Reitoria

Culto ecumênico e auto de natal marcam confraternizações de fim de ano na Unesc

Culto ecumênico e auto de natal marcam confraternizações de fim de ano na Unesc
Evento promoveu momentos de fé, companheirismo e emoção (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O ano de 2019 foi marcado por grandes conquistas na Unesc. A Instituição foi lembrada em importantes momentos, como o Certificado de Responsabilidade Social e a obtenção do conceito máximo na avaliação do MEC (Ministério da Educação). Para se despedir deste ano com uma grande festa, à tarde desta quinta-feira (19/12) foi marcada pela fé, emoção e amor ao próximo.



Entre as mensagens de carinho e o encanto do clima natalino, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu a dedicação de cada funcionário, professor e gestor presente. Para ela, o próximo ano será de ainda mais conquistas. “Vivemos em uma Universidade única. Tivemos um ano intenso, quando choramos, nos deprimimos e tivemos enfrentamentos. Mas também sorrimos, nos reconstruímos, crescemos, nos transformamos e vencemos. Nossa Instituição é grandiosa, e temos exemplos do quão grande é nossa força coletiva. Para 2020, nossos proposito é cuidar ainda melhor, de nossos estudantes, de nossos colaboradores e de toda a nossa Unesc. Obrigado, pela dedicação de cada um”, afirmou.

Para confraternizar, os lugares do Auditório Ruy Hulse foram todos ocupados. A tarde especial iniciou com um culto ecumênico, promovido pelo Ânima, e contou com a presença de representantes da Igreja Adventista, da Mesquita Palestina de Criciúma, do Centro Espírita Seara de Jesus, da Catedral São José de Criciúma, do Centro Espírita de Umbanda Pai Tomé e da Cabocla Indaiá da Cachoeira.


Cada um dos convidados teve a oportunidade de dialogar com os colaboradores, e uma mensagem se repetiu a cada conversa: Deus é bondade e está presente na vida de todos. “Todas as suas manifestações e naturezas,  ainda que transcendentes, tem uma morada em nossos corações. Ele reside no simples, na união e na compaixão ao próximo”, afirmou o coordenador do Anima, João Batanolli, que foi responsável por conduzir as ações da tarde. 

Após o momento de fé, chegou a hora de se emocionar com a apresentação do auto de Natal, organizado pelo Setor de Arte e Cultura. O espetáculo, que envolveu mais de 80 artistas, manifestou-se através da música, teatro e dança. Em um palco montado especialmente para o ato, a apresentação chamou atenção para o amor ao próximo, enquanto contou a história do nascimento de Jesus.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 19 de dezembro de 2019 às 20:38
Compartilhar Comente

Em último dia de colação especial em gabinete em 2019, Unesc entrega mais de 120 novos profissionais ao mercado

Em último dia de colação especial em gabinete em 2019, Unesc entrega mais de 120 novos profissionais ao mercado
Quarta-feira (18/12) foi marcada, em sua maioria, pela formatura de acadêmicos da área da saúde (Fotos: Mayara Cardoso e Milena Nandi) Mais imagens

O último dia de Colações de Grau especiais em gabinete na Unesc marcou a conquista de 120 acadêmicos, que agora, graduados, irão adentrar ao mercado de trabalho. No evento realizado durante a tarde, 63 estudantes da Universidade realizaram o sonho de concluir o curso de graduação. Em cerimônia especial de colação de grau, os graduandos dos cursos de Farmácia Matutino e Noturno, Fisioterapia, Nutrição Matutino e Noturno, Odontologia e Psicologia receberam os certificados de conclusão de curso. Já na solenidade do período noturno, colaram grau e concretizaram seus sonhos aproximadamente 60 acadêmicos dos cursos de Administração, Biomedicina, Enfermagem, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição.

A emoção tomou conta dos graduandos, que entre lágrimas, sorrisos e abraços, comemoraram a vitória com os colegas de jornada e familiares, que receberam inclusive, uma calorosa salva de palmas.

A cerimônia do período vespertino foi presidida pelo diretor de Pós-Graduação e Pesquisa, Oscar Montedo, que parabenizou os agora profissionais e seus familiares pela conquista. Ele ainda agradeceu pela escolha da Unesc para esta etapa tão importante da vida das estrelas da tarde. “Estamos aqui hoje por causa de vocês. É uma alegria muito grande para nós podermos presenciar esse momento e para a Universidade, ter colaborado para a formação de profissionais qualificados e comprometidos com a sociedade. A profissão se elege, se escolhe e lembrem-se sempre de honrar essa escolha dando o seu melhor, sem se afastarem do compromisso ético e com a sociedade”, afirmou. 

