Reitoria

Unesc recebe Prêmio Ser Humano SC 2019

Unesc recebe Prêmio Ser Humano SC 2019
Honraria tem nível nacional e é concedida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (Foto: Arquivo/Encontros de (Há) Gentes da Cultura de Paz) Mais imagens

Após um 2019 já repleto de reconhecimento em premiações nacionais, a Unesc entra em 2020 com ainda mais boas notícias. Desta vez o destaque da Universidade está sendo concedido pela ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) no Prêmio Ser Humano SC. O resultado, divulgado nesta quarta-feira (15/1), coloca a Universidade entre as vencedoras na categoria Gestão de Pessoas Sustentabilidade. A honraria faz alusão ao trabalho “Secretaria de Diversidades e o Desenvolvimento de uma Cultura de Paz”.

O reconhecimento da Associação foi recebido com alegria na Universidade, que tem apostado na ampliação do trabalho da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas em prol da promoção da chamada Cultura de Paz. Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez uma premiação chega para endossar aquilo que já é uma bandeira da Instituição. “Essa é uma temática para a qual temos despendido muita atenção, pois entendemos que é uma necessidade eminente. Junto à Universidade Federal de Santa Catarina, somos as únicas universidades do Estado que possuem um projeto amplo focado nessa questão. Nossa intenção é ampliar cada vez mais esse tipo de trabalho tão importante”, salienta.

Ao reconhecer a necessidade do compartilhamento de informação em nome da conscientização, de acordo com Luciane, a premiação remete ao sentimento de orgulho. “São sementes plantadas com muita dedicação da nossa equipe e que já dão frutos no dia a dia, o que é evidenciado com o destaque concedido pela ABRH. Buscar constantemente a Cultura de Paz está entre as nossas lutas diárias”, completa.

O projeto contemplado pelo Prêmio Ser Humano SC 2019 é de autoria da equipe que atua na Secretaria de Diversidades: Janaína Damásio Vitório, Priscila Schacht Cardozo e Rita de Cássia Guimarães Dagostim. “A Universidade e a Secretaria de Diversidades e o Desenvolvimento de uma Cultura de Paz estão, de fato, muito empenhadas no trabalho na Instituição. Entendemos que estamos em um universo plural e nossa ideia é apresentar questões ligadas a preconceito, violência e diferenças de forma muito clara para que, entendendo, as pessoas possam passar a reconhecer e respeitar”, destaca Janaína.

Desde o mês de julho de 2019 o grupo vem realizando capacitações denominadas “(Há) Gentes da Cultura de Paz”, encontros nos quais apresenta dados, informações e promove discussões acerca da temática, que vai ao encontro do objetivo da Secretaria que baseia-se em “promover o reconhecimento da diversidade e articular a criação de políticas afirmativas para a construção de uma cultura de paz”.

Prêmio Ser Humano

A premiação concedida pela ABRH chega a sua 11ª edição, premiando ações referentes ao ano de 2019. O objetivo da honraria é reconhecer estudantes, profissionais e empresas públicas e privadas, sejam elas micro, pequena, média ou grande, que tenham contribuído de forma relevante para a evolução da prática de Gestão de Pessoas, visando promover o desenvolvimento humano e das organizações.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de janeiro de 2020 às 17:45
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para cursos da Escola Técnica Unesc

Inscrições abertas para cursos da Escola Técnica Unesc
Novas opções ofertadas irão atender demandas identificadas pela Universidade (Foto: Arquivo Aicom) Mais imagens

A Unesc prepara o lançamento, ainda para o primeiro semestre de 2020, de uma grande novidade. Trata-se da sua Escola Técnica com um portfólio de cursos voltados às demandas da indústria, comércio e serviços na região sul de Santa Catarina. A Escola Técnica da Unesc estará vinculada ao Colégio Unesc e se apresenta como um novo componente de formação da Universidade que teve conceito máximo de excelência na última avaliação do MEC (Ministério da Educação), concedida ainda em dezembro de 2019.

Os cursos serão ofertados a partir de pesquisa de mercado realizadas pela Universidade e de encontros da Unesc com as empresas da região, no intuito de propor turmas com perfis customizados, aliando as necessidades do setor produtivo com as diretrizes para oferta de cursos técnicos, de acordo com a legislação externa e a missão da Unesc.

