Reitoria

Ideias vencedoras do Inova Criciúma recebem primeira parcela dos recursos do projeto

Ideias vencedoras do Inova Criciúma recebem primeira parcela dos recursos do projeto
Cinco das empresas selecionadas no programa municipal serão assistidas pela Unesc ao longo dos trabalhos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Inova Criciúma, programa de incentivo ao empreendedorismo inovador que oferece recursos financeiros, capacitações e suporte para transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso, chegou nesta sexta-feira (29/11) a sua quarta etapa. Após seu lançamento, a seleção das ideias e divulgação dos vencedores, nesta data foi realizada a assinatura do Termo de Outorga e a liberação da primeira, das três parcelas de recursos. A Unesc, como grande apoiadora do projeto, esteve na solenidade que marcou esta etapa no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal.

Com a entrega dos recursos foi dada a largada para a execução e aperfeiçoamento das dez ideias vencedores do processo seletivo. O propósito do projeto é que, utilizando do recurso financeiro disponibilizado e com apoio de instituições de ensino, sejam realizadas a implantação, expansão e a reativação de empreendimentos ou projetos empresariais, visando o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador do município.

Dentre a dezena de propostas aprovadas, cinco serão incubadas na Unesc, ou seja, assistidas pela instituição ao longo de um ano, tempo de duração do Inova Criciúma. Entre os grupos felizardos por contarem com a estrutura da Universidade em prol dos seus negócios está a Regenere Feridas, empresa criada pelos sócios Paulo Silveira, Tiago Silveira e Felipe Bagio. Formados nas áreas de Fisioterapia e Educação Física, os profissionais vislumbraram, no problema da dificuldade no tratamento de feridas, a possibilidade de um novo negócio.

Conforme Paulo, que é pesquisador da área de feridas, este é um dos problemas que mais atinge a população, em especial a mais carente. “Desta forma criamos um protocolo de atendimento que tem como diferencial a participação do fisioterapeuta no tratamento. Nosso objetivo é fazer com que esse serviço possa ser oferecido pelas prefeituras, por meio do Sistema Único de Saúde para levar a nossa solução para cada vez mais pacientes”, explica.

Para tornar a ideia cada vez mais acessível para a comunidade o grupo trabalhará ao longo do próximo ano com a mentoria da Unesc. “Para nós esse apoio vai ser tudo. Temos a experiência na área da saúde, mas a administração ou a publicidade do negócio, por exemplo, nós não dominamos. Podemos dizer que estar encubado na Unesc não será um ‘empurrãozinho’, mas, sim, o ‘empurrãozão’ de que precisávamos”, garante.

Grandes expectativas

Um dos profissionais que acompanhará de perto as empresas encubadas na Universidade é o assessor de inovação da Instituição, Paulo Priante. Para Paulo, a noite desta sexta-feira marca um momento e tanto para os empreendedores envolvidos, para a cidade e para a região de forma geral. “Com essa rede de apoio a cidade vem se construindo para o futuro. Essas ideias apoiadas hoje servirão para avançar e conectar todo esse ecossistema de inovação, que vai transformar o que virá pela frente”, comentou.

O gerente do Escritório de Inovação da Unesc, Evânio Nicoleit, também marcou presença no evento que, conforme ele, reforça o compromisso da Universidade no cenário de inovação. “Nós temos uma presença forte nesse cenário e mais uma vez fazemos parte de um grande projeto. A Universidade utilizará sua expertise em prol dessas ideias. Temos a convicção de que a mentoria oferecida oferecerá a qualificação necessária para transformar as ideias em soluções e negócios”, acrescentou.

Conheça as empresas que serão assistidas pela Unesc:

KLS
Idebando
Dotfile
Marcos&Willian
Regenere

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 29 de novembro de 2019 às 22:28
Compartilhar Comente

Últimos dias para contribuir com a Avaliação Institucional

Últimos dias para contribuir com a Avaliação Institucional
Processo é realizado até o dia 6 de dezembro (Foto: Arquivo) Mais imagens

Promover ensino, pesquisa, extensão e gestão de qualidade é um desafio diário e requer planejamento e profissionais comprometidos, tanto com a Universidade quanto com a comunidade. A Avaliação Institucional, construída por professores, estudantes e funcionários permite projetar a Unesc do futuro e propor ações para atender com excelência as demandas internas e da região. Para atender os objetivos deste processo, a comunidade interna esteve engajada e paralelamente participou do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), espaço de construção colaborativa. Ainda é possível contribuir até o dia 6 de dezembro. Basta clicar aqui. unesc.net/avaliacao.

