Reitoria

Lideranças da Unesc cumprem agendas importantes em Brasília

Lideranças da Unesc cumprem agendas importantes em Brasília
Reitora, chefe de gabinete e coordenador do curso de Direito fizeram diversas visitas nesta terça-feira (29/01) (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A terça-feira (29/01) foi de muitos compromissos para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, a chefe de gabinete, Gisele Coelho Lopes, e o coordenador do curso de Direito, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, lideranças da Universidade que cumprem agenda em Brasília. A comitiva está na capital federal para compromissos ao longo da semana, entre eles o recebimento do Selo OAB Recomenda, na tarde desta quarta-feira (30/01). Os resultados dos encontros e parcerias realizados ao longo do dia, conforme o grupo, já são positivos.

Entre as primeiras reuniões realizadas, foi com o secretário da Radiodifusão. “Tivemos uma ótima recepção e boas perspectivas para a universidade”, explica a reitora.

Logo na sequência o grupo visitou o secretário geral do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), José Carlos Aguilera. Conforme Luciane, na pauta estiveram assuntos referentes ao fortalecimento das Universidades comunitárias, além da preparação para a reunião desta quarta-feira com o Conselho.

Ao longo da tarde o grupo seguiu para a sede do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) onde tratou de fomentos para a pesquisa. A seguir reuniu-se com o diretor de regulação do Ministério da Educação, Marco Aurélio de Oliveira e sua equipe. Na pauta, trataram de assuntos referentes a qualidade do ensino superior e a educação a distância no Brasil. Na oportunidade, a reitora apresentou o cenário das universidades Comunitárias de Santa Catarina, sobretudo a importância da Unesc para a sua região. "A Unesc participará de um grupo de trabalho para refletir esses temas a convite do diretor", destaca Luciane.

Já em visita ao Ministério de Ciência e Tecnologia o grupo reuniu-se com o secretário de empreendedorismo e inovação. Na oportunidade, conforme a reitora, projetos importantes para o desenvolvimento socioeconômico da região foram apresentados e muito bem acolhidos. A jornada desta terça-feira se encerrou ainda no Ministério da Ciência e Tecnologia com o chefe de gabinete do ministro Marcos Pontes, para quem a equipe protocolou o convite formal para realizar a aula magna dos programas de mestrado e doutorado da Unesc. O ministro deverá visitar a Unesc na última semana de março, quando proferirá a palestra sobre as perspectivas da ciência e da tecnologia para o Brasil nos próximos anos.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de janeiro de 2019 às 09:30
Compartilhar Comente

Acadêmicos da Unesc se preparam para participar da 11ª Bienal da UNE na Bahia

Acadêmicos da Unesc se preparam para participar da 11ª Bienal da UNE na Bahia
Evento será realizado de 6 a 10 de fevereiro e deve reunir mais de 10 mil estudantes de todo o país (Foto: Divulgação) Mais imagens

A próxima semana será de muitas experiências trocadas e conhecimentos adquiridos por 50 estudantes da Unesc que sairão de Criciúma para participar da 11ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes, em Salvador (BA), de 6 a 10 de fevereiro. O evento, considerado o maior encontro estudantil da América Latina, reunirá pela primeira vez as três entidades estudantis: União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). Acadêmicos de graduação e pós-graduação da Unesc se preparam para a viagem e prometem voltar com valiosa bagagem de contatos e aprendizados.

Nesta edição, o tema da Bienal homenageia Gilberto Gil e sua obra como artista, diplomata, ambientalista, político e músico por meio de mostras selecionadas nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Música, Projetos de Extensão, Literatura e Mostra Científica. Além de assistir aos trabalhos apresentados por estudantes das mais diversas universidades, acadêmicos da Unesc também foram aprovados e levarão seus estudos para dividir no evento, realizado no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc e diretora de cultura da União Catarinense dos Estudantes (UCE), Paola Soccas, já está em Salvador há três meses nos preparativos para o evento. Conforme ela, que faz parte da organização da Bienal e é coordenadora da Mostra de Projetos de Extensão, historicamente a Unesc exerce um protagonismo nas bienais. “Por exemplo, em um evento em 2015 quem coordenou a tenda do Circuito Universitário de Cultura e Arte (Cuca) foi a bancada da Unesc. Isso em um universo de todas as universidades do Brasil, federais, estaduais, comunitárias e privadas, mostra um pouco do protagonismo e do quanto o Cuca da Unesc também exerce esse poder de articulação e de movimentação das pessoas”, comenta a jovem, que acrescenta ainda a relevância da transformação de tudo o que os alunos absorvem de conhecimento ao longo dos eventos em ideias a serem implantadas dentro das suas universidades.

