Reitoria

Comitê de Biossegurança criado pela Unesc desenvolve protocolos de atuação em preparação aos próximos meses

Comitê de Biossegurança criado pela Unesc desenvolve protocolos de atuação em preparação aos próximos meses
Grupo conta com diferentes profissionais focados no planejamento em detalhes das ações de enfrentamento à pandemia na medida em que as atividades na Universidade retornarem (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

As medidas de prevenção e enfrentamento à Covid-19 no campus da Unesc ganham reforço a cada dia. Além das inúmeras ações de conscientização e apoio voltadas para as comunidades interna e externa, a Universidade trabalha na preparação minuciosa do momento de retorno das atividades no campus. Mesmo sem data prevista para tal, a depender do avanço da pandemia nos próximos dias e das decisões governamentais, a Instituição tem se antecipado e, por meio de um Comitê de Biossegurança, estuda e planeja com antecedência os protocolos a serem seguidos para as mais diversas situações possíveis no cenário de retorno gradual. O investimento em tais medidas e equipamentos ultrapassa R$ 1 milhão.

Responsável por elencar necessidades, planejar o enfrentamento e executar as ações, um Comitê de Biossegurança foi instalado na Unesc e conta com representantes de setores das mais diversas expertises, que vão desde a apresentação dos dados e soluções científicas para cada situação, até a preparação de interlocutores que farão a capacitação de alunos, professores e colaboradores a partir dos protocolos criados e até os responsáveis pela sinalização dos ambientes e adequações físicas dos espaços.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, reafirma que a Universidade está muito comprometida com a segurança e a proteção aos seus estudantes, funcionários e professores.” Organizamos um trabalho minucioso e amplo, que tem, inclusive, servido de referência para outras instituições. Nosso protocolo foi apresentado ao Secretário de Estado da Educação. Nos envolvemos pessoalmente neste direcionamento, justamente porque o cuidado com a vida é um valor prioritário. Não retornaremos enquanto as condições não forem seguras, mas ao retornar teremos todo o campus mapeado, de acordo com os níveis de risco a que cada serviço, curso ou setor. Distribuiremos os kits de biossegurança em qualidade e quantidade necessárias e mobilizaremos nossas melhores equipes para proporcionar informações sobre todas as orientações. Estamos seguros de que nossa campus será referência em biossegurança e proteção contra o coronavírus”, enaltece.

Conforme a coordenadora dos laboratórios da Unesc e integrante do Comitê, Claudia Peluso Martins, os dias de trabalho em conjunto têm sido dedicados a análises, estudos e preparações. “Estamos vislumbrando cada um dos possíveis cenários e encontrando as melhores medidas de segurança para estes. Podemos garantir que a Universidade está organizando toda a sua estrutura, adaptando processos e investindo nos materiais necessários com foco em um único objetivo: a segurança de todos e a valorização de vidas de forma individual e coletiva, princípios da biossegurança”, destaca.

Ao antever as situações o grupo trabalha em ritmo acelerado para que ao sinal de possibilidade de retorno tudo esteja preparado. Quando houver a possibilidade de retorno gradual das atividades no campus, de acordo com Claudia, a equipe estará com protocolos e materiais à postos. “Teremos equipes preparadas para fazer a capacitação de acadêmicos, colaboradores e docentes assim que chegarem na Instituição. Eles serão orientados sobre as ações do protocolo, pensado com base no amor próprio e ao próximo. As informações irão abranger os cuidados necessários dentro e fora da Instituição e a importância do pensamento coletivo neste momento”, completa.

Entre as ações do Comitê estará a entrega de kits com equipamentos para proteção individual, a utilização da tecnologia do Ozônio para a higienização de todos os espaços, incluindo os espaços internos dos ônibus que chegam na Universidade, a demarcação de espaços físicos para distanciamento, entre inúmeras outras. 

Comunidade acadêmica da Unesc recebe equipamentos de proteção individual


Como medida de prevenção a disseminação do coronavírus, a Unesc irá distribuir 50 mil máscaras para acadêmicos, 5.600 para professores, 5.600 máscaras para funcionários; 60 mil aventais para estudantes e mais de 505.000 litros de álcool em gel para a comunidade interna.

