Reitoria

E-book “Análise de vida e saúde” é lançado na Unesc

E-book “Análise de vida e saúde” é lançado na Unesc
Construção envolveu estudantes de Pós-Graduação e acadêmicos da graduação (Fotos: Ana Sofia Schuster) Mais imagens

A atuação acadêmica e a inserção social na comunidade deram origem ao e-book “Análise de vida e saúde”. O trabalho, desenvolvido em uma proposta de integração, analisou a qualidade de vida e de saúde no bairro Santa Bárbara, de Criciúma. A obra foi construída por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, por meio do Mestrado Profissional, e acadêmicos dos cursos de graduação em Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Odontologia e Psicologia. O trabalho foi lançado na noite desta quinta-feira (19/12), na Reitoria da Universidade.

O professor da Instituição e coordenador do Programa de Residência Multiprofissional, Jacks Soratto, explica que a atividade envolveu ensino, pesquisa e extensão. O objetivo foi aproximar os estudantes da realidade em territórios onde a Universidade está inserida e às realidades onde os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) estabelecem suas relações de vida. A proposta também buscou uma compreensão ampliada de saúde de todos os atores envolvidos.

“A iniciativa estrutura-se na disciplina de Interação Comunitária, dividindo sua atuação entre teoria e prática. Foi realizado um reconhecimento no território, quando os estudantes estiveram presencialmente na comunidade. Eles aplicaram uma entrevista, com a população deste território, e realizaram uma análise deste material. Em seguida os participantes construíram uma síntese dos principais achados durante o semestre e que é foram materializados como conteúdo informativo devolvido à população”, explica.

O resultado final, em 2019, foi entregue e especialmente nesta edição acompanhado com o lançamento do e-book. A análise de vida e saúde levou em consideração dados relacionados a determinantes sociais de saúde: sociodemográfico, educação, trabalho e gestão pública, segurança, habitação, lazer, transporte, saneamento, meio ambiente, infraestrutura e outros aspectos da saúde.

Durante a apresentação do e-book, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu a participação de toda a equipe do projeto, incluindo o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Santa Bárbara, Ricardo Gaspar. Ela foi uma das autoras da obra. "O resultado que trazemos hoje é muito maior do que a materialização do e-book. Ela é a representação coletiva, de uma luta histórica em prol de objetivos de aprendizagem e formação do profissional da área da saúde, diante daquilo que as diretrizes curriculares nacionais de fato se propõem em todos os cursos de graduação", salienta reitora.

Leia o trabalho clicando aqui.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Comunicação, Imprensa e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de dezembro de 2019 às 22:23
Compartilhar Comente

Ambulatório de Feridas da Unesc recebe recursos de emenda parlamentar

Ambulatório de Feridas da Unesc recebe recursos de emenda parlamentar
Entrega oficial foi realizada pela deputada Geovania de Sá, nesta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O último dia de atividades da Universidade em 2019 foi marcado por uma grande notícia para a saúde da comunidade. Na manhã desta sexta-feira (20/12), foi realizada a entrega e assinatura dos recursos da ordem de R$ 200 mil para o Ambulatório de Feridas. Os recursos são provenientes de uma emenda parlamentar da deputada federal Geovania de Sá.

Inaugurado em julho de 2016, o Ambulatório de Feridas é fruto de uma parceria entre a Universidade e a prefeitura de Criciúma, e atende pessoas com lesões agudas ou crônicas, simples ou complexas. O Ambulatório funciona nas Clínicas Integradas da Unesc e realiza dez atendimentos ao dia. Além disso, realiza três visitas domiciliares por dia para pacientes que não podem se deslocar até a Instituição. Até 2019, foram 210 pacientes com alta. A equipe interdisciplinar do Ambulatório conta com enfermeiros e profissionais especializado em estomaterapia. As atividades são realizadas em parceria com o CER (Centro Especializado em Reabilitação), que tem a enfermeira Maria Madalena Santiago atuando também no Ambulatório.

Segundo a coordenadora do Ambulatório de Feridas, Anias Belmiro, o trabalho realizado no local colabora com a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, uma vez que com as lesões cicatrizadas, as pessoas retomam suas atividades e se sentem mais motivadas. A coordenadora do CER e das Clínicas Integradas, Mágada Tessmann, salientou a importância do trabalho para a sociedade e o quanto uma lesão que não for bem cuidada pode trazer de transtornos para o paciente e onerar os cofres públicos. Mágada ainda deu uma boa notícia: no próximo ano, o espaço será ampliado e o atendimento ocorrerá em duas salas, possibilitando assim, que mais pessoas sejam beneficiadas.

O secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, salientou a importância dos recursos e o quanto ele ajudará à população que necessita de cuidados. Casagrande agradeceu a deputada federal pelo olhar especial para a saúde. “Gratidão à deputada Geovania que enxergou a necessidade das pessoas com lesões e o olhar que sempre dá para a saúde no nosso município. Gratidão também à Unesc, grande parceira do município e com um trabalho fantástico na formação de profissionais, que tanto tem colaborado para a humanização do atendimento e o olhar diferenciado para a saúde”.

A deputada enalteceu a importância do Ambulatório de Feridas para a comunidade e do trabalho que a Unesc faz na área da saúde, com a formação de profissionais, atendimentos e projetos. “A Universidade impacta positivamente a vida das pessoas. Nós vivemos a Unesc. Esta emenda foi um pequeno gesto e teremos notícias maiores ainda para dar”, afirma.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, encerrou as falas da cerimônia desta sexta-feira agradecendo pelo olhar de Geovania para a Universidade e a sua abertura ao diálogo com a Instituição em diversos momentos. Luciane salientou que o recurso de R$ 200 mil irá beneficiar todo o município, tanto pacientes atuais quanto os que poderão precisar de atendimento. A reitora comentou ainda que o Ambulatório de Feridas irá ampliar as parcerias com os cursos da área da saúde, para poder colaborar cada vez mais com a qualidade de vida das pessoas que passam pelo local.

Alguns dos pacientes do Ambulatório de Feridas da Unesc deram seus depoimentos sobre o local. Entre eles, Ricardo Coral, morador do Distrito de Rio Maina e que utilizou ao longo do ano, os serviços do espaço. “Nós recebemos um atendimento muito bom. Somos tratados com muita atenção e carinho. Imaginem se não tivéssemos o Ambulatório, quantas pessoas teriam que ficar mais tempo em recuperação”.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 20 de dezembro de 2019 às 15:48
Compartilhar Comente

Conquistas da Unesc são tema de programa de rádio no campus

Conquistas da Unesc são tema de programa de rádio no campus
Reitora e demais gestores falaram sobre os desafios superados e as vitórias alcançadas ao longo de 2019 (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

As inéditas notas 5 na avaliação no MEC (Ministério da Educação) recebidas pela Universidade em seu recredenciamento junto ao órgão máximo da Educação brasileira, e 5 na renovação do credenciamento do curso de Medicina, os desafios e as conquistas da Unesc ao longo de 2019 e o trabalho desenvolvido nas áreas de ensino, pesquisa e extensão foram pauta em programa de rádio no campus. Na manhã desta sexta-feira (20/12), a Rádio Eldorado transmitiu o programa João Paulo Messer, do hall do Bloco da Reitoria.

Messer entrevistou a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, que falou da equipe unida e forte que a Instituição tem e agradeceu a alunos, professores e funcionários, além da comunidade, entidades e empresas parcerias da Unesc, pelo ano. Falou das conquistas da Instituição, do realinhamento feito e dos investimentos realizados. O diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, falou sobre os cursos de graduação presenciais e a distância, dos novos a serem lançados e de todo o trabalho da Unesc no sentido de verificar as tendências do mercado e alinhar o seu ensino ao que o mercado de trabalho e a sociedade precisam.

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, abordou o movimento da Unesc pela excelência também na área de pesquisa e dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) e os resultados obtidos. Para falar sobre a atuação comunitária da Unesc, Messer entrevistou os assessores da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martignago Saleh e Mário Guadagnin. A coordenadora geral das Clínicas Integradas e do CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc e o secretário das Clínicas, Marlon Zilli, também participaram do programa e deram informações sobre os atendimentos realizados por por profissionais, professores e acadêmicos.

