Reitoria

Unesc apresenta a Sala dos Municípios e Fórum do Amanhã na Amesc

Unesc apresenta a Sala dos Municípios e Fórum do Amanhã na Amesc
Encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira no Legislativo de São João do Sul (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Em busca de fomentar a participação ativa da Universidade nos munícipios da região, a Unesc esteve nesta sexta-feira (31/5) visitando a Câmara de Vereadores de São João do Sul, durante uma reunião da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) para apresentar a Sala dos Municípios aos prefeitos e membros da Associação. Ainda durante o encontro, foi apresentado o Fórum Amesc do Amanhã, que ocorrerá dia 14 de junho, às 7 horas, em Turvo.

O Fórum, a exemplo da edição realizada em Criciúma em 2018, tem a proposta de levantar as demandas, necessidades, ideias e contribuições para que sejam precursoras do desenvolvimento regional.  O evento será realizado em parceria com a Rádio Som Maior.

De acordo com a chefe de gabinete da reitoria da Unesc, Gisele Coelho Lopes, no encontro puderam ser discutidos os últimos detalhes para a realização do Fórum. “Nesta oportunidade, alinhamos com todos os prefeitos a participação de todos os municípios, parlamentares, equipe de gestão, empresários, entidades e comunidade em geral no Fórum”, comentou.

Para o prefeito de Maracajá e presidente da Amesc, Arlindo Rocha, todos os municípios se empenharão em promover ampla participação no evento. “Acreditamos que a região precisa se planejar para melhorar a atuação a médio e longo prazo. Além disto, é de extrema importância identificar as principais bandeiras para a região e temos a certeza que a Unesc é a Instituição que se considera capacitada para desenvolver esse trabalho de alta relevância para todos”, enfatizou.

A coordenadora do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), Melissa Watanabe, apresentou a metodologia que será realizada no Fórum. O prefeito de Turvo, Thiago Zilli, anfitrião do Fórum, destacou o engajamento do município junto à Universidade na organização do evento.

Visita ao Iparque

A coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel de Souza, também convidou os prefeitos para visitarem o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) no dia 18 de junho.

A visita tem o propósito de apresentar, aos prefeitos e secretários de obras e infraestrutura dos municípios, os diferenciais nas atividades realizadas pelo Parque. “O objetivo é de levar o conhecimento sobre os diversos serviços que podem ser oferecidos pelo Iparque e assim fortalecer a parceria da Universidade com municípios”, comentou Izabel.


Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 31 de maio de 2019 às 19:28
Compartilhar Comente

Desenvolvimento institucional: Mais um momento para pensar o futuro da Universidade

Desenvolvimento institucional: Mais um momento para pensar o futuro da Universidade
Reunião abordou pontos relevantes para diálogos na Universidade (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Na tarde desta sexta-feira (31/5), a Unesc deu mais um passo em direção ao futuro. De forma colaborativa, os gestores da Universidade se reuniram no Auditório Edson Rodrigues para conhecer e debater assuntos relevantes da Instituição, como o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), E-Social, obras e orçamentos. “É um momento para conversar e trabalhar juntos. Em 2019 estamos retomando diálogos para fomentar melhorias e elevar a perspectiva para os próximos anos, garantindo a excelência no ensino e a contribuição para a comunidade”, destacou a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Desenvolvimento Institucional

O Plano, iniciado em 2018, está promovendo conversas sobre o futuro da Universidade, com um planejamento traçado até 2023. Em eventos com professores, estudantes, gestores e a comunidade externa, mais de mil pontos já foram elencados. Para a segunda etapa do PDI, 26 eixos de trabalhos foram selecionados e serão propostos para debate e fomento de ideias.

Na próxima segunda e terça-feira (3 e 4/6), diálogos serão promovidos com os colaboradores da Instituição sobre pontos positivos e negativos de processos e políticas. Na quarta-feira (5/6), será a vez de estudantes e professores contribuírem para o processo de qualificação da Universidade, e na quinta-feira (6/6) um encontro exclusivo aos docentes será proposto.

Ainda ocorrerão conversas com os colaboradores e professores do I-parque (Parque Cientifico e Tecnológico), com os integrantes dos programas de Pós-Graduação e com a comunidade externa.