A Escola Técnica já está com matrículas abertas para quatro cursos: Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Informática, Técnico em Podologia e Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos, com atividades nas modalidades presencial e à distância. Os cursos terão um total de 1.200 horas/aula, com formato híbrido, tendo aulas presenciais duas vezes na semana, o que permitirá que um maior grupo de pessoas possa acessar estas e as demais opções a serem oferecidas. Os quatro cursos que já fazem parte do portfólio serão oferecidos a partir do investimento de R$ 350 mensais.

Ainda em fevereiro a Universidade fará o lançamento oficial da Escola Técnica, com um portfólio diversificado, que contará com a estrutura de laboratórios da Universidade, professores com experiência no mercado de trabalho, metodologias de aprendizagem efetiva, empregabilidade, serão diferenciais que se somarão ao novo projeto. 

De acordo com a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a proposta pedagógica dos cursos técnicos terá como princípio as atividades baseadas em projetos e desafios. “Serão atividades que envolvam a solução de problemas reais, estímulo do aprendizado por meio da experiência, ensino interdisciplinar, que mobilizem o trabalho em equipe, articulação, pensamento inovador e transformador”, acrescenta.

Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo telefone de contato na Unesc: (48) 99915-0433.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de janeiro de 2020 às 18:11
Compartilhar Comente

Colégio Unesc inicia 2020 com aposta em novos projetos e processos formativos e apresenta uma proposta pedagógica reposicionada

Colégio Unesc inicia 2020 com aposta em novos projetos e processos formativos e apresenta uma proposta pedagógica reposicionada
Nova direção e coordenações pedagógicas estão entre as escolhas da instituição para o desenvolvimento de um ensino de excelência com foco no saber, saber-ser e no saber-agir (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

No momento em que a Unesc volta seus olhares para repensar os processos educativos do ensino de graduação, o Colégio Unesc segue a mesma sintonia e organiza seu planejamento educacional para 2020 com a nova equipe que realizará a gestão da escola. Os pontos de atenção das mudanças propostas sustentam-se em quatro eixos: gestão estratégica com equilíbrio dos aspectos pedagógicos e administrativos; proposta curricular inovadora e aderente as complexidades da educação contemporânea; forte investimento na formação continuada de nossos professores; e modernização da infraestrutura, todos aspectos que visam a formação de cidadãos atuantes e conscientes de sua atuação na sociedade.

No que se refere à estrutura física e segurança para o bem-estar de seus estudantes, quem chega no espaço da escola já percebe que o clima é de inovação. Com nova fachada, que é a primeira, das muitas mudanças estruturais planejadas, o local já é mais atrativo e anuncia a adaptação de um espaço que dialoga com o público infantil e adolescente, marcando a identidade do Colégio Unesc dentro da Universidade.

Entre os principais motivos para o reposicionamento da escola está as atenções para a excelência dos resultados também nos serviços prestados desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio. Liderando a nova equipe de gestão do Colégio Unesc estão, a partir desta semana, a coordenadora geral, Giselle dos Passos Vieira, acompanhada das coordenadoras pedagógicas Mainara Figueiredo Cascaes (coordenadora do Ensino Médio) e Wânia Inácio da Silva Ramos (coordenadora do ensino fundamental I e II).

Com grande experiência na área educacional, especialmente em gestão escolar, Giselle passa a integrar o time da Unesc e terá o apoio das coordenadoras que já atuavam no corpo docente da escola. A equipe tem o intuito de referendar a segurança da decisão a comunidade escolar e evidenciar um grupo que acolherá a todos com dedicação e cuidado, marca já reconhecida no Colégio, mas também com um planejamento estratégico claro com metas estabelecidas e que levarão a construção de uma escola reposicionada, ampliada e de referência na cidade e região.

Tranquilidade e confiança

O investimento de tempo e recursos em prol de resultados ainda melhores para os alunos, conforme a reitora da Unesc Luciane Bisognin Ceretta, é feito com a tranquilidade e confiança de que se traduzirá em um trabalho de excelência. “Estamos confiantes de que a nova equipe gestora dará continuidade ao trabalho realizado até aqui, mas, sobretudo, conduzirá o nosso colégio a novos patamares de excelência. Conheço o trabalho da Diretora Giselle na rede Marista, onde atua há mais de dez anos, e sei de seu alinhamento com o novo momento do nosso colégio”, avalia.

