Reitoria

Recepção aos Calouros: Noite de Aulas Inaugurais

Recepção aos Calouros: Noite de Aulas Inaugurais
Ingressantes nos cursos noturnos da Unesc tiveram seus primeiros contatos com as salas de aula (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Após a especial Recepção aos Calouros, realizada na terça-feira (30/7) ao longo de todo o dia na Unesc, nesta quarta-feira (31/7) foi a vez de os novos acadêmicos terem seus primeiros contatos com as salas de aula. Recepcionados por monitores em todo o campus, os alunos foram encaminhados para as Aulas Inaugurais de seus cursos e puderam conhecer melhor coordenadores, professores e membros dos Centros Acadêmicos e Atléticas.

Os alunos da área de Licenciatura foram recebidos no Auditório Ruy Hülse e posteriormente conduzidos a outros locais do campus para conhecerem os principais espaços utilizados por cada um dos cursos de forma separada.

Já o encontro dos acadêmicos de Administração e Administração com ênfase em Comércio Exterior foi realizado Bloco R1, assim como os estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia. No Bloco R2 foram recepcionados os calouros de Ciências da Computação, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.

O primeiro encontro em sala de aula para os alunos de Ciências Econômicas aconteceu no Bloco XXI, da mesma forma que os estudantes dos cursos de Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos. Quem optou por Educação Física já conheceu de perto o Complexo Esportivo e teve a oportunidade de estar nas suas salas de aula.

A turma que iniciou nesta quarta-feira a trajetória na graduação de Ciências Contábeis foi recebida no Bloco do Estudante, no Centro de Práticas Contábeis e aqueles que ingressaram no curso de Design de Moda tiveram seu primeiro encontro oficial na estrutura do Senai.

Nesta quinta-feira (1º/8) os acadêmicos das demais fases também voltam à Universidade e iniciam, de forma oficial, o semestre letivo.

Uma tarde de boas-vindas 

No período da tarde, os mais de quarenta calouros de Medicina foram acolhidos no Auditório Ruy Hülse, pela coordenadora, Maria Inês da Rosa, e professores do curso. Eles conheceram a Universidade, os diferenciais do curso e o que encontrarão nos próximos cinco anos.

Na sala 101 do Bloco R1 os novos estudantes de Biomedicina também foram recepcionados à Universidade. O coordenador do curso, Emanuel de Souza, compartilhou ideias sobre o campo de atuação dos profissionais da área e as oportunidades de iniciação científica na Instituição. Souza esteve acompanhado pelos professores da graduação.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 31 de julho de 2019 às 21:30
Compartilhar Comente

Auditório lotado para último turno da Recepção dos Calouros

Auditório lotado para último turno da Recepção dos Calouros
Novos acadêmicos foram recebidos com programação especial ao longo de todo o dia (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O encerramento da programação de Recepção aos Calouros foi realizado em grande estilo na noite desta terça-feira (30/7). Após a recepção dos turnos matutino e vespertino, em clima de descontração, os novos acadêmicos do cursos noturnos e seus familiares foram recebidos no Auditório Ruy Hülse para o primeiro contato com o universo da graduação. Levando a temática de embarque para uma grande viagem, os chamados “passageiros” puderam divertir-se com atividades que os deixaram mais à vontade com o novo cenário, ter um contato aproximado com toda a equipe de reitoria, ouvir a apresentação das lideranças estudantis, além de conhecer as belezas das apresentações do Coral Unesc e da Cia de Dança Unesc.

Nas apresentações de alguns estudantes e familiares, momento promovido pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o clima foi de muita emoção com relatos de sonhos, de fato, tornando-se realidade neste dia de ingresso nos cursos de graduação.

Ainda na noite de estreia na Universidade os convidados fizeram um tour pela Instituição, conhecendo, mesmo com o clima chuvoso, alguns dos principais pontos do campus para que já possam estar familiarizados com o espaço que passa a ser sua segunda casa.