“O objetivo é que esta iniciativa vá além de ser um documento. Queremos que seja base para importantes avanços, contenha respostas para grandes decisões, influencie diretamente o dia a dia da Universidade e faça uma Unesc ainda mais forte”, afirma a reitora.

A coordenadora do Seplan (Setor de Planejamento Institucional), Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, explica que o processo será trabalhado em quatro passos. Segundo ela, professores, colaboradores, estudantes, gestores e a comunidade externa terão oportunidade de participar da proposta.

O Setor de Planejamento Institucional é o responsável pelas diretrizes do PDI. Para ajudar a construir a Unesc do amanhã clique aqui.

Boas-vindas

Durante o encontro, o ex-reitor da Universidade, Edson Rodrigues, foi acolhido pelos gestores como assessor institucional. Para a reitora, o novo integrante da Instituição tem muito a contribuir. “Ele estará presente mais uma vez na linda história desta Universidade. É o importante reforço em experiência e expertise que estivemos buscando”, frisa.

Também estiveram presentes o vice-reitor da Unesc, Daniel Preve; a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Thiago Fabris; e a chefe de gabinete, Gisele Coelho Lopes.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 31 de maio de 2019 às 16:59
Compartilhar Comente

Rodrigo Minotto é recebido para agradecimento na Unesc

Rodrigo Minotto é recebido para agradecimento na Unesc
Parlamentar foi importante parceiros das universidades para decisão de aumento no repasse do Estado para as bolsas (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O deputado estadual Rodrigo Minotto esteve na Unesc no fim da tarde desta quinta-feira (30/5) em reunião com as lideranças da Universidade. Na ocasião, o parlamentar foi presenteado com uma placa em agradecimento ao empenho na luta pela manutenção e aumento dos repasses para as bolsas de Artigo 170 e 171. Minotto esteve com o governador Carlos Moisés no início da semana, quando foi anunciada a liberação de mais de R$ 200 milhões para esta finalidade. Acompanhou o deputado em ambos os encontros o representante da Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), Adriano Rodrigues.

Em nome da Universidade, a reitora Luciane Bisognin Ceretta fez a entrega da placa a Rodrigo Minotto e mais uma vez agradeceu o empenho do parlamentar na luta pela educação, em especial das universidades comunitárias. “Nós temos muito orgulho em tê-lo como grande parceiro nas nossas causas e ficamos imensamente felizes com a declaração de que, de fato, tens um lado e esse lado é o das comunitárias. Acredito que a sociedade jamais, de forma geral, pode se abster dessa luta, e tê-lo conosco é um grande reforço em nossa luta”, salientou Luciana, ao citar ainda a atenção dada ao assunto pelo próprio governador e pelo deputado Júlio Garcia.

Ainda no encontro, lideranças estudantis puderam, de início, fazer seus agradecimentos e pontuações a Minotto, que também ouviu as palavras do vice-reitor, Daniel Preve; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo; do diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus; da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; do procurador jurídico da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Junior; do gerente do Escritório de Negócios da Unesc, Henrique Vargas, entre outros integrantes do encontro.

Conforme o deputado, sua luta continuará sendo em nome da educação e tudo o que a envolve, acrescentando que assumiu a presidência da Frente Parlamentar pela Inovação na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina). “Repito aqui que quero ser o deputado da Acafe, da defesa dessas lutas tão importantes. Garanto a vocês que nunca irão me ver na Assembleia me abstendo de votações ou do plenário para ficar em cima do muro. Meu lado é o de vocês e seguiremos nesse trabalho juntos, ouvindo suas sugestões e necessidades e lutando por elas”, completou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de maio de 2019 às 22:28
Compartilhar Comente

Reitoria reúne Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Institucional

Reitoria reúne Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Institucional
Grupo formado por representantes de todas as áreas da Universidade discutiu a formulação do Planejamento (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A reitoria da Unesc reuniu, na tarde desta quinta-feira (30/5), o Comitê Gestor do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da Universidade. O grupo é composto por representantes de todas as áreas de ensino, pesquisa e extensão da Instituição. Eles serão responsáveis por participar da realização do PDI dentro da Instituição.

O grupo será responsável por acompanhar as etapas de avaliação, auxiliar a aplicação e colaborar para a realização da terceira etapa, que será norteadora para as futuras ações da Universidade.