Para Luciane, tradição, complexidades do presente e desafios do futuro são elementos que se articulam no planejamento da nova escola que tem clareza de sua história, e a preserva, de seus princípios, mas que se reposiciona para atender aos novos tempos. Com novos espaços de aprendizagem, novas metodologias, aproximação dos problemas reais com o cotidiano da sala de aula a partir de conceitos que auxiliarão os estudantes, nas diferentes etapas da educação básica a adquirirem autonomia, sustentação teórica e experiência para a escolha de seus projetos de vida e profissão.

O desejo de fortalecer o ensino e a marca do Colégio Unesc, de acordo com a Reitora, surge da intenção de valorizar o passado da escola, o trabalho de todos aqueles que por ali já passaram e ainda passam, porém, dando-lhe a oportunidade de utilizar todo o potencial que uma instituição de ensino superior lhe oferece. “Estar dentro da Universidade por si só já é um grande diferencial para a escola. Queremos ampliar cada vez mais essa relação e explorar tudo o que a Unesc tem a oferecer e que certamente contribuirá com a aprendizagem de nossos escolares. Queremos um colégio de referência nos processos pedagógico, inovador e transformador”, pontua.

Excelentes expectativas

Feliz e segura com o novo desafio, a nova coordenadora geral está confiante no êxito do projeto. “Temos metas arrojadas e desafiadoras, mas já posso perceber que estou cercada de profissionais muito competentes e de que temos o aval da reitoria, o que é de extrema importância. O sentimento comum é o desejo de coisas boas, renovadoras e sólidas para o Colégio Unesc e é em busca disso que vamos trabalhar”, destaca.

Para a coordenadora pedagógica Mainara, esse é um processo importante para o novo momento da instituição. “Dentro de toda essa reestruturação que a Universidade vem passando, é essencial voltar os olhares também para o futuro do Colégio. Ele tem uma grande história e pode ter um futuro ainda mais bonito, especialmente com um ensino médio que tenha uma experiência formativa integrada aos problemas reais e que os convoquem a criar, reinventar, criticar e construir argumentação e autonomia”, acrescenta.

As palavras em destaque para novo momento do Colégio Unesc, de acordo com a coordenadora pedagógica Wania, são “confiança, inovação e equipe”. “Estamos bastante confiantes de que poderemos, ocupando diferentes lugares e com diferentes visões, nos complementarmos e fazermos, de fato, o Colégio Unesc que a gente quer”, aponta.

Os trabalhos da nova equipe já iniciaram e serão apresentados em detalhes a alunos e familiares no início do ano letivo, marcado para o dia 13 de fevereiro (quinta-feira).

Antes disso a equipe da escola também estará reunida para uma imersão que tem como foco a formação continuada dos professores, o planejamento do ano letivo, estudos e organização da recepção de nossos estudantes.

Participaram do encontro que serviu para alinhamento das novas propostas do Colégio Unesc, além da reitora e da nova equipe de direção, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, e a assessora pedagógica administrativa da Diretoria de Ensino da Unesc, professora Andréa Rabelo Marcelino.

As matrículas para novos alunos seguem abertas. O Colégio Unesc atende o público das 13h às 19h ao longo do mês de janeiro e mais informações sobre a escola podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-2530.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de janeiro de 2020 às 08:05
Compartilhar Comente

Unesc reúne equipe de peso nacional e promove capacitação para startups

Unesc reúne equipe de peso nacional e promove capacitação para startups
Eleita como melhor aceleradora do país por duas vezes consecutivas, a Darwin Startup liderará processo de quatro semanas (Foto: Arquivo Aicom) Mais imagens

A partir do dia 22 de janeiro startups de Criciúma e região terão a oportunidade de aprimorarem e darem o empurrão necessário para seus negócios. Nesta data será iniciado o Programa Galápagos, ação realizada em parceria entre a Darwin Startup, o Startup SC e o Sebrae com patrocínio e suporte da Unesc e sua equipe de inovação. O Programa contará com quatro semanas de intensas atividades ministradas por grandes mentores liderados por profissionais que são referência nacional como André Hotta e, este que vem à cidade especialmente para a condução do primeiro encontro do grupo, João Paulo Marinelli. A ação conta ainda com apoio da prefeitura de Criciúma.

