Reitoria

Aos trabalhadores da Unesc, com carinho e gratidão

Aos trabalhadores da Unesc, com carinho e gratidão
Michele, Lucas e Neuza representam as centenas de pessoas que se doam diariamente para ajudar a Unesc a ser a universidade de todos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc é feita de pessoas e para pessoas. Sem elas, qual a razão de ser de uma universidade? E o que seria dela sem as centenas de professores e de técnico-administrativos que vestem a camisa não só pelo seu emprego, mas pela missão que uma Universidade Comunitária carrega consigo? Aqui, vamos contar um pouco da história de Michele, Lucas e Neuza, que tiveram suas vidas mudadas pela Instituição. Eles estão representando todos que plantaram sonhos no campus e estão construindo seus projetos pessoais e profissionais na Universidade. São trabalhadores que neste 1º de maio – e em todos os outros dias – a Unesc reverencia, agradece e quer ter sempre por perto. Afinal, todos querem caminhar ao lado de quem ajuda a crescer.

Antes de conhecermos mais da história dos nossos personagens, cabe fazer uma pausa e lembrar que o Dia do Trabalhador em 2020 está diferente. Grande parte dos professores e funcionários estão em home office e distantes do calor diário sentido no campus. Alguns estão na Universidade para dar suporte às ações neste período. E tudo está sendo pensado para a segurança de toda a comunidade acadêmica.

Neste período de distanciamento social, a reitora Luciane Bisognin Ceretta afirma que a Instituição tem se mantido forte para enfrentar os desafios porque pode contar com uma equipe valiosa. “Neste Dia do Trabalhador queremos enaltecer os nossos professores e funcionários, a força motriz da nossa Universidade. Prédios sem pessoas são somente estruturas. E são vocês e os estudantes que dão vida a nossa Unesc. Se hoje temos uma Instituição que faz os enfrentamentos necessários é porque temos uma equipe de primeira qualidade. Quero pedir que continuem protegidos em suas casas. Estamos firmes, tranquilos e seguros. Quero que o nosso time continue assim também: fortalecido, seguro, tranquilo e comprometido. Logo estaremos todos juntos novamente. Nossos abraços, homenagem e reconhecimento a cada um serão compartilhados mais à frente e não deixarão de ocorrer”, ressalta

Um sonho realizado em família


Há 16 anos, a então costureira Neuza Aparecida Bis Tavares teve o primeiro contato com a Unesc. Na época, ela queria terminar o Ensino Médio e começou a estudar por meio de uma parceria da Instituição com a Educação para Jovens e Adultos (EJA). Em paralelo, participou de um processo e conseguiu uma vaga para ser colaboradora na área de serviços gerais. A partir daí, Neuza viu sua vida e a da família mudar com as oportunidades de trabalho e educação oferecidas pela Universidade. 

Neuza concluiu o Ensino Médio e em 2005 e em seguida já ingressou no curso de Pedagogia, erguendo com muito orgulho o diploma em 2009. Dois anos depois, surgiu uma vaga na Livraria da Unesc e ela passou no processo seletivo. Lá, ela conta que também aprendeu muito. Um tempo depois, a filha mais velha começou o curso de Comércio Exterior, período em Neuza participou da seleção para o cargo de gestor de serviços gerais. Uma filha concluiu o curso superior e a outra ingressou no mesmo curso e já vai erguer o canudo esse ano.

“Quando comecei a atuar como gestora dos serviços gerais aqui, me encontrei. Adoro fazer o que faço e o contato com as meninas (como Neuza carinhosamente se refere às funcionárias responsáveis pela limpeza do campus). A Unesc é a minha segunda casa. Aqui eu consegui realizar o meu sonho e o das minhas filhas. Não conseguiria fazer um curso superior e dar uma graduação para minhas filhas se não tivesse conseguido bolsa, se não estivesse aqui. Assim como a Unesc transformou a minha vida, ela transforma a de muitas outras pessoas também”, afirma uma mulher, trabalhadora e mãe orgulhosa de sua trajetória. E com razão.

