Reitoria

Senador Jorginho Mello realiza indicação de emenda em prol do desenvolvimento da pesquisa na Unesc

Senador Jorginho Mello realiza indicação de emenda em prol do desenvolvimento da pesquisa na Unesc
Parlamentar deu a notícia durante encontro com a Reitoria da Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A sexta-feira (25/10) está sendo de comemoração na Universidade. No dia que marca o encerramento da 10ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia), a Instituição é comunicada sobre a sua indicação para recebimento de recursos provenientes de emenda individual do senador Jorginho Mello, no valor de R$ 150 mil para o fomento à pesquisa e desenvolvimento voltados à inovação e ao processo produtivo. A novidade foi anunciada pelo próprio senador, durante visita à Universidade e encontro com a Reitoria da Unesc.

A indicação da emenda foi feita ao Orçamento Geral da União para 2020. Durante o encontro, o senador anunciou ainda uma indicação de emenda de R$ 50 milhões para as 16 IES (Instituições de Ensino Superior) comunitárias, que compõem o Sistema Acafe. “Eu sou formado em uma instituição da Acafe e conheço de perto o trabalho importante que as Universidades Comunitárias realizam não apenas na formação de profissionais com ensino, mas na pesquisa e na extensão e atendimento à comunidade. Elas fazem a diferença na vida das pessoas e do nosso Estado”, afirma.

Segundo a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o senador é um grande incentivador do trabalho das Universidades Comunitárias, que têm nele, um defensor e entusiasta. Mello é o responsável pela criação da Frente Parlamentar das Universidades Comunitárias e autor do projeto que virou a Lei 13.868/19, que entrou em vigor em setembro de 2019 e alterou a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) para incluir as Universidades Comunitárias entre as instituições de ensino, além das públicas e privadas já previstas na LDB.

Para agradecer ao apoio do senador à Unesc e às Universidades Comunitárias catarinenses, a reitora entregou para Mello uma placa homenageando e agradecendo o parlamentar. “É uma maneira singela de expressar a nossa gratidão. O senador Jorginho Mello é um defensor das instituições de ensino comunitárias não só de Santa Catarina, mas de todo o Brasil. Esses recursos anunciados hoje são muito importantes para o desenvolvimento e o fomento à inovação”, afirma Luciane.

O vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, também salientou a importância do apoio de Mello e da identificação dele à causa das Universidades Comunitárias. A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, agradeceu ao senador e salientou que a Instituição passa por um reposicionamento tendo como foco a inovação em ações como a reestruturação dos currículos e o modelo que prioriza a qualidade no projeto de EaD (Ensino à Distância). “Além de ser um apoiador do Sistema Acafe, você desafia as instituições a trabalharem de maneira cada vez mais integrada”, comenta Indianara.

Visivelmente emocionado o assessor Institucional da Unesc, Edson Rodrigues, ex-reitor da Universidade, lembrou do período de transformação da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma) para Unesc. “Éramos poucos em busca de um sonho. Fico emocionado vendo hoje tantas pessoas envolvidas com esta universidade”.

A recepção ao senador teve também a participação da representação estudantil da Unesc, com presidentes de CAs (Centros Acadêmicos), como o aluno de Odontologia, Guilherme Pereira Strelow e os representantes da UCE (União Catarinense dos Estudantes), acadêmicos do curso de Psicologia, Suzel Ramos e de História, Lucene Magnus.

Além disso, os estudantes do curso de Engenharia Civil, Kelvin Benedet; de História e Direito, Jhon Marcell Ansiliero Maciel e de Direito, Marcos Machado deram o seu depoimento de como a Unesc mudou as suas vidas e atua na melhoria da qualidade de vida da região.

