Reitoria

Unesc e Amrec concretizam o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Região Carbonífera

Unesc e Amrec concretizam o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Região Carbonífera
Projeto foi assinado pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, e pelo presidente da Associação, Ademir Magagnin (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc e os municípios da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) estão trabalhando juntos pela retomada social e econômica pós-pandemia. A concretização do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Região Carbonífera foi assinada na tarde desta segunda-feira (29/6), pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, e pelo presidente da Associação, Ademir Magagnin.

A proposta, apresentada e aprovada por unanimidade pelos prefeitos anteriormente, idealizará pontos de trabalhado e de atenção, levando em consideração a pandemia de Covid-19 e outros fatores que foram potencializados, ligados à economia, cultura, realidade social e meio ambiente. Inicialmente, a análise dos aspectos levará seis meses.

Conforme Luciane, a assinatura deste convênio se caracteriza como mais uma contribuição da Unesc para o Sul de Santa Catarina. Segundo a reitora, um corpo de pesquisadores qualificado e vinculado ao Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Universidade cuidará deste planejamento. “A atuação da equipe profissional olhará para segmentos da região em franco desenvolvimento e ainda identificará possibilidades para o fortalecimento local. Quando o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Região Carbonífera estiver em mãos, poderemos buscar investimentos mais assertivos e que continuem ampliando o crescimento do Sul”, evidenciou.  

Para o presidente da Amrec, Ademir Magagnin, este é um momento importante para a recuperação dos municípios. “Entendemos o grande valor desta parceria, principalmente por ser em um momento tão difícil para a economia, que está comprometida. Este Plano abrirá portas, possibilitará trabalhos e mostrará para a sociedade a força dos municípios da Região Carbonífera. Acreditamos que este é o momento certo. Uma resposta para dias incertos. As expectativas são positivas”, afirmou.


Estruturação do Plano de Desenvolvimento

Para o desenvolvimento da iniciativa, a Universidade colocará o corpo técnico e científico da Universidade à disposição dos municípios. Durante o desenvolvimento do estudo, a Instituição vai propor soluções factíveis com base nos dados do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc, que monitora variações nos mais diversos segmentos da sociedade Sul catarinense. Conheça mais sobre o trabalho clicando aqui.


Com os indicadores em mãos, os pesquisadores e representantes dos poderes públicos estabelecerão metas para os diferentes atores dos 12 municípios que compõem a Região Carbonífera. Estruturado em sete fases, o Plano também faz uma reflexão sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Serão 950 horas de trabalho executadas em 14 semanas não consecutivas.  “O desenvolvimento do Plano olhará para o futuro, estabelecendo a identificação dos principais eixos estratégicos da Amrec para os próximos dez anos. Será um projeto capaz de viabilizar o dimensionamento dos principais objetivos estratégicos, de seu sonho de futuro e as principais bandeiras adotadas pelos municípios”, explica a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, professora doutora Gisele Coelho Lopes.

Também participaram da reunião os professores que fazem parte do projeto, professora doutora Melissa Watanabe; professor doutorando Thiago Fabris; professora doutora Bianca Bez Batti Dias e o coordenador da Sala dos Municípios, Dorvanil Vieira.  

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2020 às 18:32
Compartilhar Comente

Informação e credibilidade marcam a comemoração de 52 anos da Unesc

Informação e credibilidade marcam a comemoração de 52 anos da Unesc
Mais de 20 mil pessoas acompanharam os eventos, pautados por assuntos de relevância social Mais imagens

A Unesc comemorou seus 52 anos de história transmitindo informação de qualidade e evidenciando opiniões de credibilidade. As celebrações virtuais, em decorrência da pandemia, iniciaram na segunda-feira (22/6), dia marcado pelo nascimento da mantenedora Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), e foram concluídas nesta sexta-feira (26/6). Desde então, os conteúdos foram transmitidos pela Unesc TV para mais de 20 mil pessoas.

