PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutorandas apresentam trabalho na UCS

No último dia 25 de agosto, as doutorandas Maria Aparecida Casagrande e Odécia Almeida de Souza da Silva participaram do VIII Colóquio Nacional de Educação Discente (CEDU) e I Congresso Internacional de Educação (CINED), onde apresentaram o trabalho “Inovação na Educação sob o olhar de doutorandos/as do PPGE-UNESC que ingressaram entre 2020-2022”.

O tema do evento "História e Processos Educativos: a Pesquisa por uma Cidadania Global" abordou importantes questionamentos e reflexões sobre a importância da pesquisa e do estudo dos processos históricos e educativos, na compreensão ampliada de mundo e na busca de alternativas para as crises enfrentadas nas sociedades atuais, bem como, nas comunidades científicas e educacionais.

O evento aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de agosto e foi promovido pelo PPGEdu, pelo Centro de Estudos Latino-Americanos em Pesquisa e Educação (CELAPED) e pela Cátedra UNESCO Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental, da Universidade de Caxias do Sul. 

https://www.ucs.br/site/eventos/viii-coloquio-de-educacao-discente/

28 de agosto de 2023 às 13:23
Compartilhar Comente

IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E PROCESSOS EDUCATIVOS

Mais informações: https://doity.com.br/4secpe/

07 de abril de 2022 às 16:01
Compartilhar Comente

Congresso internacional da Unesc reunirá pesquisadores na próxima semana

Congresso internacional da Unesc reunirá pesquisadores na próxima semana
Evento acontece de segunda a sexta-feira de forma virtual e envolverá mais de duas mil pessoas (Foto: Divulgação) Mais imagens

Mais de duas mil pessoas de todo o mundo estarão envolvidas, na próxima semana, na quarta edição do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, evento promovido pela Unesc. O encontro, realizado de forma 100% online em 2021, reunirá professores da Educação Básica e Ensino Superior, estudantes de pós-graduação e graduação e demais profissionais nas áreas das Humanidades, Ciências e Educação, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências das Engenharias e Tecnologias em torno de conferências, mesas redondas e grupos de trabalho.

A abertura oficial do Congresso, na noite de segunda-feira, contará com a palestra da professora doutora Dora Barrancos, da Universidade de Buenos Aires e será transmitida ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube a partir das 19h. Na conferência de abertura a convidada abordará a temática “A América Latina na encruzilhada. Aposte na justiça social com justiça de gênero”, sob mediação do coordenador da área de Humanidades, Ciências e Educação da Universidade, Ismael Gonçalves Alves.

A temática geral que norteia a edição de 2021 do evento é “Desafios Contemporâneos das Sociedades Ibero-Americanas”, assunto que se divide nas mais diferentes abordagens propostas ao longo de toda a semana. Para Ismael, o montante expressivo de inscritos para as atividades demonstra a relevância do evento e sua tradição no cenário internacional, nacional e, especialmente, estadual, no qual se destaca entre os principais eventos acadêmicos. “O número de inscrições e participantes reflete o próprio lugar que o Congresso ocupa na difusão e publicização da ciência. Receber este coletivo científico em nossa Universidade ratifica nosso compromisso com a produção do conhecimento em âmbito regional, nacional e ibero-americano”, comenta.

A expectativa, conforme o professor, é acolher de forma calorosa os visitantes, assim como nas edições presenciais do Congresso Ibero-Americano. “Esperamos que o evento seja um local de encontros e potentes trocas científicas capazes de contribuir para a produção de conhecimento em nível regional, nacional e ibero-americano. Gostaríamos que todos os participantes se sentissem acolhidos, bem recebidos, mas, sobretudo, que percebam na Unesc um importante local de produção e difusão do conhecimento”, acrescenta o professor, também membro do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico.

Diferentes temáticas

As mesas redondas realizadas ao longo de toda a semana serão transmitidas ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube. Na segunda-feira (23/8) a temática da Mesa Redonda Pré-abertura, das 14h30 às 16h, abordará o centenário de nascimento de Paulo Freire. Ela contará com a participação da professora doutora Rosa Nunes, da Universidade do Porto, Portugal, do professor doutor Antonio Fernando Gouvêa da Silva, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e do professor doutor Jorge Fabián Cabaluz Ducasse, da Universidad Academia de Humanismo Cristiano, do Chile.

Na manhã de terça-feira (24/8), das 9h às 12h, o debate se voltará aos “Desafios do Ensino Superior e suas Intersecções com os Movimentos Sociais”. A Mesa Redonda contará com a presença da professora doutora Megg Rayara Gomes de Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), primeira travesti negra doutora do Brasil. O debate terá ainda a participação das professoras doutoras Valeska Nahas Guimarães e Joana Maria Pedro, ambas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ainda na terça-feira, desta vez das 19h às 22h, a Mesa Redonda debaterá as “Migrações e Diásporas na Contemporaneidade” entre as professoras doutoras Gláucia de Oliveira Assis, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Maria Catarina Chitolina Zanini, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e o professor doutor Pablo Sebastian Gomez, da Universidad Nacional de Córdoba (UNC).

Já na quarta-feira (25/8), a manhã será de debates sobre “Internacionalização Solidária ou Internacionalização Subordinada” das 9h às 12h. A conversa, também transmitida pelo Youtube, terá a presença virtual do professor doutor Danilo Romeu Streck, da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), e das professoras doutoras Daniela Vanesa Perrotta, da Universidad de Buenos Aires (UBA) e Marilia Costa Morosini, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC- RS).

