Coronavírus

Unesc cria plano de contingência para auxiliar estudantes frente aos impactos financeiros do coronavírus

Unesc cria plano de contingência para auxiliar estudantes frente aos impactos financeiros do coronavírus
Medidas preveem a flexibilização de mensalidades durante o período de quarentena e outras ações para assegurar a permanência dos alunos (Foto: Arquivo) Mais imagens

Ciente de seu papel e responsabilidades como comunitária, a Unesc vem tomando frente com diversas ações desde a chegada da pandemia de Covid-19 no Brasil, sobretudo na região Sul. Entre trabalhos como informações diárias, confecção de máscaras para agentes de saúde, produção de álcool em gel para a comunidade, apoio psicológico e o sistema de teletriagem referenciada, a Unesc, neste domingo (29/3), veio a público comunicar-se com a comunidade acadêmica a respeito dos impactos financeiros projetados. Em vídeo, a reitora Luciane Bisognin Ceretta direcionou o pronunciamento aos mais de 13 mil alunos. 



De casa, a gestora da Instituição reitera a importância de ouvir a aqueles de expertise sobre a pandemia que é enfrentada e afirma que a Universidade seguirá, de forma segura, zelando pela qualidade de vida das pessoas diante destes desafios. “Vivemos tempos difíceis, e que não estavam planejados por ninguém. Por isso, peço a vocês, nossos estudantes, sabedoria, equilíbrio e resiliência, para que juntos possamos conduzir com responsabilidades nossas ações e decisões. Não mediremos esforços para encontrar soluções que atendam a aqueles que são nosso maior patrimônio: nossos estudantes”, enaltece. 

Diariamente, a Unesc impacta de forma direta a vida de 15 mil pessoas em seu campus. Para além de seus muros, por meio do ensino, pesquisa, extensão e serviços oferecidos à comunidade em parcerias de apoio a prefeituras, quase um milhão de pessoas da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação dos Municípios da Região) tem suas vidas tocadas pela Universidade.

Criada pelo município de Criciúma, a Universidade não é pública. Sua existência e suas ações são subsidiadas em 98% pelas mensalidades. De seus 13 mil estudantes, 85% são auxiliados com algum tipo de bolsa de estudos, sendo que 55% são subsidiados com recursos da própria universidade. A Instituição também mantém o Restaurante Universitário, importante critério de permanência para o estudante.”A Universidade é grande e sólida, é verdade, mas também sente o impacto do momento vivido. Estamos todos do mesmo lado. Por isso, devemos ser confiantes e abertos ao diálogo. A equipe de gestão está focada e comprometida na elaboração do um plano de contingência, com o objetivo de minimizar os impactos causados pela pandemia. Buscaremos a sustentabilidade de nossa Instituição, para proteger todos que nela depositam sua confiança”, afirma Luciane.

A proposta, ainda em elaboração, deverá flexibilizar o que for possível das mensalidades de abril, maio e junho. Para o mês de março, com pagamento previsto para abril, não será estipulado juros para casos em atraso decorrentes do impacto do abalo econômico, desde que justificados. Nenhuma penalidade por débitos com a Universidade será executada, garantindo a continuidade dos estudos nos próximos meses e semestre, desde que justificados por conta do impacto econômico. “Aproveitamos o momento para solicitar apoio às nossas ações, junto aos órgãos públicos nas esferas estaduais e federais. Defenderemos a atitude de adiantamento dos recursos do Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina) e o pensamento de um novo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), explica a reitora.

A Universidade estudará cada caso apresentado pelos estudantes. Para isso, criou um comitê financeiro que receberá as solicitações dos estudantes e analisará, de acordo com a especificidade de cada um. 

Tecnologia proporcionará a continuidade das aulas

Um dos mais importantes eixos do desenvolvimento da região é a educação. Medidas, por meio da tecnologia, já estão concretizadas e em fase de implementação para as aulas seguirem.  “Há 52 anos a Unesc oferece ensino de excelência. Pedimos que sigam confiando em nossa expertise. A tecnologia e a inovação estão presentes em nosso DNA e refletidas em todas as áreas do conhecimento. Transformaremos este desafio em uma grande oportunidade de vivenciarmos uma experiência única, segura e que manterá a qualidade atestada pelo MEC (Ministério da Educação) com nota máxima”, destaca Luciane. 

Os dias de aula suspensos serão retomados, sem prejuízo ao calendário acadêmico, no mês de julho. A previsão de retorno é o dia 20 de abril. A decisão é assegurada em acordo entre Universidade e estudante e regulamentada pelo MEC, que prevê um plano pedagógico com até 20% de carga horária de forma semipresencial ou por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), prevista também no contrato dos serviços educacionais dos estudantes.

“Finalizo reafirmando que a Universidade está aberta ao diálogo, das mais diferentes formas. Agradecemos o respeito, a consideração e o carinho que estamos recebendo diariamente de nossos estudantes. É isso que confere sentido ao desafio de estar à frente de uma grande Universidade como é a Unesc, sobretudo em tempos tão difíceis. Reitero nosso compromisso e solidariedade a todos, não faltarão esforços para sairmos deste momento fortalecidos”, finaliza a reitora.

