Coronavírus

Unesc 52 anos: conheça as ações da Universidade para o enfrentamento do coronavírus

Unesc 52 anos: conheça as ações da Universidade para o enfrentamento do coronavírus
São mais de 20 iniciativas de atuação direta e de suporte ao poder público e outras organizações (Imagem: ReproduçãoYouTube) Mais imagens

A Unesc, por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão, assumiu o protagonismo no suporte regional e combate à Covid-19. Na tarde desta quarta-feira (24/6), durante o terceiro dia de comemorações pelos 52 anos da Instituição, a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, acompanhada dos pesquisadores doutores Felipe Dal Pizzol, Gislaine Zilli Réus e Criastiane Tomase, apresentou as ações concretizadas nestes mais de 90 dias de enfrentamento ao coronavírus.

Dentre as áreas de saúde, economia, educação e inclusão, a Unesc propôs medidas diretas e indiretas, como o auxílio ao poder público e a outras organizações do Sul de Santa Catarina. “Como Universidade comunitária, somos um polo de pesquisa e ciência, sobretudo na área da saúde. Nestes quase cem dias, direcionamos nossos pensamentos a oferecer soluções, que venham a contribuir com toda a sociedade de nossa região. É um momento delicado e de desafios, que respondemos com mais de 20 projetos de grande amplitude, nos posicionando à frente”, enalteceu Luciane.

Durante sua fala, Felipe Dal Pizzol também apresentou a situação da pandemia em Criciúma e região, fazendo considerações sobre cada aspecto vivido em uma linha do tempo, incluindo chegada, isolamento social, abertura do comercio, pico, contágio, testes e combate ao vírus.

Atuação da Unesc

Os trabalhos mais recentes desenvolvidos pela Universidade usam da informação como ferramenta de combate ao coronavírus, pensando no cenário de agora e do futuro. O Comitê de Analise e Gestão Covid-19 disponibiliza dados em tempo real da situação na região, Brasil e mundo. Já os eventos da proposta “O Sul do Estado Pós-Pandemia” coloca as situações em diálogo, com a presença de especialistas em saúde e de políticas públicas. 

Conheça iniciativas anteriores:


SOS Unesc Covid-19

Serviço de teletriagem referenciada para evitar que pessoas com sintomas da doença saiam de casa. O funcionamento da inciativa permite uma pré-consulta, feita por profissionais da saúde, com orientações e informações à sociedade. Todos os atendimentos são realizados por WhatsApp.

Saiba mais 

 
Acolher Unesc Covid-19

A saúde mental é um termo de importante atenção durante a pandemia. O serviço online gratuito de atendimento e apoio psicológico à população é oferecido pela Unesc como uma resposta aos estresses e dificuldades do isolamento social. Todo o processo é realizado por ferramentas tecnológicas, com acompanhamento de profissionais de psicologia.

Saiba mais 


Produção e distribuição de álcool em gel

Milhares de litros de álcool em gel já foram produzidos e distribuídos para pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social, além de Hospitais e Unidades Básicas de Saúde da Região.

Saiba mais 


Produção de máscaras para profissionais da saúde

As equipes do Iparque (Parque Científico e Tecnológico) já produziram e distribuíram mais de 800 máscaras com maior vedação e proteção para profissionais da saúde que atuam no SAMU, Hospitais e nas Clínicas Integradas Unesc.

Saiba mais


Drive Thru de vacinação contra a H1N1

Fomos pioneiros no sistema de DriveThru na campanha de vacinação contra a H1N1 para idosos e profissionais da saúde. A ação garantiu mais segurança e assertividade à campanha de vacinação, diante de que o público alvo está dentro do grupo de risco.

Saiba mais 


Cartilhas informativas

A Unesc criou cartilhas informativas para a população sobre os cuidados essenciais contra a Covid-19, importância da alimentação saudável e do uso correto de medicamentos

Saiba mais 


Comitê de apoio aos trabalhadores

A Unesc criou um comitê para auxiliar e orientar profissionais de empresas da região

Saiba mais


Parceria com a Prefeitura de Criciúma

A Unesc sedia a Sala de Situação da Secretaria Municipal de Saúde, que acompanha o avanço da doença

Saiba mais 


Projeto Ozônio

A Unesc desenvolveu o primeiro projeto de desinfecção com o uso o ozônio no Sul do Brasil. Os equipamentos produzidos estão sendo utilizados em espaços de combate à pandemia e garantindo um retorno seguro para a Universidade. O gás do ozônio é de cem vezes mais potente do que os desinfetantes comuns e age 3.200 vezes mais rápido.

Saiba mais 


Participação de residentes da Unesc em diversas ações

Mais de 150 alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia da Unesc atuam como residentes ou estagiários, em ações de combate ao coronavírus. As áreas de atuação vão desde o teleatendimento da Prefeitura, quanto Unidades Básicas de Saúde, Hospitais e Farmácias.