Para conferir o programa no campus, basta acessar o link 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 20 de dezembro de 2019 às 13:34
Compartilhar Comente

Retrospectiva Unesc - Segundo Semestre

Retrospectiva Unesc - Segundo Semestre
As atividades na Universidade tomaram ritmo mais ainda mais acelerado nos últimos seis meses, o que trouxe resultados excelentes Mais imagens

2019/2: Segundo semestre ainda mais intenso e cheio de realizações

Repaginação da Sala dos Municípios – 17 de julho

Iniciando a segunda metade de 2019 a Universidade inaugurou o novo espaço da Sala dos Municípios. Repaginado e ressignificado, o setor ganhou nova sede, inaugurada oficialmente no dia 17 de julho. Além da emoção de receber convidados e a comunidade interna para celebrar a inauguração, o dia contou ainda com a emoção de homenagear a fundadora do setor, a economista Maria Julita Volpato Gomes, ex-colaboradora da Universidade, que empresta o nome à Sala, que tem o propósito de ser a porta de entrada das demandas de todos os municípios das regiões da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna) na Universidade.

Rota SC na Unesc – 25 de julho

Lideranças das três regiões, Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação Municípios Região de Laguna), assim como a comunidade acadêmica da Unesc e a comunidade externa, estiveram reunidos no Auditório Ruy Hülse para a primeira edição do projeto “Rota SC - Inovação é o nosso combustível”. A ação foi realizada em parceria entre a Universidade, por meio da Sala dos Municípios, o governo do Estado e as Associações em prol da aproximação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e seus setores das demandas da comunidade.

Início das atividades do Bike Unesc – 12 de agosto

Desde o dia 12 de agosto estudantes, professores, funcionários e visitantes que estiverem na Unesc têm a oportunidade de utilizar bicicletas para transitar pelo campus. Trata-se do projeto Unesc Bike, ação promovida pela reitoria da Instituição como forma de melhorar a experiência daqueles que vivem a Universidade. Em cerimônia com descerramento de uma placa de inauguração, a Unesc deu início nesta noite ao projeto, que conta com 50 bicicletas disponibilizadas para empréstimo em quatro pontos do campus. Para que a ação fosse colocada em prática uma ciclovia foi sinalizada em todo o espaço da Universidade.

Lançamento do Curso de Gastronomia – 21 de agosto

O Curso Superior de Gastronomia da Unesc não poderia ter tido início mais especial. Isso porque o seu lançamento oficial contou com evento prestigiado por convidados da Universidade, que puderam ouvir de perto o chef Henrique Fogaça, conhecido por sua participação no programa Master Chef. Na noite festiva, em 21 de agosto, os convidados conheceram mais detalhes sobre o curso, que terá formato diferenciado, sendo na modalidade híbrida, com aulas online e presenciais.

Lançamento Polo EAD Balneário Rincão – 5 de setembro

Um evento voltado ao compartilhamento de conhecimento oficializou a abertura do Polo EaD (Educação a Distância) da Unesc no Balneário Rincão, no dia 5 de setembro. A solenidade foi realizada na sede da Sociedade Recreativa Mampituba do Balneário com a presença de convidados da comunidade, lideranças da região, além dos gestores da Universidade e colaboradores envolvidos no projeto, contando com a palestra “Estratégias para alavancar o turismo”, ministrada pelo secretário de Turismo de Canela (RS), Ângelo Sanches.

Viagem Vale do Silício – 9 a 13 de setembro 

A Unesc participou da comitiva da Missão Vale do Silício do Senac/SC, que realizou visitas técnicas e reuniões entre 9 e 13 de setembro, dialogando com executivos e especialistas das áreas de tecnologia e inovação, além de lideranças de empresas, órgãos públicos e instituições de ensino sediados no Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos. Após o retorno o grupo se reuniu na Unesc para debater ações de inovação para o Sul do Estado. 

Recursos são liberados para o Centro de Inovação – 13 de setembro

Após meses de articulações e trabalhos internos com protagonismo da Universidade, foi oficializada a liberação de recursos no montante de R$ 8 milhões para a finalização da obra do sonhado Centro de Inovação de Criciúma. A partir da liberação do valor por parte do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, o prazo para finalização da obra é para agosto de 2020.

Unesc Profissões amplia olhares de estudantes da região – 18 e 19 de setembro

Em mais uma edição de sucesso, o Unesc Profissões recebeu mais de seis mil estudantes que vieram das mais diversas cidades do Sul de Santa Catarina e do Norte do Rio Grande do Sul. A Universidade recebeu os milhares de estudantes de braços abertos para conhecer de perto a estrutura do campus e as possibilidades oferecidas pelos mais de 40 cursos de graduação, além das ofertas em pós-graduação e extensão nos modelos presencial e a distância. Neste ano o evento contou com uma temática futurística.