Ao longo dos cinco dias, foram 27 webinars, sete atividades culturais, três novos projetos lançados, oficinas, cerimônia de formatura, 52 horas de transmissão ininterruptas nos dias finais e muito mais, dando destaque aos assuntos de maior evidência para a sociedade, como coronavírus, desenvolvimento social, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e outros.

“Foi uma semana histórica, de fundamental importância para o momento em que vivemos. Não poderia ser diferente. São 52 anos construindo propósitos, e neste momento, em que a sociedade se encontra diante de uma das maiores crises de sua história recente, a Unesc se coloca como detentora e transmissora da mais valiosa ferramenta para superá-la: o conhecimento”, enalteceu a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Os momentos, de debate e ensinamentos, foram protagonizados por importantes personagens das ciências e políticas públicas do país, como a reitora da UPF (Universidade Federal de Passo Fundo), doutora Bernadete Dalmolin; o professor doutor Luiz Miguel Oosterbeek, do Instituto Politécnico de Tomar, Portugal; o preside nte da Abruc (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias), Ney José Lazzari; o senador da República, Jorginho Melo; o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar pelo Artigo 170, Rodrigo Minotto; o secretário de Estado de Educação e egresso da Unesc, Natalino Uggioni, e o reitor da Unochapecó (Universidade Comunitária da Região de Chapecó), Claudio Alcides Jacoski.  

Também contribuíram para estes momentos o presidente da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), Mário Cesar de Aguiar; a jornalista e economista da NSC Comunicação, Estela Benetti; o secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Paulo Alvim; o diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro e o presidente da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Moacir Dagostin.

Para dialogar com os convidados externos, a Unesc foi representada por um time de professores, pesquisadores, mestres e doutores, qualificando os debates de interesse social. Foram mais de 60 profissionais da Instituição, com propriedade comprovada pela avaliação máxima do MEC (Ministério da Educação) – 5 de 5.

Futuro da Universidade marca a conclusão da semana de comemorações


Após evidenciar assuntos de interesse comunitário, a Unesc encerrou a semana olhando para si. O webinar “E daqui para frente? Diferentes olhares para a Unesc” propôs diálogos sobre o futuro da Instituição. O assunto foi abordado por professores das mais diversas áreas do conhecimento, com olhares pelo meio ambiente, educação, qualidade de vida, estrutura e inovação.

A coordenadora do Setor de Planejamento da Instituição, Tereza Bianca Bez Batti Dias, mediou as conversas da noite e apontou que é preciso repensar o ensino. “Diante do cenário que se apresenta, nos perguntamos quais os caminhos a Unesc deve tomar? O ensino hibrido está presente como uma forte possibilidade para o futuro. Também temos a questão da tecnologia no suporte a professores e alunos. O mundo já mostra uma aceleração e transformação dos processos, nossa missão é entende-los”, afirmou.

Estiveram presentes neste momento os docentes Alfredo Engelmann Filho, de Direito; Willians Cassio Logen, de Fisioterapia; Ângela Piccinini, de Engenharia Civil; Joni Márcio de Farias, de Educação Física; Carlos Renato Carola e Carlyle Bezerra de Menezes, do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação); Jack Soratto, do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), e o assessor de Inovação na Aditt (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia), Christian Engelmann.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de junho de 2020 às 22:30
Compartilhar Comente

Semear Sorrisos: iniciativa de protagonismo acadêmico é lançada na Unesc

Semear Sorrisos: iniciativa de protagonismo acadêmico é lançada na Unesc
Projeto possibilita a criação de redes colaborativas na comunidade (Imagem: Reprodução YouTube) Mais imagens