A expectativa do grupo que sai de Criciúma já no domingo (03/02) é a melhor possível. Conforme a vice-presidente do DCE da Unesc, Suzel Ramos, a convicção de todos é de que voltarão de Salvador com muitas experiências compartilhadas com Centros Acadêmicos de todo o país e com ideias para fortalecer a Unesc. “A nossa Universidade entende o papel do movimento estudantil e nos apoiou para que conseguíssemos viabilizar a ida a Salvador. Esse apoio significa valorizar nosso papel como parte importante da Universidade e somos muito gratos por isso”, acrescenta.

As vagas para o ônibus, que foi viabilizado por meio do apoio da Universidade, conforme Suzel, já estão esgotadas, porém ainda é possível viabilizar vagas para alojamento no local do evento.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 29 de janeiro de 2019 às 13:41
Compartilhar Comente

Unesc recebe selo OAB Recomenda nesta semana em Brasília

Unesc recebe selo OAB Recomenda nesta semana em Brasília
Reconhecimento do Conselho Federal será entregue no dia 30 de janeiro (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

A Unesc será contemplada nesta quarta-feira (30/01), com o Selo de Qualidade OAB Recomenda – “Instrumento em Defesa da Educação Jurídica Brasileira”. Esta é a 6ª edição da ação, que terá solenidade realizada na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil reunindo as principais instituições de ensino superior do país. A reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, estará na capital federal nesta quarta-feira para receber pessoalmente a premiação.

A Ordem dos Advogados do Brasil criou o Selo com o intuito de contribuir para o aprimoramento do ensino jurídico no País, premiando as instituições cujo o curso de graduação em Direito apresente elevado padrão, conforme critérios estabelecidos pela Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB Recomenda.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 28 de janeiro de 2019 às 16:32
Compartilhar Comente

Temporada do Verão Mais Unesc encerra com participação de grande público

Temporada do Verão Mais Unesc encerra com participação de grande público
Evento movimentou mais de 2 mil pessoas nos fins de semana de janeiro (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O domingo (27/1) marcou o encerramento da temporada de 2019 do Verão Mais Unesc na orla do Balneário Rincão. Do primeiro ao último fim de semana de janeiro, o evento levou para a área central da praia atividades de lazer, esporte e saúde, além de integração e alegria aos veranistas e moradores do município. Mais de 2 mil pessoas passaram pelo espaço e puderam participar de aulas de zumba, treino funcional, orientação e atendimentos de saúde, mesa de pintura, cama elástica e utilizar as arenas de vôlei, frescobol, futebol e bocha e receber brindes.

A iniciativa iniciou no dia 5 de janeiro e ocorreu sempre nos fins de semana, em um espaço montado em frente ao Restaurante Verdão. O Verão Mais Unesc foi realizado em parceria com a prefeitura do município, o Jornal A Tribuna, o Portal 4oito e a Rádio Som Maior. 

O evento recebeu pessoas como Rosiléia Cardoso e a sobrinha, Gisele Cardoso, moradoras do bairro Pedreiras, em Balneário Rincão, que foram todos os finais de semana para a praia fazer as aulas de zumba. “Faço zumba há um ano e em janeiro não tem aulas. Por isso viemos todos os fins de semana aqui. A partir da zumba, minha vida teve muitas mudanças para melhor. Não fico mais sem ela”, conta Rosiléia. “Foi uma oportunidade muito interessante que o evento nos deu”, complementa Gisele.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, afirma que o projeto Verão Mais Unesc foi finalizado com êxito neste domingo. "Foram quatro finais de semana muito produtivos e que marcaram, com certeza, todos aqueles que passaram pela nossa arena. Agradecemos muito a preciosa parceria com A Tribuna, Som maior e portal 4oito e, também, com a prefeitura de Balneário Rincão que vem apresentando um grande trabalho na construção do município. A Unesc, como Universidade Comunitária, estará sempre disposta a ações de excelência como estas. Agradecemos também as nossas equipes que trabalharam com empenho e dedicação".

Segundo a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, o projeto proporciona para as pessoas lazer, integração, saúde e esporte e vem ao encontro da missão da Unesc, uma Universidade Comunitária. “O Verão Mais é a cara da Unesc. Ele valoriza a missão institucional e as questões sociais, agrega pessoas e nos aproxima cada vez mais da comunidade”, afirma.

A coordenadora do Verão Mais Unesc, Gisele Torri, comenta que o evento envolveu uma equipe de 25 pessoas formada por professores, alunos e funcionários da Unesc e profissionais da prefeitura do Balneário Rincão. “Todos se envolveram muito no projeto e deram o melhor para proporcionar uma ótima experiência aos veranistas e moradores”.

O diretor de eventos da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de Balneário Rincão, Fernando Casagrande, afirma que a o objetivo do poder municipal, que era proporcionar às famílias momentos diferentes na orla, foi alcançado. “Todos vestiram a camisa e não mediram esforços para que o objetivo fosse alcançado. Recebemos um retorno muito positivo. Ações como o Verão Mais Unesc são importantes para que o município cresça turisticamente e economicamente. Esperamos que a parceria continue”, comenta.