Ao fim do encontro os calouros e seus familiares foram recepcionados pelo Grupo Instrumental Unesc e presenteados com um lanche especial no hall do Bloco Administrativo.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de julho de 2019 às 22:22
Compartilhar Comente

Estudantes de Medicina e Biomedicina são recepcionados nesta tarde na Unesc

Estudantes de Medicina e Biomedicina são recepcionados nesta tarde na Unesc
Evento iniciou no Auditório Ruy Hülse e finalizou no bloco Administrativo (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Um pequeno passo para o calouro, um grande salto para a sua graduação. Assim foi a tarde de alunos, pais e familiares que participaram, nesta terça-feira (30/7), da Recepção de Calouros dos cursos de Medicina e Biomedicina da Unesc. Os mais novos acadêmicos e familiares foram recepcionados no Auditório Ruy Hülse e após um momento especial de contato com a reitoria, realizaram um tour pela Universidade, conhecendo os principais setores da Instituição e finalizando no bloco Administrativo.

Com a temática de uma viagem, os alunos passaram por um especial cenário de aeroporto, com comissários de bordo, pilotos e muita diversão. Os presentes contaram com momentos de descontração e acolhida. Também puderam conhecer a estrutura administrativa da Universidade e os gestores da Instituição.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, apresentou os projetos da Universidade, seus principais referenciais e as oportunidades que a Instituição possa oferecer. “A Universidade está de portas abertas para todos e tenho a certeza que vocês serão, além de ótimos médicos e biomédicos, grandes seres humanos”, enfatizou.

Representantes do DCE (Diretório Central do Estudante) também estiveram presentes no evento. Conforme o presidente, Alexandre Bristot, o Diretório trava lutas diárias em prol do bem-estar dos acadêmicos. Segundo a vice-presidente, Suzel Ramos, o órgão representa todos os estudantes. “Estamos aqui para conversar, discutir e avaliar melhorias para os alunos da Universidade”, colaborou.

A coordenadora de Medicina, Maria Inês da Rosa, participou da construção do curso e se sente feliz em poder estar à frente do grupo. Segundo o coordenador do curso de Biomedicina, Emanuel de Souza, a Universidade apresenta a estrutura de qualidade e professores de ponta. “Aqui vocês viveram os melhores anos de suas vidas e poderão aprender muitas coisas boas”, colocou. A coordenadora-adjunta de Medicina, Lêda Soares Brandão Garcia, também esteve presente no evento.

Novas possibilidades

Uma nova etapa da vida da caloura de Biomedicina, Ingrid Vargas está prestes a começar. A acadêmica sairá de Torres, no Rio Grande do Sul, três vezes por semana para vir à Unesc. Apesar da correria, contará com o apoio dos familiares para conciliar o trabalho, a escola e o filho de sete meses.

“É um momento de renovação. Sempre tive vontade de fazer o curso, o que vai colaborar para o meu trabalho. Neste semestre farei somente três cadeiras, para conciliar tudo, contando com o apoio dos avós para cuidar do meu filho”, colocou. Ingrid tem um SPA em Torres e já prospecta se especializar em estética após a graduação.

Aperto no coração

Claoselde Bencke não esconde o aperto no coração ao saber que sua filha está saindo de casa para estudar Biomedicina na Unesc. Natural de Três Cachoeiras, a filha de 18 anos sairá de casa pela primeira vez, vindo morar em Criciúma. “É difícil, a gente chora escondido para não desanimar a filha, mas sabemos que é um grande passo e ela não pode desistir. É um grande orgulho”, afirmou.

Sabedoria dos mais velhos

Doralina Maria Bitencourt tem 83 anos e a idade não foi um empecilho de acompanhar o neto, que é calouro de Medicina, na tarde desta terça-feira na Recepção de Calouros. “Estive 33 anos em sala de aula e me sinto muito alegre em ver meus filhos e netos estudando. Sempre quis que eles estudassem e prosperassem nas suas carreiras”, enfatizou.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 30 de julho de 2019 às 18:55
Compartilhar Comente

Unesc realiza recepção especial aos calouros

Unesc realiza recepção especial aos calouros
Boas-vindas aos novos estudantes conta com Aula Magna e tour pelo campus (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os novos estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Educação Física (Bacharelado), Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia da Unesc, carimbaram na manhã desta terça-feira (30/7) o seu passaporte para a fantástica viagem ao mundo do conhecimento que farão na Universidade. Os calouros receberam as boas-vindas em um clima de acolhimento, música, dança, encontro com a Reitoria, tour pelo campus e quitutes. E eles não vieram só. Trouxeram para este primeiro encontro oficial com a Unesc seus familiares. E com esta proposta, a Unesc realizará até esta quarta-feira (31/7) a Recepção aos Calouros do segundo semestre de 2019. No primeiro dia, ocorrerão as atividades com a Reitoria e o tour pelo campus e no segundo, as Aulas Inaugurais dos cursos.  

