PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Antonieta de Barros: negra mulher que nunca se pintou de outra cor

No dia 29 de março de 2022, às 9h da manhã, esteve no campus da Unesc, no auditório Edson Rodrigues, a professora Eliane Debus para ministrar a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Sua palestra teve como tema: “Antonieta de Barros: negra mulher que nunca se pintou de outra cor”. Ela ressaltou a importância do trabalho de Antonieta no contexto da história de Santa Catarina. Falou de sua representatividade como a primeira mulher negra no Brasil a se eleger deputada estadual e a primeira mulher a se eleger para o cargo em Santa Catarina. Ela foi professora, jornalista, escritora, parlamentar (em dois mandatos, 1935 e 1948) e fundadora da Liga do Magistério (1925), instituição que organizou os professores de todo o Estado em torno dos desafios e interesses dessa categoria.

A professora Debus falou também das muitas lutas que Antonieta de Barros enfrentou contra o preconceito e o machismo, sobretudo na Assembleia Legislativa do Estado, onde encontrou fortes opositores em razão de sua crítica às condições em que se encontrava a educação em Santa Catarina no período. Acusada pelo deputado Oswaldo Rodrigues Cabral de provocar “intriga barata de senzala”, Antonieta respondeu: “Na verdade não há intriga, porque não houve, mas as considerações em torno da situação ‘desoladora do ensino público’ foram ditadas pelo coração de uma negra brasileira, que se orgulha de sê-lo, e que ‘nunca se pintou de outra cor’, que nasceu, trabalhou e viveu nesta e que bendiz a Mãe, a santa Mãe, também negra, que a educou, ensinando-a a ter liberdade interior, para compreender e lastimar a tortura dos pobres escravos que vivem acorrentados, no mundo infinitamente pequeno das cousas infinitamente pequeninas e insignificantes – Não voltemos ao assunto” (O Estado, 6 maio 1951).

Logo após sua apresentação, Eliane Debus respondeu perguntas e dialogou com os estudantes e professores participantes da aula. Apresentou também e autografou seus dois mais recentes livros infantis: Antonieta (2020) e Triolé, Triolé: Poemas de Cruz e Sousa (2021).

Texto: Gladir da Silva Cabral

Colaboração: André Cechinel

04 de abril de 2022 às 10:51
Compartilhar Comente

Aula Inaugural PPGE/UNESC

O Programa de Pós-Graduação em Educação realizou, no dia 20 de agosto, a aula inaugural dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação com o tema “Formação, pesquisa e compromisso das humanidades com a produção de conhecimentos: ainda havemos de ousar um mundo melhor para todos?”. O evento foi ministrado pela professora Dra. Maria Stephanou, e ocorreu na sala 001 do Bloco “O”.

Stephanou é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde atua como professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação. Fez seu estágio pós-doutoral junto ao Service d'Histoire de l'Éducation do IFÉ - Institut Français de L'Éducation em Paris, na França. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Foi Presidente da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (2008 a 2011) e Vice-Presidente (nov. 2013 a nov. 2015). Associada à ARTHE - Association Transdisciplinaire pour eles Recherches Historiques sur l'Éducation desde outubro de 2012; da BIOGRAPH - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, onde atuou como Secretária na gestão 2010-2012 e integrou a Diretoria da Região Sul na gestão 2012-2014. Em 2009 e 2010 integrou a Comissão de Avaliação - Área de Educação da CAPES.

Por: Vanessa Morona Dias 23 de agosto de 2019 às 08:36
Compartilhar Comente

Mestrado em Educação debate impactos da nova Base Nacional Comum Curricular

Mestrado em Educação debate impactos da nova Base Nacional Comum Curricular
Mesa redonda reuniu professores da rede pública e alunos da Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

"A Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio: Implicações para a Educação Básica de Santa Catarina”, foi o tema de uma mesa-redonda que marcou a Aula Inaugural do segundo semestre de 2018 do Mestrado em Educação da Unesc. O debate teve a participação da professora doutoranda da USP, Letícia Vieira e recebeu professores da rede pública de ensino e alunos da Universidade. As discussões foram mediadas pelos professores do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller.