Dentro da Universidade, o processo é executado pelo Seai (Setor de Avaliação Institucional) e regulamentado pelo Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). A proposta, desenvolvida em todo o Brasil, é que instituições de ensino realizem atividades de monitoramento para elevar a qualidade de sua atuação.

O professor e coordenador do Seai, Thiago Francisco, explica que na Unesc a Avaliação é realizada por meio de práticas internas, que evidenciam potencialidades dentro das políticas de ensino, da missão e do planejamento institucional. “A avaliação se consolida como um instrumento de governança para instituições de ensino superior. Desde de sua implantação, em 2004, percebemos um aumento de publicações referente a processos auto avaliativos e um número maior de profissionais envolvidos ao processo, que visa expansão e consolidação. Este mecanismo gera dados indicadores, que oportunizam desenvolver de forma mais completa suas ações”, explica.



A reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta, também dá destaque à importância deste movimento e convida a comunidade acadêmica a colaborar.

Veja o passo a passo de como realizar a Avaliação Institcional:


O Plano de Desenvolvimento Institucional


O PDI é uma iniciativa da Reitoria da Universidade, executada pelo Seplan (Setor de Planejamento Institucional). Iniciado de 2018, promove diálogos sobre o futuro da Universidade, com um planejamento a ser traçado até 2023. Na primeira etapa, mais de mil pontos foram elencados. Na segunda, 26 eixos temáticos foram selecionados e propostos para debate e fomento de ideias.

partir dos 26 eixos, 12 foram consolidados e foram trabalhados:

• Políticas para o ensino de graduação e para pesquisa e pós-graduação;
• Internacionalização, meio ambiente e valores humanos;
• Extensão;
• Avaliação institucional;
• Inovação;
• Responsabilidade social;
• Gestão;
• Infraestrutura;
• Sustentabilidade financeira;
• Captação de recursos;
• Políticas de atenção ao estudante;
• Educação inclusiva.

Com os eixos definidos, seus objetivos e metas, a Unesc passa a elaborar as ações e prazos para que eles sejam atingidos.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 28 de novembro de 2019 às 16:18
Compartilhar Comente

Evento marca lançamento de documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze”

Evento marca lançamento de documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze”
Atividade realizada na Unesc fez parte da programação alusiva ao Dia da Consciência Negra (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Emoção, compartilhamento de experiências e sentimentos e muito engajamento. Assim foi a noite desta quarta-feira (27/11) no Auditório Ruy Hülse, na Unesc, no evento que marcou o encerramento das atividades alusivas à passagem do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Levantando o tema “Consciência e Negritude: Identidade e Direitos nas Políticas Afirmativas”, o evento, organizado pelo Neab (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Minorias) e pela Secretaria de Diversidades e Ações de Políticas Afirmativas, contou com extensa programação ao longo de todo o dia, sendo encerrado com o lançamento do documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze” seguido de uma roda de conversa sobre “Protagonismo Negro”. A abertura das atividades ficou por conta de uma apresentação de dança das crianças do segundo ano do Colégio Unesc.

O material lançado oficialmente nesta noite é fruto da dedicação e do envolvimento de dezenas de pessoas ao longo dos últimos meses e em breve estará disponível no site da Universidade. Ele foi construído com o envolvimento da Unesc TV, do Neab, da Secretaria de Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas da Universidade e da Ong Voz do Gueto e tem o objetivo de mostrar a história contemporânea dos negros brasileiros e suscitar a reflexão sobre desigualdade e direitos humanos. Ao final da exibição nos telões a público presente aplaudiu de pé ao que assistiu.

Para a integrante Neab, Janaina Damásio Vitório, a noite serviu um divisor de águas no entendimento das pessoas que estão inseridas e pretendem se inserir na luta antirracista. “O vídeoclipe e documentário trouxeram elementos para os negros e não negros poderem reavivar e compreender em uma nova perspectiva o real significado do Racismo Estrutural. Se nós compartilhamos ali nossas lutas, mesmo sendo algo que mexe com o nosso íntimo, é porque é dessa forma que vamos conseguir conscientizar e fazer, iniciando por nós mesmos, a diferença nesse cenário”, salientou.

Compartilhamento e união

Integraram o grupo de convidados especiais para o debate da noite o repórter EdSoul, o compositor e interprete do Grupo Voz do Gueto, Alex Gabriel e o professor doutor em Sociologia, Wagner Miqueias. Com espaços para suas ponderações e compartilhamento de experiências, cada um, diante do cenário em que vive, destacou opiniões e informações importantes em prol da luta conjunta.

