Reitoria

Cursos de Gestão entregam doação para a Casa da Infância

Cursos de Gestão entregam doação para a Casa da Infância
Ação faz parte da 16ª edição do Desafio Empresarial (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A aula desta quarta-feira (30/10) dos acadêmicos dos cursos de Gestão da Unesc foi marcada por uma atividade especial. Alunos e professores estiveram reunidos no espaço do projeto Quintas Culturais para a oficialização da entrega de doações arrecadadas pelo grupo em prol da Casa da Infância. A ação faz parte da 16ª edição da Semana Acadêmica de Desafio Empresarial, projeto tradicional dos cursos de Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos que une a aplicação de conhecimentos na prática e a solidariedade.

Nesta edição o Desafio Empresarial leva a temática “Gestão Social – por um futuro melhor” e tem como entidade beneficiada escolhida a Casa da Infância, instituição beneficente que atende atualmente 26 crianças em situação de vulnerabilidade social em Criciúma.

Foram entregues aos representantes da instituição um total de 234 itens de material esportivo, 354 de material de limpeza e 1.938 de material pedagógico, que serão utilizadas nas atividades com as crianças atendidas.

Na próxima semana, entre os dias 4 e 8 de novembro, serão realizadas as atividades do Desafio Empresial, que se encerrará com um almoço beneficente no sábado, dia 9 de novembro. O evento ocorrerá no Bairro da Juventude ao meio dia e terá como cardápio paella de carnes brancas e yakisoba de carnes e legumes. Os ingressos podem ser adquiridos diretamente com os acadêmicos dos cursos.

Mais informações podem ser obtidas por meio da coordenação dos cursos de Gestão, no telefone (48) 3431.2760.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de outubro de 2019 às 22:26
Compartilhar Comente

Unesc recebe Jornada Regional de Patrimônio Industrial

Unesc recebe Jornada Regional de Patrimônio Industrial
Fotografia histórica mostra Maria Fumaça e trabalhadores na Ponte das Laranjeiras, em Laguna. Mesma travessia que hoje faz a ponte Anita Garibaldi Mais imagens

Estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral interessados em aprender e debater sobre Patrimônio Cultural estarão reunidos na Unesc, de 6 a 8 de novembro. Isto porque a Universidade sediará a primeira Jornada Regional de Patrimônio Industrial, evento voltado ao Sul do país, envolvendo profissionais de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul. O encontro é promovido pelo Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural: Histórias e Memórias, pelo Curso de História e pelo Cedoc (Centro de Documentação), em parceria com o TICCIH – Brasil (Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial), recebendo apoio financeiro da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

De acordo com o coordenador do curso de História da Unesc e integrante da comissão científica do evento, Tiago da Silva Coelho, estarão em Criciúma para a Jornada pesquisadores de todo o país. “No total serão apresentados aproximadamente 40 trabalhos ao longo dos dias de evento, que receberá ainda palestrantes de São Paulo e Minas Gerais”, destaca.

O foco das discussões, conforme Thiago, envolverá temáticas que interessarão ao público da região, já que englobará questões como indústria, mineração e ferrovia.

A temática oficial do evento foi dividida em Patrimônio Industrial, arquitetura e preservação; Patrimônio Industrial, arte e representações audiovisuais; Patrimônio Industrial, meio ambiente e paisagem cultural; Patrimônio Industrial, museus e acervos e Patrimônio Industrial e memórias do trabalho.

Esta é a primeira vez que a jornada é realizada no Sul e, conforme Thiago, representa a preparação para um evento nacional programado para 2020 e para outra ação internacional, prevista para 2021.