Já a solenidade da noite, foi presidida pela pró-reitora Acadêmica Indianara Reynaud, que destacou aos presentes a mais recente conquista da Universidade, que garantiu a nota máxima em avaliação do MEC (Ministério da Educação). “É um momento de muita felicidade para a Instituição e, diante deste dia tão importante na vida profissional de vocês todos, se comprova que vocês escolheram uma grande Universidade para estudar e se qualificar. Tenho certeza de que se estamos comemorando hoje a conquista da graduação é porque vocês estão preparados para encarar o mercado e fazer a diferença nele”, completou.

A agenda do dia, realizada no Auditório Ruy Hülse, encerrou as cerimônias de colação de grau de 2019.

Mayara Cardoso e Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de dezembro de 2019 às 21:26
Compartilhar Comente

Colaboradores da Unesc comemoram conceito máximo na avaliação do MEC

Colaboradores da Unesc comemoram conceito máximo na avaliação do MEC
Momento foi de agradecer e reconhecer o empenho dos professores, gestores e funcionários (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O quão significativo é vestir a camisa de uma instituição? Na Unesc este simples gesto evidenciou, nesta quarta-feira (18/12), o amor, a união e a dedicação de quem diariamente faz desta uma Universidade de excelência. Agora, mais do que nunca, o orgulho de toda uma marca foi estampado no peito: o conceito máximo na avaliação do MEC (Ministério da Educação).

Para comemorar a conquista, os colaboradores da Unesc foram acolhidos no hall da Reitoria em uma grande festa. “Sonhamos muito com o dia de hoje, quando podemos reafirmar nossa excelência em seu conceito mais alto. O que vivemos hoje, que ficará marcado na história, foi construído ao longo de 51 anos. Nossa palavra é obrigado, pois esta conquista é minha, é do Daniel, é de toda a gestão e é de todos vocês”, agradeceu a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

A nota cinco, concedida à Instituição que atinge excelência em 50 indicadores, foi divulgada pelo órgão federal no início desta semana. Três avaliadores estiveram na Unesc durante três dias, coletando informações referentes à gestão institucional, gestão acadêmica, infraestrutura, tecnologia, acessibilidade, práticas exitosas e inovadora e ensino. “A nossa Universidade é muito mais do que se pode avaliar. A nota cinco está presente em cada sorriso, em cada acolhida e em cada história vivida nestes corredores. Tenho a certeza de que em 2020 a inovação, o conhecimento e a humanidade se fará ainda mais presente por aqui”, afirmou Luciane. 

A pró-reitora acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, acompanhou de perto a avaliação e destacou a certeza que a equipe depositou neste resultado. “O fato fundamental foi sempre acreditar. Nosso papel foi apenas organizar, para evidenciar o que é verdadeiramente feito aqui no dia a dia de nossa Instituição”, frisou.

Para o vice-reitor, Daniel Preve, a importância do conceito máximo vai além de fortalecer a marca institucional, ela reflete em possibilidades para atuar de forma mais consistente no ensino, na pesquisa e na extensão, os três pilares da Universidade. “É a garantia de um futuro grandioso. A conquista comemorada hoje é fruto da dedicação de todos aqui presentes e tantos outros, um orgulho para todos nós”, afirmou. 

O estudante do curso de Direito Nícolas Crispim também participou da comemoração e reafirmou como certa a avaliação do MEC. “Sabemos que toda a dedicação e cada conquista refletem na qualidade de ensino que nos é ofertado. Temos orgulho de poder fazer parte deste momento tão alegre e reafirmar que estamos em uma Universidade de excelência”, ressaltou.

Durante a comemoração, dois importantes personagens foram chamados à frente do público e receberam destaque: o professor e ex-reitor da Unesc, Gildo Volpato, e o assessor institucional e ex-reitor, Edson Rodrigues.

Também estiveram à frente o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus; o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo; a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris.