O evento teve o objetivo de avaliar os impactos das mudanças educacionais no Estado e propor reflexões que resultem em ideias de melhorias.

Em sua fala, Letícia chamou a atenção para diversos pontos da proposta da reforma e da base comum e dos desdobramentos dela como, por exemplo, o foco na formação técnica profissional em detrimento de uma formação humana de base. “A gente prepara o aluno para uma coisa muito específica que daqui a pouco não vai mais existir. Noventa por cento das profissões que temos agora não vão existir em 50 anos. Estaremos preparando os estudantes para o desemprego, porque eles não vão ter uma formação de base que os permita acompanhar essa transição do conhecimento”, afirma.

A debatedora falou ainda sobre a precarização da carreira docente e sobre o aumento do número de escolas em tempo integral sem um planejamento financeiro claro. “Vemos a inoperância da reforma que propõem um aumento progressivo das escolas de Ensino Médio em tempo integral sem falar em investimentos e quando aborda, é em forma de convênio com o Banco Internacional com o objetivo de instrumentalizar algumas escolas, e não a rede”. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 14 de agosto de 2018 às 15:41
Compartilhar Comente

Aula Inaugural do PPGE aborda filósofo e sociólogo Walter Benjamin

Aula Inaugural do PPGE aborda filósofo e sociólogo Walter Benjamin
Palestra ocorre no Auditório Edson Rodrigues, nesta terça, às 9 horas. Mais imagens

Walter Benjamin e Educação” é o tema da Aula Inaugural do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) desta terça-feira (15/3). O assunto será abordado pela professora doutora da Universidade São Francisco, de São Paulo, Luzia Batista de Oliveira Silva, no Auditório Edson Rodrigues – Bloco P, às 9 horas.

A palestrante é doutora em Educação, pela USP; pós-doutora em Antropologia, pela PUC/SP, e pós-doutora em Filosofia, pela Université de Bourgogne Dijon/França. Luzia tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e Filosofia da Educação. Ele é organiadora e co-organizadora de dois livros recentes: “Educação na perspectiva do Marxismo e da Escola de Frankfurt: Teoria Crítica e Humanismo” e “Descortinando e desconstruindo olhares e leituras sobre Walter Benjamin”.

Quem foi Walter Benjamin

Walter Benjamin é considerado um dos mais importantes pensadores modernos. Em vida, seus escritos não alcançaram repercussão, embora ele já fosse respeitado em alguns círculos. Ele nasceu em Berlim, em uma família judia. Se tornou ensaísta, crítico de literatura, tradutor, filósofo e sociólogo da cultura, sendo um dos membros mais importantes da Escola de Frankfurt.

Fonte: educacao.uol.com.br

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 14 de março de 2016 às 15:19
Compartilhar Comente

Anísio Teixeira via a educação como instrumento de libertação, destaca palestrante

Anísio Teixeira via a educação como instrumento de libertação, destaca palestrante
Davi Carrer Mais imagens

Um instrumento de libertação do sofrimento humano, ocasionado pela ignorância. É assim que Anísio Teixeira via a educação, segundo a professora doutora Clarice Nunes, durante a aula inaugural do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc. O evento foi realizado na noite de hoje (27/3) no Auditório Ruy Hülse com a temática “Educação para a Democracia no pensamento pedagógico de Anísio Teixeira”.

“Anísio se colocava a serviço. Ele deixou uma obra, que, se não revolucionária, foi radical, pois elevou um sentimento de solidariedade”, destacou a palestrante. Clarice explicou que embora nascido em família rica e militante católico e político na juventude, Anísio acabou se dirigindo à educação pública, sendo perseguido politicamente durante sua vida. O educador  foi um dos fundadores da Capes (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da UnB (Universidade de Brasília), da qual foi reitor em 1963.

Aula inaugural

A palestra marcou o início do ano letivo do Mestrado em Educação, sendo que o evento contou a presença do reitor Gildo Volpato, pro-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho, coordenador do PPGE, Gladir Cabral, e colaboradores.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 27 de março de 2012 às 21:27
Compartilhar Comente