A programação completa para os dias de Jornada Regional pode ser encontrada no site www.unesc.net/patrimonioindustrial. A entrada para as atividades é gratuita, porém aqueles que precisarem do certificado oficial de participação deverão pagar uma taxa de R$10. As inscrições podem ser realizadas pelo site ou no dia dos eventos.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de outubro de 2019 às 21:52
Compartilhar Comente

Reitoria dá posse a novos integrantes do Conselho Universitário da Unesc

Reitoria dá posse a novos integrantes do Conselho Universitário da Unesc
Mais imagens

A Reitoria da Unesc realizou na tarde desta segunda-feira, 28/10, reunião do Conselho Universitário, Consu. Na reunião foram empossados pela Reitora Luciane Bisognin Ceretta os novos conselheiros do Consu, eleitos por seus pares para um mandato de dois anos, foram empossados e, na sequência, já participaram da primeira reunião.

Os conselheiros empossados têm mandato de dois anos e representam as quatro áreas do conhecimento: ciências da saúde, ciências sociais aplicadas, engenharias e tecnologias e humanidades, ciências e educação.

A reitora da UNESC entregou a casa conselheiro uma cópia de suas atribuições e, salientou a importância deste órgão colegiado para o processo decisório de uma universidade comunitária.

O Conselho Universitário é o órgão máximo da Unesc. Presidido pela reitora é composto por trinta membros da comunidade acadêmica, representantes dos estudantes, UABC (União das Associações de Bairros de Criciúma) e Associação dos professores e funcionários, Aprofucri.

Ao conselho universitário compete a deliberação sobre todos os processos acadêmicos da universidade, criação de novos cursos, processos de formação docente e, ainda, análise do balanço financeiro e orçamento da universidade, bem como análise e aprovação do relatório anual de atividades institucionais.

Aurélia Regina de Souza Honorato

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 29 de outubro de 2019 às 00:03
Compartilhar Comente

Almoço encerra atividades alusivas ao Dia do Professor na Unesc

Almoço encerra atividades alusivas ao Dia do Professor na Unesc
Docentes e colaboradores se reuniram em confraternização neste domingo (27) (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Abraços, sorrisos e gratidão definiram o encontro de confraternização de Dia dos Professores da Unesc. Neste domingo (27), gestores, professores e colaboradores se reuniram na sede da Sociedade Recreativa Mampituba para encerrar a série de atividades que ocorreram durante todo o mês de outubro, em alusão ao Dia do Professor, comemorado no último dia 15.

Para a Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o evento serviu para unir ainda mais os presentes. “É lindo e motivador ver todos os nossos colaboradores, independente da função que ocupam na universidade, juntos para celebrar”, comentou a gestora.

Ela também acredita que a integração dos professores e colaboradores fortalece a universidade como entidade. “A universidade é um lugar de pensamento divergente, e isso precisa ser respeitado. Mas precisamos encontrar pontos de convergência para guiarmos nossas ações, e um deles é estarmos em uma universidade comunitária, fortalecida e importante para a nossa região, trazendo para cada um de nós a satisfação pessoal e a certeza de que estamos construindo nossos projetos de felicidade e estamos ajudando outros a construírem os seus sonhos de felicidade”, apontou Luciane.

A confraternização celebrou mais do que o trabalho dos professores no campus. De acordo com o diretor de Ensino e Extensão da Unesc, Marcelo Feldhaus, a ação afirma o respeito que a Unesc tem pelos seus professores e colaboradores. “Entendemos que sem os funcionários e seus serviços, o trabalho do professor é impactado, então estamos aqui confraternizando com quem faz a Unesc funcionar”, afirmou Feldhaus.