Conforme Edsol, é emocionante participar de um encontro como esse. “Quando nós decidimos unir forças para ainda mais estarmos juntos na luta incansável por aquilo que merecemos, assim como hoje, percebemos ainda mais o quanto somos fortes. O atleta corre tanto atrás do ouro que acaba esquecendo que o bronze também é tão nobre, rico, como o negro, que tem muito valor”, comentou.

Após as falas dos convidados a plateia também pôde deixar sua mensagem e avaliação do encontro. Na oportunidade, a professora Emili Deisi dos Passos Simão, compartilhou com o grupo o sentimento de motivação ao assistir o documentário tão bem produzido e estar entre o debate da noite. “Diante de tudo isso hoje eu vi que não posso parar. Eu me sinto cansada, mas tenho filhos que estão aí e não devem passar o mesmo. Nós, mães, somos guerreiras de bronze e somos a base. Precisamos lutar para os nossos filhos e sermos exemplo. Eu digo para eles que não somos mesmo iguais. Somos diferentes e cada um tem a sua luta. Essa é a nossa”, destacou.

De acordo com a enfermeira do CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc, Maria Madalena Santiago, que também fez questão de acompanhar o lançamento, a oportunidade também ascendeu em seu coração o desejo de buscar ir além no que diz respeito à conquista de espaços. “Não tem como nós não nos emocionarmos e nos identificarmos com muitos desses relatos ouvidos hoje. Mesmo diante de tantas batalhas enfrentadas, tenho muito orgulho de estar aqui e presenciar cada fala feita com o coração. Isso fez com que a partir de hoje tenha nascido uma vontade ainda maior de me posicionar como mulher negra e lutar pelos nossos espaços”, compartilhou com os presentes.

Emocionada, a representante da reitoria da Unesc, assessora do gabinete Tatiane Macarini, agradeceu o envolvimento e a presença de cada uma das pessoas que esteve no auditório. “Esse momento tem muito valor. Ver tudo isso me dá a vontade de criar um mundo novo. Juntar as pessoas que não aguentam mais ver e sentir essa intolerância, esse preconceito e todos os sentidos”, comentou. Mesmo sendo considerada esperançosa demais, conforme Tatiane, seu sonho é ver um cenário diferente muito em breve. “Eu tenho de verdade esse sonho e tenho a certeza de que todos nós podemos contribuir para que se torne realidade. Precisamos começar dentro das nossas coisas, nas coisas mais simples, e levarmos adiante em cada ambiente em que estivermos. Estamos juntos sempre e esse luta é nossa”, destacou.

União de esforços

O evento teve a organização do Neab e da Secretaria da Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, com o apoio do Colégio Unesc, do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), do PPGE (Programa de Pós-graduação em Educação), dos cursos de Ciências Contábeis, de Administração, de Pedagogia, de História, de Geografia, de Biomedicina e de Engenharia Química, da Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing, do Setor de Eventos, do Setor de Arte e Cultura, do Colégio Unesc e do Grupo de Estudos em Direitos Humanos, Relações Raciais e Feminismos.

A música

A canção “Guerreiros de Bronze” que ganhou versão em vídeoclipe aborda pautas e o cotidiano de pessoas descriminalizadas pela sociedade e que lutam pelo seu espaço e lugar de fala.

A música é de autoria de Alex Gabriel Rodrigues e Rinaldo Emílio de Andrade. A iniciativa para a participação da Unesc no projeto partiu de Rodrigues, que por sua atuação como educador social e participante da ONG Voz do Gueto, conhecia o trabalho da Secretaria de Diversidades e procurou nela o apoio para a produção.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 27 de novembro de 2019 às 23:05
Compartilhar Comente

Nota Oficial

Nota Oficial
Mais imagens

A Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, diante dos fatos caluniosos publicados na página do Facebook  “https://www.facebook.com/andreroldao.1966”, vem a público informar que, ao contrário do que foi afirmado em referida página, não veiculou anúncio em nenhum órgão de imprensa, internet ou redes sociais, com qualquer tipo de menção ou referência, direta ou indireta, a qualquer instituição de ensino desta ou de outra cidade, em especial nos moldes apresentados na divulgação da página acima citada.

Informamos, ainda, que o endereço eletrônico “estudeunesc.com.br” ao qual a página faz referência, não é de nosso domínio. Refutamos, portanto, veementemente as inverdades ali publicadas, relacionadas à Unesc, e já estamos analisando as medidas judiciais pertinentes.

