Reitoria

Café de boas-vindas reúne colaboradores da Unesc

Os colaboradores e professores da Unesc receberam, nesta quinta-feira (8/02), as boas-vindas oficiais da Universidade em um café especial. Centenas de colegas estiveram reunidos em um momento de agradecimentos e motivação para o ano de 2024.

O objetivo de promover o encontro, de acordo com a reitora Luciane Bisognin Ceretta, foi agradecer por mais um ano de parceria que se inicia e desejar que ele seja de muita energia para seguir com o trabalho de excelência, superar obstáculos e transformar vidas. “Nós temos um time engajado, comprometido, capacitado e é por isso que conseguimos promover transformações. Desejo que 2024 seja de realizações e que nas adversidades, que são inerentes à vida, tenhamos energia para superar juntos uns dos outros”, apontou.

Mesmo trabalhando até às 15h, a colaboradora do setor de Apoio Logístico Mônica Gonçalves fez questão de retornar, às 16h30, ao campus para participar pela primeira vez da ação de boas-vindas aos colaboradores. Ela, que tinha participado da celebração de fim de ano, sentiu desde o início a energia das celebrações da Unesc e não quis ficar de fora. “A Universidade só faz encontros especiais. Não poderia ficar de fora”, destacou, animada.

Homenagem especial

Além das boas-vindas, a tarde foi ainda de homenagens ao colega Ismael Cittadin, professor do curso de Ciências Econômicas, que morreu nessa quarta-feira (8/02). Além das palavras da própria reitora, Ismael foi homenageado com uma carta assinada pelo curso e pela gestão Universitária, lida pelo coordenador da graduação em Ciências Econômicas, Thiago Fabris, acompanhado da professora Melissa Watanabbe.

Após a leitura da carta, que emocionou os colegas, todos foram convidados a fazer a oração universal, o Pai Nosso.

Deixaram suas mensagens de boas-vindas e sentimentos à perda do colega, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Gisele Coelho Lopes; a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni; a coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano, Mariléia Maciel; e o presidente da Associação de Professores e Funcionários da Unesc (Aprofucri), Edson Luiz da Silva.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de fevereiro de 2024 às 20:44
Compartilhar Comente

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Summer Unesc: atividades na orla chegam ao último fim de semana

O Verão Massa Unesc, ação que movimentou todos os fins de semana de janeiro, chega à última edição neste sábado e domingo (27 e 28/01). As atrações são realizadas na orla de Balneário Rincão, das 9h às 12h.

A estrutura do projeto conta com quatro quadras para a prática de beach tennis, futvôlei e vôlei, espaço para aulas de dança, além de brinquedo para as crianças. “Foram lindos fins de semana em que a comunidade se envolveu e participou de todas as atividades preparadas com muito carinho e dedicação. É uma programação diversificada e para todas as idades, com o objetivo principal de promover saúde, bem-estar e diversão aos participantes”, comenta a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Para o domingo está previsto ainda o 5º Desafio Balneário Rincão. Segundo Fagner Viana, coordenador do setor de esportes da Unesc e um dos organizadores das ações de verão, trata-se de uma corrida rústica entre as plataformas com percurso variando entre sete e 14 quilômetros. “Os pontos de largada e chegada serão na nossa arena”, ressaltou. 

Ações continuam

Mesmo que a realização do Verão Massa Unesc chegue ao fim, as ações da Unesc nesta temporada continuam em Balneário Rincão. As atividades do Summer Unesc tiveram início na segunda quinzena de dezembro, no Container Food Park, na Avenida Beira Mar. No espaço, os visitantes conhecem mais sobre a Instituição e os cursos oferecidos, além de tirar dúvidas sobre o Programa Universidade Gratuita e participar de sorteios de brindes. As atividades no espaço seguem até 24 de fevereiro.

Ainda dentro da programação do Summer Unesc, está prevista a segunda edição do Desafio Unesc de Beach Tennis, nos dias 3 e 4 de fevereiro. As inscrições seguem até o dia 28 de janeiro, e podem ser feitas pelo link: unesc.net/beachtennis2024.

O torneio, que acontece na Arena Cooperaliança de Balneário Rincão, contempla as categorias: Open, B, C e D, possibilitando a participação de jogadores de diferentes níveis, divididos em equipes, um dos diferenciais do modelo da competição. Cada equipe deve ser composta por dois homens e duas mulheres. O valor total da inscrição é de R$ 480.

O evento terá início às 8h, com competições por equipes, seguido pela abertura oficial às 10h, com a presença de autoridades e atrações musicais, como a banda Dazaranha e Tiago Manzoli para complementar a programação.

