Coronavírus

Museu de Zoologia da Unesc prepara experiência virtual e gratuita para a comunidade

Museu de Zoologia da Unesc prepara experiência virtual e gratuita para a comunidade
Conteúdo ficará disponível a partir de segunda-feira (4/5) Mais imagens

O Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc tem novidade. Na segunda-feira (4/5), durante a Semana da Extensão, o projeto virtual “Visitando o Muzoo” será disponibilizado de forma gratuita, proporcionando visitas guiadas, contando a história do local e apresentando iniciativas educacionais sobre o meio ambiente. 

Podcast |


O novo projeto terá o formato de uma série em documentário e, segundo a coordenadora do espaço, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, tem o objetivo de chegar às escolas da região por meio de ferramentas tecnológicas.  “O projeto virtual se constitui em uma coletânea de vídeos, que apresentarão o espaço em um sequência de episódios. A ideia prevê também a distribuição das criações infantis do Museu, agora apresentadas com recursos audiovisuais e com uma experiência muito mais encantadora”, conta Morgana. 

No quesito educação, a equipe do Museu vai disponibilizar vídeo aulas com momentos fiéis a uma visita presencial à Universidade. “O objetivo desta ação é dar suporte ao ensino formal, oferecer ferramentas aos professores, em todas as áreas de ensino, e possibilitar o início ou continuidade de projetos de educação ambiental na escola”, completa a coordenadora. 

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, a ação é assertiva e necessária, se destacando frente aos desafios vivenciados atualmente. “Mais do que nunca o momento pede sensibilidade, para entendermos o cenário, incentivo, para superarmos as dificuldades, e inovação para seguirmos nossa missão de contribuir com a educação e a qualidade de vida das pessoas. O projeto “Visitando o Muzoo” foi recebido com muito orgulho e alegria, pois reúne todos estes elementos. Vale destacar também que sua atuação contempla todas as idades, formando pessoas conscientes de seu ambiente de vida e transformando aqueles que buscam saber mais sobre o que nos cerca”, enaltece.

O conteúdo será disponibilizado em http://museudezoologia.unesc.net/. Saiba mais sobre a Semana da Extensão clicando aqui.

Conheça o Museu 

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski foi fundado em 2002, com o objetivo de ser um centro de referência na pesquisa científica, na educação ambiental e no turismo cultural. O Museu, vinculado a Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, constitui-se em um espaço interdisciplinar que tem o compromisso de desenvolver ações de extensão junto à comunidade.

Mensalmente, o espaço recebe 1.500 crianças, vindas de municípios do Sul catarinense e do Norte do Rio Grande do Sul. Este número soma-se aos vísitantes diários da Universidade, já que os espaços do Museu são abertos ao público e se misturam com a estrutura da Instituição.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de abril de 2020 às 17:26
Compartilhar Comente

Condições ergonômicas do home office exigem atenção

Condições ergonômicas do home office exigem atenção
Profissional da Unesc alerta para necessidade de atenção à cuidados básicos que possam evitar reflexos negativos no corpo pós-quarentena (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

O cuidado com as condições ergonômicas nos mais variados espaços de trabalho é uma necessidade constante de atenção nas empresas. No período de pandemia mundial em que grande parte dos trabalhadores desenvolvem suas atividades no ambiente doméstico, no entanto, nem sempre as condições disponíveis são favoráveis para tantas horas de atividade. É preciso adaptar e utilizar o que está disponível, mesmo quando este não é o mais adequado. Pensando nisso, a professora doutora em Ergonomia, Barbara Regina Alvarez, alerta para a importância de ações que possam minimizar os prejuízos sentidos no corpo diante da situação.

Entre os principais problemas relatados no trabalho em casa, conforme a professora, está a utilização de mesas e cadeiras inadequadas, no caso de atividades que utilizam o computador de forma constante. “É raro quem tenha em casa cadeiras adequadas para esse tipo de atividade e que tenha uma boa sustentação para tantas horas de trabalho em frente à tela”, comenta.

Neste caso a indicação da profissional é de um ajuste simples que pode evitar dores nas costas, especialmente na região lombar. “Colocando um suporte nessa região e tendo atenção na permanência da postura neutra, a qual conduz um bom alinhamento do abdômen e do tronco. A cabeça deve ficar numa posição equilibrada para minimizar a sobrecarga na musculatura cervical. Desta forma já podemos evitar uma postura muita curvada para frente, que prejudicará a cervical e a lombar”, explica.

