Reitoria

Tour institucional e apresentações culturais na Recepção de Calouros e volta às aulas Unesc 2019/2

Tour institucional e apresentações culturais na Recepção de Calouros e volta às aulas Unesc 2019/2
Mais de 600 estudantes participam de atividades de boas-vindas nesta segunda e terça-feira (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Uma das viagens mais inesquecíveis e surpreendentes está prestes a começar: a viagem pelo mundo do conhecimento. O destino? A formação acadêmico-profissional. Mais de 600 calouras e calouros já se preparam para subir a bordo pois, nesta terça-feira (30/7), a Unesc inicia a Recepção de Calouros para o segundo semestre de 2019.

A partir das 8h30, os novos estudantes do turno matutino participam de uma acolhida pela reitoria e de um Tour Institucional pelas dependências da Unesc. Pais e responsáveis também podem participar das atividades. “A Recepção é sempre um momento muito importante, pois é o primeiro contato dos calouros com o mundo universitário”, enfatizou o diretor de Ensino e Graduação da Unesc, Marcelo Feudhauss.

É durante a recepção que o primeiro contato real entre universidade e acadêmicos ocorre. “É quando conseguimos entregar a mensagem de que a Unesc se propõe a construir o conhecimento de forma colaborativa com os estudantes”, completou o diretor. Acadêmicos dos cursos matutinos participam das atividades realizadas pela manhã, enquanto calouros dos cursos vespertinos e noturnos serão recebidos pela tarde e noite, respectivamente.

Conforme a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, a Universidade está mais que preparada para receber os alunos. “Os professores estão em formação continuada e os cursos prontos para iniciarem o novo semestre para que as atividades transcorram com qualidade”, salientou. Para aqueles que ainda não realizaram a matrícula, Indianara deixa a dica de que não percam mais tempo. “Ainda é possível ingressar nos nossos cursos até o dia 18 de agosto. Além de ter mais um prazo para a matrícula, os ingressantes podem contar com diferentes possibilidades de desconto. Basta vir até a Unesc e encontrar o melhor para o seu caso”, completou.

Abordagem lúdica para melhor receber os estudantes

Para ressaltar o tema da recepção para o segundo semestre, todo o ambiente contará com decoração temática. “É como se a Unesc fosse o aeroporto que vai transportar os acadêmicos para diferentes destinos, que são as futuras profissões de cada um”, explicou Feldhauss. “Com essa aproximação mais lúdica, conseguimos acolher diferentes perfis de estudantes que chegarão neste semestre”, acrescentou.

Além do encontro com a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, apresentações culturais, sorteio de brindes e um Tour Institucional por todo o campus farão parte do cronograma dos calouros durante toda a terça-feira, que será encerrada com apresentações culturais, pipoca e picolés no Espaço Cultural Unesc, no Bloco Administrativo.

Na quarta-feira (31/7), os estudantes participam da Aula Inaugural de cada curso. Nesta escala da viagem, serão apresentadas as características e diferenciais de cada curso, bem como professores e integrantes dos Centros Acadêmicos. “Teremos um diálogo informal com eles, abrindo espaço para fala e retirando eventuais dúvidas”, comentou Feldhauss.

Os mais de nove mil veteranos serão recebidos na quinta-feira (1º/8), com pipoca, picolé, e apresentações culturais. “O campus está preparado para receber a todos com uma campanha de boas-vindas colorida e acolhedora, além de uma campanha de conscientização sobre o trote não-violento”, finalizou Feldhauss.

Fagner Santos -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 29 de julho de 2019 às 15:14
Compartilhar Comente

Unesc presente no primeiro dia de aula do Colégio Marista

Unesc presente no primeiro dia de aula do Colégio Marista
Conversa apresentou a Universidade e suas possibilidades (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

No fim do ensino médio são feitas escolhas para toda a vida. Uma delas é talvez a mais importante: qual será meu caminho? Para ajudar os mais de 90 estudantes de terceiro ano do Colégio Marista, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, e o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, dialogaram com os jovens na manhã desta segunda-feira (29/7), primeiro dia de volta às aulas.