Saiba mais 


Comitê de Análise e Gestão Covid-19

A Universidade montou um comitê junto dos municípios da região para criar estratégias que impeçam o avanço da contaminação

Saiba mais


Projetos para fabricação de respiradores

Nossos professores estão projetando respiradores para serem fabricados e ajudarem no atendimento de pessoas com sintomas graves

Saiba mais 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de junho de 2020 às 17:53
Compartilhar Comente

O que se sabe sobre a contaminação de crianças pela Covid-19?

O que se sabe sobre a contaminação de crianças pela Covid-19?
São poucos casos confirmados, mas é necessário ter atenção (Foto: Divulgação) Mais imagens

A transmissão do coronavírus por e para as crianças ainda tem seus mistérios. A única certeza, conforme a médica pediatra professora da Unesc, Mayra Sônego, é que os cuidados com os pequenos devem ser redobrados, já que eles podem ser assintomáticos e seus hábitos têm grande poder de disseminação do vírus. 

O cenário em Criciúma e região, segundo a profissional, não aponta casos infantis de contaminação e internação, mas este número pode estar ligado a dificuldade em reconhecer a infecção em uma criança. “Quando na infância, os sintomas são muito leves, o que pode não preocupar. Muitas vezes são até descritos pelo responsável como uma febrinha ou uma dorzinha de garganta leve. Na Europa e na Ásia, em países como a China e Inglaterra, testes em massa foram realizados na população e o indicativo confirmou a assintomacidade por parte das crianças. Por isso, é necessário ter entendimento da importância de valorizar os mínimos detalhes. Em uma explicação mais simples, podemos dizer que a criança é um vetor de uma doença grave, mas que nela não se agrava”, explica Mayra. 

Para reconhecer os sintomas, vale atentar para a esfera respiratória, com sinais gripais e febre variante; digestiva, com vômitos e especialmente diarréias, e sinais na pele, com normalidade da febre aparecendo antes e vestígios que imitam a catapora, alergias ou até lesões por fungos. “A explicação das lesões na superfície da pele pode ser pela espera do responsável por buscar um profissional. Quando percebe a leve gripe ou um simples enjôo, tenta tratar em casa como algo de rotina e ocasiona o aparecimento de sinais externos”, esclarece a profissional.  

Crianças devem ser mantidas em casa

Em um ambiente externo ou em estabelecimentos comerciais, a criança tende a tocar objetos e locais expostos, contribuindo para uma possível disseminação do coronavírus e até ficando em perigo de contrair doenças. Para o uso das máscaras, não aconselhado a crianças menores do que dois anos, deve-se ter atenção ao tamanho e colocação no rosto, evitando o abafamento ou até ocorrências mais graves.

Segundo Mayra, não é momento de afrouxar os cuidados referentes à pandemia, já que existe o aumento no movimento em hospitais, com caso em adultos, e uma preocupação para a confirmação do crescimento no número de casos para os próximos dias. “É necessário manter todos os cuidados já tomados regularmente: contato limitado a pessoas do grupo de risco, higienização das mãos, não abraçar ou beijar e não levar a criança para o mercado, para que ela não contamine os espaços”, afirma. 

Criciúma conta com dois centros especializados de atendimento infantil para casos de coronavírus: no HMISC (Hospital Materno Infantil Santa Catarina) e na Unimed. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de maio de 2020 às 18:25
Compartilhar Comente

Profissionais de saúde da Unesc recebem protetores faciais para atuar frente à pandemia

Profissionais de saúde da Unesc recebem protetores faciais para atuar frente à pandemia
Clínicas Integradas da Universidade é o sétimo local atendido pelo projeto (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os profissionais de saúde da Unesc receberam, nesta segunda-feira (27/4), novas ferramentas de proteção para atuar no combate à pandemia. São protetores faciais, produzidos por profissionais da Universidade no Iparque (Parque Científico e Tecnológico). A entrega foi realizada nas Clínicas Integradas, o sétimo local atendido pela iniciativa. 

Segundo o professor, pesquisador e coordenador do projeto, Felipe Zanette, a projeção é que até 800 equipamentos sejam entregues nas próximas semanas. “Tínhamos o objetivo inicial de atender apenas a Unesc. Porém, o projeto foi sendo expandido e até o momento realizamos a entrega de 479 protetores, interna e externamente”, conta Zanette.  

A coordenadora das Clínicas Integradas, Mágada Tessmann, explica que os equipamentos serão distribuídos para todos os colaboradores presentes, agregando ao conjunto de proteção já utilizado no dia a dia. “Todos que atendem nas Clínicas vão receber uma unidade. O protetor funciona como um escudo, protegendo toda a face do usuário. Além do item, avental, luvas e outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) já fazem parte do figurino de nossos profissionais”, afirma.