Com a utilização de notebooks ou outros tipos de aparelhos, de acordo com Bárbara, a atenção com a postura e o cuidado em realizar pausas frequentes para alongamento de braços e pernas é ainda mais importante. “São equipamentos já com teclados e telas reduzidas que exigem uma postura diferente e que não seriam tão adequadas para um período intenso de trabalho. Sabendo que há essa necessidade, o que podemos fazer para evitar ou minimizar os prejuízos ao nosso corpo é nos policiarmos para realizar uma para de dez minutos a cada hora, ou fraciona-la em duas paradas de cinco minutos”, indica a doutora.

Em vídeo produzido pela Unesc TV a especialista mostra algumas dicas de como se portar de forma correta na cadeira utilizada para o trabalho, além de alguns alongamentos utilizando uma barra fixa que pode ser instalada em casa.

Além dessas opções, Bárbara aponta outras opções de alongamento consideradas importantes para a coluna, braços, pernas e até para os olhos:

- Deitar no chão apoiando as costas e abraçar os joelhos;

- Estender braços para cima estendendo-os de um lado para outro;

- Tirar o olhar da tela de trabalho e leva-lo ao horizonte. Focar em diferentes distâncias para também exercitar os olhos;

- Evitar a utilização de fones de ouvido por mais de três horas ao dia; caso haja a possibilidade, optar pelos modelos que contam com concha e deixam o ouvido mais confortável;

- Realizar caminhadas utilizando todas as formas de prevenção, aproveitar o quintal para algum exercício ou até utilizar as escadas do prédio, para, de alguma forma, exercitar e estimular o corpo.

- Todas as atividades devem ter atenção à respiração

Confira o vídeo da professora:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2020 às 17:27
Compartilhar Comente

Unesc inicia novos serviços de apoio aos profissionais de saúde e comunidade interna

Unesc inicia novos serviços de apoio aos profissionais de saúde e comunidade interna
Interessados podem participar de forma gratuita (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os profissionais de saúde, que atuam na linha de frente da pandemia, contam com novos serviços da Unesc para cuidar do corpo e da mente. As iniciativas “Cuidando de quem cuida” e “Terapias Alternativas” somam-se ao “Programa Acolher Unesc Covid-19”, com o objetivo de zelar pela saúde das pessoas. Os novos projetos também são oferecidos aos professores e funcionários da Instituição. 

Coordenado pelo curso de Enfermagem, “Cuidado de quem cuida” promove encontros diários e gratuitos, todos os dias da semana, por meio de ferramentas virtuais. Reik, relaxamento mental e físico e escuta qualificada integram a programação. “O planejamento da iniciativa buscou atender os horários 12h30 e 22h30, identificados por meio de uma pesquisa como os mais adequados aos profissionais da saúde”, explica a coordenadora do curso, Ioná Vieira Bez Birolo.

Ela completa ressaltando a importância do profissional, imerso em uma rotina de luta neste momento de pandemia, buscar este momento para cuidar de si. “No horário de intervalo, ele poderá ter uma palavra de conforto, orientação sobre uma técnica relaxante e uma prática alternativa como o Reiki. Minutos de grande importância para sua saúde ”, afirma. 

Confira a programação 

Segunda-feira - Escuta qualificada 
Terça-feira - Reiki
Quarta-feira - Técnicas de relaxamento 
Quinta-feira - Escuta qualificada 
Sexta-feira - Técnicas de relaxamento 
Sábado - Reiki
Domingo - Escuta qualificada 

Para participar basta clicar aqui e guardar o link para os horários definidos na agenda acima. 

Atendimento presencial 

Em alternativa aos serviços online, o CER (Centro Especializado em Reabilitação) atuará de forma presencial, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, com sete especialidades nas “Terapias Alternativas” e atendimento psicológico.