Unesc entre as melhores do Brasil

O cenário nacional identificado também por meio de avaliação mostra os diferenciais da Unesc, já que apenas 2% das instituições de ensino superior receberam nota máxima. Na visita à Universidade, os avaliadores conheceram a instituição, avaliaram os documentos institucionais, entrevistaram estudantes, professores, técnicos e membros da comunidade para chegar ao resultado divulgado nesta terça-feira.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 18 de dezembro de 2019 às 18:59
Compartilhar Comente

Reitoria se reúne com nova gestão do DCE

Reitoria se reúne com nova gestão do DCE
Gestão da Unesc e lideranças estudantis alinharam ações em parceria (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A tarde desta terça-feira (17/12) foi de alinhamentos entre a reitoria da Unesc e a nova equipe que comanda o DCE (Diretório Central dos Estudantes). Eleito no último mês, o grupo liderado pelo acadêmico de Engenharia Civil, Kelvin Benedet, esteve com a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, e com o vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve, em encontro para troca de ideias e alinhamentos a serem colocados em prática.

Para Luciane, ver o grupo de estudantes unido, vindo de diferentes cursos e até ideologias, é mais um exemplo da universidade plural que é a Unesc. “Fico muito feliz e orgulhosa por ver todos vocês unidos pelo mesmo propósito, que é representar os nossos acadêmicos. Como digo para as nossas equipes, precisamos nos diferenciar pela excelência, e o movimento estudantil não é diferente. Estaremos juntos nessa busca e acreditamos que vocês poderão fazer uma das melhores gestões da Universidade”, salientou.

Para o presidente do DCE, a equipe formada por lideranças em prol de um objetivo comum será um dos diferenciais da nova gestão. “Não pode existir lado A ou B. O lado é um só e é o estudante. O movimento estudantil está se renovando e vamos construir juntos um novo cenário com os acadêmicos cada vez mais presentes e confiantes”, destacou.

Entre as prioridades apontadas pelo grupo estiveram a aproximação dos estudantes do movimento estudantil, a transparência constante dentro do Diretório e a necessidade de melhorias na estrutura física do DCE.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de dezembro de 2019 às 22:39
Compartilhar Comente

MEC reconhece excelência da Unesc com conceito máximo em avaliação

MEC reconhece excelência da Unesc com conceito máximo em avaliação
Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (17/12) resultado de avaliação que aponta nota 5 à Universidade (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Fechando um ano cheio de desafios e, principalmente, grandes realizações, a Unesc recebe nesta terça-feira (17/12) a principal notícia do ano: a avaliação com conceito máximo pelo MEC (Ministério da Educação). O resultado chega após a visita de avaliadores do Ministério, que estiveram na Universidade na última semana e, a partir de análises, reuniões e relatórios, chegaram à Nota 5, conceito máximo que reafirma a excelência da Unesc.

A notícia divulgada pelo órgão federal está sendo recebida com extrema alegria na Universidade, já que é um dos mais importantes fatores a ser levado em consideração para a escolha das instituições de ensino. “Esse índice avalia centenas de indicadores e evidências e traz um resultado real e completo daquilo que a Instituição oferece. Quem vive de perto a Unesc sabe que esse é um merecimento por tudo o que ela significa não só para a comunidade acadêmica, mas para toda a região. Estávamos confiantes e hoje recebemos a notícia como uma confirmação da excelência desse Instituição que se eleva a cada dia por meio das mãos de equipes engajadas e dedicadas à causa”, salienta a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Toda a avaliação enviada pelo MEC será analisada em detalhes e utilizada como forma de melhorar ainda mais processos e resultados. “Estamos em constante aperfeiçoamento e não titubearemos em buscar oferecer um serviço cada vez melhor. Se chegamos a esse resultado foi por meio de um trabalho constante de muita dedicação, comprometimento e empenho de um grande time que luta pelo bem nossa Universidade que é comunitária, um patrimônio de toda a região, e detém uma grande responsabilidade”, completa.

O cenário nacional identificado também por meio de avaliação mostra os diferenciais da Unesc, já que apenas 2% das instituições de ensino superior receberam nota máxima. O conceito é formulado a partir da análise de eixos como gestão institucional, gestão acadêmica, infraestrutura, tecnologia, acessibilidade, práticas exitosas e inovadora, entre diversos outros. Na visita à Universidade, os avaliadores conheceram a instituição, avaliaram os documentos institucionais, entrevistaram estudantes, professores, técnicos e membros da comunidade para chegar ao resultado divulgado nesta terça-feira.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de dezembro de 2019 às 18:49
Compartilhar Comente