Reitoria

Araranguá conhece de perto o Programa Mentoring da Unesc

Araranguá conhece de perto o Programa Mentoring da Unesc
Ação faz parte do Núcleo de Empreendedorismo da Universidade e foi lançada oficialmente na noite desta terça-feira (26/11) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Ideias e projetos de empreendedores do Vale do Araranguá terão a oportunidade de despontarem a partir do aperfeiçoamento e de conhecimentos compartilhados. Isso será possível graças à chegada do NE (Núcleo de Empreendedorismo) da Unesc na região, que passa a contar com o Programa Mentoring. A ação tem o objetivo oportunizar ao público interno e externo da Unesc o acesso a mentoria para o apoio técnico no planejamento e desenvolvimento de novos negócios, desde a sua concepção da ideia até a pré-incubação. O lançamento do Programa na unidade Araranguá contou com a presença de lideranças da região, de representantes da gestão da Universidade, de empreendedores e comunidade em geral.

No encontro a coordenadora do Mentoring na Unesc, Izabel Regina de Souza, apresentou a gama de opções que integram as atividades do NE. “Todas essas ações serão implementadas em 2020 na Unidade de Araranguá e trago-lhes a explicação sobre cada uma para que já possam vislumbrar em quais delas se encaixam suas necessidades e sonhos”, explicou.

Já os detalhes do projeto principal da noite, o Mentoring, foram explanados pela criadora da ação e coordenadora do NE, Gisele Coelho Lopes. Conforme a professora, é uma honra para a Universidade oferecer mais esta oportunidade com foco na transformação de ideias em realidade. “A única coisa que lhes cobramos é o tempo de vocês, um bem tão valioso e não renovável. Hoje o tempo parece passar mais rápido e precisamos investi-lo naquilo que vale a pena de maneira assertiva, como esse programa. Ele, que foi desenvolvido para ir ao encontro das demandas da região e oportuniza o desenvolvimento de grandes ideias, traz a força de uma grande Universidade”, pontuou Gisele.

De acordo com a coordenadora, as inscrições para participantes nesta edição da mentoria seguem abertas a partir desta quarta-feira (27/11) até fevereiro de 2020, quando se iniciam as atividades. “Temos certeza de serão colhidos frutos muito positivos dessa parceria que envolve pessoas interessadas, boas ideias e toda a expertise da Universidade. Essa é, sem dúvidas, mais uma contribuição da Universidade para o desenvolvimento da região”, apontou.

Para participar, o interessado pode acessar a página do Núcleo de Empreendedorismo, na aba “Inscrição-mentorados”, e inscrever sua proposta. Serão selecionados 15 projetos para participação no Mentoring. A ação terá duração de nove meses com encontros presenciais semanais na Unidade Araranguá.

O evento desta terça-feira contou ainda com a participação do prefeito de Araranguá, Mariano Mazzuco, do presidente da Aciva (Associação Empresarial de Araranguá), André Serafim, da secretária de educação de Turvo, representando o prefeito Thiago Zilli, Suzana Miranda, do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Rocha Fabris, do ex-reitor e atual assessor institucional, Edson Rodrigues, entre outras autoridades.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 26 de novembro de 2019 às 20:44
Compartilhar Comente

Unesc: Por méritos construídos em conjunto, entre as melhores do país

Unesc: Por méritos construídos em conjunto, entre as melhores do país
Universidade desponta entre as 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil em 2019 reflete esforço contínuo em prol do ambiente de trabalho e dos colaboradores (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Na última semana a Unesc recebeu de forma oficial a premiação nacional como uma das 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Guia Você S/A. O ranking é formado a partir de rigorosa seleção feita pela FIA (Fundação Instituto de Administração), que ao longo de todo o ano faz análises e visitas a fim de, através dos dados coletados, identificar as instituições que se destacam em cada segmento. Na edição de 2019, mais de 250.000 empregados responderam à pesquisa em todo o Brasil, sendo que a redação da revista Você S/A percorreu 87 cidades nas cinco regiões do país para conhecer 202 companhias, entre elas, a Unesc. Os jornalistas responsáveis conversaram com mais de 4.000 funcionários e produziram cerca de 900 horas de entrevistas, o que demonstra a seriedade nos critérios analisados.

O evento que premiou oficialmente as empresas vencedoras foi realizado na última terça-feira (19/11) em São Paulo e recebeu aproximadamente 700 pessoas. Representando a Universidade estiveram no evento de premiação a assistente de desenvolvimento humano da Unesc, Marileia Maciel, acompanhada da consultora Luciane Briguente.