Acadêmicos reconhecem suporte 

O aluno de Odontologia e vice-presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Guilherme Strelow, reconhece o período de dificuldades que se apresenta e reafirma a confiança na gestão. “O período é difícil, além de atenção à saúde terá impactos negativos na economia. Sabendo disso, o estudante precisará de todo o apoio necessário. Temos a consciência de que este suporte será dado e que a gestão não medirá esforços para a permanência estudantil. Quem estuda na Unesc sabe da preocupação e responsabilidade desta Instituição para com seus acadêmicos”, afirma

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de março de 2020 às 12:32
Compartilhar Comente

Nutricionista da Unesc orienta sobre a melhor alimentação em dias de quarentena e combate à Covid-19

Nutricionista da Unesc orienta sobre a melhor alimentação em dias de quarentena e combate à Covid-19
Professora Alessandra Zanette Ghsi Frassetto dá dicas sobre escolhas, cuidados e preparos dos alimentos (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os dias têm sido de agitação e ansiedade em todo mundo em torno das preocupações com a pandemia da Covid-19. Em tempos de quarentena, famílias inteiras em casa, restaurantes fechados e a orientação para não sair às ruas, eis que é a hora de ir para a cozinha. Na missão de preparar os alimentos saborosos e nutritivos que sirvam como aliados à saúde a professora do curso de Nutrição da Unesc, Alessandra Zanette Ghsi Frassetto, dá algumas dicas que vão desde a higienização dos produtos utilizados até o balanceamento dos nutrientes necessários para o corpo.

A regra para este e todos os momentos, no que diz respeito à alimentação saudável, é harmonizar a quantidade e a qualidade dos alimentos que ingerimos, buscando variedade, equilíbrio, moderação e satisfação. “É com uma boa alimentação que cuidamos bem da nossa saúde. Além de resultados imediatos existem benefícios em longo prazo, ajudamos nosso corpo a se prevenir de diversas patologias. Infelizmente não existe uma alimentação para evitar o contágio de vírus como o da Covid-19, porém, ao se alimentar bem cada um fortalece seu organismo para manter um bom nível de imunidade e, assim, estar preparado e enfrentar qualquer necessidade causada por problemas de saúde”, esclarece.

Para ter o equilíbrio tão desejado, conforme a professora é importante prestar atenção na ingestão dos chamados macro e micronutrientes. Os macronutrientes, de acordo com a explicação de Alessandra, são as proteínas, os carboidratos e os lipídeos. Já os micronutrientes são as vitaminas e minerais, encontrados principalmente nas frutas e verduras. “Além disso, não podemos esquecer de fazer uma adequada ingestão de alimentos ricos em fibras, ou seja, comer as frutas com casca, com o bagaço, as sementes, verduras cruas, leguminosas e cereais integrais”, acrescenta.

Prioridade aos alimentos in natura

A dedicação ao preparo das refeições também é o que faz a diferença no quão saudável elas serão. O ideal, em especial em momentos de necessidade de maior atenção como este, é dar preferência aos alimentos in natura ou alimentos minimamente processados e preparações culinárias ao invés de alimentos ultraprocessados. “Ou seja, é muito melhor optar por água, leite e frutas no lugar de refrigerantes, bebidas lácteas e biscoitos recheados. Preferir comida feita na hora, comida caseira como caldos, sopas, saladas, molhos, arroz e feijão, macarronada, refogados de legumes e verduras, farofas, tortas, entre tantas opções, ao invés de algo industrializado, produtos que dispensam preparação culinária ao exemplo de sopas “de pacote”, macarrão instantâneo” e pratos congelados prontos para aquecer, por exemplo”, pontua.

Dicas para o melhor aproveitamento das refeições

Além dessas orientações, Alessandra pontua ainda outras dicas que podem fazer toda a diferença na alimentação do dia a dia:

  • Quando você for se alimentar procure fazê-lo em lugares tranquilos e limpos;
  • Desenvolva suas habilidades culinárias, tendo o cuidado de preparar os alimentos de forma segura;
  • Distribua as responsabilidades com a alimentação na sua casa. Comer bem é tarefa de todos;
  • Seja crítico, esteja atento aos mitos e ao apelo da publicidade enganosa em torno da alimentação. Avalie as informações que chegam até você e aconselhe seus amigos e familiares a fazerem o mesmo.

Sobre a higiene dos alimentos as recomendações também são de extrema importância. Confira outras orientações da profissional para a hora do preparo das refeições:

 - Higienize as mãos com frequência usando água e sabão, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

- Utilize agentes sanitizantes para higienização de objetos pessoais e superfícies frequentemente utilizadas.

 - Higienize frutas e hortaliças, afastando a contaminação por microrganismos.  Faça isso da seguinte maneira:

1° remova as partes não comestíveis e partes deterioradas destes alimentos.

2° lave em água corrente as frutas e hortaliças uma a uma, e no caso das verduras, folha a folha.

3° deixe de molho em solução clorada por 15 minutos. Para preparar a solução clorada utilize 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio ou água sanitária (sem alvejante) para 1 litro de água.