Os alunos da 9ª, 10ª e 11ª fases do curso de Medicina que realizam estágio no Hospital São José, de Criciúma e Hospital São Donato, de Içara e Unidades Básicas de Saúde destes dois municípios, por exemplo, recebem os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) específicos para o desenvolvimento de atividades na área da saúde em cada local. O curso fornece máscaras N95 e face shield, aventais e óculos de proteção

Outros investimentos

Logo no começo da pandemia, a Universidade providenciou a instalação de mil dispensers de álcool 70 pelo campus. Com o retorno de alguns colaboradores às atividades do campus, a Instituição reforçou os cuidados e a disseminação de informações. Todos os funcionários recebem máscaras de pano e álcool em gel para o uso individual e orientações de uso e de como se proteger da Covid-19. A ação envolve diretamente o Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt).

Segundo a gerente administrativa do campus, Mira Dagostim, com o retorno gradativo das aulas práticas e estágios presenciais, todos os acadêmicos que estiverem na situação de retorno presencial à Universidade, receberão EPIs conforme as atividades desenvolvidas e todos receberão, no mínimo, máscaras e álcool em gel.

“Além de receber os EPIs, os nossos estudantes irão participar de capacitação com a equipe do Sesmt. Nela, os alunos serão informados do uso correto de cada item de segurança nos espaços da Unesc, em salas de aula, laboratórios”, afirma Mira. Professores e funcionários também receberão orientações do Sesmt. “A Unesc está tomando todo o cuidado e avaliando muito bem cada detalhe e cada passo”, complementa.

Mayara Cardoso e Milena Nandi - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de maio de 2020 às 18:06
Compartilhar Comente

Primeira competição de eSport da Unesc tem final definida e será transmitida ao vivo

Primeira competição de eSport da Unesc tem final definida e será transmitida ao vivo
Partida ocorre neste domingo (31/5), a partir das 18 horas (Imagem: OrganizaçãoLigaUnesc) Mais imagens

A final da Liga Unesc de League Of Legends tem data marcada, equipes definidas e transmissão ao vivo na Twitch confirmada. Neste domingo (31/5), a partir das 18 horas, às equipes ‘SuperNanny FABULOUS”e "Rafiri e seus capangas" disputam o primeiro título de uma competição eSport realizada pela Universidade. No mesmo horário, a partida pelo terceiro lugar também será realizada. 

A Liga Unesc de League Of Legends teve início neste sábado, com 16 times inscritos. Após quase oito horas de competição, e 40 partidas realizadas, o assessor de Inovação da Universidade, Christian Engelmann, comemora os bons resultados. “O primeiro evento de eSport da Unesc está sendo um sucesso. Ao pensar na Liga, tínhamos o objetivo de nos conectarmos nesta tendência mundial, que está sendo abraçada de maneira cada vez mais profissionalizada e já é linguagem corrente entre os jovens, e conseguimos. O campeonato ainda nem acabou, e os participantes já estão pedindo pelo próximo”, destaca.

Com o sucesso da primeira competição, outras modalidades de eSport serão pensadas dentro da Universidade. “Já estamos organizando mais uma edição neste mesmo molde, e outros campeonatos como de Counter-Strike, com o popular CS:GO. Nós da Inovação vemos com muito bons olhos estas tendências já mundialmente reconhecidas e que cada vez mais vem ganhando espaço. Em um mundo pós digital, onde os jovens já nasceram imersos com tecnologia e acesso à internet, o caminho natural é se envolver com os jogos digitais e eSports, e a Unesc não poderia deixar de acompanhar a tendência, abrindo as portas da Instituição aos atletas da comunidade acadêmica e possibilitando a prática de uma paixão e talentos”, enaltece Engelmann.

A iniciativa foi proposta em parceria pela Aditt (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia) e AAACT (Associação Atlética Acadêmica Cavalo de Tróia). Ao fim do evento, os times três melhores colocados receberão uma premiação. Para assistir à final, com transmissão ao vivo e narração do estudante do curso de Ciências da Computação, Murilo Leffa, basta acessar o canal na Twitch clicando aqui. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de maio de 2020 às 17:51
Compartilhar Comente

Site lançado pela Unesc reúne principais informações e dados sobre a Covid-19

Site lançado pela Unesc reúne principais informações e dados sobre a Covid-19
Página foi idealizada e será mantida pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Foto: Reprodução) Mais imagens

Dados sobre contaminados, óbitos, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), gráficos comparativos, entre centenas de outras informações estão disponíveis, a partir desta sexta-feira (29/5) no site do Comitê de Análise e Gestão Covid-19 - Covid.unesc.net, lançado em evento virtual da Unesc. A página foi idealizada e executada pela equipe do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGCSCol) da Universidade com foco na disseminação de informações completas e de credibilidade sobre a pandemia.

No site o grupo reúne os mais variados dados atualizados sobre a situação em todo o mundo, no país, no Estado e na região, além de materiais científicos que servem como base para pesquisa e abas para acesso ao atendimento aos programas de teletriagem referenciada e acolhimento emocional.