A escolha da direção certa

Para a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, a análise obtida em uma pesquisa tão minuciosa aponta que o caminho escolhido pela gestão é adequado. “Temos na Unesc um grande time. Estar na gestão desta Universidade e receber este retorno dos nossos colegas, de que estamos no caminho certo para a valorização das pessoas, me produz alegria, mas também gratidão. Nossa Unesc comunitária, compreendida por quase 1.500 colaboradores, merece estar entre as 150 melhores instituições para trabalhar no Brasil porque cada uma dessas pessoas, de fato, faz por merecer”, garante.

Para Marileia, o resultado traz um sentimento de imensa satisfação pela validação de um propósito que é seguido todos os dias na Instituição. “É um grande orgulho receber esse prêmio em nome da Universidade. Nesta conquista foram levadas em consideração questões como planejamento, benefícios, valorização do trabalho, respeito e compartilhamento de informações, tudo isso ouvindo os próprios funcionários de forma confidencial. Estar entre as Melhores Empresas Para Trabalhar, portanto, comprova e externaliza um sentimento que existe, de fato, entre o grupo”, pontuou.

Processo de evolução

O foco da gestão da Universidade no Clima Organizacional teve um dos seus principais capítulos iniciados em 2018. Após uma série de reformulações internas na instituição, no fim deste ano foi lançado o projeto “Clima Mais Unesc”, pesquisa para o diagnóstico de pontos fortes e fracos que serviu como norteador para a elaboração de planos de ação para melhorias das questões levantadas.

De acordo com a chefe de gabinete Gisele Coelho Lopes, líder da ação, a ideia foi criar um programa que pudesse promover o engajamento dos colaboradores. “Formamos um grupo de lideranças, chamados de multiplicadores, que nos ajudaram a engajar o grande grupo na participação da pesquisa. Isso foi fundamental para que pudéssemos alcançar um número significativo no processo de captação de informações, o que foi precioso para que definíssemos as estratégias a seguir a partir disso”, relembrou.

Com o apoio de uma consultoria externa, após receber as respostas, compila-las, apresenta-las aos colaborares, identificando fortalezas e fraquezas dos processos, conforme Gisele, foi o momento de ousar e participar de pesquisas como a da Você S/A. “Acredito que foi uma decisão importante e ousada da nossa reitoria diante desses resultados obtidos e de uma busca constante pelo menor cenário possível. Abrimos nossas portas, nos inscrevemos e acreditamos que seria possível. Graças à confiança da nossa reitora, agora colhemos esse resultado positivo. Ele nos sinaliza que estamos no caminho certo, que as pessoas estão acreditando no projeto e acreditando que estamos em uma empresa de excelência”, apontou a chefe de gabinete.

Empenho da gestão em prol do melhor ambiente de trabalho

Reconhecendo no empenho dos colaboradores no dia a dia da Universidade como um dos principais ingredientes para o sucesso, a reitoria da Unesc tem se dedicado na busca pelo melhor ambiente de trabalho possível. O contato direto com toda a equipe e as constantes movimentações em prol desse resultado foram levadas em consideração e despontaram como destaques na pesquisa feita pela Você S/A.

O ranking apontou entre os destaques da Unesc questões como a valorização profissional; a autonomia; a construção de vínculos e respeito da gestão; a força da marca Unesc, orgulho de ser Unesc, a contribuição social da Universidade. Na revista publicada, em que a Universidade é destaque na página 129, a jornalista Caroline Marino expõe sua avaliação sobre a instituição, apontando mudanças positivas propostas pela atual gestão.

Na análise exposta no texto redigido por Caroline, profissional que esteve na Universidade, a jornalista aponta que com o trabalho proposto pela equipe de reitoria foi possível implantar uma comunicação transparente e colaborativa. “As práticas de gestão ganharam força. Agora há programas estruturados de carreira, capacitação e qualidade de vida”, apontou.

Ainda entre os diferenciais que mereceram o destaque na revista estiveram os atendimentos oferecidos pela Instituição em prol da comunidade e, em especial, dos colaboradores, que contam com prioridade nas agendas.

Orgulhosa pelas informações recebidas da equipe diretamente ligada ao ranking, a assistente de desenvolvimento humano da Unesc, Marileia Maciel, fez questão de transmitir à equipe as falas de profissionais sobre o que encontraram na Unesc.