O Seplan (Setor de Planejamento Institucional) é o setor responsável pela formulação do PDI e, de acordo com a sua coordenadora, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, o Plano é o principal documento norteador da Universidade. “Ele busca analisar as características do ‘hoje’ e pensar no ‘amanhã’, ou seja, entender as questões técnicas que hoje estão sendo evidenciadas na Universidade e assim realizar um planejamento para o futuro”, explicou.

Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, os resultados serão formulados a partir de uma ampla discussão, envolvendo diversos participantes. “É um processo amplo, intenso e que contará com o apoio de todos os docentes, acadêmicos, técnicos administrativos e também da comunidade externa”, comentou. Para a reitora, a sua importância representa o futuro da Universidade. “Serão propostas discutidas e que irão colaborar para as nossas decisões da Instituição”, completou.

A terceira etapa

A Universidade realizou, no ano passado, a primeira e segunda etapa. Nelas foram analisadas, respectivamente, um diagnóstico institucional que resultou em diversos eixos estruturantes do PDI, e a sistematização dos resultados, a partir de fóruns realizados na Universidade e os resultados da CPA (Comissão Própria de Avaliação), Pesquisa de Clima e Pesquisa de Egressos.

Todos esses resultados categorizados resultaram em aproximadamente 30 eixos, em que serão apontados, pelos docentes, técnicos administrativos, acadêmicos e até a comunidade externa, as fragilidades e fraquezas da instituição em cada eixo. Os encontros que permitirão esses levantamentos serão realizados na Universidade na próxima semana. “Será uma semana intensa, de imersão e de reflexão para o planejamento institucional”, explica Almerinda.

Os resultados obtidos na terceira etapa serão responsáveis por subsidiar os projetos da Universidade nos anos seguintes, correspondendo a quarta etapa.

Realização das atividades

As atividades de diagnóstico com os técnicos administrativos ocorrerão nos dias 3 e 4 de junho. Com os acadêmicos e docentes ocorrerão nos dias 5 e 6. Já em julho ocorrerão com os docentes e estudantes do Colégio Unesc e com a comunidade externa.

Os trabalhos ocorrerão de maneira colaborativa, em que os colaboradores serão divididos em grupos por eixos e equipes irão colaborar para a realização do projeto.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de maio de 2019 às 21:58
Compartilhar Comente

Primeira mostra audiovisual do Cedoc está com inscrições abertas

Primeira mostra audiovisual do Cedoc está com inscrições abertas
Atividade será realizada no dia 4 de junho (Foto: Arquivo) Mais imagens

O Centro de Memória e Documentação (Cedoc) da Unesc realizará, de 3 a 8 de junho a 3ª Semana Nacional de Arquivos. O evento contará com a I Mostra Audiovisual do Cedoc - Unesc Histórias e Memórias, possibilitando a divulgação e compartilhamento de experiências, pesquisas acadêmicas e difusão das memórias. A Mostra está com inscrições abertas para acadêmicos e egressos interessados em divulgar e ter seus arquivos no acervo do Cedoc. O evento será realizado no dia 4 de junho, às 19h, no Bloco P sala 17.

As inscrições dos vídeos podem ser enviadas pelo e-mail ou drive para a seleção. Os critérios de seleção para participação podem ser conferidos abaixo.

Atividades adicionais

O minicurso “(Des)Construindo Narrativas”, que também faz parte da programação da Semana Nacional, correrá no Bloco M – sala 02 (Eduardo Galeano), nos dias 3/6 das 19h às 20h, tendo como ministrante o Prof. Me. Paulo Sérgio Osório.

Já a oficina “Caderno de Memórias”, será realizada nos laboratórios do Cedoc no dia 3/6 das 20h15 às 22h, com as ministrantes Selma Tereza Leepkaln Dassi e Liziane Acordi Rocha.

Saiba mais:

Os trabalhos serão avaliados seguindo os seguintes critérios:

• Pertinência Socioeducativa da produção audiovisual;

• Qualidades da produção envolvendo estilo e estética educativa, podendo ser destinado para qualquer faixa etária;

• O tempo não deverá ultrapassar 20 minutos;

• Serão selecionados 7 audiovisuais;

• O vídeo deverá apresentar uma possível fonte de pesquisa;

• Se houver entrevistas, faz-se necessária apresentar uma cópia da autorização dos entrevistados/as.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de maio de 2019 às 17:22
Compartilhar Comente