A Unesc lançou na noite desta sexta-feira (26/6) o programa Semear Sorrisos, iniciativa de protagonismo acadêmico que leva a expertise da Universidade para dentro das comunidades do Sul de Santa Catarina. A ideia, desenvolvida por estudantes de Administração de Empresas e Comércio Exterior, possibilita a criação de redes colaborativas, na prestação de serviços e auxilio a bairros com maiores registros de vulnerabilidade e permite que ações próprias possam ser desenvolvidas pela sociedade.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, parabenizou a iniciativa acadêmica, dando destaque as oportunidades que o projeto apresenta. A ideia é oferecer, por meio da estrutura e expertise da Instituição, auxílio para questões de relevância social e construir novas competências formativas para aqueles que procuram a Universidade. “Este é um novo normal, de um futuro colaborativo. Hoje nasce um lindo projeto, com a certeza de que deixará sementes na história da nossa Universidade. Nossos estudantes, em um momento desafiador como o que vivemos, encontraram uma forma de fazer a diferença na vida das pessoas, colocando-se à disposição do outro”, destacou.

A ideia, desde de sua provocação em um diálogo entre reitoria e estudantes, foi construída em duas semanas, com aporte de professores dos cursos. O Programa já pode ser aderido por todos os estudantes da Unesc, expandindo sua área de atuação. “Temos o objetivo de contribuir para a transformação dos contextos econômico, social e humano das comunidades assistidas. A ideia é iniciar ações com o atendimento das necessidades básicas, concluindo a experiência quando a própria comunidade puder iniciar ações próprias”, explicou a coordenadora do Programa, estudante Victória Ponciano.

Semear Sorrisos na prática

Como ponto de partida, os estudantes já iniciaram a campanha “Semeie, seja presente”. A proposta é receber doações de agasalhos, livros, alimentos, produtos de higiene, brinquedos, material escolar, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e talento, para atividades socioeducativas.
 

Após a primeira etapa, uma análise contextual dos bairros de Criciúma será feita, possibilitando a primeira inserção. A partir deste momento, novas ideias podem sair do papel. Ao participar de uma das oficinas, capacitações, atividades culturais e eventos comunitários, um morador poderá dar seguimento ao compartilhamento da competência adquirida, ou até se colocar à disposição para ensinar algo novo. Assim, uma rede será criada, sempre com o suporte da Unesc.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, professora doutora Gisele Coelho Lopes, deu destaque as possibilidades que o projeto traz em meio à pandemia. “Hoje iniciamos uma jornada, que continuará com os estudantes de toda a nossa Instituição. São alunos que querem impactar o meio onde vivem, iniciando a transformação desde agora”, enfatizou.

Para participar ou conhecer o programa, contatos podem ser feitos no e-mail semearsorrisos@unesc.net, no Instagram @semearsorrisos e no WhatsApp (48) 9-9901 7703. Empresas e organizações também são convidadas a contribuir como parceiras, podendo realizar doações e auxiliar atividades.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de junho de 2020 às 20:21
Compartilhar Comente

Unesc 52 anos: diálogos sobre os novos tempos e valores

Unesc 52 anos: diálogos sobre os novos tempos e valores
Webinar teve a participação dos conferencistas Fábio Barbosa e Ademir Milo (Imagem: ReproduçãoYouTube) Mais imagens

Neste momento de excepcionalidade o mundo não é mais o mesmo. São estes novos aspectos, provocados pela pandemia de Covid – 19, que foram colocados em diálogo no webinar “Novos tempos, novos valores” na tarde desta sexta-feira (26/6). O momento teve a participação dos conferencistas Fábio Barbosa, Paulo Bornhausen e Ademir Milo.

Conforme a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, a chegada da pandemia forçou a humanidade a acelerar o futuro. Diante deste cenário, existe a necessidade de se desenvolver novas competências, valores e comportamentos. “A Unesc apresenta, em seu ambiente, valiosas ferramentas para guiar a região para este novo mundo que se apresenta. São iniciativas pela inovação, empreendedorismo, desenvolvimento de pessoas, internacionalização e de suporte à sociedade”, destacou.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora doutora Gisele Coelho Lopes, lembrou que a crise acometeu importantes setores da sociedade, sendo sentida no mundo dos negócios e organizações. “O surgimento do coronavírus trouxe uma crise mundial, com reflexo para além da área da saúde. No período pós-pandemia é pouco provável que as coisas voltem a ser como antes. Novas rotinas, ferramentas e possibilidades que já estavam aqui agora foram percebidas”, frisou.