O diretor do Jornal A Tribuna, Dorvanil Vieira, comenta que a parceria que utilizou a expertise da Universidade, rendeu um evento surpreendente. “As pessoas usufruíram do espaço e das atividades. Elas sentiram realmente que isso tudo era para todos. Várias pessoas estiveram conosco em todos os fins de semana. O Verão Mais é, sem dúvidas, um belo projeto”.

Eventos ligados

Neste domingo (27/1), a arena do Verão Mais Unesc recebeu uma competição de Handbeach envolvendo equipes da região. Os jogos ocorreram nos períodos da manhã e da tarde.

Já na tarde deste sábado (26/1), o Balneário Rincão recebeu a 13ª edição do Passeio Ciclístico da Integração. O evento realizado pela Cruz Vermelha, de Criciúma, e as demais instituições da Equipe Multi-Institucional, contou com o apoio da Unesc e teve saída e chegada na Praça de Eventos, na Zona Norte da cidade. O tema de decoração deste ano foi “Prevenir para salvar mais vidas”.

Durante o passeio ciclístico, o mascote do Colégio Unesc, o Unesquinho, interagiu com os participantes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de janeiro de 2019 às 20:04
Compartilhar Comente

Unesc recebe empresários e gestores de RH para Café de Oportunidades

Unesc recebe empresários e gestores de RH para Café de Oportunidades
Evento reuniu representantes de empresas da região para aproximação com a Universidade e propostas de novas parcerias (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A tarde desta quarta-feira (23/01) foi de aproximação e criação de novas ideias e parcerias entre a Unesc e empresas da região por meio do Café de Oportunidades. O momento contou com a apresentação da atual estrutura da Universidade e de todo o universo envolvido em seu entorno para empresários e gestores de RH, junto de uma proposta de estreitamento dos laços entre os setores comercial e produtivo da realidade da Academia, o programa “Qualifica + Unesc”.

A ideia, conforme a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, que comandou o encontro, foi mostrar o que de fato a Universidade vem fazendo pela região e conversar sobre formas de firmar parcerias positivas para empresas, para a cidade e para a Unesc. “Queremos descobrir maneiras de estreitar cada vez mais esse contato que já existe com muitas empresas, criar novas relações, descobrir pontos de convergência e nos colocarmos a disposição para qualificar de todas as formas o trabalho dentro das instituições”, destacou. A ação, promovida pela primeira vez na Unesc, deve ser realizada semestralmente para alinhar cada vez mais as necessidades dos setores com a Universidade.

Durante o encontro, a pró-reitora apresentou aos presentes o programa “Qualifica + Unesc”, novidade criada em prol do relacionamento corporativo. “É uma via de mão dupla. Nós queremos ser a Universidade referência dos funcionários de vocês e colocamos nossa expertise à disposição das demandas que surgem no dia a dia dentro das suas empresas”, completou.

Após apresentar as modalidades oferecidas dentro do novo programa e ouvir algumas demandas já destacadas pelos convidados, Indianara reforçou a importância do contato próximo e colocou a Universidade à disposição para agendas individuais na intenção de pensar em soluções específicas para cada necessidade. “Esse foi um momento muito agradável. A aproximação com os setores está entre os focos da gestão e, por isso, já estamos iniciando o processo agora, em meados de janeiro. Foi muito válido recebê-los e poder ouvir seus questionamentos, com olho no olho. Nada melhor que isso para encontrarmos soluções para todos”, destacou a pró-reitora.

A gerente de Recursos Humanos e Marketing dos Supermercados Manentti, Débora Eufrasio Nunes, já conhecia o trabalho da Universidade por ter participado da Semana Acadêmica de Desafio Empresarial em 2018 em uma ação solidária. Apesar disso, conforme ela, foi muito importante ir mais a fundo nos conhecimentos sobre tudo o que envolve a Universidade e, principalmente, conhecer o “Qualifica + Unesc”. “Momentos como esse são muito importantes. Eu incentivo sempre esse contato e, dentro da empresa, já fazia o incentivo pela qualificação profissional. O programa vai muito ao encontro disso. O bom profissional precisa aliar teoria e prática e nada melhor do que aqui para ter essa visão”, comentou.

Sentindo na realidade da empresa a importância da qualificação, Débora avalia a oportunidade apresentada como valiosa e garante que levará para que os outros profissionais tenham conhecimento. “Eu costumo fazer uma comparação com uma pessoa míope. Antes de usar óculos não consegue enxergar, mas depois tem outra visão. Assim é a Universidade. Depois de uma graduação a pessoa passa a ver tudo com outro aspecto, com clareza e sabendo onde quer chegar”, completou.

Os interessados em conhecer melhor o novo programa, podem entrar em contato com o Setor de Relacionamento da Unesc pelos telefones (48) 3431-4500/ (48) 99861-0068 (Whatsapp) ou pelo e-mail relacionamento@unesc.net.

Mayara Cardoso - Assessoria de Impresa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de janeiro de 2019 às 18:50
Compartilhar Comente