Massoterapia, terapia manual, relaxamento, auriculoterapia, aromaterapia, imposição de mãos, e barra de access serão oferecidos gratuitamente. “As iniciativas tiveram origem em uma leitura do cenário e a percepção de que os colaboradores e profissionais da saúde precisavam de apoio, tanto nas questões que melhorem a qualidade de vida, quanto a uma escuta qualificada presencial”,  destaca a coordenadora das Clínicas Integradas e do CER, Mágada Tessmann.

Para agendar uma avaliação, que antecede o atendimento, o interessado deve entrar em contato no telefone (48) 3431-4538. 

Conheça o Programa Acolher Unesc Covid-19

Disponível para toda a comunidade, com a finalidade de oferecer acolhimento e apoio psicológico para as pessoas em situação de sofrimento psíquico por conta do isolamento social, o Programa Acolher Unesc Covid-19 é mais uma ação da Universidade, que coloca sua equipe à disposição da comunidade unindo esforços ao combate à pandemia que o mundo enfrenta.

Estarão disponíveis, no total, 36 psicólogos vinculados ao curso de Psicologia, ao programa de mestrado em Saúde Coletiva, ao programa de Residência em Saúde Coletiva e ao Acolher Unesc, ação lançada em 2019 como foco no atendimento aos estudantes e, diante do cenário atual, ampliado em novo formato para toda a comunidade

O serviço pode ser acessado de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, pelo contato (48) 99644-1887.

Para solicitar o atendimento de escuta psicológica qualificada, o usuário do serviço deve enviar uma mensagem de texto na ferramenta Whatsapp, dizendo “Oi” e escolhendo, em seguida, a opção 5.

Todos os profissionais da Universidade envolvidos no projeto são cadastrados junto ao Conselho Regional de Psicologia.  Os atendimentos são gratuitos e garantem o sigilo e as normas éticas de atendimento online.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2020 às 15:19
Compartilhar Comente

Dia Mundial da Educação: desafios impostos e importância multiplicada

Dia Mundial da Educação: desafios impostos e importância multiplicada
Data celebrada neste dia 28 de abril lembra a importância da educação em todas as dimensões e faz paralelo ao momento de reinvenção vivido diante de pandemia mundial (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

Celebrar o Dia Mundial da Educação neste dia 28 de abril com aulas presenciais suspensas em todo o mundo pode parecer uma ironia. Crianças, adolescentes e adultos distantes das salas de aulas e o mundo passando por um dos maiores problemas de saúde pública já registrados na história. O cenário, de fato, não se mostra simples, porém reforça a importância da educação em todas as dimensões.

Na Unesc e no Colégio Unesc, por exemplo, o empenho e a superação de desafios se mostram ainda mais fortes diante das mudanças. Se ao longo dos semestres, com a sociedade caminhando em ritmo normal, os enfrentamentos em defesa da importância da educação já são constantes, em um momento de desafios multiplicados, ela faz parte da reinvenção do todo e se mostra ainda mais essencial no cenário.  

Para a pró-reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toretti, a educação é uma das estratégias de maior importância para a transformação social, tendo em vista que a todo instante, professores e estudantes precisam se reinventar. “Essa renovação é necessária na medida em que a educação está pautada diretamente na relação entre as pessoas e o mundo onde estão inseridas, sua relação com a sociedade. O cenário presente muda rapidamente e somos convocados a nos reinventar, todos os dias. Educar, em meio a uma pandemia é exemplo disso. Todos nós, a partir da realidade e com as habilidades que já tínhamos, nos adaptamos, desenvolvendo novas formas de ensinar e aprender”, salienta.

Tamanha dedicação em encontrar os melhores caminhos para educar, conforme Indianara, se explica pela consciência da importância de tal relação, a de professor e aluno. “Educar é um ato de amor, de desenvolvimento da autonomia. Deve, portanto, devolver competências e habilidades para uma atuação presente e futura, que possibilite análise crítica para um processo de transformação que torne este mundo cada vez melhor. Estamos plantando sementes de mudança, de esperança, tudo com muita solidez e embasamento”, completa.

O papel de uma escola e, ainda mais, de uma Universidade que guia o aprendizado diante deste e de cenários tão desafiadores nas mais variadas áreas, é de ensinar a aprender, ensinar a inovar. “Cada vez mais, o processo de ensino-aprendizagem deve estar pautado na realidade e nas tendências que o futuro nos aponta. Cada vez mais habilidades socioemocionais, digitais, de trabalho em equipe, são exigidas. A este trabalho de desenvolvimento de competências, pautado em problemas reais e com foco no futuro chamamos de inovação na educação”, acrescenta.