Ao iniciar sua fala, Barbosa abordou os novos valores, apontados pela reitora, e destacou a necessidade de se valorizar os que já conhecemos. Para o palestrante, são lições como esta que merecem atenção, principalmente no mundo dos negócios. “A primeira coisa que se deve buscar é cuidar das pessoas. Logo depois, você pode perceber onde consegue ajudar neste momento de pandemia, refletir sobre as competências presentes no seu negócio e pensar no coletivo. O terceiro estágio é ser filantrópico. Auxilie financeiramente quem precisa, fazendo o bem e agregando um importante valor”, explicou.

Os conferencias dialogaram sobre a pandemia, o novo e o velho normal, volta à rotina, trabalho remoto, aceleração tecnológica, impactos sentidos, atitudes a serem tomadas e possíveis cenários para o próximo ano, nos diversos setores do país. Ao fim, o público sugeriu pontos de diálogo e fez questionamentos aos palestrantes.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de junho de 2020 às 18:04
Compartilhar Comente

Unesc 52 anos: autoconhecimento e experiências compartilhadas em busca da saúde mental em tempo de pandemia

Unesc 52 anos: autoconhecimento e experiências compartilhadas em busca da saúde mental em tempo de pandemia
Evento encerrou o terceiro dia de comemorações pelos 52 anos da Unesc (Imagem: ReproduçãoYouTube) Mais imagens

Quais os impactos da pandemia sobre a vida e o comportamento da sociedade? O questionamento foi feito pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, e respondido no webinar de encerramento desta quarta-feira (24/6), terceiro dia de comemorações pelos 52 anos da Unesc. “Vivemos tempos desafiadores, e que também são momentos de oportunidades para o autoconhecimento e reflexões sobre o cenário em que vivemos.  A nossa Universidade, que comemora mais um ano, é o resultado do trabalho de muitas pessoas, e do apoio da comunidade de nossa região. Por isso, hoje abordaremos uma temática pertinente para o contexto atual, quando a humanidade deve ser ressaltada, para que possamos manter vivos os nossos valores”, enfatizou a reitora.

Para responder este e outros questionamentos de relevância social, a palavra principal da noite ficou por conta da economista e mestre em Psicanálise de Consumo, Francine Mendes de Souza, e do economista Nilson Olívio. Entre os assuntos abordados estiveram o respeito e amor ao próximo, cenário pandêmico, inovação, autoconhecimento, sociedade, relações, e em destaque a resiliência. “Ninguém esperava passar por nada disso. As vidas de muitas pessoas mudaram. Para passar por tudo isso, é preciso fazer três perguntas a si mesmo: porque não comigo? Qual é a minha capacidade de solucionar estes problemas? e no que eu acredito? Responder estes três pontos é o início de uma reflexão saudável sobre si, no agora e para o futuro”, afirma Francine.

Mediador da noite, o coordenador adjunto do curso de Ciências Contábeis, Manuel Menegali, lembrou que o primeiro caso diagnosticado de coronavírus no Brasil completa 104 dias nesta data, e carrega consigo aspectos muitas vezes invisíveis. “Vivemos uma situação ímpar na história da humanidade. Estamos lidando com algo que não tem precedente para muitos de nós, sendo comparado até a guerras. Sabemos que isso vai passar, porém deixará marcas em cada um de nós. São estes impactos colocamos em diálogo, com visões originadas de diversas áreas do conhecimento”, frisou.
Também esteve presentes no debate o publicitário e coordenador da Sala dos Municípios da Universidade, Dorvanil Vieira.

Programação das comemorações pelos 52 anos da Unesc

Coronavírus, saúde mental, educação, inovação, arte, cultura e muitos outros assuntos estão sendo debatidos ao longo da semana de aniversário da Unesc. Todos os eventos são gratuitos e podem ser assistidos no canal da Unesc TV no You Tube. Clique aqui para acessar a programação.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de junho de 2020 às 22:47
Compartilhar Comente