O encontro contou ainda com a presença do diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo; do diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus; da chefe de Gabinete da Reitoria, Gisele Coelho Lopes; do assessor da Unesc em Brasília, Adriano Rodrigues; da coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel de Souza; do gerente do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), Rogério Casagrande; da gestora da Gerência de Atendimento ao Estudante, Mira Dagostin; da coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig e da coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação), Mágada Tessmann. Lideranças políticas de Criciúma, como os vereadores Paulo Ferrarezi e Zairo Casagrande também participaram do encontro.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 25 de outubro de 2019 às 17:00
Compartilhar Comente

Arthur Igreja destaca os principais erros e acertos em busca da inovação

Arthur Igreja destaca os principais erros e acertos em busca da inovação
Palestrante abordou o tema “Inovação Disruptiva e o Futuro dos Negócios” em evento na Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Um dos pontos altos da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc aconteceu na noite desta quinta-feira (24/10) no Auditório Ruy Hülse. O local recebeu a palestra “Inovação Disruptiva e o Futuro dos Negócios” sob comando de Arthur Igreja. Na oportunidade o palestrante compartilhou com acadêmicos, professores, colaboradores e comunidade externa diversas questões ligadas à inovação, desde os principais mitos até as estratégias mais assertivas sobre o assunto.

A corrida em busca da inovação, conforme Arthur, tem trazido à tona diversos exageros por parte das empresas. “O que vemos são falas exageradas e poucas pessoas trabalhando, de fato, com coisas inovadoras. Ao trazer hoje informações sobre as principais características das empresas com mais inovação no mundo o que posso lhes garantir é que elas usam coisas simples e pouca tecnologia, ao contrário do que parece pelo que ouvimos sobre o assunto”, destacou.

Ao tentar criar um novo negócio, mais do que ir à fundo na busca por questões a serem resolvidas, para Igreja, o foco deve ser nas situações que já existem e estão diante dos olhos de todos. “Não crie problemas novos. Não pense que as pessoas ‘devem’ ter tal problema. Trabalhe em problemas reais. As empresas de sucesso estão atuando com situações verdadeiras, muitas que já existem há séculos. São olhares novos para problemas velhos”, resume.

Diferentemente do pensamento comum de que inovar exige grandes investimentos, de acordo com o palestrante, a atenção do profissional deve estar voltada ao comportamento do consumidor. “Quem dá as respostas são as pessoas, quem consome, quem temos que observar. Muitas vezes vislumbramos o futuro, mas não observamos o presente e é agora que as coisas acontecem”, defendeu Arthur.

Ao chamar a atenção para a necessidade de observar o que as pessoas querem e precisam em seu cotidiano, Arthur destaca ainda a importante de conhecer de perto o público que se deseja atingir. “Antes de tudo você tem que ser especialista em Criciúma e região. Para algo dar certo você tem que conhecer de perto o público exato que quer abraçar, já que no Brasil os comportamentos são muito diferentes nos locais e isso pode fazer total diferença no resultado”, recomendou.

Ainda entre as valiosas dicas deixadas pelo especialista estiveram as informações sobre a importância da conveniência no sucesso das empresas. “Todas as empresas de sucesso oferecem conveniência ao seu usuário. Serviços que estão bobando oferecem possibilidades que há cinco anos seria considerações muito luxo, como o Uber, por exemplo. Isso prova que o que faz a diferença é simplificar a vida das pessoas”, destacou.

Para Arthur, as empresas que pensam em inovação precisam prioritariamente atentar para a escuta qualificada da opinião de funcionários e clientes e no foco de suas atividades. “Não se metam em fazer duas coisas. As organizações de sucesso hoje resumem seu trabalho em solucionar um problema de cada vez e em ouvir as ideias daqueles que fazem parte do processo”, completou.

Conhecimentos bem-vindos

A presença de Arthur Igreja na Unesc na 10ª STC, para o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade, Oscar Montedo, significou grande honra e aprendizado. “Foi absolutamente oportuno trazê-lo para absorvermos um pouco de todo esse conhecimento que ele tem a compartilhar. Espero que possamos transferir esses ensinamentos para tudo que fizermos em nome da Instituição”, apontou.