Lançamento projeto Cidade Universitária em Araranguá – 24 de setembro

Lideranças dos municípios da Amesc estiveram reunidas, no dia 24 de setembro de 2019, no Clube Grêmio Fronteira para o lançamento do projeto Unesc Araranguá. A ação, realizada pela Universidade em parceria com a Weber Empreendimentos, significou uma evolução do projeto inicial, recebido pela região ainda no início de 2019. No novo formato, com uma projeção inovadora, a Unesc passou a contar com uma unidade na cidade e prepara sua estrutura que fará parte da Cidade Universitária para inauguração em 2020.

Semana de Ciência e Tecnologia – 21 a 25 de outubro

O maior evento institucional da Unesc, a Semana de Ciência e Tecnologia, teve a sua 10ª edição de 21 a 25 de outubro, em diversos locais do campus. As atividades foram desenvolvidas dentro do tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, alinhado à temática da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O evento ainda contou workshops, minicursos e apresentações de trabalhos, com a 6ª Feira de Inovação, o 19º Seminário de Iniciação Científica; o 11º Salão de Extensão; o 9º Salão de Ensino; o 5º Salão de Pós-graduação; o 6º Talento Musical; a 5ª Feira de Ciências; o 4º Bootcamp; o 4º Workshop de Arqueologia; o 2º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia; o 1º Seminário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana e a Jornada Empreendedora.

20º Unesc em Dança -  e 30 de novembro e 1º de dezembro

A edição que celebrou as duas décadas de história do festival Unesc em Dança marcou em grande estilo o aniversário. Com três dias de programação com oficinas, rodas de conversa e palestra com profissionais renomados e apresentação de 60 coreografias nas Mostras Sênior e Infanto-juvenil, o evento, considerado o maior do gênero no Sul de Santa Catarina, levou ao palco do Teatro Elias Angeloni, mais de 880 bailarinos de dez municípios das regiões de Tubarão, Criciúma e Araranguá.

Nova Centac – Dezembro

A partir de dezembro a Unesc passou a contar com espaço repaginado na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico). Com cenário moderno, funcional e confortável para quem procura o atendimento, a Central, que esteve em reforma ao longo de alguns meses, já atende no local tradicional, no Bloco do Estudante, dividindo espaço com o Setor de Estágios e Empregabilidade e com a Secretaria Acadêmica.

Novos doutorados

O ano de 2019 foi de novos ciclos iniciados também no que diz respeito à pesquisa na Unesc. Após a aprovação pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em 2018, tiveram início as atividades de doutorado no PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), no PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) e no PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais). 

Agendas em Brasília

Em diferentes oportunidades ao logo de 2019 a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, esteve em Brasília para importantes encontros em prol da Universidade. Entre as reuniões realizadas na Capital Federal a principal bandeira levantada foi a da defesa das Universidades Comunitárias.

Reformas no campus

A estrutura da Universidade passou por intensas modificações e melhoramentos ao longo de todo o ano. Novas passarelas entre os blocos da Instituição foram construídas, os auditórios P, Ruy Hulse e O foram reformados, assim como os refeitórios do Bloco S e Administrativo, todos os banheiros, estacionamentos, telhados e academia. Os Blocos Administrativo, do Estudante e outros diversos prédios receberam novas pinturas. A Centac (Central de Atendimento ao Estudante) foi ampliada, a iluminação renovada, o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) recebeu melhorias e a construção de uma nova fachada para o Colégio Unesc e um novo Auditório para 300 pessoas já estão em andamento. Outra novidade esperada pela comunidade acadêmica são os totens de geolocalização, que mostram os acontecimentos do dia a dia da Instituição.

Diálogos Unesc proporciona encontros para pensar a Universidade

O Diálogos Unesc, reuniu acadêmicos, funcionários e professores em encontros com Reitoria nos dias 23, 24 e 29 de abril, 14 de maio e 10 de outubro. A iniciativa da gestão universitária busca aproximar cada vez mais a comunidade acadêmica e abrir um espaço para o diálogo, para ouvir reivindicações, sugestões, elogios e debater ideias em prol do desenvolvimento de cursos, setores e da Universidade. Os pontos levantados durante os Diálogos Unesc são levados em consideração pela Reitoria no planejamento das atividades e vários deles já foram executados ao longo de 2019.

