Coronavírus

Unesc aposta no conhecimento para garantir a segurança no campus e a excelência nas aulas

Unesc aposta no conhecimento para garantir a segurança no campus e a excelência nas aulas
Mais de cem monitores foram capacitados para questões de biossegurança e tecnologia (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc segue atuando para proporcionar um retorno seguro e assertivo no segundo semestre de 2020. Nesta quinta-feira (17/9) mais de cem monitores passaram por  capacitação, respeitando a capacidade pandêmica das salas, ministrada por equipes do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), Diretoria de Ensino de Graduação, Assessoria Pedagógica Universitária e Reitoria. “A Universidade tem mobilizado sua expertise em nome da vida. Esta importante ação possibilitará a preservação da saúde das pessoas e a excelência no desenvolvimento das aulas híbridas deste semestre”, evidenciou a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.



O momento, conforme o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, faz parte da organização da Universidade para a retomada gradual das atividades práticas, quando as condições sanitárias possibilitarem. A proposta é entregar uma equipe capacitada para auxiliar os professores e as equipes da Instituição. “Como principal premissa, a Universidade tem a valorização da vida como uma de suas centralidades em todo este tempo de afastamento social. Estes monitores estarão distribuídos em todo o campus, cuidando da aferição de temperatura, controlando o acesso aos blocos, mantendo o distanciamento e proporcionando o suporte ao processo de adaptação tecnológica”, explicou. 

Em um ambiente preparado para receber o encontro, a troca de conhecimentos teve teoria e prática, oportunizando o domínio completo dos equipamentos e dos procedimentos de biossegurança. “Os monitores estarão atuando a partir do dia 21. Teremos a presença destas equipes nos três períodos, manhã, tarde e noite. Hoje eles também estão conhecendo o perfil do profissional da Unesc, os métodos e processos de biossegurança e a tecnologia implantada na Instituição”, contou a assessora da Gestão do Campus, Elisangela Machado.

A estudante de Arquitetura e Urbanismo Andressa Flores atua no Setor de Arte e Cultura. Ela foi convidada para desempenhar o papel de monitora e não pensou duas vezes antes de aceitar. “Vivemos um desafio. Acredito que a função desta equipe será de grande importância. Quando recebi a ligação não tive dúvidas em aceitar. Sei da importância deste papel diante do que vivemos”, destacou. 

O DDH foi responsável pelo recrutamento para a função. A coordenadora do setor, Mariléia Maciel, destacou a necessidade de uma busca por pessoas engajadas para contribuir.  “É um novo momento na Universidade. Existe uma grande importância neste processo, que exige engajamento, comprometimento e pró-atividade para um só objetivo”, afirmou. 

Procedimentos para uma retomada segura 

O segundo semestre iniciou em 2 de setembro. Como preparação, a Universidade investiu em equipamentos e treinamentos sobre biossegurança para professores e colaboradores. Para garantir a excelência nas aulas, o modelo híbrido ganhou ainda mais destaque. Neste formato, o professor estará no campus e suas explicações serão transmitidas em tempo real. Os acadêmicos que tiverem interesse em participar das aulas presencialmente poderão fazer participando de um rodízio de quando a matriz de risco permitir, no momento temos autorização apenas para presencialidade em atividades práticas e estágios. Todas as condições ocorrerão de acordo com as condições pandêmicas. 

As aulas transmitidas continuarão sendo gravadas. Para atender da melhor maneira aos estudantes de todos os cursos, a Unesc equipou os espaços formativos com câmera, áudio, vídeo e microfone de lapela (individual para cada professor). Das 250 salas, 145 terão dois equipamentos de data show (para a ampliar a interação do professor com os estudantes que estiverem presencialmente e os que acompanharão de modo remoto pelo Google Meet), quadro adaptado para melhorar a captação pela câmera, iluminação adaptada para melhor qualidade na captação e transmissão das imagens.