Confira as instituições beneficiadas

  • SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) - cinco unidades;
  • Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga - 24 unidades;
  • Hospital Santa Catarina, de Criciúma - 40 unidades;
  • Centac (Central de Atendimento ao Estudantes), na Unesc -  20 unidades;
  • Hospital São Donato, de Içara - 30 unidade ;
  • Hospital São José, de Criciúma - 300 unidades,
  • Clínicas integradas da Unesc - 60 unidades.  


Projeto em constante evolução 


O protetor facial foi desenvolvido e produzido com a colaboração de professores, funcionários e pesquisadores da Universidade no IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia), que inclui laboratórios de Design, Simulação de Modelos, Metrologia, Processamento de polímeros, usinagem e outros espaços de trabalho, localizados no Iparque (Parque Científico e Tecnológico).

Caracterizado com um formato simples, o produto tem grande eficiência para isolamento do usuário, proporcionando uma experiência segura e confortável. Sua forma também garante confiança após o uso. O profissional terá facilidade ao higienizar seu equipamento. 

“O objetivo atual é a implementação de melhorias no processo de fabricação e também no produto final. Buscamos atingir um produto de excelência, com baixo custo de implementação e produção, sendo uma solução pontual às necessidades da sociedade”, frisa Zanette.

A evolução do projeto fica evidenciada no tempo de produção atual, que de três horas foi reduzido para 15 minutos, oportunizando atender com mais eficiência as demandas da região. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de abril de 2020 às 18:38
Compartilhar Comente

Unesc entrega 300 protetores faciais aos colaboradores do Hospital São José

Unesc entrega 300 protetores faciais aos colaboradores do Hospital São José
Cinco instituições de saúde da região já receberam os equipamentos (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os profissionais de saúde do HSJ (Hospital São José) receberam, na tarde desta sexta-feira (24/4), 300 protetores faciais para uso no enfrentamento da pandemia da Covid -19. Os equipamentos produzidos pela Unesc, com uso da tecnologia de impressão 3D, já receberam cinco atualizações desde o dia 17 de março, quando o projeto foi idealizado pela reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta.

Para o técnico responsável pela segurança do trabalho do Hospital, Régis Dieke, a partir desta data o colaborador da instituição terá mais tranquilidade ao prestar serviços à comunidade. “A doação da Universidade vem trazer segurança aos nossos trabalhadores neste momento de pandemia. O profissional de saúde, a partir do momento que recebe este equipamento, se sente mais confiante para prestar seu serviços de excelência, seja ao paciente com suspeitas ou confirmação de contaminação”, afirma 

A palavra segurança também foi destacada pela diretora geral do Hospital, Irmã Isolene Lofi, que reafirmou a importância do item no dia a dia daqueles que se colocam na linha de frente da luta contra o coronavírus. “Vai suprir a necessidade de 300 colaboradores, do pronto socorro as clínicas de tratamento. Eles chegam em ótima hora”, frisa.

Na segunda-feira (27/4) uma nova entrega será realizada nas Clínicas Integradas da Universíade, totalizando 400 protetores faciais disponibilizados aos profissionais de saúde. Os hospitais Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga; São Donato, de Içara; Santa Catarina, de Criciúma, e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) já receberam lotes dos equipamentos.

A evolução dos protetores faciais 


Caracterizado com um formato simples, o produto tem grande eficiência para isolamento do usuário, proporcionando uma experiência segura e confortável. Sua forma também garante confiança após o uso. O profissional terá facilidade ao higienizar seu equipamento. 

O projeto, coordenado pelo professor Felipe Zanette, passou por transformações desde de sua primeira formulação. “Já temos melhoramentos para o futuro do projeto, idealizados a partir das experiências iniciais de uso. O tempo de produção também foi reduzido. Inicialmente a produção era de três horas para cada unidade. Hoje um processo completo de produção e montagem é realizado em 15 minutos”, destaca. 

Desde a primeira versão do protetor facial, o trabalho é desenvolvido na estrutura do IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia), que incluí laboratórios de Design, Simulação de Modelos, Metrologia, Processamento de poímeros, usinagem e outros espaços de trabalho, localizados no Iparque (Parque Científico e Tecnológico).

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de abril de 2020 às 20:56
Compartilhar Comente

Unesc em Dia {Edição especial Covid-19} Pesquisa de Avaliação de Indivíduos Assintomáticos

🎧 Podcast | Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, apresenta a Pesquisa de Avaliação de Indivíduos Assintomáticos. Pioneira em Santa Catarina, medida apontará soluções imediatas e assertivas para o enfrentamento da pandemia na região. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de abril de 2020 às 18:06
Compartilhar Comente