Um ano de reconhecimento – outubro, novembro e dezembro

Em 2019, o trabalho e o investimento feito pela Universidade em suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação foram reconhecidos em premiações nacionais e estaduais, assim como a própria Instituição. No dia 7 de outubro, o RUF (Ranking Universitário Folha), divulgado pela Folha de São Paulo, apontou a Unesc em primeiro lugar em pesquisa e em internacionalização em Santa Catarina entre as instituições não estatais e é a segunda em inovação. Em 11 de novembro, a Unesc recebeu o prêmio nacional “150 Melhores Empresas Para Trabalhar”, do Guia Você S/A. A seleção é feita pela FIA (Fundação Instituto de Administração), que ao longo de todo o ano faz análises e visitas a fim de, através dos dados coletados, identificar as instituições que se destacam em cada segmento.

No dia 2 de dezembro, a Universidade foi agraciada com o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC 2019, honraria dada pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina para apenas seis empresas privadas e a apenas duas organizações sem fins lucrativos (Unesc está incluída nesta categoria), por apresentarem o melhor nível de desempenho em termos de Responsabilidade Social entre os 90 premiados pela “Certificação de Responsabilidade Social -  Uma Atitude de Valor Catarinense”. Já em 4 de dezembro, a Universidade recebeu o GPTW (Great Place To Work). O prêmio é resultado de uma pesquisa realizada pelo Grupo Hel e a NSC Comunicação junto aos colaboradores das empresas, onde são avaliados o ambiente de trabalho e estratégias de gestão de pessoas implantadas. A Unesc ficou em 11ª na categoria empresas de médio porte de Santa Catarina.

Cursos novos: Inovação e Tecnologia e Hospitalidade

O ano marcou a consolidação do projeto Unesc Virtual e a Instituição passou a oferecer sua qualidade para a EaD (Educação a Distância) além do campus, em Criciúma, chegando em Araranguá (em sua unidade, que também irá oferecer cursos presenciais) e em Balneário Rincão (com um polo). Baseada nas demandas atuais do mercado e pensando também no futuro, a Instituição lançou novos cursos na área de Inovação e Tecnologia na modalidade EaD: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Data Sciense e Big Data; Design de Aplicações e Interfaces Digitais; Gestão da Transformação Digital; Gestão de Cloud Computing e Redes de Computadores. Já na área de Hospitalidade, os novos cursos de 2019 foram o de Gastronomia, na modalidade híbrida (EaD e presencial), de Gestão de Turismo (EaD), de Hotelaria e de Eventos. 

PDI construído com a participação da comunidade interna e externa – ao longo de 2019

O PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), promoveu diálogos e reflexões sobre o futuro da Unesc, com a participação de estudantes, professores e funcionários da Instituição e da comunidade em geral. Iniciado em 2018, as atividades do PDI ocorreram ao longo de 2019 com o debate em torno de 26 eixos temáticos, que no final, agruparam-se em 12 eixos, cujos objetivos e metas foram traçados para que sejam definidos as ações e os prazos. Foram mais de 34 mil contribuições, entre fortalezas e possibilidades de qualificação. O PDI é uma iniciativa da Reitoria, executada pelo Seplan (Setor de Planejamento Institucional) para a construção de um planejamento da Unesc até 2023.

MEC avalia Unesc com nota máxima

Fechando um ano cheio de desafios e, principalmente, grandes realizações, a Unesc recebe nesta terça-feira (17/12) a principal notícia do ano: a avaliação com conceito máximo pelo MEC (Ministério da Educação). O resultado chega após a visita de avaliadores do Ministério, que estiveram na Universidade na última semana e, a partir de análises, reuniões e relatórios, chegaram à Nota 5, conceito máximo que reafirma a excelência da Unesc.

AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de dezembro de 2019 às 15:03
Compartilhar Comente

Retrospectiva Unesc - Primeiro Semestre

Retrospectiva Unesc - Primeiro Semestre
Primeiro semestre já foi de atividades intensas na Universidade. Confira algumas delas. Mais imagens

2019/1: Relembre os principais momentos que marcaram o crescimento e evolução na Unesc

O ano de 2019 foi de intensas atividades na Unesc. O dia a dia no campus foi vivido de forma acelerada com ações interligadas e que beneficiaram muito além da comunidade acadêmica, refletindo no desenvolvimento de toda a região. Para a reitora da Instituição, todo o trabalho realizado serve como novas sementes de prosperidade para a Universidade do futuro. “Ao olhar para a trajetória em 2019, temos a certeza de que a Unesc foi protagonista e muito contribuiu para a nossa região e para a história das pessoas. Aqui, neste campus, o conhecimento toma forma e vai para além de nossos muros, transformando-se em cuidados, serviços, inovação, tecnologia e, acima de tudo, qualidade de vida. O sucesso em mais este ciclo foi construído com muita dedicação, por quem diariamente eleva nossa Universidade em sua missão de educar por meio do ensino, pesquisa e extensão. No próximo ano não será diferente e contamos com todos para ir além”, destaca.

Verão mais Unesc nas areias do Balneário Rincão - Janeiro

Quem passou pelas areias do Balneário Rincão em janeiro de 2019 pôde participar do Verão Mais Unesc, evento que levou, do primeiro ao último fim de semana de janeiro, atividades de lazer, esporte e saúde, além de integração e alegria aos veranistas e moradores do município. Mais de 2 mil pessoas passaram pelo espaço ao longo dos finais de semana e puderam participar de aulas de zumba, treino funcional, orientação e atendimentos de saúde, mesa de pintura, cama elástica e utilizar as arenas de vôlei, frescobol, futebol e bocha e receber brindes.

Visita do Ministro Marcos Pontes - 29 de março

As universidades comunitárias da região Sul do país ganharam, a partir do dia 29 de março, mais um simpatizante e defensor de suas causas. Isso porque o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) Marcos Pontes, visitou a região e, em encontro na Unesc, conheceu de perto a realidade, as reivindicações e o potencial das instituições. Pontes palestrou no Auditório Ruy Hülse lotado em uma estrutura ampliada especialmente para acomodar toda a comunidade interna e externa para ouvi-lo tratar sobre as “Perspectivas da Ciência e Tecnologia Brasileira no Brasil atual”. Na oportunidade, o evento marcou ainda a Aula Inaugural dos programas de Pós-graduação da Unesc.

Despedida ao ex-reitor Toninho Milioli - 19 de abril

O Auditório Ruy Hülse, na Unesc, foi preparado nos detalhes com carinho e respeito para receber o evento que seria o mais triste de sua história até então: a despedida do ex-reitor Antônio Milioli Filho, uma das principais figuras da história da Universidade. Antônio morreu no dia 19 de abril, vítima de um câncer, e foi velado no local que foi palco de grande parte da sua vida, o campus. A despedida contou com uma sessão solene do Consu (Conselho Universitário), além de uma celebração religiosa, ambas, no Auditório Ruy Hülse.

                                                                  

Ampliação do Unesc Virtual – 30 de abril

Foi inaugurada de forma oficial, no dia 30 de abril, a obra que marcou a ampliação do Sead (Setor de Educação a Distância) da Instituição. O espaço inaugurado passou a servir como Unidade Pedagógica de Educação a Distância. A partir deste dia Universidade abriu as portas para um novo momento no que se refere ao ensino online, o projeto Unesc Virtual. Uma série de novos cursos com foco na formação do profissional do futuro, em graduação, pós-graduação e extensão, já estão disponíveis e alguns com turmas iniciadas ainda em 2019.

Fóruns regionais – 14 e 29 de junho e 11 de outubro

Utilizando a expertise da Universidade em prol do desenvolvimento regional, a Unesc realizou em 2019 três fóruns nos quais foram apresentados dados e debatidas ações importantes em prol da evolução dos municípios. No dia 14 de junho foi realizado o Fórum Amesc do Amanhã, seguido por, no dia 29 de junho, o Fórum Rincão do Amanhã e, em 11 de outubro, o Fórum Içara do Amanhã, todos com encaminhamentos positivos em prol das comunidades. Os eventos foram promovidos pela Universidade, em parceria com a Rádio Som Maior e o Jornal Tribuna de Notícias.

Aicom - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de dezembro de 2019 às 12:00
Compartilhar Comente