa final que é a aprovação para fins de efetivar a assinatura do termo. Fomos várias vezes ao Governo do Estado, fizemos todos os projetos e atuamos em aprovamos para a realização desse que é um sonho para a universidade e toda região sul”, afirmou.

Para o conselheiro Oscar Montedo, o Centro de Inovação tem grande importância para toda região e para a Unesc. “Uma vez que os recursos forem liberados e a obra concluída, teremos 500 metros² para implementar todos os nossos projetos de empreendedorismo e inovação. Será importante para todo o movimento e isso vai nos projetar ainda mais em criciúma e região”, complementou.  

O conselheiro Douglas Leffa, representante do DCE no CSA, solicitou reavaliação de todos os currículos dos cursos a fim de que os mesmos tenham forte diálogo com o cenário de práticas, o qual foi acolhido pela pró-reitora acadêmica.

O conselheiro Marcelo Feldhaus fez uma apresentação do plano de conclusão do semestre e o plano de início do novo semestre, que foi prorrogado para 2 de setembro. Além disso, apresentou os protocolos de biosseguranças adotados na universidade para a preservação da saúde de todos os colaboradores e estudantes.

Paula Dáros Darolt - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de julho de 2020 às 17:42
Compartilhar Comente

PPGSCol promove webinar sobre Desafios da Saúde do Trabalhador no Século XXI

PPGSCol promove webinar sobre Desafios da Saúde do Trabalhador no Século XXI
Debate contou com a presença de professores doutores na área. O conteúdo está disponível no canal do Programa no YouTube (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Os mais diferentes aspectos que envolvem a saúde do trabalhador na atualidade, em especial no período de pandemia, foram discutidos em evento virtual promovido pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGSCol) da Unesc. Na noite de terça-feira (28/7), por meio do canal do Programa no YouTube, estiveram reunidos grandes profissionais da área da saúde do trabalhador.

Mediado pela acadêmica Cálita Silveira, presidente do Centro Acadêmico do curso de Fisioterapia, o encontro reuniu a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta e a coordenadora do PPGSCol, Cristiane Tomasi, para abertura, com participações sucedidas por Hermano Albuquerque de Castro, doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, diretor da ENSP/Fiocruz; Fabrício Augusto Menegon, doutor em Saúde Pública pela USP, Chefe do Departamento de Saúde Pública da UFSC; Willians Cassiano Longen, doutor em Ciências da Saúde, Professor do PPGSCol da Unesc e coordenador do Nupac e Roberto C. Ruiz, Médico do trabalho da UFSC, mestre em Saúde Pública pela Unicamp, Membro do Nupac Unesc.

A proposição do encontro para compartilhamento de conhecimento acadêmico, na opinião da reitora da Unesc, representa muito bem o papel que o PPGSCol vem desempenhando dentro da Universidade. “Mais uma vez o nosso Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde está à frente nas reflexões e nos diálogos que se fazem necessários nos tempos atuais. Desejo que nossos convidados sejam sempre bem vindos à Universidade, mesmo de forma virtual, e agradeço muito por termos a tecnologia para nos aproximar”, comentou.

O diálogo sobre a saúde em especial do trabalhador diante de um momento tão desafiador na saúde pública de forma geral, conforme Luciane, é pertinente para todos os âmbitos. “Que tempos são esses que nos convocam a mudar nossos planejamentos tão bem planilhados nos dias anteriores para assumir novos formatos, inclusive de organização do nosso ambiente de trabalho, não é?! Do lugar que ocupo posso dizer que tem sido muito desafiador, mas aprendizados como esse nos ajudam a encontrar os melhores caminhos”, acrescentou.

Informações e reflexões

O debate possibilitado no encontro virtual deu espaço para o compartilhamento de informações e reflexões que foram desde o papel do poder público e do sistema de saúde e sua importância à frente de situações como a enfrentada por todo o mundo em 2020 até o impacto da pandemia no Brasil, onde, conforme os especialistas, as diferenças sociais foram ainda mais escancaradas.

As mudanças na vida e nos padrões de trabalho, conforme Hermano Albuquerque de Castro, são muito significativas. “Se eu fosse falar sobre a saúde do trabalhador em setembro do ano passado seria uma coisa, hoje é completamente diferente”, pontuou.

O impacto da Covid-19 na saúde do trabalho, de acordo com Hermano, pode ser exemplificado ao relembrar a primeira morte em decorrência da doença no Rio de Janeiro. “A primeira pessoa a morrer aqui no Rio foi uma empregada doméstica. Isso já diria muito sobre a pandemia e como afetaria o trabalho. Aqueles que mais sofreram são os nossos trabalhadores da saúde, sendo que hoje a cada dez mortos um é da área da saúde, mas além deles os multitrabalhadores permaneceram expostos sem condições mínimas de trabalho na linha de frente em várias situações, inclusive desempenhando novas funções de forma autônoma por necessidade”, acrescentou o doutor.