De estagiário de curso técnico a gestor 

O dia 3 de julho de 2006 está marcado na memória do coordenador dos laboratórios do Ipat (Instituto de Pesquisas Ambiental e Tecnológicas) e do Iali (Instituto de Alimentos) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), Lucas Feliciano Rezende para sempre. Foi nesta data que ele, então com 16 anos e estudante do curso técnico no Cedup Abílio Paulo, iniciou estágio na Unesc. E nunca mais deixou a Instituição. “Eu precisava fazer estágio e meu pai, que era vigilante na Unesc, viu uma vaga pendurada no mural do DDH. Me inscrevi e fui chamado. Fiz estágio por dois anos e em 2008 fui contratado como funcionário. Fiquei feliz da vida! Tinha 18 anos e havia conseguido meu primeiro emprego. Nessa época a Instituição já era uma casa para mim”, conta.

Lucas fez parte da segunda turma do curso de Engenharia Química, estudou com auxilio da Bolsa do Prouni e ao longo dos anos, foi se desenvolvendo pessoal e profissionalmente na Unesc No Ipat, ele foi crescendo profissionalmente, aceitando novos desafios e evoluindo. Em 2012, o agora engenheiro químico e ganhou uma oportunidade de coordenar o laboratório e continuar atuando na prestação de serviços de análise.

“Entrei aqui muito jovem e aprendi muito com as pessoas. O crescimento não foi só no profissional. Fiz amigos que levo para a vida e conheci pessoas que se tornaram família. Cada um com quem eu convivi aqui e a Instituição com um todo tem uma grande contribuição no que eu sou como pessoa e profissional. Eu amo estar aqui. Esse campus tem vida, mesmo quando está vazio como nesse período”, salienta Lucas. E a gente sente mesmo o campus pulsando não é?

Da carteira como aluna até a coordenação do curso

Michele Gonçalves Cardoso é a primeira mulher a assumir a coordenação do curso de História da Universidade, e isso tem um valor ainda maior se levarmos em conta que ela iniciou sua trajetória na Unesc como aluna. Em 2004, ela ingressou no curso e ao longo de sua formação, aproveitou as oportunidades em pesquisa e estágios. Após graduada, atuou como professora da Educação Básica e logo retomou os estudos em pós-graduação. Em 2014, voltou para a Instituição por meio de um processo seletivo para atuar como docente de seu curso.

Como professora, Michele teve oportunidades de participar de projetos de pesquisa e de extensão, organização de eventos, montagem de exposições e atuar no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Em 2018 ela teve outra grande oportunidade dentro da Instituição, que foi compor e equipe da Assessoria Pedagógica. Em 2020 a docente iniciou outro desafio, como coordenadora do curso de História, que vai completar 25 anos.

“Nessa nova etapa a Unesc me possibilita transformar novamente minha carreira profissional e também me transformar como pessoa, atuando no curso junto aos meus colegas e aos estudantes. Fazer parte de uma universidade comunitária é sempre uma  grande experiência. Agrega muito e nos transforma pelo diálogo e pontes que temos que construir entre universidade e comunidade. A formação de professores para atuar nas disciplinas de História nas escolas e também nos espaços não formais de educação é um desafio e uma contribuição para a sociedade, para reflexão e para a mudança”, afirma Michele. E que desafio lindo, professora!

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de fevereiro de 2020 às 10:30
Compartilhar Comente

