Reitoria

Museu de Zoologia da Unesc prepara experiência virtual e gratuita para a comunidade

Museu de Zoologia da Unesc prepara experiência virtual e gratuita para a comunidade
Conteúdo ficará disponível a partir de segunda-feira (4/5) Mais imagens

O Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc tem novidade. Na segunda-feira (4/5), durante a Semana da Extensão, o projeto virtual “Visitando o Muzoo” será disponibilizado de forma gratuita, proporcionando visitas guiadas, contando a história do local e apresentando iniciativas educacionais sobre o meio ambiente. 

Podcast |


O novo projeto terá o formato de uma série em documentário e, segundo a coordenadora do espaço, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, tem o objetivo de chegar às escolas da região por meio de ferramentas tecnológicas.  “O projeto virtual se constitui em uma coletânea de vídeos, que apresentarão o espaço em um sequência de episódios. A ideia prevê também a distribuição das criações infantis do Museu, agora apresentadas com recursos audiovisuais e com uma experiência muito mais encantadora”, conta Morgana. 

No quesito educação, a equipe do Museu vai disponibilizar vídeo aulas com momentos fiéis a uma visita presencial à Universidade. “O objetivo desta ação é dar suporte ao ensino formal, oferecer ferramentas aos professores, em todas as áreas de ensino, e possibilitar o início ou continuidade de projetos de educação ambiental na escola”, completa a coordenadora. 

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, a ação é assertiva e necessária, se destacando frente aos desafios vivenciados atualmente. “Mais do que nunca o momento pede sensibilidade, para entendermos o cenário, incentivo, para superarmos as dificuldades, e inovação para seguirmos nossa missão de contribuir com a educação e a qualidade de vida das pessoas. O projeto “Visitando o Muzoo” foi recebido com muito orgulho e alegria, pois reúne todos estes elementos. Vale destacar também que sua atuação contempla todas as idades, formando pessoas conscientes de seu ambiente de vida e transformando aqueles que buscam saber mais sobre o que nos cerca”, enaltece.

O conteúdo será disponibilizado em http://museudezoologia.unesc.net/. Saiba mais sobre a Semana da Extensão clicando aqui.

Conheça o Museu 

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski foi fundado em 2002, com o objetivo de ser um centro de referência na pesquisa científica, na educação ambiental e no turismo cultural. O Museu, vinculado a Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, constitui-se em um espaço interdisciplinar que tem o compromisso de desenvolver ações de extensão junto à comunidade.

Mensalmente, o espaço recebe 1.500 crianças, vindas de municípios do Sul catarinense e do Norte do Rio Grande do Sul. Este número soma-se aos vísitantes diários da Universidade, já que os espaços do Museu são abertos ao público e se misturam com a estrutura da Instituição.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de abril de 2020 às 17:26
Compartilhar Comente

Unesc realiza colação de grau especial de forma virtual nesta quinta-feira

Unesc realiza colação de grau especial de forma virtual nesta quinta-feira
Cerimonial entregará 43 profissionais de saúde à comunidade (Foto: AM Master Hall) Mais imagens

A colação de grau antecipada do curso de Medicina, na tarde desta quinta-feira (30/4), ficará marcada na história da Unesc como a primeira formatura virtual em 53 anos. A cerimônia especial, com direito a momentos de uma colação tradicional, entregará 43 profissionais de saúde à comunidade, com o objetivo de reforçar a frente de trabalho diante da pandemia da Covid - 19.

O momento, compartilhado por familiares, colegas e amigos, será transmitido ao vivo na Unesc TV, a partir das 15 horas, e terá a condução da reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta. Inicialmente, a formatura estava marcada para o dia 14 de julho. A antecipação foi regulamentada pelo MEC (Ministério da Educação) e permite que estudantes concluam o curso com carga de graduação de 75%, desde que atuem exclusivamente no combate ao novo coronavírus.

A programação da cerimônia

A Unesc instituiu normas sobre cerimônias de colação de grau durante o período de isolamento social. O concluinte poderá optar pela cerimônia em sessão solene mediada por tecnologia, mediante solicitação por escrito com cinco dias de antecedência. Na formatura virtual, que terá a mesma formalidade da cerimônia solene e pública, o concluinte prestará juramento e receberá a outorga em data, horário e local designado.

O momento poderá ser realizado com a presença de mais de um curso de graduação, obedecendo-se aos critérios de agrupamento por área de conhecimento e com caráter público e acadêmico, garantindo a participação, em igualdade de condições, de todos os alunos concluintes, com traje oficial para o período de isolamento -  social ou passeio completo. 