O evento de lançamento oficial do novo site, transmitido no YouTube pelo canal da Unesc TV, contou com a participação da reitora, Luciane Bisognin Ceretta, que dividiu a fala com a coordenadora do PPGSCol e responsável pelo Comitê de Análise e Gestão Covid-19, Cristiane Damiani Tomasi e com professor do PPGSCol e responsável pelo Observatório Epidemiológico Covid-19, Antônio Augusto Schafer.

Além de apresentar todos as funcionalidades da página e relatar os objetivos da equipe ao montar o site ao longo das últimas semanas, o lançamento contou com a apresentação geral das ações já lideradas pela Universidade em enfrentamento à pandemia até aqui. Após fazer a apresentação dos principais trabalhos realizados, a reitora da Unesc fez questão ainda de parabenizar a equipe do Programa e agradecer por todo o empenho em diversas frentes nas ações da Instituição.

“Esse é um momento muito importante no qual a Universidade entrega mais um trabalho, esse no qual reunimos informações sobre todo o conjunto de atividades que viemos desempenhando desde o início da pandemia. Nossa Unesc, neste caso mais especificamente o nosso mestrado em Saúde Coletiva, coloca toda a sua expertise à disposição da sociedade. Isso só é possível por meio de uma Universidade comunitária, que investe na produção da ciência de qualidade, e nos enche de orgulho”, salientou Luciane.

Para Cristiane, o cenário mundial impõe que, mais do que nunca, as pessoas estejam bem informadas e saibam onde encontrar informações confiáveis. “Da mesma forma, o cenário nos mostra ainda a importância da ciência, do Sistema Único de Saúde e da solidariedade. Foi pensando nisso, a partir do incentivo da Universidade para que nos mantivéssemos cada vez mais ativos em busca de soluções para a comunidade, que montamos cada detalhe dessa página”, descreveu a coordenadora do PPGCSCol.

Cada um dos aspectos e dados escolhidos e apurados para fazerem parte da página, conforme Antônio, tem o objetivo de colaborar e facilitar o entendimento não só dos profissionais de saúde, mas também da comunidade em geral “Desejamos que o site seja muito útil. Olhem, avaliem e façam sugestões. Nos dedicamos muito na formação dessa página e estaremos atualizando e colocando novos indicadores a partir das necessidades que surgirem. O objetivo é agregar cada vez mais”, completou.

As informações disponibilizadas foram elaboradas com a participação de professores e mestrandos do PPGSCOL com apoio ainda da equipe da Residência Multiprofissional da Unesc.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de maio de 2020 às 20:45
Compartilhar Comente

Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc traz reflexões em tempo de pandemia

Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc traz reflexões em tempo de pandemia
Evento é gratuito e conta com representantes de organizações e comunidades do Sul de Santa Catarina (Foto: Arquivo) Mais imagens

Em meio à pandemia, a 15º Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc vai propor debates sobre justiça ambiental, espaços de preservação, cenários futuros, comunidades indígenas e o trabalho de catadores de Criciúma e região. A proposta, marcada para acontecer de segunda a sexta-feira (1º a 5/7), terá participação gratuita e será realizada via ferramentas digitais, com o objetivo de abordar assuntos dentro da realidade imposta pelo coronavírus.

Ao todo, serão 18 representantes de organizações e comunidades do Sul de Santa Catarina, compartilhando reflexões sobre assuntos de relevância social e percepções construídas durante a pandemia. “Frente a um desafio para o mundo, este momento se torna fundamental. Mais do que nunca, o meio ambiente e os valores humanos são temas de grande importância e necessidade à sociedade”, afirma o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Unesc, Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

Em um cenário habitual, a Semana traria uma diversidade de ações no campus, como trilhas, aulas de educação ambiental, atividades no Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Universidade, oficinas, diálogos com comunidades indígenas e entrega de plantas para alunos, colaboradores, professores e visitantes da comunidade externa.

Porém, com as atividades suspensas, Menezes explica que a dinâmica, por meio de ferramentas digitais, foi uma proposição para manter a tradição do evento, mas que as atividades práticas e que necessitam da presencialidade serão promovidas no decorrer do ano. “A Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos é um evento institucional e enraizado em nossa Universidade. Em dois ou três meses, todas aquelas ações presenciais, de grande importância para a Unesc e para a comunidade, terão suas datas marcadas”, explica.

A Semana é realizada tradicionalmente na primeira semana de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho. “É quando todo o planeta busca refletir sobre suas ações e o futuro do meio ambiente, um momento de muito valor para agora e no futuro”, conclui Menezes.