A cenografia montada para o evento remete à área de embarque de um aeroporto e os alunos foram recebidos por “comissários de bordo”, passaram por detector de metais e puderam subir no voo que leva ao início da viagem ao mundo do conhecimento. Durante o evento, ao alunos e familiares puderam conferir apresentações da Cia de Dança e do Musical Unesc durante as atividades no Auditório Ruy Hülse e para encerrar, após o tour pelo campus, eles foram recepcionados no hall do Bloco Administrativo pelo grupo instrumental da Universidade e receberam pipoca e picolé.

A reitora, Luciane Bisognin Ceretta, iniciou as boas-vindas da Instituição. Ela falou das oportunidades que a Unesc oferece tanto no ensino, quanto na pesquisa e nas atividades de extensão e extracurriculares para formar profissionais de excelência e que possam fazer a diferença nos ambientes em que atuarem e na sociedade. “É um orgulho para nós poder acompanhar vocês nesta caminhada. Com certeza vocês estão em uma Universidade de destaque e que busca a excelência em tudo o que faz. Vocês viverão um período de muitas descobertas, crescimento e alegrias e estarão em uma Universidade Comunitária que abriga a todos. Universidade é lugar de diversidade e de respeito ao direito do outro de fazer as suas escolhas. Temos a certeza de que vocês terão aqui na Unesc um belo caminhar e sairão daqui profissionais e cidadãos diferenciados”, afirma.

O vice-reitor Daniel Preve, também deu as boas-vindas aos calouros, e lembrou da importância dos estudantes em estarem comprometidos com a sua formação. “A Universidade recebe a todos de braços abertos e oferece uma estrutura e profissionais altamente qualificados para proporcionarem ensino, pesquisa e extensão de qualidade. Mas vocês também fizeram a escolha de estar aqui. Então aproveitem todas as oportunidades e estejam comprometidos com a sua formação”.

Do outro continente para a Unesc

A acadêmica de Direito, Jennifer Cilene Andrade chegou na última semana no Brasil. Aos 23 anos, ela deixou a casa da família em Cabo Verde, África, para fazer o curso superior na Unesc, incentivada pelo relato da irmã mais velha, formada em Nutrição pela Universidade e pós-graduanda pela Instituição também. “A Unesc acolhe muito bem os estrangeiros e como minha irmã já estudou aqui, tive a segurança da minha escolha. Além disso, Criciúma é uma cidade tranquila para se viver”, comenta.  

Novas possibilidades

Dienifer Luiz, de Cocal do Sul, conta que escolheu a Unesc para realizar o sonho de fazer Arquitetura e Urbanismo pela referência que a Universidade é em nível estadual e nacional. “Tenho certeza de que aqui terei muitas possibilidades para minha vida profissional e viverei muitas experiências positivas”.

E falando em experiência, quem esteve no campus na manhã desta terça-feira foi Albani Ferreira. Formada em História pela Unesc, ela voltou ao campus para acompanhar o neto Luiz Henrique Vicente Costa, calouro de Arquitetura e Urbanismo, na Recepção aos Calouros. “Tive ótimas experiências na Unesc e proporcionadas por ela. Fico muito feliz em voltar aqui para acompanhar meu neto que agora também levará a marca da Universidade”, conta.

Novidades chegando

Durante o evento, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, passou para os calouros algumas das novidades que a Instituição está preparando para calouros e veteranos. Uma delas é a Biblioteca Digital, com mais de 7,5 mil títulos à disposição para pesquisa em dispositivos móveis. Os usuários poderão ter acesso a possibilidades como leitura em voz alta das obras, marcadores de páginas, realces e anotações, busca dinâmica.

Outra novidade será que estudantes, professores e funcionários poderão se locomover pelo campus com o uso de bicicletas. A Universidade adquiriu 50, que estarão localizadas em quatro pontos do campus.