A conversa, realizada nos primeiros momentos da manhã, apresentou a Unesc e suas possibilidades, de forma dinâmica e interativa. “Quando recebemos nossos calouros costumamos acolhe-los aos melhores anos de suas vidas. A graduação em uma Universidade transforma. Mais do que preparar profissionais, a Unesc destaca valores e posturas que valorizam o ser humano", explicou a reitora.

Luciane também compartilhou oportunidades de ingresso facilitado. Para a reitora o momento é de possibilitar o acesso à formação, para que todos possam construir um futuro em conjunto. "Temos que valorizar o que nenhuma máquina faz: os vínculos, os olhos nos olhos, o sorriso e a preocupação com o outro. O mundo que vem a seguir é colaborativo, de aprendizagem com o próximo", completou.

Já Feldhaus abordou o papel da Universidade diante das expectativas do mundo pessoal e profissional, projetando a Instituição para o futuro próximo. "O mundo em que estamos está mudando em grande velocidade. Já vemos novas profissões surgindo, e a Unesc está olhando em frente, se preparando para a perspectiva que está a seguir, pensando em perguntas ainda sem respostas e se reinventando com inovação", destacou.

No primeiro semestre de 2019 o Colégio Marista realizou sua Feira das Profissões, com participação da Instituição. “É sempre importante trazer a Universidade de nossa região para o dia a dia dos estudantes. E nada melhor do que, no primeiro dia de aula, ouvir pessoas que podem contribuir com a caminhada”, ressaltou o diretor do Colégio, José Carlos Pereira.

Os representantes da Unesc também abordaram a história da Universidade; seu ensino, pesquisa e extensão; a avaliação de destaque no MEC (Ministério da Educação), com notas 4 e 5 em um máximo de 5, e as possibilidades na internacionalização da Instituição.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 29 de julho de 2019 às 12:47
Compartilhar Comente

Noite marca celebração de formandos na Unesc

Noite marca celebração de formandos na Unesc
Sexta-feira (26/7) foi marcada pela Colação de Grau de acadêmicos de 18 cursos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Em mais uma cerimônia especial de Colação de Grau em gabinete a Unesc formou, na noite desta sexta-feira (26/7), novos profissionais ao mercado. Saíram graduados do Auditório Ruy Hülse nesta oportunidade alunos dos cursos de Administração, Administração Habilitação em Comércio Exterior, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Fisioterapia, Letras, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Design de Moda.

Na cerimônia conduzida pelo diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, o jovem Everson Savi teve seu grau oficialmente outorgado. O detalhe especial da sua formatura ficou por conta de Everson estar em Londres. Para marcar o momento e representá-lo na celebração quem vestiu a beca de formatura e recebeu o certificado de graduação em Engenharia de Materiais em seu lugar foi a irmã, Hellen Savi Aguiar, também engenheira de materiais. “Ele está há 40 dias fora do país e deve permanecer fora até o próximo ano, então pude representa-lo e transmitir tudo a ele ao vivo pelo celular”, destacou

Na noite de quinta-feira (25/7), também em cerimônia especial, colaram grau acadêmicos dos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura e Psicologia. Nesta oportunidade a cerimônia foi conduzida pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de julho de 2019 às 21:04
Compartilhar Comente

Reitoria apresenta inovações para o curso de Medicina

Reitoria apresenta inovações para o curso de Medicina
Nova estrutura física, novo internato médico e novo laboratório estão entre as novidades (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O curso de Medicina da Unesc está prestes a passar por mudanças significativas e, é claro, para muito melhor. As novidades preparadas pela Universidade foram apresentadas nesta semana para o time de professores e representantes do Centro Acadêmico. Entre as principais notícias, que enchem toda a Instituição de boas expectativas, é a preparação para que o curso se torne uma Escola de Medicina, a exemplo de outras grandes universidades do país. Para isso, a Unesc iniciará já nas próximas semanas uma grandiosa obra de uma nova estrutura física das Clínicas Integradas e anunciou aos docentes a ampliação e readequação dos internatos médicos, o investimento em um novo Laboratório de Habilidades Médicas e um inovador plano de formação dos professores.