Reitoria da Unesc empossa novos gestores

Reitoria da Unesc empossa novos gestores
Evento reuniu professores, funcionários e acadêmicos nesta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta e o vice, Daniel Preve, empossaram os novos gestores da Universidade, na tarde desta sexta-feira (28/2), com a presença de professores, alunos e funcionário. Na solenidade, a Reitoria acolheu os novos membros da equipe da gestão universitária, assessores, coordenadores de cursos de graduação e Mestrado e Doutorado e membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e agradeceu aos gestores que deixaram seus lugares.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, ressaltou a importância do trabalho dos que antecederam os gestores que tomaram posse nesta sexta-feira. “Preciso agradecer primeiramente a todos os que deixam as suas funções, pela dedicação e comprometimento. Tenho certeza que cada um deu o melhor de si, superou os limites pessoais e profissionais em busca de resultados quantitativos e qualitativos. Quero desejar aos novos gestores, as boas-vindas a essa desafiadora e encantadora atribuição que nos é conferida. Os resultados obtidos em 2019 foram sim consequência dessa capacidade que todo o time Unesc tem de comprometer-se, de dedicar-se e compartilhar sonhos, projetos missão institucional e dias melhores”, afirmou.

O vice-reitor, Daniel Preve, fez menção aos gestores que estavam deixando os cargos e agradeceu pelo trabalho e dedicação à Unesc e cumprimentou os novos gestores. “O que nos torna diferente de outras instituições é o ser comunitária. A nossa prática é de respeito, inclusão, participação e envolvimento. Isso faz com que todos nós vistamos a camisa com tanto afinco”.

Em sua fala, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, agradeceu pelo aceite do desafio aos gestores empossados e ressaltou que cada um é importante para que o grande projeto da Universidade se realize.

O evento foi prestigiado por professores, funcionários e acadêmicos e teve a presença do diretor de Ensino de Graduação Marcelo Feldhaus, da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, do coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e do presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unesc, Kelvin Benedet.

Novos gestores reforçam compromisso com a Universidade

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, afirmou que os empossados receberam um compromisso de desenvolver e exercer com sabedoria a função. “Reitero minha lealdade, comprometimento, dedicação e exforço em prol desta missão que me foi confiada. Agradeço à equipe de gestão pela parceria e pelo aprendizado e desejo que possamos continuar juntos em prol desta missão que me foi confiada. O hoje não significa que estamos no marco zero, mas que estamos em uma nova fase e que os gestores que nos antecederam deixaram um legado fundamentais para sedimentar o caminho que trilharemos a partir de agora”.

Falando em nome dos coordenadores e adjuntos dos cursos de graduação e dos Programas de Pós-Graduação (PPG), o coordenador de Direito, João Carlos de Medeiros Júnior, agradeceu à gestão da Universidade pela atenção e cuidado com os cursos de graduação e reforçou o compromisso dos empossados em trabalhar pela Universidade e pelo seu desenvolvimento acadêmico.

A diretora do campus Unesc Araranguá, Izabel de Souza agradeceu pela oportunidade e salientou a importância da Unesc na vida das pessoas. “É uma gratidão imensa por tudo que tenho vivido na nossa Universidade, com tanto companheirismo e oportunidades de aprendizado”.

De acadêmica a coordenadora do curso


A professora Michele Gonçalves Cardoso, assumiu oficialmente nesta sexta-feira a coordenação do curso de História. Ovacionada pelos alunos, que fizeram cartazes e levaram balões para a posse, ela se diz emocionada com esse momento da vida profissional e pessoal.

 No ano que o curso comemora 25 anos, Michele se torna a primeira mulher à frente da coordenação do curso. E tem mais. Ela – como o coordenador adjunto, Ismael Gonçalves Alves – é egressa do curso de História da Unesc. “Iniciamos nossa trajetória na Unesc, saímos para fazer mestrado e doutorado, retornamos como professores, eu em 2014 e o professor Ismael em 2015 e agora temos vários desafios, mas o privilégio de conhecer a Instituição como alguém que já foi estudante e hoje é professor. Construímos nossas trajetórias aqui”.  