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de setembro de 2020 às 17:16
Compartilhar Comente

Unesc apresenta modelo inovador e seguro de respirador mecânico para o enfrentamento da Covid-19

Unesc apresenta modelo inovador e seguro de respirador mecânico para o enfrentamento da Covid-19
Protótipo já tem potencial para ser reproduzido e utilizado em hospitais (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Pesquisadores da Unesc apresentaram, nesta terça-feira (1º/8), o primeiro projeto de respirador mecânico constituído em uma instituição de ensino do Sul catarinense capaz de ser funcional e seguro para ser usado em uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Desenvolvido no Iparque (Parque Científico e Tecnológico), por professores do curso de Engenharia Mecânica, o protótipo já tem potencial para ser entregue à sociedade como um modelo a ser reproduzido, e também pode seguir como objeto de pesquisas e aprimoramentos.

A ideia deste projeto nasceu com a chegada da pandemia. A necessidade por este equipamento ganhou proporções únicas, e como resposta a este cenário a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, buscou soluções na expertise tecnológica e na união das áreas de conhecimento da Universidade.  

Na tarde desta terça-feira, ela acompanhou a primeira demonstração da funcionalidade, e comemorou mais esta conquista.  “O protótipo do respirador é um equipamento resultante do empenho de um grupo de professores do curso de Engenharia Mecânica. Altamente avançado, e com grande sustentabilidade, demonstra as capacidades inovadora, tecnológica e científica de uma Universidade, que mesmo em tempo de forte crise sanitária se reinventa e coloca a ciência a favor da vida nas diferentes áreas do conhecimento. Esse protótipo também demonstra a importância das engenharias, principalmente a relevância de sua aplicação à saúde”, evidenciou Luciane. 

O professor doutor Adriano Bernardim coordena a iniciativa há mais de cinco meses, desde sua implantação, e conta que todas as decisões foram debatidas por um grupo de especialistas formado para entregar um produto com maior assertividade. Entre adequações, importação de peças e busca de parcerias, foi possível concluir o protótipo. “Foram várias reuniões, simulações e outras atividades, até que chegássemos a este modelo apresentado. É um projeto impressionante, principalmente diante de um desafio para a presencialidade”, destacou. 

Projeto inovador e aprovado por profissionais de saúde

Durante os primeiros passos de desenvolvimento, o professor, médico e pesquisador da Unesc, Felipe Dal Pizzol, chamou atenção para a necessidade de um respirador diferente do que já havia sido entregue às instituições de saúde. As ressalvas do profissional levaram a uma alteração do projeto, com o desenvolvimento de novas pesquisas e uma tecnologia pioneira. 



Após o estudo, construção, testes e aprovação, o respirador mecânico da Unesc é diferente dos já entregues por outras instituições de ensino. Conforme o professor doutor Mauro Eduardo Benedet, o profissional de saúde tem controle completo sobre o sistema, que conta com sensores de monitoramento e aquisição de dados para o controle via software. O modelo conta com:

- Reguladores de pressão para a entrada de ar comprimido e oxigênio;

- Controle da entrada de ar comprimido e oxigênio via software;

- Medidores de vazão para o ar comprimido e oxigênio, com leitura via software;

- Pulmão artificial que permite a simulação precisa da realidade em UTIs;

- Válvula de expiração e temporizador via software; 

- Conexões de mangueiras, válvulas de contenção e outros componentes auxiliares.

Segundo o professor doutor Fábio José De Souza, apesar de já ser considerado um modelo capaz de suprir as necessidades do paciente, ainda são esperadas melhorias no componente. Este processo será realizado com o acompanhamento de um profissional da saúde, que poderá  apontar os pontos fortes e fracos do projeto, permitindo a entrega de um produto de excelência. 

O futuro do projeto conta com a contribuição de professores do curso de Design - ênfase em desenvolvimento de produtos da Universidade. Os pesquisadores têm o papel de desenvolver a instalação final do respirador, garantindo a usabilidade e a segurança para seu deslocamento.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de setembro de 2020 às 17:16
Compartilhar Comente