 “Todos são muito importantes para o bom desempenho da Unesc, e quanto mais confraternizarmos, mais trabalhamos juntos para o bem da universidade, então o momento é de integração, de confraternização”, completou a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 27 de outubro de 2019 às 19:45
Compartilhar Comente

Feira da Inovação marca última noite da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Feira da Inovação marca última noite da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Apresentação de ideias inovadoras e compartilhamento de conhecimento fecharam semana de intensa programação (Fotos: Mayara Cardoso/ Gregori Flauzino) Mais imagens

Fechando em grande estilo a 10ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc foi realizada na noite desta sexta-feira (25/10) a Feira da Inovação com a apresentação de 12 ideias focadas nas mais variadas atividades. Por meio dos chamados “pitches”, apresentações das propostas focadas na inovação resumidas em três minutos de fala por parte de seus criadores, foram avaliadas propostas que vão desde o desenvolvimento de jogos e torneios, até aplicativos que auxiliem caminhoneiros e plataformas que facilitem o agendamento de consultas médicas ou atendimentos em restaurantes. A ação foi comandada pelo facilitador Igor Drudi e avaliada por convidados com experiência no ramo de inovação.

A Feira da Inovação está em sua sexta edição e tem o objetivo de valorizar e promover o desenvolvimento de soluções inovadoras, desenvolvidas tanto por representantes da Universidade como da comunidade externa. Os vencedores da atividade, Fábio Henrique Pereira, Natalie dos Santos Lima e André Kaufmann da Luz, propositores da ideia Gerenciamento inteligente de rotas, receberão apoio da Unesc para pôr em prática a sua ideia, além de bolsas e premiações.

Ao prestigiar o evento e acompanhar a apresentação das ideias, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, se mostrou feliz pelo novo formato adotado pela Feira e pelo prestígio do evento. “Fico muito feliz que os nossos sonhados projetos vêm acontecendo de fato com as provocações que viemos trazendo. A Universidade vem em um movimento muito bacana nesse sentido e logo estará lançando um edital de fomento à inovação, o que poderá abraçar ideias lindas como essas apresentadas neste dia”, pontuou.

As demais ideias selecionadas e apresentadas nesta edição foram “Choice - a escolha inteligente”, “Empresa de desenvolvimento de jogos massivos hiper casuais: ColdSkin”, “Gerenciador de Torneios”, “Imobes - Descobrimos o lugar ideal para você morar”, “Jogo do Licenciamento Ambiental”, “Maitre - Plataforma Online para otimizar o tempo em restaurantes”, “Plataforma Agendamento Consultas Online CloseToMe”, “Robot”, “Soul Med”, “Utilização da casca e semente do mamão para o desenvolvimento de uma farinha para ser adicionada em pães” e “Webgeo.io plataforma de geoprocessamento para coleta e publicação de dados espaciais na Internet”.

Semana de Ciência e Tecnologia é encerrada com agradecimentos na Unesc

O último dia da 10ª STC da Unesc contou ainda com um momento de homenagens aos envolvidos. No final da tarde desta sexta-feira a coordenação do evento reuniu professores, alunos e colaboradores no hall do Bloco Administrativo da Universidade para agradecimentos especiais a todos que colaboraram para mais uma edição de sucesso do maior evento acadêmico da Instituição.

Das mãos da coordenadora geral do evento, Merisandra Côrtes de Mattos, do diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo, e da pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, os envolvidos na Semana receberam uma rosa amarela, simbolizando a amizade e a união da equipe, e um certificado de participação.

A avaliação dos trabalhos realizados ao longo dos cinco dias de programação, para o diretor, mais uma vez a alegra a Universidade. “Recebi feedbacks muito positivos de acadêmicos, funcionários, técnicos administrativos e avaliadores de outras instituições. Todo esse resultado, que vem crescendo a cada ano, só foi possível graças ao trabalho de cada um de vocês. Deixo nosso muito obrigada a cada um dos participantes”, pontuou Oscar.

O sentimento de dever cumprido, conforme a pró-reitora, toma conta da equipe que finaliza mais uma SCT de bons resultados. “Registro nossa gratidão e nosso orgulho pelo trabalho acadêmico desenvolvido com muita seriedade ao longo desses dias. Como diz a nossa reitora Luciane Bisognin Ceretta, eventos como esse promovem significado para o nosso fazer diário. Que venha 2020 com mais uma SCT maravilhosa como foi essa”, destacou Indianara.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de outubro de 2019 às 22:01
Compartilhar Comente