Os números diários da situação nacional e no que diz respeito ao estado mostram, de acordo com Fabrício Augusto Menegon, a gravidade da situação. “Santa Catarina está para bater a triste marca de ter casos de Covid-19 em todas as suas cidades. Vejam que ironia né, fomos o primeiro Estado a entrar na quarentena, o primeiro a sair da quarentena, mesmo quando os dados mostravam justamente o contrário, e estamos para ser o primeiro estado com todas as cidades com casos confirmados. Isso dá um panorama da amplitude que essa pandemia tem em nossas vidas, no estado e no sistema de saúde”, salientou.

O rico debate promovido pelo PPGSCol se estendeu por quase duas horas de um vasto conteúdo compartilhado por profissionais doutores na área. O vídeo completo da transmissão pode ser acessado abaixo e no link.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de julho de 2020 às 16:43
Compartilhar Comente

Reitora da Unesc participa de diálogo virtual sobre cultura empreendedora e inovação no contexto universitário

Reitora da Unesc participa de diálogo virtual sobre cultura empreendedora e inovação no contexto universitário
Momento também trouxe um pouco do que pode ser esperado pela região do Extremo Sul com a chegada da Cidade Universitária (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, foi uma das mulheres protagonistas do diálogo virtual “Uma Cidade de Oportunidades para o Empreendedor: Cidade Universitária Araranguá”, ao lado de Camila Bardini, designer de produtos e mestre em Desenvolvimento Socioeconômico com especialidade em Economia Criativa, e Talita Matos, CEO do Impact Hub Floripa. O bate-papo, realizado na noite desta terça-feira (28/7), reuniu um público de empreendedores e futuros empreendedores, com olhos para todas as oportunidades da Cidade Universitária, um trabalho em conjunto entre Weber Empreendimentos e Unesc. 

No momento proposto pela Strive - braço de inovação, empreendedorismo e tecnologia da Weber, Luciane falou sobre as questões educacionais trazidas pelo público e pela organização, pincelando conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação. “É importante referendar que o ensino e a aprendizagem do empreendedorismo tem sido reconhecido, para o desenvolvimento social e econômico, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Neste contexto, uma educação diferenciada, com mentalidade empreendedora, vem crescendo com programas de formação e novos formatos de currículo”, explica a reitora.

Na Unesc, este conteúdo acompanha os estudantes desde as primeiras fases da formação, com um estrutura conceitual e teórica. São momentos que contém projetos empreendedores, e com estímulos a uma cultura de empreender e da inovar. “Este ato é muito mais do que abrir seu próprio negócio, ele transcende esse aspecto. Podemos percebê-lo como o desenvolvimento de competências diferenciadas para tornar este estudante pró-ativo e participativo no meio em que ele vive, com uma capacidade de olhar para situações, identificar potencialidades e executar suas ações”, afirma Luciane. 

O tema do evento foi pensado após uma pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa) apontar que menos da metade dos estudantes universitários sabem como empreender, mas mesmo assim 57.9% pensam em abrir seu próprio negócio. O objetivo da noite foi fortalecer o viés educacional do empreendedorismo e da inovação dentro das universidades, conectando este universo à comunidade e trazendo um pouco do que pode ser esperado pela região do Extremo Sul, com a chegada  Cidade Universitária. “A Unesc chega na região com uma expertise de 52 anos, uma tradição ressignificada com os conceitos mais atuais e necessários nestes novos tempos. São 31 cursos de graduação, pensados para as tendências mais atuais da formação superior e condizente com o local onde estão inseridos”, evidenciou a reitora. 

Além da graduação, a Universidade oferecerá 12 cursos de pós-graduação e 11 cursos de formação técnica. O ensino da Unesc, que será oferecido neste novo espaço, é avaliado com nota máxima na avaliação do MEC (Ministério da Educação), garantindo a excelência da inserção na região. 

A parceria entre a Instituição de Ensino e Weber levará a experiência formativa para além da formação, possibilitando um novo ecossistema educacional e a transformação do Extremo Sul por meio da potencialização da economia, atração de novos investimentos e o desenvolvimento de novos negócios e dos já existentes, sempre com engajamento da sociedade local. “A região se desenvolverá com uma sinergia entre os envolvidos neste projeto, por meio de aprendizado mútuo e muitas trocas. Os principais espaços empreendedores têm na academia, ou seja na Universidade, sua referência para seguir se desenvolvendo”, destacou Camila.  