Finalizando as Mesas o tema do encontro virtual da noite de quarta-feira (25/8) terá como tema a “Questão Ambiental e Formação humana”, das 19h às 22h. Neste debate os participantes poderão interagir e compartilhar conhecimento a partir da participação dos professores doutores Mario Mejía Huamán, da Universidad Ricardo Palma (URP), Marcelo Tadeu Motokane, Universidade de São Paulo (USP) e Aloisio Ruscheinsky, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

A coordenação do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação é de responsabilidade da Diretoria de Ensino de Graduação da Universidade, com apoio dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Desenvolvimento Socioeconômico e Ciências Ambientais.

Mais informações: https://www.unesc.net/portal/iv-congresso-ibero-americano-novo

Acompanhe a abertura aqui:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de agosto de 2021 às 14:21
Compartilhar Comente

Roda de Conversa “Militância, cárcere e exílio na ditadura argentina: memórias de uma resistência feminina”.

No dia 26 de setembro de 2019, das 13h30 às 16h30 aconteceu a Roda de Conversa “Militância, cárcere e exílio na ditadura argentina: memórias de uma resistência feminina”.

Esta atividade foi organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da UNESC.

A Roda de Conversa contou com a participação da Professora Dra. Teresita Goméz, da Universidade de Buenos Aires que compartilhou suas experiências na militância, cárcere e exílio na ditadura ocorrida na Argentina, entre 1976 a 1983.

O evento foi coordenado pela profa. Giani Rabelo e prof. Carlos Renato Carola do PPGE.

Por: Luciana Avila De Medeiros 16 de outubro de 2019 às 16:09
Compartilhar Comente

Unesc traz debates sobre os 50 anos da obra Pedagogia do Oprimido

Unesc traz debates sobre os 50 anos da obra Pedagogia do Oprimido
Legado de Paulo Freire norteará os debates nesta quarta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Unesc recebe nesta quarta-feira (15/8), professores, estudantes de graduação e de pós, pesquisadores e pessoas da comunidade para debater a vida e a obra do educador Paulo Freire no 5º Colóquio História e Memória da Educação: ​50 anos após a Pedagogia do Oprimido. O evento vai contar com atividades nos três períodos e terá a presença de palestrantes como o professor doutor da ​Universidade Federal da Fronteira Sul, Thiago Ingrassia Pereira​, que vai falar sobre “A atualidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire”. O evento ocorre às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues.

A conferência tem como objetivos tratar de conceitos-chave (inacabamento, dialogicidade e transformação social) da proposta pedagógica de Paulo Freire, considerando sua perspectiva educacional emancipatória, além de discutir a atualidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire.

Ao longo do evento, os participantes terão acesso às obras de Paulo Freire para a compra e a exposição sobre a vida e obra do autor, bem como a exibição de documentários.

O Colóquio é fruto de uma parceria entre o Grupehme (Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural Histórias e Memórias), Esma (Grupo de Pesquisa Educação, Saúde, Meio Ambiente), Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc) e do curso de Pedagogia da Universidade, com o apoio do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação).

O evento ocorre a cada dois anos e já abordou os temas: História da Infância (2007); História e a Memória Docente (2009); Patrimônio e Cultura Escolar, Cidadania e Desenvolvimento (2011) e Experiências de Preservação do Patrimônio Cultural: Lugares, memórias e Identidades (2016).

Construção coletiva

Segundo a professora do PPGE da Unesc, Giani Rabelo, é preciso fortalecer pensamentos e ações em prol de melhorias para a educação e para o país. “Em 2018 o livro de Paulo Freire, "Pedagogia do Oprimido", completa 50 anos de sua publicação. Esta grande obra, significa para nós educadoras e educadores orgulho e a certeza de que é possível construir algo novo diante de tantos retrocessos sociais que têm roubado a humanidade de brasileiros e brasileiras. Seus escritos nos encorajam para seguirmos na luta em busca de uma escola justa e inclusiva, que alimente a esperança em seus educadores e educandos”, afirma.

Grupehme

Os membros do Grupehme vêm ao longo de suas trajetórias dedicando-se à pesquisa e preservação das variantes do patrimônio histórico educativo de Santa Catarina. Como forma de devolver à sociedade os resultados destes estudos, oferecem palestras, cursos, exposições, publicações, eventos científicos, bem como o Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina, no ambiente virtual.

Programação do Colóquio


8h30
Auditór​io Edson Rodrigues (sala 19, Bloco P)
Vídeo e debate sobre Alfabetização em Angicos.
Mediadora​: professora da Unesc Gislene Camargo

13h30
Auditór​io Edson Rodrigues (sala 19, Bloco P)
Mesa-redonda “Educação Libertadora e compromisso social”
Participantes​: professores da Unesc Carlos Renato Carola e Giani Rabelo Mediadora​: Mediadora: professora Janine Moreira

19 horas
Auditór​io Edson Rodrigues (sala 19, Bloco P)
Conferência “A atualidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire”
Conferencista: professor da Universidade Federal da Fronteira Sul Thiago Ingrassia Pereira

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 10 de agosto de 2018 às 17:39
Compartilhar Comente