A promoção da palestra contou com a parceria do Sebrae Criciúma. Ainda na noite desta quinta-feira a Universidade oficializou o agradecimento por mais uma oportunidade de colaboração entre as instituições, entregando uma placa ao coordenador regional do Sebrae/SC, Murilo Gelosa.

 Arthur Igreja também recebeu uma placa de agradecimento pela participação na STC.

Último dia de atividades

Após quatro dias de intensa programação, a 10ª STC será encerrada nesta sexta-feira (25/10). A agenda do dia integra atividades de todas as áreas do conhecimento e pode ser conferida no site.

Confira as temáticas que serão abordadas nas atividades deste último dia:

  • Ensino-aprendizagem de estratégias de leitura
  • Lei Maria da Penha e as políticas de atendimento nas Delegacias de Polícia.
  • O Conceito de divisão a partir da atividade de ensino e a proposição Davydoviana
  • Você sabe o que é extensão?
  • IV Workshop de Arqueologia - Dentes, ossos e significações: Arqueologia e ciências da saúde
  • Análise Inferencial I no Software IBM SPSS: Testes Paramétricos
  • Libras: Primeiro Contato 
  • Material Didático Pedagógico em Ciências e Educação Ambiental
  • A importância dos biomarcadores para o diagnóstico dos transtornos de humor
  • Conferências de Saúde e Controle Social: o direito à saúde do Brasil ESGOTADO
  • Experiência exitosa: realização de teste rápido da hepatite C em pacientes diabéticos que retiram medicamentos na farmácia judicial de Criciúma/ SC.
  • Construfase - uma história de sucesso
  • BOOTCAMP - Design Thinking

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 24 de outubro de 2019 às 23:05
Compartilhar Comente

Reitoria reúne coordenadores e gestores para planejamento institucional

Reitoria reúne coordenadores e gestores para planejamento institucional
Lideranças da Unesc participaram de reunião na tarde desta quinta-feira (24/10) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Coordenadores de curso, gestores de setor e integrantes da equipe da reitoria da Unesc estiveram em importante reunião na tarde quinta-feira (24/10). O encontro foi promovido, conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, com a intenção de alinhar ações para a reta final do ano letivo, bem como para definir o cronograma de socialização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O ritmo acelerado das mudanças e a implantação de projetos ao longo do ano, de acordo com Luciane, resultam em um cenário de muitos desafios em que se faz necessário parar e refletir coletivamente sobre os caminhos a serem adotados.  “Estamos vivendo em um cenário repleto de desafios e nossa Universidade, que é comunitária, nos convoca a dialogar e construir coletivamente o nosso futuro. O momento em que estamos passando com expansão do nosso campus, ensino a distância, novos cursos e novos projetos, nos coloca a todos essa responsabilidade”, salientou.

Entre os assuntos tratados ao longo da tarde de discussões estiveram o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade, programa das atividades que promoverão discussões sobre o ecossistema de inovação pedagógica, além do Processo Seletivo 2020/1, entre outras temáticas.

Em nome da gestão da Universidade, fizeram explanações referentes as pautas do dia o vice-reitor Daniel Preve, a pró-reitora Indianara Reynaud Toreti, o pró-reitor Thiago Rocha Fabris e o diretor de Ensino de Graduação Marcelo Fedhaus.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 24 de outubro de 2019 às 19:35
Compartilhar Comente

Professores da Unesc lançam livro com teoria e experiências envolvendo a extensão

Professores da Unesc lançam livro com teoria e experiências envolvendo a extensão
Reitora Luciane Bisognin Ceretta é um dos organizadores da obra (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A obra “Inserção Curricular da Extensão – Aproximações teóricas e experiências – Volume XI”, que reúne textos de 20 autores, entre pesquisadores e extensionistas, foi lançada na manhã desta quinta-feira (24/10). Publicado pela EdiUnesc, o livro é organizado pelos professores doutores da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta e Reginaldo de Souza Vieira. O lançamento da obra integrou a programação da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc.