O evento foi gratuito e transmitido pelo canal da Strive no YouTube. Assista Aqui. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2020 às 21:05
Compartilhar Comente

Professor doutor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo concede palestra no primeiro dia do Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc

Professor doutor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo concede palestra no primeiro dia do Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc
Manuel Ribeiro é uma das maiores referências do mundo no campo da Engenharia de Materiais (Imagem: Reprodução Google Meet) Mais imagens

O primeiro dia do 2º Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc recebeu o professor doutor Manuel Ribeiro, pesquisador do Instituto Politécnico de Viana do Castelo de Portugal. Organizado pelo PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais), o evento virtual tem programação de três dias, e reúne importantes nomes da pesquisa e da docencia. Nesta terça-feira (28/7) a mediação do dia foi feita pelo professor doutor da Unesc Fabiano Raupp Pereira.

O vice-coordenador do PPGCEM, Eduardo Junca, avaliou o evento como uma oportunidade para enriquecer a discussão sobre o tema “Polímeros e Meio Ambiente”, de grande importância para todo o mundo. “Temos participantes do Brasil e de outros países para acompanhar um importante diálogo sobre este tema de fundamental para a sociedade”, afirmou. 

Em sua fala, o professor doutor Oscar Montedo,  pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, lembrou a importância deste evento para o Programa de Pós-Graduação da Universidade. “É uma temática que está conectada às linhas de pesquisa de nosso Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, refletindo em importante conhecimentos e que consequentemente veremos frutos no futuro”, afirmou. 

Palestra de abertura


O professor doutor Manuel Ribeiro iniciou os trabalhos do Simpósio com a palestra “Os materiais e a sua Sustentabilidade – Energia Incorporada e Pegada de Carbono como Métricas de Eco-auditorias”. “É um tema que trabalho há muitos anos em nossas linhas de pesquisa. Hoje trouxe reflexões baseadas nos resultados destes estudos, abordando questões percebidas no dia a dia do desenvolvimento destes projetos e até casos que valem ser lembrados”, explicou.

Ribeiro também falou pontos relacionados a ecologia, matéria prima e tecnologia. A troca de conhecimentos foi acompanhada por mais de 150 espectadores, conectados de todo o mundo. Após as considerações do professor, o público teve a oportunidade de interagir, propondo pontos de abordagem e fazendo questionamentos. 

Programação

Quarta-feira (29/07)


A partir das 19 horas a professora doutora Ruth Marlene Campomanes Santana, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), fala sobre “Polímeros e Meio Ambiente”. A mediação será realizada pelo professor doutor da Unesc Matheus Vinicius Gregory Zimmermann. 

Quinta-feira (30/07)

No último dia de evento, a partir das 19 horas, o professor doutor Elson Longo da Silva, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) aborda “os “Novos caminhos para eliminação do coronavírus”. O momento é conduzido pela professora doutora da Unesc Sabrina Arcaro.

Saiba mais e participe 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2020 às 19:04
Compartilhar Comente

Correio da Amizade leva carinho e conforto em tempos de distanciamento

Correio da Amizade leva carinho e conforto em tempos de distanciamento
Só nas primeiras 24 horas mais de 20 envios foram registrados (Fotos: Ana Paula Locatelli) Mais imagens

Os colaboradores da Unesc já podem compartilhar bons sentimentos com seus colegas de trabalho por meio do Correio da Amizade. A iniciativa, que teve início na segunda-feira (27/7), já é um grande sucesso, e contabiliza mais de 20 envios só nas primeiras 24 horas. O projeto segue por tempo indeterminado. 

Conforme a analista de Desenvolvimento Humano e presidente da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), Ana Paula Locatelli, a ideia busca aproximar os colegas de trabalho em meio a este momento de separação física. “Neste momento de isolamento social é muito importante recebermos o carinho de um amigo, trabalhando tanto presencialmente quanto em casa”, afirmou.

Logo na primeira entrega do projeto, o Correio da Amizade foi direcionado à reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, que compartilhou desse carinho com todos os professores e funcionários da Universidade. “É uma ação linda e acolhedora, que evidencia o que é ser Unesc. Vivenciamos um período difícil, cheio de saudades daqueles por quem temos tanto afeto. Ao receber esta mensagem me senti novamente abraçada, um ato que faz tanta falta após estes meses de distanciamento. Logo voltaremos a nos acolher, enquanto este momento não chega são atitudes como esta que fazem toda a diferença”, ressaltou. 

Compartilhe bons sentimentos

Participar deste movimento é muito fácil, basta mandar sua mensagem e o destinatário para programasdh@unesc.net. Quem estiver presencialmente na Universidade pode levar sua carta em mãos para o DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano). “No hora da entrega e do recebimento estamos tomando todos os cuidados necessários, seguindo o protocolo da Instituição. Quem está trabalhando de casa também pode ser contemplado, estamos enviando por correio”, explica Ana Paula.  

A iniciativa é do DDH, da CIPA e do Sesmt (Serviço de Segurança do Trabalho).



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2020 às 16:57
Compartilhar Comente