Conforme Marileia, em encontro com um dos representantes em um workshop da Você S/A, foram apresentados números extras obtidos na pesquisa, que mostram a excelente visão dos colaboradores sobre a equipe de gestão. “Os dados que nos foram liberados mostraram que a atual reitoria tem uma aceitação de quase 90%. Esses dados significam respostas dos colaboradores identificando a nossa reitora Luciane Bisognin Ceretta como uma excelente líder. Creio que isso fala por si só. As pessoas confiam porque têm acompanhado o trabalho, visto mudanças e resultados”, completa.

Paixão pelo trabalho, orgulho pelo resultado

Há cinco anos a vida de Volney Gonzaga ganhou cores diferentes. Colaborador do Horto Florestal da Unesc, Volney encontrou na Universidade uma forma de investir no seu projeto de felicidade. Sua rotina é eclética e envolve o cuidado com as plantas do horto e com toda a estrutura da Instituição, por onde circula e oferece sua dedicação em cada serviço prestado.

O sorriso no rosto, seja regando as plantas ou fazendo algum reparo para manutenção da estrutura, não esconde a felicidade por fazer parte do Time Unesc. “Estar aqui não tem preço. Nós vemos centenas de pessoas passando todos os dias, fazemos amizades, aprendemos coisas novas, sem contar a oportunidade de estudar e de receber atendimentos médicos. É muito difícil encontrar uma empresa que oferece um ambiente como esse”, garante.

Formado em Gestão de Recursos Humanos, anteriormente ao emprego na Unesc, Volney atuava no setor metalúrgico. “Era um trabalho na minha área de formação, mas muito mais burocrático e fechado em um mesmo local. Quando tive a oportunidade de vir para cá, vislumbrei muitas outras possibilidades, em especial de estudo, e encontrei ainda mais do que esperava”, salienta o profissional que está prestes a concluir sua pós-graduação em Finanças.

Ao saber sobre o resultado de destaque da Universidade no ranking das 150 Melhores Empresas Para Trabalhar 2019, conforme o colaborador, o orgulho transborda. “Quero ir na banca e garantir uma revista para mim. Essa é uma conquista merecida. O que nós vemos aqui é uma melhora a cada dia, obras constantes a busca pelo crescimento sempre, em especial nos últimos anos”, revela acrescentando que se sente verdadeiramente integrante da premiação. “Fazendo nosso trabalho com carinho, cuidando da beleza do campus, a gente se sente parte desse prêmio, sente inflando como um balão, assim como quando percebemos que as pessoas gostam do nosso trabalho ao ver a Universidade florida e bem cuidada”, completa.

Entre os diferenciais apontados por Volney como motivo pelo sentimento de alegria e gratidão por trabalhar na Unesc estão a possibilidade de receber atendimento com psicólogos, médicos, nutricionistas e dentistas. “Até nesses atendimentos nós conhecemos pessoas especiais. Precisa ver. A gente conhece histórias de pessoas que vem de longe, faz amigos e cuida da saúde. Até nas aulas de dança já me meti. Gosto de honrar e aproveitar essas oportunidades”, acrescenta.

Comemoração com quem faz acontecer

A comemoração, que se iniciou na terça-feira (19/11) com o anúncio oficial, se estendeu até a quinta-feira (21/11), quando um happy hour foi realizado para reunir todos os envolvidos na conquista. Professores e funcionários foram acolhidos no hall da Reitoria para celebrar e confraternizar.

Em uma acolhida especialmente preparada com palavras de afeto, lanche e surpresas, os colaboradores ocuparam todo o espaço do encontro e não esconderam a alegria de fazer parte deste momento. “Acredito no que fazemos e no propósito do lugar onde trabalhamos. Isso orgulha e motiva a fazer cada dia mais. Me sinto parte desta conquista e sei que meus colegas também dividem esta alegria. Não resta mais nada a não ser agradecer”, frisou o funcionário do Apoio Logístico, Jairton Antunes.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, são sentimentos como o do colaborador que fazem da Universidade um lugar para se orgulhar. “Todos nós merecemos estes aplausos. Não são dias fáceis. Mas com nossa força e união superamos os desafios. Aqui formamos uma família que merecer estar entre as 150 melhores empresas para trabalhar”, afirma.

A confraternização contou também com a entrega de uma placa para a assistente de desenvolvimento humano da Unesc, Mariléia Maciel, que representou a Instituição em São Paulo.

 Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de novembro de 2019 às 08:02
Compartilhar Comente

Personagem Vitorino encanta crianças no lançamento de livro do Museu de Zoologia da Unesc

Personagem Vitorino encanta crianças no lançamento de livro do Museu de Zoologia da Unesc
Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski foi a responsável por narrar a história educativa para as crianças presentes (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A dedicação da professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski ao Museu de Zoologia da Unesc que leva seu nome deu novos frutos. O mais novo resultado de tamanho empenho ao projeto é o livro “Vitorino, a Tartaruga Vitoriosa”, lançado oficialmente na tarde desta segunda-feira (25/11). Em um evento que recebeu crianças do Colégio Unesc e do Bairro da Juventude oferecendo-lhes a sensação de estar dentro do mar, Morgana apresentou a história do novo personagem que faz parte do universo que ajuda o Museu a ensinar sobre educação ambiental.

A obra, que foi escrita por Morgana Cirimbelli Gaidzinski e ilustrada por Vamber Cabral sob edição da Ediunesc, tem o importante apoio da Polícia Militar Ambiental e foi distribuída gratuitamente para as crianças que lotavam o auditório Ruy Hülse.

A aluna do terceiro ano do Bairro da Juventude, Alice Mundes Fernandes, de nove anos, foi uma das crianças que se encantou com o que viu na visita à Unesc. Conforme ela, entre tantas coisas que gostou na tarde diferente que viveu na Universidade, uma lhe chamou mais a atenção. “Gostei muito do cinema”, destacou, referindo-se ao ambiente montado no Auditório para a contação da história e para o lançamento. Alice não conteve a alegria ao receber seu exemplar do livro do personagem Vitorino, compartilhando com as amigas a felicidade de ver as ilustrações e os diferenciais do livro.

Momentos gratificantes

Para a autora da obra e criadora do Museu, a tarde desta segunda-feira foi simplesmente gratificante. “Não dá para explicar a alegria de ver as crianças participando da contação da história, dedicando atenção ao momento”, apontou Morgana.

A ideia, conforme a professora, foi oferecer um ambiente alegre e lúdico, que envolvesse os pequenos no universo do meio ambiente e da cultura. “Queríamos, e acredito que conseguimos, atingir os sentimentos deles, as emoções, coisas que se alcança também com o universo da leitura e queremos passar por meio da educação ambiental”, completou.

O lançamento oficial do livro contou com a participação de representantes da Polícia Militar Ambiental, da Fundação Catarinense de Cultura, da Secretaria de Educação de Criciúma, da direção do Colégio Unesc, da diretora da Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, da assessora do gabinete da reitoria, Tatiane Macarini e do editor-chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira Estevam, entre outras autoridades e visitantes.

A história

O livro narra a história de Vitorino, uma tartaruga marinha que enfrentou inúmeros desafios ao longo de sua vida nos oceanos, mas que conseguiu vence-los e, por isso é uma tartaruga vitoriosa.

Conforme Morgana, durante a narrativa Vitorino apresenta ao leitor as belezas do fundo do mar e também a fragilidade com que o ambiente marinho se encontra, devido aos diferentes impactos ambientais responsáveis pela perda da biodiversidade nos oceanos, como as redes de pesca, o derramamento de óleo e de esgoto doméstico, além do lixo jogado no mar. “A história de Vitorino apresenta também o ciclo de vida das tartarugas marinhas e curiosidades sobre a algumas espécies da fauna marinha como: a foca Vick, o lobo-marinho Teco, o polvo Octus e a baleia Frida”, acrescenta.

O livro aborda ainda a relação de Vitorino com o Museu de Zoologia da Unesc, desde a sua chegada, seu convívio com a equipe do Museu e suas descobertas sobre a importância do projeto na preservação da natureza por meio de suas práticas e ações educativas.

Vitorino acaba se tornando um personagem do Museu, e até é o porta-voz dos animais marinhos estabelecendo uma relação de interação com os visitantes levando de forma lúdica e divertida a mensagem do Museu de preservação e respeito à vida. 

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de novembro de 2019 às 17:47
Compartilhar Comente

Unesc realiza simulado de emergência no campus

Unesc realiza simulado de emergência no campus
Professores, funcionários e estudantes participaram da ação nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Às 9h30 desta segunda-feira (25/11) parte do campus da Universidade foi tomado pelo som do alarme de incêndio. Em questão de minutos, os blocos de A à J e do N ao Q, a Biblioteca, o Museu de Zoologia, os blocos XXI A, B e C, o Bloco Administrativo e o prédio da Reitoria foram totalmente evacuados e os professores, funcionários e acadêmicos, levados para pontos de encontro de emergência. Uma vítima com ferimentos no braço também foi resgatada da Biblioteca. O relato anterior poderia ser real, mas fez parte do simulado de emergência realizado pela Brigada de Incêndio da Unesc, que teve como objetivo treinar os brigadistas e a comunidade acadêmica para possíveis incidentes.