Confira a programação

  • Segunda-feira (1º/6) - Reflexões sobre Justiça Ambiental em tempos de Covid-19;
  • Terça-feira (2/6) - As contribuições da APA da Baleia Franca para o desenvolvimento territorial e os cenários pós-pandemia;
  • Quarta-feira (3/6) - A questão indígena no atual momento: resistência e sabedoria na luta pelo território e saúde;
  • Quinta-feira (4/6) - Diálogo Geosocioambiental: Perspectivas para um cenário pós pandemia e os desafios das novas relações em sociedade;
  • Sexta-feira (5/6) - O trabalho dos catadores, cartoneros e recicladores em tempo de pandemia: visível, invisível, justiça e injustiça ambiental na base da cadeia de reciclagem.


Mais informações estão disponíveis na página do evento. www.unesc.net/semanademeioambiente2020

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de maio de 2020 às 18:05
Compartilhar Comente

Unesc apresenta Plano de Desenvolvimento Regional aos prefeitos da AMREC

Unesc apresenta Plano de Desenvolvimento Regional aos prefeitos da AMREC
Plano faz parte das ações de retomada social e econômica da Região pós-pandemia (Foto: Paula Dáros Darolt) Mais imagens

Uma proposta que coloque a região carbonífera como vanguarda no Sul de Santa Catarina”, assim definiu a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, professora doutora Gisele Coelho Lopes, ao apresentar o Plano de Desenvolvimento Regional elaborado pela Universidade aos prefeitos da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) na manhã desta sexta-feira (29/5). O encontro fez parte do plano de ação para a retomada social e econômica da Região pós-pandemia liderado pela Instituição. O projeto foi aprovado por unanimidade entre os prefeitos. 

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a Universidade cumpre, mais uma vez, a sua missão e contribui com o desenvolvimento econômico, cultural, social e ambiental da Região. “Preocupada com os impactos da pandemia de coronavírus nos municípios, sobretudo no que se refere aos impactos na vida das pessoas, e na economia, propomos a elaboração deste plano e colocamos toda a expertise, corpo técnico e científico da Universidade à disposição destes municípios”, comenta.

De acordo com a reitora, com o plano, será possível fazer uma análise minuciosa da situação da Região, e com isso, propor soluções factíveis que possam impulsionar a economia da região. “Tanto para aquelas áreas que já são referência, quanto identificando novas oportunidades que venham ser atrativas para novos investimentos para a região. É preciso nos antecipar e fazer este trabalho hoje para que o período pós- pandemia, que ainda é incerto, tenha maior segurança para os gestores públicos. E entendemos que esta é a função de uma Universidade comunitária que produz o cabedal de conhecimentos como produzimos aqui”, conclui Luciane.

Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação estrutura projeto

O Plano de Desenvolvimento Regional foi elaborado pelo Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc, que é composto pelos professores e pesquisadores da Universidade. O projeto tem por objetivo estabelecer indicadores e metas para contribuir com o desenvolvimento social, econômico e ambiental, envolvendo diferentes atores dos 12 municípios que compõem a Região.
Estruturado em sete grandes fases, o Plano também faz uma reflexão sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Serão 950 horas de trabalho executadas em 14 semanas não consecutivas por uma equipe de doutores e técnicos.  

“O Plano tem como objetivo atingir algumas premissas. A ideia é buscar o diálogo coletivo e propor a discussão com diferentes atores de toda a região. Assim, conseguiremos identificar todo o diagnóstico de impactos econômicos e teremos base para formular políticas públicas e buscar recursos para estes municípios”, explica a pró-reitora. 
Também participaram da reunião os professores que fazem parte do projeto, professora doutora Melissa Watanabe; professor doutorando Thiago Fabris; professora doutora Bianca Bez Batti Dias e o coordenador da Sala dos Municípios, Dorvanil Vieira.  

Prefeitos aprovam o plano por unanimidade 

Após a apresentação, os prefeitos aprovaram, por unanimidade, a contratação da Unesc para o desenvolvimento do plano regional para a retomada econômica no período do pós-pandemia da COVID-19. 
O presidente da AMREC e prefeito de Treviso, Jaimir Comin, comentou a preocupação com a preservação de manter os empregos. “É importante que a Universidade, que é da nossa região e que também está preocupada com essa retomada, esteja conosco neste momento. Precisamos de um plano em que nós possamos proteger os empregos e a economia da região”, disse o presidente.

Paula Dárol Darolt - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de maio de 2020 às 17:14
Compartilhar Comente