Confira a lista dos gestores empossados

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de fevereiro de 2020 às 20:58
Compartilhar Comente

Livro publicado pela EdiUnesc levará história do projeto Geoparque para dez mil crianças

Livro publicado pela EdiUnesc levará história do projeto Geoparque para dez mil crianças
Material em formato de quadrinhos, intitulado “Turma do Geoparquito em: sonhando com um Geoparque no Sul do Brasil”, foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (28/2) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Em um livro em forma de quadrinhos, ilustrado, colorido, de linguagem acessível e muito atrativo, a Unesc e o Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul levarão a história do projeto Geoparque para dez mil crianças da rede pública de ensino nos sete municípios que compõe o grupo. O material, intitulado “Turma do Geoparquito em: sonhando com um Geoparque no Sul do Brasil”, foi lançado de forma oficial nesta sexta-feira (28/2) no auditório da Prefeitura de Praia Grande na presença de autoridades e professores com a assinatura do termo de cooperação entre a Unesc e o consórcio para ações educacionais em torno no projeto.

A autoria da história, cheia de informação científica contada de forma acessível, é dos professores Nilzo Ivo Ladwig (Laboratório de Planejamento e Gestão Territorial) e Juliano Bitencourt Campos (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), da Unesc, e de Jucélia Tramontin Dalpiás, professora da rede estadual de ensino de Praia Grande. Já a ilustração do material ficou por conta do acadêmico do curso de Artes Visuais da Unesc, Eduardo Pioner Peixoto. O objetivo dos estudiosos ao preparar o material ao longo de três anos foi apresentar para as crianças e, logo, suas famílias, o Projeto “Geoparque Caminho dos Cânions do Sul” e enaltecer a sua importância para a região e para o país, fazendo com que a própria região reconheça e se orgulhe do patrimônio que possui.

A viabilização da publicação que evidencia todos esses recursos por meio da EdiUnesc, conforme o coordenador do eixo de educação do projeto Geoparque, Fabiano Souza, é o primeiro passo de tudo aquilo que é vislumbrado para o futuro. “Vamos fazer de tudo para que a gente consiga cada vez mais levar o projeto adiante através do Geoparquito. É ele que vai nos acompanhar nesta jornada e, esperamos, em outras que estão por vir”, acrescenta. O lançamento do gibi faz parte do movimento de consolidação da região como ponto turístico e para o reconhecimento do local como o segundo geoparque pela Unesco.

Conforme Juliano, um dos autores que também atua como coordenador do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS), a ação feita em parceria traz benefícios para o Consórcio, para a região e para a Universidade, que se aproxima ainda mais da região e divide sua expertise em prol do desenvolvimento local.

Representando a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o editor-chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira Estevam, agradeceu a parceria com o Consócio em prol do projeto Geoparque. “A gestão da Universidade tem o propósito de aproximar a Instituição da comunidade e esse é mais uma ação que tem esse objetivo. Ao colaborar com a região, oferecendo informação e conscientização, a Universidade colabora para o fortalecimento do projeto e sua consolidação perante os moradores dos municípios, atores fundamentais em todo o processo”, completou.

Os municípios que fazem parte do projeto são Jacinto Machado, Morro Grande, Praia Grande, Timbé do Sul, em Santa Catarina, e Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul. Prefeitos, secretários de educação e representantes estiveram na solenidade e receberam simbolicamente edições do gibi que serão encaminhadas para todas as crianças da rede pública dentro dos projetos de ensino de cada uma das séries.

A obra está disponível para download gratuito na página da EdiUnesc. O objetivo é que o conteúdo seja compartilhado ao maior número de pessoas possível, divulgando, assim, as riquezas do projeto Geoparque.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de fevereiro de 2020 às 16:30
Compartilhar Comente

Nota de repúdio à violência

Nota de repúdio à violência
Mais imagens

Há 52 anos a Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc atua para o desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental da região e, nesse período, sempre respeitou a livre concorrência de mercado e a inserção de novas instituições de ensino superior, que constantemente utilizam o entorno da Unesc para ações de marketing e publicidade.

Lamentamos que em tempos de cultura de paz, atos como o registrado na tarde desta quarta-feira, 26, sobretudo por agentes ligados à educação, incitem a violência por meio da depredação do patrimônio alheio, nesse caso da própria comunidade Sul catarinense.

A Unesc salienta que não praticou nenhum ato de desrespeito ao estacionar um de seus veículos em via pública. Portanto, não se justifica a atitude criminosa e danosa por parte de colaboradores da referida escola superior.