O livro é fruto da união entre as instituições comunitárias de Ensino Superior que fazem parte da chamada Câmara Sul, envolvendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarine e Paraná, do ForExt (Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias).

A reitora da Unesc comenta que a obra marca um período importante da Universidade, quando foi possível ressignificar a extensão e colocá-la em um patamar de horizontalidade com as outras dimensões do ensino e da pesquisa. “A extensão coloca a Unesc como protagonista na elaboração dessa obra junto à Câmara Sul. Foi um momento muito rico de parceria com todas as instituições. Tenho certeza que elas contribuíram muito para solidificar essa compreensão e importância de Universidade Comunitária. A extensão é quem faz essa comunicação com a sociedade, com os projetos transformadores que temos”, afirma Luciane.

Segundo Vieira, a obra é o resultado de uma construção coletiva e trata de uma das áreas mais fortes da Universidade. “É um livro que vem na esteira das provocações desses últimos quatro anos que é a questão do Plano Nacional de Educação, especialmente sobre a curricularização da extensão. Na Unesc, isso vem sendo construído em um processo de discussão contínua de novo paradigma que é trabalhar a extensão transversalmente dentro do currículo da graduação e a colaboração com o stricto sensu”.

Os organizadores do livro ainda ressaltaram a qualidade das contribuições feitas por professores e alunos de diversas instituições de ensino do Brasil e da Argentina. Eles também agradeceram à equipe da EdiUnesc, aos autores da obra e a todos que atuam nas atividades comunitárias.

A professora Milla Lúcia Ferreira Guimarães, representou os autores dos artigos na cerimônia de lançamento do livro e ressaltou a importância da extensão para a formação de profissionais comprometidos com a sociedade. A fala de Milla é comprovada pela egressa do curso de Ciências Contábeis, Júlia Constante Pereira, que participou da obra quando estava participando do primeiro dos três projetos de extensão que se envolveu ao longo da graduação. “Fiquei quatro anos atuando em projetos comunitários e disso surgiu o tema do meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Tanto a extensão quanto a pesquisa são imprescindíveis para o acadêmico. Especialmente a extensão, abrem o olhar para além da universidade, um olhar mais humano para a sociedade”, afirma Júlia.

O editor chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira Estevan, falou da importância do apoio da Instituição para o trabalho da EdiUnesc e do diferencial de uma editora universitária, comprometida com a qualidade e originalidade da obra.

O lançamento da obra teve ainda a participação do Musical Unesc. 

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 24 de outubro de 2019 às 14:39
Compartilhar Comente

EdiUnesc lança livro organizado por Luciane Bisognin Ceretta e Reginaldo de Souza Vieira

EdiUnesc lança livro organizado por Luciane Bisognin Ceretta e Reginaldo de Souza Vieira
Obra “Inserção Curricular da Extensão” será lançada oficialmente nesta quinta-feira (24/10) (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Integrando a programação da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc será realizado, na manhã desta quinta-feira (24/10), a obra “Inserção Curricular da Extensão – Aproximações teóricas e experiências – Volume XI”, publicada pela EdiUnesc. O livro é fruto da união entre as instituições comunitárias de Ensino Superior que fazem parte da chamada Câmara Sul, envolvendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarine e Paraná, do ForExt (Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias). O lançamento oficial do material será realizado em solenidade às 10h no hall do Bloco Administrativo da Unesc e é aberto ao público em geral.

No total 20 autores, pesquisadores e extensionistas, têm seus textos publicados na obra, organizada pelos professores Luciane Bisognin Ceretta e Reginaldo de Souza Vieira. As contribuições são de profissionais vinculados à Câmara Sul, além de dois textos de instituições universitárias argentinas.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de outubro de 2019 às 08:05
Compartilhar Comente