- Depois é só enxaguar e secar, com auxílio de papel toalha ou centrífuga de alimentos, e guardar na geladeira o que não for consumir de imediato. 

- Importante!  Só o cloro consegue matar microrganismos, como vírus, bactérias e fungos.  Não utilize vinagre e bicarbonato.

Confira no podcast preparado pela Agência de Comunicação da Unesc estas e outras informações explicadas pela professora Alessandra Zanette Ghsi Frassetto:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de março de 2020 às 11:35
Compartilhar Comente

{Multimídia} O que a ciência diz sobre o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina contra a Covid-19?

{Multimídia} O que a ciência diz sobre o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina contra a Covid-19?
Hospitais de Criciúma e região estão inclusos no teste nacional. Professor e pesquisador da Unesc aborda o assunto (Foto: Arquivo) Mais imagens

Existe, em todo o mundo, um esforço internacional para testar se os medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina têm resultados positivos e seguros contra o novo coronavírus. Em colaboração e seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde) o Brasil integrará este ensaio, que também será realizado por hospitais do Sul de Santa Catarina.

O professor pesquisador e presidente da Comissão Temporária de Acompanhamento e Prevenção da Unesc, doutor Felipe Dal Pizzol, lembra que a recomendação do consumo se dá para casos graves e pede atenção ao fármaco. “O uso indiscriminado, para casos leves e prevenção da doença, não é recomendado. Quem buscou a cloroquina na farmácia ainda é exposto aos riscos graves de seu uso”, alerta. 

A iniciativa em nível mundial é liderada pela OMS e foi batizada de Solidariedade. No Brasil, a responsabilidade é do Projeto Coalizão Covid Brasil, liderado pelos hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês e HCor, além da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva, qual Dal Pizzol é membro. Alinhadas, às propostas tem entre outros objetivos realizar os testes clínicos com a cloroquina e a hidroxicloroquina.

A ideia é realizar ensaios em até 70 hospitais pelo país, totalizando até mil pessoas participantes, com diferentes quadros: dos leves aos mais graves, inclusive aqueles que estão na UTI. “A iniciativa, via Ministério da Saúde, vai ter a participação de hospitais da região. O medicamento será testado em três diferentes condições:  para casos leves, graves, em que o paciente já está hospitalizado, e muito graves, com a pessoa já em terapia intensiva sob respiração mecânica”, explica Dal Pizzol.

O objetivo é coletar dados para gerar soluções de forma rápida. No último sábado (21/3), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a restrição da compra dos medicamentos. A medida foi tomada devido a grande busca em farmácias, mesmo com testes sem resultados conclusivos.

O pesquisador alerta sobre respostas adversas que o corpo pode dar ao uso do medicamento, principalmente sem indicação. “Diarreia, náuseas, vômito, coceira, taquicardia e câimbras. Também são associados a alterações mais graves, como problemas visuais e até arritmias cardíacas potencialmente fatais”, frisa. 

Assista ao conteúdo completo em vídeo:
 



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação
Produção audiovisual realizada pela Unesc TV - Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de março de 2020 às 09:00
Compartilhar Comente

Unesc Unesc em Dia {Edição especial Covid-19} Uso da cloroquina para combater a Covid-19

🎧 Podcast | O que a ciência diz sobre o uso da cloroquina contra a Covid-19? Professor pesquisador da Unesc esclarece.
 



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação
Unesc TV - Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de março de 2020 às 07:30
Compartilhar Comente

Professor da Unesc ministra palestra online

Professor da Unesc ministra palestra online
Com grande procura por inscrições, ação sobre planejamento financeiro terá segunda edição na próxima sexta-feira (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

A importante temática escolhida somada à toda a experiência do professor Abel Correa de Souza e à credibilidade da Unesc resultaram em mais uma ação de sucesso nesta sexta-feira (27/3). Abel ministrou palestra sobre Planejamento Financeiro voltado para empresas em ação gratuita e aberta à comunidade como forma de oferecer conteúdo aos dias de quarentena por conta da Covid-19.

Entre os focos dos ensinamentos transmitidos pelo professor estiveram lições sobre planejamento e gestão financeira por meio da elaboração, manutenção e gerenciamento do fluxo de caixa. “Houve participação efetiva dos componentes por meio da formulação de perguntas por áudio e por chat. Algumas delas perguntando sobre a necessidade de elaborar e gerenciar o fluxo de caixa”, avaliou.

Diante do cenário econômico do país em crise, os participantes não deixaram de fazer perguntas também relacionadas ao atual momento das empresas. “Neste sentido salientei a importância de gerenciar a tesouraria da empresa por se tratar da parte mais sensível de todas as organizações. Quanto ao momento, vejo que os governos e as instituições financeiras precisam encontrar formas de flexibilizar crédito e o recolhimento de tributos”, comentou.

Por conta da grande procura por inscrições logo após o lançamento da atividade e do limite máximo de espectadores delimitado pela plataforma em 250 pessoas, Abel voltará a proferir a palestra na próxima sexta-feira (3/4). Ao longo da próxima semana a Universidade voltará a divulgar o link para novas inscrições.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de março de 2020 às 22:28
Compartilhar Comente