A data

Desde 2000 o dia 28 de abril é lembrado como Dia Mundial da Educação em alusão ao Fórum Mundial de Educação em Dakar, evento realizado em Senegal, no qual 164 governos montaram “Marco de Ação de Dakar, Educação para Todos: Cumprindo nossos Compromissos Coletivos”. Tal documento lançara uma agenda de metas para a educação em todo o mundo até 2015.

Ao longo dos anos de vigor da agenda foram conquistadas algumas das metas, porém, conforme os relatórios realizados pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), não foi possível alcançar o pretendido. Apesar dos esforços empreendidos por governos, sociedade civil e comunidade internacional, o mundo não alcançou a Educação para Todos”, destaca o documento publicado como forma da de monitorar o progresso, destacar lacunas persistentes e fazer recomendações para a agenda global de desenvolvimento sustentável pós-2015.

Entre os avanços destacados à época pela Organização estiveram, por exemplo, a diminuição quase pela metade do número de crianças e adolescentes fora da escola entre os anos de 2000 e 2015, número que ainda hoje está longe de ser ideal.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2020 às 08:05
Compartilhar Comente

Profissionais de saúde da Unesc recebem protetores faciais para atuar frente à pandemia

Profissionais de saúde da Unesc recebem protetores faciais para atuar frente à pandemia
Clínicas Integradas da Universidade é o sétimo local atendido pelo projeto (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os profissionais de saúde da Unesc receberam, nesta segunda-feira (27/4), novas ferramentas de proteção para atuar no combate à pandemia. São protetores faciais, produzidos por profissionais da Universidade no Iparque (Parque Científico e Tecnológico). A entrega foi realizada nas Clínicas Integradas, o sétimo local atendido pela iniciativa. 

Segundo o professor, pesquisador e coordenador do projeto, Felipe Zanette, a projeção é que até 800 equipamentos sejam entregues nas próximas semanas. “Tínhamos o objetivo inicial de atender apenas a Unesc. Porém, o projeto foi sendo expandido e até o momento realizamos a entrega de 479 protetores, interna e externamente”, conta Zanette.  

A coordenadora das Clínicas Integradas, Mágada Tessmann, explica que os equipamentos serão distribuídos para todos os colaboradores presentes, agregando ao conjunto de proteção já utilizado no dia a dia. “Todos que atendem nas Clínicas vão receber uma unidade. O protetor funciona como um escudo, protegendo toda a face do usuário. Além do item, avental, luvas e outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) já fazem parte do figurino de nossos profissionais”, afirma.

Confira as instituições beneficiadas

  • SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) - cinco unidades;
  • Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga - 24 unidades;
  • Hospital Santa Catarina, de Criciúma - 40 unidades;
  • Centac (Central de Atendimento ao Estudantes), na Unesc -  20 unidades;
  • Hospital São Donato, de Içara - 30 unidade ;
  • Hospital São José, de Criciúma - 300 unidades,
  • Clínicas integradas da Unesc - 60 unidades.  


Projeto em constante evolução 


O protetor facial foi desenvolvido e produzido com a colaboração de professores, funcionários e pesquisadores da Universidade no IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia), que inclui laboratórios de Design, Simulação de Modelos, Metrologia, Processamento de polímeros, usinagem e outros espaços de trabalho, localizados no Iparque (Parque Científico e Tecnológico).

Caracterizado com um formato simples, o produto tem grande eficiência para isolamento do usuário, proporcionando uma experiência segura e confortável. Sua forma também garante confiança após o uso. O profissional terá facilidade ao higienizar seu equipamento. 

“O objetivo atual é a implementação de melhorias no processo de fabricação e também no produto final. Buscamos atingir um produto de excelência, com baixo custo de implementação e produção, sendo uma solução pontual às necessidades da sociedade”, frisa Zanette.

A evolução do projeto fica evidenciada no tempo de produção atual, que de três horas foi reduzido para 15 minutos, oportunizando atender com mais eficiência as demandas da região. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de abril de 2020 às 18:38
Compartilhar Comente