Além da reitora, do vice e da pró-reitora Acadêmica, os novos estudantes e familiares receberam as boas-vindas do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris; do diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus; do assessor Institucional, Edson Rodrigues; do procurador jurídico, João Carlos de Medeiros Júnior; da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; do diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo; da chefe de gabinete, Gisele Coelho Lopes; do gerente de Inovação, Evânio Nicoleit; do coordenador do Ânima, João Batanolli; do diretor de Tecnologia de Inovação, Rogério Casagrande; da coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig; da coordenadora da Secretaria Acadêmica, Lorete Tasca; do coordenador do Pame (Programa de Mediação e Acolhimento do Estudante) e da assistente social e historiadora da equipe da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas Priscila Schacht Cardozo.

As aulas do segundo semestre letivo de 2019 para calouros e veteranos iniciam nesta quinta-feira (1º/8).

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 30 de julho de 2019 às 15:18
Compartilhar Comente

Atividade especial integra a Formação Continuada dos professores da Unesc

Atividade especial integra a Formação Continuada dos professores da Unesc
Noite desta segunda-feira (29/7) foi de reflexão e aprendizado (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os professores da Unesc iniciaram oficialmente, na noite desta segunda-feira (29/7), o segundo semestre letivo de 2019. Eles foram recepcionados nos períodos vespertino e noturno no Auditório Ruy Hülse para atividades especiais do projeto de Formação Continuada da Universidade. No início da noite o aprendizado ficou por conta da peça “Para guardar estrelas”, apresentada pelo grupo Cirandela. Em meio a um enredo engraçado e que envolveu a plateia, a peça chamou a atenção para a forma como a vida das pessoas gira em torno do tempo e como o tempo livre, a saída do modo automático, pode ser a porta de entrada para recordações únicas.

Na sequência, os professores que lotaram o auditório ouviram da Pró-reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti, algumas das orientações com relação ao Inova Unesc, programa lançado oficialmente nesta segunda-feira e que norteará o projeto de inovação curricular e pedagógica da Instituição. Os trabalhos, conforme Indianara, já estão sendo realizados em prol desse objetivo desde o início do ano, quando um grupo gestor foi formado para liderar o processo e, através de estudos e discussões, montar a estrutura do projeto. “Esse trabalho nos exige o sair da caixa, usar a criatividade e a pró atividade. É momento de olhar para fora e olhar para dentro. O cenário atual nos coloca muitos desafios e precisamos, mais do que nunca, definir ações e estratégias de como iremos encará-lo”, salientou.

Conforme a pró-reitora, a Universidade precisará do engajamento total de todos os professores e, é claro, dos alunos para chegar ao objetivo comum. “Estamos fazendo essa estruturação para formar o profissional que esse cenário necessidade. Nosso foco é buscar soluções para nos adequar para o futuro. Vamos encontrar respostas que nos coloquem ainda mais no patamar que o momento exige”, completou.

A proposta, de acordo com a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, traz consigo o desconforto de encarar o novo, o desconhecido. “Toda mudança gera desconforto, mas qual o melhor lugar para isso se não a Universidade?”, questionou.

Entre os segredos do sucesso nessa caminhada, para a reitora, estará o desprendimento de antigos pensamentos e a abertura de todos para novas ideias, além de, principalmente, a clareza de que todos precisam caminhar juntos e podem, sim, pensar de forma diferente.  “Temos a inovação como uma decisão institucional necessária a partir de uma intensa análise de cenários que temos feito. Nosso 2019 já iniciou com esse objetivo e acredito que terminaremos o ano muito mais próximos daquilo que buscamos. Tudo isso, é claro, se caminharmos juntos, na mesma direção”, destacou Luciane.

Ainda nesta noite o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, apresentou o formato inicial do processo e os principais conceitos que irão nortear o trabalho. Na oportunidade, de forma online, os professores presentes já puderam participar opinando sobre as suas concepções sobre o que define o ensino de qualidade. “Estamos repensando o papel da Universidade e destacando o Saber, o Saber Ser e o Saber Agir, tudo isso de forma interligada à Missão e a Visão da Universidade e ao papel que ela passa a assumir neste novo cenário e no futuro”, explicou.

A noite contou ainda com a performance comandada pelo Setor de Arte e Cultura, que levou personagens para interagirem e recepcionarem os convidados do evento.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 29 de julho de 2019 às 23:33
Compartilhar Comente