Finalizamos lembrando que a violência se opõe à ética, à moral e à educação e deve ser repudiada por todos, em todas as suas formas.

Atenciosamente,
Reitoria da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de fevereiro de 2020 às 13:32
Compartilhar Comente

Estudantes são recepcionados com novidades na Unesc

Estudantes são recepcionados com novidades na Unesc
Novo Restaurante Universitário e repaginação da sede do DCE foram conhecidos nesta quinta-feira de retorno às aulas (Fotos: Mayara Cardoso/Milena Nandi) Mais imagens

Nesta quarta-feira (26/2), calouros e veteranos iniciaram o primeiro semestre letivo de 2020. Entre os primeiros alunos a chegarem no campus logo pela manhã, esteve Vinícius Santana, 25 anos, de Criciúma. O acadêmico da sétima fase do curso de Educação Física espera um ano letivo com novos conhecimentos para aplicar na prática. “Sempre quis trabalhar na área e faço estágio desde as primeiras fases”, destacou. Ele e os milhares de acadêmicos que iniciaram oficialmente o calendário de estudos e foram recebidos com duas novidades principais no campus: a reinauguração do Restaurante Universitário e uma recepção especial no espaço do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Preparado com carinho pela equipe da Universidade para acolher os alunos nos momentos de intervalos ou períodos fora de sala de aula, o local conta com amplo espaço de portas abertas para acadêmicos de todos os cursos. Em forma de homenagem à reitora Luciane Bisognin Ceretta, apoiadora do Diretório e da reforma do espaço, o grupo eternizou o nome do local intitulando-o como Espaço de Convivência Luciane Bisognin Ceretta. A surpresa foi recebida com alegria pela reitora, que acompanhou de perto a inauguração e celebrou com os estudantes.

Para o Kelvin Benedet, presidente do DCE, esta foi uma justa homenagem à liderança que mais uma vez se mostrou aberta ao diálogo e as necessidades dos estudantes. “Iniciamos nossa gestão com muitos projetos, todos ouvidos com atenção e discutidos com a reitoria. Se não fosse o aceite da nossa reitora para o nosso pedido de melhorias para o espaço do DCE, nós jamais conseguiríamos entregar aos nossos colegas um local tão especial como esse”, salientou.

O trabalho conjunto e o diálogo constante, conforme Luciane, são os fatores determinantes para a parceria entre a Universidade e o Diretório. “Nós temos muito orgulho de saber que estes alunos se dedicam conosco em prol da comunidade acadêmica e unem esforços pelo bem comum, acima de quaisquer outras escolhas. Isso é nobre e nos passa muita segurança em um diálogo maduro que só fortalece a Universidade e seus estudantes”, completou.

O ato oficial de inauguração do Centro de Convivência Luciane Bisognin Ceretta, regado a música e a lanche especial, contou ainda com a presença do vice-reitor Daniel Ribeiro Preve, da pró-reitora Gisele Coelho Lopes, de outras lideranças da Universidade e dos estudantes, colaboradores da Instituição, além do presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, vereador Tita Beloli, e do secretário de Saúde do Município de Criciúma, Acélio Casagrande.

Início das jornadas de muito estudo

De volta ao campus nessa quinta-feira também esteve a aluna da sétima fase de Farmácia, Eduarda Bettiol, de Siderópolis. “Entro em uma fase que amplio o conhecimento nas áreas da Farmácia. Espero poder fazer novos estágios para assim escolher a área de atuação com ainda mais segurança”.

De Siderópolis também veio o calouro do curso de Direito matutino, Vinícius Flor, 17 anos. Ele conta que se interessa pela área há anos, inclusive pelas diversas possibilidades der atuação profissional. Durante o curso quero conhecer todas as possibilidades de trabalho no Direito. E estar na Unesc me dá confiança de que terei um ensino de qualidade. Ela é referência”, afirma Vinícius.

Mayara Cardoso e Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de fevereiro de 2020 às 23:09
Compartilhar Comente