Atualmente o curso já desponta entre os 30 principais do Brasil que recebem o Selo de qualidade e excelência auditados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abem).

Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o curso de Medicina completará 20 anos em 2020 e se prepara para ser a maior referência em educação médica do Estado de Santa Catarina. “Tudo isso tendo formado mais de mil médicos e 100% deles aprovados em programas de residência médica em todo o país. Já temos um curso e uma estrutura de excelência e estamos mais que preparados para ir além”, salienta.

No que diz respeito ao corpo docente os investimentos ficam por conta do oferecimento de bolsas de estudo de mestrado e doutorado na Unesc para os professores sob o critério de um grupo gestor próprio que fará a seleção e acompanhamento dos contemplados, além dos recursos disponibilizados para capacitação docente em educação médica. “Isso porque um curso de excelência não se faz só com infraestrutura. Bons e dedicados professores são fundamentais para o sucesso e qualidade”, acrescenta Luciane.

O novo prédio a ser construído já nos próximos meses, com prazo de entrega para julho de 2020, conforme a coordenadora do curso, Maria Inês da Rosa, será um dos grandes presentes que a comunidades acadêmica e externa irão receber. “O projeto do novo prédio para funcionamento do curso contará com 25 novos consultórios médicos, sendo 15 com banheiros privativos, cinco salas de orientações, salas de aula adaptadas ao método de ensino usado, cantina, laboratório de análises clinicas, centro acadêmico com área de convivência para os alunos, museu da medicina, além de um anfiteatro e um espaço novo para a coordenação do curso com sala de reuniões e sala para os professores. Todo o projeto foi pensado nos detalhes e apresentado para que os professores pudessem também contribuir para a sua excelência. Isso por si só já nos trará uma mudança significativa”, destacou.

As informações repassadas na noite de quarta-feira (24/7) também foram ouvidas com atenção pelos representantes dos alunos, os integrantes do Centro Acadêmico. A acadêmica da 10ª fase, Renata Petri, esteve no encontro e gostou do que ouviu. “Foram informações muito importantes e novidades que farão a diferença não só para nós, alunos, mas também para a comunidade que vai receber atendimento ainda melhor. Como acadêmicos nosso papel será acompanhar e torcer pela concretização de tudo isso”, destacou.

A proximidade e a possibilidade de diálogo entre alunos, coordenação e reitoria, para Renata, são peças chave nesse processo. “Temos que valorizar tudo o que a Universidade nos oferece e destacar esse contato tão próximo que nos permite ter um diálogo aberto para levar nossas reivindicações ou preocupações e ouvir o que a gestão também tem a nos apontar. Esse contato tem aumentado significativamente e nos traz uma maior tranquilidade”, completou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de julho de 2019 às 17:31
Compartilhar Comente

Unesc e Governo do Estado dialogam sobre o desenvolvimento do Sul

Unesc e Governo do Estado dialogam sobre o desenvolvimento do Sul
Acolhimento na Universidade promoveu encontro entre lideranças (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

É o momento de ouvir para buscar o desenvolvimento do Sul”. Foi assim que o secretário da SDE (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável), Lucas Esmeraldino, descreveu sua vinda a Unesc na manhã desta sexta-feira (26/7). O acolhimento, com a presença de lideranças do Governo do Estado e da Universidade, foi uma continuidade do projeto “Rota SC - Inovação é o nosso combustível”, que reuniu a comunidade e autoridades da região na noite desta quinta-feira (25/7), no Auditório Ruy Hülse, para colocar em pauta a inovação, o desenvolvimento e a valorização do ensino. Após as conversas, a Sala dos Municípios, propositora das ações, recebeu representantes da gestão municipal, promovendo uma aproximação entre a Instituição e o poder público.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, dividiu o palco do Rota SC com Esmeraldino. Para ela, momentos assim são fundamentais para um Sul forte e consolidado. “A aproximação entre universidades e o poder público cria um importante movimento pelo desenvolvimento. A cidade, quando envolvida com as instituições de ensino, se transforma. Sabendo disso, abrimos as portas da Unesc e estamos juntos, para fazer dar certo”, afirma.

O diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Criciúma, Claiton Pacheco, também dá destaque ao trabalho em conjunto entre universidade e gestão pública. “Fortalece a região e mostra o potencial que temos para crescer. Um desafio que será vencido com parcerias e um importante ponto de sinergia entre as instituições e administração municipal”, ressalta.



Entre os focos das conversas, Esmeraldino frisou um novo direcionamento pela inovação por todas as regiões e colocou a Unesc como importante aliada no Sul. “É a hora de se abraçar e valorizar a educação, a pesquisa e a inovação. Tudo começa na Universidade. Esta troca é o ponto de união para que Santa Catarina ocupe seu lugar de destaque”, afirma.

No encontro as lideranças também puderam conhecer o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sócioeconômico), que desenvolve ações de estudos sobre a região, resultando em apoio a inciativas pelo desenvolvimento do Sul. “Cada vez mais trabalhamos integrando a comunidade e o setor público, para entender e fomentar o crescimento. O Programa se faz presente para contribuir e elevar as ações em parceria”, explica a coordenadora do grupo, Melissa Watanabe.

Também estiveram presentes os presidentes: do IMA (Instituto do Meio Ambiente), Valdez Venâncio; do ImetroSC (Instituto de Metrologia de Santa Catarina), subtenente Rudinei Floriano: da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina), Fábio Zabot Holthausen, e da Jucesc (Junta Comercial do Estado de Santa Catarina). O tenente coronel André Luiz, coordenador do IMA (Instituto do Meio Ambiente) também participou das conversas.

Em nome da Unesc, contribuíram a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Rocha Fabris; a coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel Regina de Souza; o gerente do Escritório de Negócios, Henrique Vargas; diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo; a pró-reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti; a chefe de gabinete da reitoria, Gisele Coelho Lopes, gestores e coordenadores de programação de pós-graduação.

Sala dos Municípios dialoga com a gestão pública

Durante a programação da manhã, as lideranças da Universidade conduziram diálogos de entendimento e construção dentro da Unesc. A Sala dos Municípios, inaugurada no dia 17 de julho, abriu suas portas para projetos e demandas da região. O diretor executivo da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Lei Alexandre; a presidente da Fancri (Fundação do Meio Ambiente de Criciúma), Anequésselen Bittencourt Fortunato; o coronel Márcio José Cabral, e o assessor técnico do Siecesc (Sindicato Indústria de Extração Carvão do Estado de Santa Catarina), Márcio Zanuz, estiveram na Universidade para conhecer as oportunidades oferecidas pela expertise da Instituição.

“O objetivo é propiciar formas de desenvolver os municípios, com o auxílio das mais variadas pesquisas e ações. Quando a Unesc se insere dentro deste processo, existe um retorno positivo de conhecimento aplicado que pode retornar ao município e contribuir economicamente”, explica a coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel Regina de Souza.

O projeto, com foco nos municípios da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna), fomenta a inovação, captação de recursos, implementação de iniciativas e monitoramento de projetos. O resultado da atuação é percebido em avanços no desenvolvimento local e regional.

Como a Sala dos Municípios pode contribuir?

  • Capacitação de professores;
  • Cursos voltados ao comércio e indústria;
  • Prestação de serviços;
  • Projetos de extensão;
  • Palestras, minicursos e workshop;
  • Prestação de serviços pelo Iparque (Parque Científico e Tecnológico), como projetos ambientais, saneamento básicos, mobilidade urbana, planos diretores e projetos de barramento de água.


O espaço está aberto das 13 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. O setor atende pelos contatos (48) 3431-2745 e (48) 3431- 4586 para agendamentos e obtenção de mais informações.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 26 de julho de 2019 às 13:48
Compartilhar Comente