Este foi o segundo simulado de emergência realizado no campus. O primeiro ocorreu em julho de 2018. Uma terceira atividade irá ocorrer em 2020, contemplando os demais blocos da Universidade e também o Iparque (Parque Científico e Tecnológico). Ao todo, a Universidade possui 180 brigadistas e do simulado desta segunda-feira, participaram aproximadamente 60 pessoas, entre brigadistas e profissionais da Inovarum, empresa que presta consultoria para a Universidade na área de Segurança do Trabalho. Para as atividades desta segunda-feira, os brigadistas se dividiram em três equipes (vermelha, azul e rosa).

O simulado foi uma realização do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da Unesc, em parceria com a Inovarum. Os organizadores classificaram o resultado da atividade como excelente. Na simulação desta segunda-feira, foram envolvidos, além dos brigadistas, mais de 500 alunos, professores e técnicos-administrativos.


Segundo o coordenador do Sesmt, Edson da Silva, a preocupação do Serviço não é apenas com professores, alunos e funcionários, mas com todos que passam diariamente pela Instituição. “São cerca de 10 mil pessoas circulando pelo campus todos os dias e a preocupação é com cada um. O simulado nos ajuda a verificar o tempo resposta e onde estão nossos pontos fortes e onde devemos melhorar”, afirma o coordenador do Sesmt, ressaltando que o próximo passo é fazer um relatório com os dados do evento e analisa-los.

A colaboradora da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Borges Bartolomeu, é brigadista desde 2018 e este foi o segundo simulado do qual participou. Para ela, a atividade colabora para aumentar os conhecimentos sobre o modo correto de se agir para evitar ou minimizar riscos e danos em situações de emergência. “Além dos simulados, eu e meus colegas de Brigada participamos de reciclagem de conhecimentos, cursos e capacitações. Tudo isso me faz sentir mais segura para tomar decisões e agir”.

A técnica em Segurança do Trabalho do Sesmt da Unesc, Ana Paula Tiscoski, explica que os simulados de emergência são obrigatórios e estão dentro da IN (Instrução Normativa) 28, que estabelece e padroniza as exigências para as Brigadas de Emergência. Segundo Ana Paula, as simulações fazem parte das ações desenvolvidas pelo Sesmt, que também englobam o Plano de Emergência, elaborados para cada local onde os simulados acontecem.

Durante a atividade, todos os procedimentos foram obedecidos, inclusive o contato com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Samu. Antes da atividade ocorrer, a organização entrou em contato com a Diretoria de Trânsito e Transporte de Criciúma e a Universidade fez a divulgação do simulado para a comunidade acadêmica e externa.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 25 de novembro de 2019 às 12:22
Compartilhar Comente

Concluintes da graduação Unesc realizam provas do Enade 2019

Concluintes da graduação Unesc realizam provas do Enade 2019
Mais imagens

Cerca de 900 concluintes de cursos da Unesc realizaram na tarde deste domingo a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, avaliando o desempenho dos estudantes sobre conteúdos, habilidades e competências para exercer a profissão.

A prova mobilizou gestores, coordenadores de curso, professores e funcionários da Universidade, com uma ampla estrutura montada para receber e orientar os estudantes dos cursos. O espaço foi montado em frente aos blocos R1 e R2 da universidade onde foram realizadas as provas, que iniciaram pontualmente às 13h30min. Os cursos avaliados nesta edição do Enade foram Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. O acadêmico de Engenharia Química, Rafael Pereira, aluno da décima fase, conta que a prova reforça não apenas o conhecimento adquirido ao longo do curso, mas também premia a sua formação, uma forma de comprovar os conhecimentos adquiridos no curso.

A Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, salienta que a o Enade por si só não é o único, mas compõe um conjunto de indicadores que mostram os caminhos por onde a universidade deve seguir. “De posse sempre dos resultados nós conseguimos estabelecer um planejamento dos nossos cursos e da nossa universidade”, salienta. O Diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, informa que 98% dos acadêmicos habilitados para a prova compareceram, o que representa um excelente índice. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, destaca Feldhaus. A Pró-Reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, destaca que o exame é um dos critérios de avaliação externa, entre vários outros itens de avaliação, que reflete todo o processo de formação ao longo da trajetória acadêmica. “É importante ver toda a universidade envolvida para termos um bom desempenho. A expectativa é muito positiva”, observa.

Como estímulo à participação e preparação à prova, a Unesc lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” onde quem tiver aproveitamento superior a 60% na prova vai participar do sorteio de bolsas de estudo de pós-graduação.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 24 de novembro de 2019 às 16:31
Compartilhar Comente