Todas as regulamentações do edital podem ser conferidas aqui 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2020 às 12:25
Compartilhar Comente

Colaboradores da Unesc recebem treinamento para o uso do ozônio na higienização do campus

Colaboradores da Unesc recebem treinamento para o uso do ozônio na higienização do campus
Presença dos equipamentos se tornará um hábito, agora e após o retorno das atividades (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os colaboradores da Unesc estão sendo capacitados para uso do ozônio na higienização do campus. O primeiro treinamento ocorreu na manhã desta terça-feira (28/4), ministrado pelo professor e pesquisador responsável do projeto, Elídio Angioletto, e mais momentos podem ser promovidos de acordo com a necessidade.15 funcionários da Instituição, representantes do Sesmt (Serviço de Segurança do Trabalho), Apoio Logístico e Clínicas Integradas, estiveram presentes.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, explica que uso dos equipamentos dispersores de ozônio se tornará um hábito na Universidade, agora e também após o retorno das aulas. “A Unesc tem protagonizado movimentos e iniciativas que a colocam em destaque na produção da ciência. Hoje estou certa de que no imaginário da população, ao se falar em pesquisa e inovação, conecta- se o nome Unesc. Toda essa expertise, já utilizada em benefício da comunidade externa, nas cidades e seus serviços, também é pensada e ampliada para a comunidade interna: nossos colaboradores, nossos estudantes e aqueles a quem atendemos nos serviços de saúde essenciais das Clínicas Integradas”, enaltece.

Diariamente, três equipamentos serão mantidos no campus. O uso será noturno e supervisionado pelo Sesmt. “A tecnologia, presente entre nossas expertises há mais de sete anos e com resultados de grande eficiência, será também uma importante ferramenta na desinfecção dos ambientes institucionais. A partir de agora, em um processo diário, seu uso será aprimorado para que quando nossa comunidade interna retornar a pleno, tenha um ambiente ainda mais seguro para estudar, trabalhar e conviver”, completa Luciane. 

Segundo a gerente administrativa do Campus e coordenadora-adjunta do curso de Enfermagem, Mira Dagostin, a implantação da iniciativa representa mais tranquilidade para o dia a dia. “Os mecanismos proporcionam segurança ao colaborador da Unesc, por meio da higiene e desinfecção. Estas ações demonstram a preocupação de nossa Universidade, com seus colaboradores e estudantes, que logo estarão  no campus em ambientes totalmente seguros”, afirma. 

Uso do ozônio tem resultados positivos 


A tecnologia presente nesta ação faz parte do primeiro projeto de higienização por ozônio para o combate da pandemia Covid-19 do Sul do Brasil. Estruturas criadas pela Universidade já foram entregues a locais de combate à pandemia, como o Centro de Triagem de Criciúma, e obtido um índice superior a 90% de desinfecção dos ambientes, segundo o professor e pesquisador responsável, Elídio Angioletto.

Leia mais sobre o projeto 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2020 às 10:36
Compartilhar Comente

Profissionais de saúde da Unesc recebem protetores faciais para atuar frente à pandemia

Profissionais de saúde da Unesc recebem protetores faciais para atuar frente à pandemia
Clínicas Integradas da Universidade é o sétimo local atendido pelo projeto (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os profissionais de saúde da Unesc receberam, nesta segunda-feira (27/4), novas ferramentas de proteção para atuar no combate à pandemia. São protetores faciais, produzidos por profissionais da Universidade no Iparque (Parque Científico e Tecnológico). A entrega foi realizada nas Clínicas Integradas, o sétimo local atendido pela iniciativa. 

Segundo o professor, pesquisador e coordenador do projeto, Felipe Zanette, a projeção é que até 800 equipamentos sejam entregues nas próximas semanas. “Tínhamos o objetivo inicial de atender apenas a Unesc. Porém, o projeto foi sendo expandido e até o momento realizamos a entrega de 479 protetores, interna e externamente”, conta Zanette.  

A coordenadora das Clínicas Integradas, Mágada Tessmann, explica que os equipamentos serão distribuídos para todos os colaboradores presentes, agregando ao conjunto de proteção já utilizado no dia a dia. “Todos que atendem nas Clínicas vão receber uma unidade. O protetor funciona como um escudo, protegendo toda a face do usuário. Além do item, avental, luvas e outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) já fazem parte do figurino de nossos profissionais”, afirma.

Confira as instituições beneficiadas

  • SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) - cinco unidades;
  • Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga - 24 unidades;
  • Hospital Santa Catarina, de Criciúma - 40 unidades;
  • Centac (Central de Atendimento ao Estudantes), na Unesc -  20 unidades;
  • Hospital São Donato, de Içara - 30 unidade ;
  • Hospital São José, de Criciúma - 300 unidades,
  • Clínicas integradas da Unesc - 60 unidades.  


Projeto em constante evolução 


O protetor facial foi desenvolvido e produzido com a colaboração de professores, funcionários e pesquisadores da Universidade no IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia), que inclui laboratórios de Design, Simulação de Modelos, Metrologia, Processamento de polímeros, usinagem e outros espaços de trabalho, localizados no Iparque (Parque Científico e Tecnológico).

Caracterizado com um formato simples, o produto tem grande eficiência para isolamento do usuário, proporcionando uma experiência segura e confortável. Sua forma também garante confiança após o uso. O profissional terá facilidade ao higienizar seu equipamento. 

“O objetivo atual é a implementação de melhorias no processo de fabricação e também no produto final. Buscamos atingir um produto de excelência, com baixo custo de implementação e produção, sendo uma solução pontual às necessidades da sociedade”, frisa Zanette.