Confira a programação do último fim de semana do Verão Massa Unesc:

9h – Caminhada orientada

9h45min – Treinamento funcional

9h45min – Desafio e brincadeira

10h15min – Aula de Zumba

10h45min – Desafio e brincadeira

11h15min – Aulão de Ritmos

12h – Encerramento

Hora de garantir a vaga na sonhada graduação

Como uma Instituição completa para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc está preparada para receber os novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Universidade estão abertas aos interessados em ingressar já em fevereiro.

Para iniciar o sonho de cursar uma graduação na Unesc não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.

Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado. Na página unesc.net/graduação é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um. Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 9 9915-0433.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de janeiro de 2024 às 18:35
Compartilhar Comente

Matrículas abertas com bolsas de até 100% de desconto na Unesc

Matrículas abertas com bolsas de até 100% de desconto na Unesc
Expectativa é de intensa procura por cursos de graduação neste semestre (Foto: Daniela Savi/Arquivo Agecom) Mais imagens

O segundo semestre já é realidade na Unesc. As matrículas para quem vai começar ou retomar os estudos nos mais de 50 cursos de graduação disponíveis estão em ritmo acelerado. Os interessados em conquistar bolsas de 100% de desconto precisam garantir as inscrições.

A expectativa para um acesso ainda mais facilitado ao Ensino Superior, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é muito alta. “Estamos, ao longo de todo o ano, trabalhando na defesa das Universidades Comunitárias e, principalmente, no acesso a bolsas de estudos para os nossos estudantes e já teremos o reflexo de todo esse esforço na disponibilidade de vagas para o semestre que se inicia na próxima semana”, destaca.

Para concorrer a uma das milhares de bolsas que deverão ser viabilizadas por meio do programa Universidade Gratuita, do Governo Estadual, os estudantes precisarão já estar matriculados nos cursos de seus interesses. Por isso, de acordo com a reitora, que também é presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), é importante efetuar a matrícula.

“Temos uma expectativa muito forte de que na sequência do semestre seja possível efetivar essas bolsas. Agora os trâmites por parte do governo estão se encaminhando e aguardamos ansiosos pela publicação dos decretos e da portaria que regulamentará todo o processo”, salienta.

Para saber mais sobre como concretizar a matrícula, os cursos disponíveis e outras informações basta entrar em contato com a Universidade por meio do Whatsapp (48) 999 150 433.

Sobre o programa estadual

Entre as regras já conhecidas do novo programa Universidade Gratuita que está prestes a entrar em vigor está a necessidade de ser natural de Santa Catarina ou residir no estado há mais de cinco anos; ter, preferencialmente, frequentado o Ensino Médio em escola da Rede Pública ou, se em instituição privada, com bolsa integral ou parcial; ter renda familiar per capta inferior a quatro salários mínimos para cursos em geral e, no caso do curso de Medicina, oito salários mínimos, entre outras questões a serem descritas nos decretos.

Ao ser contemplado com uma bolsa por meio do programa Universidade Gratuita o acadêmico precisará realizar uma contrapartida ao Estado na prestação de serviços à população na sua área de atuação, seja durante ou após o término da graduação.

Informações e dúvidas

Além das bolsas provenientes do programa Universidade Gratuita, que conta com normativas específicas, a Unesc oferece ainda outras modalidades de desconto. Entre as possibilidades estão o Desconto Volte a Estudar com 25% de desconto durante todo o curso aos acadêmicos da Unesc e 20% para acadêmicos de outras instituições e que estejam evadidos há mais de dois semestres; o Desconto Transferência Externa com 20% de desconto nas mensalidades durante todo o curso; o Desconto 2ª Graduação/Habilitação que poderá ser concedido 25% durante todo o curso se for segunda graduação ou habilitação; e o Desconto Egressos com 30% durante todo o curso no caso de segunda graduação ou habilitação.  

Para saber mais, é possível tirar dúvidas também na Central de Atenção ao Estudante (Centac), presencialmente no Bloco do Estudante, ou ainda pelos telefones (48) 99644 0170 ou no (48) 3431 2545. Mais informações e os detalhes podem ser obtidos também no site www.unesc.net/bolsas-e-descontos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de julho de 2023 às 14:09
Compartilhar Comente

Unesc reúne professores para palestra âncora na programação de Formação Permanente de Docentes

Unesc reúne professores para palestra âncora na programação de Formação Permanente de Docentes
Professores participam de intensa agenda de encontros para troca de experiências e qualificação (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Confira:

https://noticias.unesc.net/geral/2023/07/18/unesc-reune-professores-para-palestra-ancora-na-programacao-de-formacao-permanente-de-docentes/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de julho de 2023 às 22:30
Compartilhar Comente