A iniciativa de trazer o projeto para Criciúma, conforme o gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Paulo Priante, tem o objetivo de oportunizar ainda mais avanços para as startups da região. “Possuímos empresas em diferentes níveis de evolução e todas podem aprimorar seus produtos e serviços oferecidos. Com certeza receberão ensinamentos e mentorações valiosas para seus negócios”, destaca.

O empenho para trazer o Programa Galápagos e oferecer o melhor para os empreendedores, de acordo com Priante, é recompensado ainda com os contatos feitos dentro do projeto. “Eles irão criar conexões entre si e com diferentes hubs também por meio das semanas de atividades”, completa.

Entre os diferenciais do evento promovido pela Universidade e realizado no campus, de acordo com Paulo, está o fato de a empresa parceira, Darwin Startup, ter sido eleita por duas vezes consecutivas como a melhor aceleradora de empresas do país. “São grandes nomes envolvidos no nosso objetivo de ajudar o ecossistema de inovação e empreendedorismo da região Sul”, acrescenta.

Ensinamentos e provocações

As atividades do Programa Galápagos seguem até o dia 12 de fevereiro e contam com introdução e alinhamento sobre o mundo das startups, a abordagem de metas e métricas, cálculo de projeções financeiras e discussão sobre o forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de cada negócio. Tudo isso na semana inicial.

Já na segunda etapa do projeto os participantes tratarão sobre cliente, problema e solução, seguida da terceira semana, na qual será realizada a análise de entrevistas, proposta de valor e o questionamento sobre o futuro do negócio, decidindo sobre avançar ou reformulá-lo.

Para a última semana de atividades a programação conta com precificação e teste de mercado, o treinamento do chamado Pitch, a apresentação comercial e ensinamentos para como abordar e realizar as primeiras vendas.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de janeiro de 2020 às 17:54
Compartilhar Comente

Centro de Inovação é pauta de reunião na Unesc

Centro de Inovação é pauta de reunião na Unesc
Discussão desta terça-feira (7/1) foi voltada ao projeto arquitetônico da obra (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Já no primeiro dia de retorno das atividades na Unesc em 2020 as atenções voltaram-se ao Centro de Inovação de Criciúma. O trabalho, protagonizado pela Unesc, está em fase de análise do projeto arquitetônico, assunto amplamente debatido em encontro nesta terça-feira (7/1) na sala de reuniões da Reitoria da Universidade.

O Centro de Inovação de Criciúma será transformado em realidade por meio da concessão do antigo prédio do Complexo Nereu Guidi por parte da Unesc em prol do desenvolvimento do Sul. O valor investido, no montante de R$ 8 milhões concedidos pelo Estado, será voltado à adequação e reforma do espaço, trabalho que deve ser concluído ainda em 2020. O convênio para liberação de recursos está em tratativas com o governo do Estado e a sinalização é de que a assinatura seja feita ainda em janeiro.

A reitora da Unesc, Luciane Bisgonin Ceretta considerou a reunião importante para avaliar os caminhos do projeto arquitetônico que oferece o conceito estrutural do prédio.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da prefeitura de Criciúma, Claiton Pacheco, a reunião desta terça-feira foi a segunda de uma série de encontros que ocorrerão nas próximas semanas, com o objetivo de definir o projeto arquitetônico do Centro de Inovação. “Essas reuniões têm sido muito importantes para alinharmos as funcionalidades e, principalmente, as características que vão permitir que o Centro de Inovação no futuro seja viável financeiramente e permita o desenvolvimento do ecossistema de inovação do Sul do Estado”.

Também participaram do encontro desta terça-feira o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo; o gerente de Inovação da Unesc, Evânio Nicoleit; o professor Igor Drudi; o assessor de inovação da Universidade, Paulo Priante; o diretor do Senac Criciúma e presidente do Comitê de Inovação de Criciúma, Alexandre Meneguetti; o arquiteto Norberto Zaniboni, entre outros profissionais ligados ao projeto.

Mayara Cardoso – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de janeiro de 2020 às 09:05
Compartilhar Comente