A evolução do projeto fica evidenciada no tempo de produção atual, que de três horas foi reduzido para 15 minutos, oportunizando atender com mais eficiência as demandas da região. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de abril de 2020 às 18:38
Compartilhar Comente

Plano de permanência estudantil: Conselho Universitário aprova descontos nas mensalidades de maio e junho

Plano de permanência estudantil: Conselho Universitário aprova descontos nas mensalidades de maio e junho
Decisão agora segue para análise dos Conselhos Curador e Superior de Administração (CSA) (Foto: Arquivo) Mais imagens

Após quase quatro horas de diálogo, o Conselho Universitário (Consu) aprovou nessa sexta-feira (24) a concessão de descontos nas mensalidades de maio e junho. Das sete propostas analisadas prevaleceu a que prevê 5% de desconto para todos os alunos da Unesc, além de mais 5% para os estudantes que comprovarem dificuldades financeiras decorrentes da pandemia de Covid-19, totalizando 10%.

Realizada por teleconferência, a reunião contou com cerca de 80 participantes, entre membros da reitoria, conselheiros e lideranças dos movimentos estudantis da Unesc (DCE e CAs). A presidente do Consu e magnífica reitora, Luciane Bisognin Ceretta, abriu as falas com apresentação de um amplo estudo elaborado pelo comitê financeiro da instituição.

“Sensível aos apelos dos alunos, nossa equipe de gestão tem trabalhado diuturnamente no ajuste da peça orçamentária anual. Nosso plano de contingência contempla uma série de medidas de redução e cortes de despesas até o fim deste ano. Tudo para assegurar, com muita responsabilidade, a permanência de nossos estudantes e colaboradores, bem como a sustentabilidade da instituição neste cenário de crise e calamidade pública nacional”, frisou.

Após análise do atual cenário econômico da universidade, a reitoria apontou 10% como margem máxima de desconto, durante dois meses. No entanto, durante votação, a maior parte dos conselheiros preferiu adotar uma postura mais conservadora, fechando a proposta em 5% de desconto para todos os alunos e mais 5% para aqueles com comprovada necessidade.

Tendo em vista o desconto de 2% já oferecido aos alunos que mantêm as mensalidades em dia, o desconto total oferecido pela instituição, nos dois meses pactuados, pode chegar a sete e 12%. Vale lembrar ainda que 85% dos estudantes da universidade estão contemplados com algum tipo de bolsa ou desconto, sendo que 25% possuem bolsa de mais de 50%, o que reforça o compromisso com os alunos e o caráter comunitário da Unesc.

Próximas etapas

Antes da concessão dos descontos aprovados nessa sexta-feira pelo Consu, a decisão passará ainda pela aprovação dos Conselhos Curador e Superior de Administração (CSA), com reuniões previstas para a próxima segunda-feira (27).

Confira as propostas analisadas durante a reunião:

1. Não oferecer descontos;
2. Desconto de 5%, por dois meses, para todos os alunos;
3. Desconto de 10%, por dois meses, para todos os alunos.
4. Desconto de 10%, por dois meses, apenas para alunos comprovadamente afetados pela Covid-19;
5. Desconto de 10%, por dois meses, apenas para alunos sem bolsa de estudo ou descontos;
6. Desconto escalonado (por renda familiar), de 5 a 10%, por dois meses, para alunos que comprovarem necessidade;
7. Desconto, por dois meses, de 5% para todos os alunos, e mais 5%, totalizando 10%, para alunos comprovadamente afetados pela Covid-19. (Proposta aprovada).

Investimentos e ações em decorrência da Covid-19


Com a chegada da pandemia de coronavírus e as medidas de prevenção do contágio, a universidade tomou diversas medidas que impactaram as finanças da instituição, desde investimentos em higiene, até a flexibilização de mensalidades.

Somente em tecnologia, a Unesc fez um investimento de mais de R$ 500 mil reais. Já em assessoria pedagógica estão sendo investidos, por mês, R$ 24 mil reais. Para manter a limpeza e a segurança dos trabalhadores com os devidos EPIs, os custos passaram de R$ 31 mil para R$ 51 mil reais. 

Para atender os impactos econômicos causados pela pandemia, a universidade já conta com um plano de contingência, comitê de crise, comitê pós-pandemia, além de um programa de flexibilização de mensalidades, que já beneficiou mais de 1,2 mil alunos. A instituição também manteve as bolsas de pesquisa e extensão, mesmo com a contingência. 

Além de ações da própria universidade, a Unesc tomou a frente de diversas outras iniciativas para mitigar os impactos financeiros como, buscar junto ao Governo do Estado a permanência do programa de bolsas do Uniedu, que havia sido suspenso, e agora, os recursos devem ser depositados em maio. 

Da mesma forma, a Unesc buscou, junto à Prefeitura Municipal de Criciúma, a manutenção integral dos pagamentos dos salários dos estagiários que atuam nos programas de saúde da universidade. A provisão de financiamento específico aos estudantes com a Acafe e a reivindicação de um novo FIES, por parte do Governo Federal, também estiveram na pauta de ações da instituição.​

Paula Darós - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de abril de 2020 às 10:19
Compartilhar Comente