A Reitoria.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 27 de novembro de 2019 às 20:09
Compartilhar Comente

Cursos da Unesc desenvolvem projeto de reformulação de ambientes educacionais do Bairro da Juventude

Cursos da Unesc desenvolvem projeto de reformulação de ambientes educacionais do Bairro da Juventude
Projeto arquitetônico foi apresentado durante evento de homenagem à imprensa (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O projeto arquitetônico para a readequação de espaços educacionais do Bairro da Juventude, desenvolvido por professores e alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Pedagogia da Unesc, foi apresentado na manhã desta quarta-feira (27/11). Os detalhes da iniciativa, incluindo uma maquete de como ficará a estrutura da entidade após as obras, foram mostrados durante uma homenagem que o Bairro da Juventude fez à imprensa da região.

Os diálogos para o desenvolvimento do projeto iniciaram entre as instituições em 2017, com o objetivo de reformar os espaços e construir novos, para alinhar a estrutura física ao PPP (Projeto Político Pedagógico) do Bairro. Em 2018, iniciou-se o desenvolvimento do projeto na entidade, com o apoio de acadêmicos, bolsistas e dos professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, Jorge Luiz Vieira e Miguel Angel Pousadela, e da professora do curso de Pedagogia, Samira Casagrande. A expectativa é que os novos espaços façam parte da rotina dos alunos do Bairro em julho de 2020.

Segundo Pousadela, com o término das obras, o projeto pedagógico do Bairro da Juventude ficará alinhado à estrutura física. “A revitalização e adequação dos espaços comunitários atenderá os princípios e diretrizes da proposta pedagógica da Instituição”, revela. Durante a apresentação do projeto, a professora Samira explicou os conceitos pedagógicos levados em consideração no projeto. A diretora executiva do Bairro, Sílvia Zanette, encerrou a apresentação agradecendo à Unesc pela parceria de tantos anos em projetos vitais para a entidade.  

Atualmente, a entidade atende 1.500 crianças, adolescentes e jovens que, juntamente com professores e funcionários do Bairro, irão ser beneficiados pelo projeto, que, entre outras coisas, irá integrar espaços e possibilitar um novo olhar aos locais onde as atividades são realizadas diariamente. Um dos pontos a ser modificado é a Biblioteca, que será ampliada para o dobro de tamanho. Alguns dos caminhos entre os prédios receberão cobertura, para facilitar o deslocamento em dias de chuva. O CEP (Centro de Educação Profissional), irá receber novas salas e um melhor aproveitamento do espaço, que irá priorizar a interdisciplinaridade e o aprendizado por meio de metodologias ativas.

Segundo o coordenador de projetos do Bairro da Juventude, Neto Nunes, a instituição, buscou referências em centros educacionais no Brasil que tivessem essa proposta educacional inserida e encontrou ela bem próximo: no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc. “O curso tem um ateliê onde os acadêmicos de diversas fases aprendem uns com outros. Uma proposta bem parecida com a que queríamos”, comenta. “Em um determinado momento, nós percebemos que os nossos espaços não estavam coerentes com a proposta educacional. Queríamos fomentar um acesso democrático ao conhecimento. Promover um ensino mais humano. Diminuir a hierarquização da relação entre as pessoas. E para isso, precisávamos de ambientes diferentes”, complementa Nunes.

A assessora do gabinete da Reitoria da Unesc, Tatiane Macarini, que na ocasião representou a Universidade, afirma que o projeto irá proporcionar, com a readequação do espaço, locais de ensino, aprendizagem e construção mais alinhados ao projeto da entidade. “Temos ouvido tanto falar sobre inovação de tecnologia e o Bairro da Juventude tem a preocupação de melhorar os espaços para receber cada vez melhor os seus alunos e colaboradores. Isso é uma importante inovação de ambientes, de modo de acolher e de se relacionar”.   

Tatiane lembra ainda que a parceria com o Bairro da Juventude neste e em tantos outros que envolvem professores e acadêmicos da Universidade vem ao encontro das atividades de uma instituição comunitária como a Unesc, com forte atuação junto à sociedade, seja nas áreas de ensino, de pesquisa ou de extensão. “Estar nesse evento é fortalecer o vínculo com uma instituição que levanta a mesma bandeira que a nossa, que é a transformação, a inserção na comunidade e a sua inserção nela, além do desenvolvimento regional”.



Durante a homenagem à imprensa, os professores e acadêmicos envolvidos no projeto apresentado receberam placas em agradecimento. A Universidade também foi lembrada com a deferência. A apresentação do projeto foi acompanhado ainda pela coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade, Gislene Camargo. 

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing  

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de novembro de 2019 às 16:55
Compartilhar Comente