PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Defesa Pública de Dissertação - Andreza de Oliveira

O Programa de Pós-Graduação em Educação convida toda comunidade acadêmica para assistir a Defesa Pública de Dissertação abaixo relacionada:

Mestranda: Andreza de Oliveira

Título: Arte/Educação com Mulheres Vítimas de Violência: um Estudo Sobre o Projeto Adinkras no Município Forquilhinha/Santa Catarina

Banca Examinadora:

Prof.  Dr. Alex Sander da Silva (Orientador – UNESC)

Profa. Dra. Maria Aparecida Rita Moreira (Professora Aposentada)

Profa.   Dra. Ana Sabrina Mora (Membro - UNLP)

Profa.  Dra. Fernanda da Silva Lima (Membro - UNESC)

Data: 29 de setembro de 2023

Horário: 15h30

Local: Bloco “O” sala 003

Link: meet.google.com/gtr-hzha-awe

RESUMO

A presente pesquisa foca na análise da experiência com arte/educação dentro do projeto Adinkras - Grupo de apoio às mulheres vítimas de violência dentro do município de Forquilhinha/SC, projeto que atende as vítimas no período da pós-denúncia.  Durante a escrita foram rebuscadas as origens do patriarcado na idade média até a contemporaneidade para compreender o fenômeno da violência doméstica, estudamos algumas Legislações relacionadas a condição das mulheres, e logo avançamos nas experiências com arte/educação dentro do projeto. Desenvolveu-se a pesquisa com base na metodologia histórico-estrutural de cunho qualitativo, com análise documental e de conteúdo e na a/r/tografia que é a pesquisa educacional baseada em arte; objetivando descrever aspectos sócio-históricos da violência contra as mulheres; caracterizar a arte/educação no projeto Adinkras, seus métodos e técnicas; analisar as possibilidades dos ideogramas Adinkras como dispositivos para reflexão  e sensibilização dentro desse projeto e entender como a produção das narrativas descritas pelas mulheres nos sketchbooks foi facilitada através do ensino da arte. Para dialogar com essa investigação recorreu-se a autoras como: Ana Mae Barbosa, Fayga Ostrower, Marie France Hirigoyen, Sueli Carneiro, Françoise Verges, Carole Pateman, Elisa Larkin Nascimento e Cecília Almeida Salles. Outras importantes fontes utilizadas são o Atlas da violência, Anuário da Segurança Pública, Relatórios do ligue 180 e reportagens veiculadas nas mídias sobre o projeto e fotos do arquivo pessoal da autora. Almeja-se que sirva de referência para profissionais que trabalham com mulheres vítimas da violência e para arte/educadores.

Palavras-chave: violência contra mulheres. Arte/educação. Grupos de apoio. Empoderamento.

26 de outubro de 2023 às 11:13
Compartilhar Comente

Defesa Pública de Dissertação - Leandro de Menech

O Programa de Pós-Graduação em Educação convida toda comunidade acadêmica para assistir a Defesa Pública de Dissertação abaixo relacionada:

Mestrando: Leandro de Menech

Título: O campo da Educação Física: um estudo sobre a Incorporação do Habitus no Processo de Formação Inicial

Banca Examinadora:

Prof.  Dr. Gildo Volpato (Orientador – UNESC)

Prof.  Dr. Cristiano Mezzaroba (Membro – UFS)

Prof.  Dr. Ricardo Luiz de Bittencourt (Membro – UNESC)

Data: 29 de setembro de 2023

Horário: 8h30

Local: Bloco “P” sala 104

Link do meet: https://meet.google.com/rgo-ogkd-qmz

RESUMO

O objetivo geral da pesquisa foi compreender o habitus do campo da Educação Física licenciatura e como estes são estruturados e incorporados no processo de formação inicial dos futuros professores. Para tal propósito foram delineados quatro objetivos específicos: a) Analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da Educação Física -Licenciatura, o PPC e a matriz curricular do curso de Educação Física da Unesc a fim de identificar possíveis estruturas que favoreçam a incorporação de habitus; b) Identificar os fatores que exerceram influência na escolha pelo curso de Educação Física licenciatura; c) Identificar características ou disposições próprias dos acadêmicos e professores do curso de Educação Física licenciatura na percepção dos estudantes; A abordagem foi qualitativa, e a pesquisa de campo teve caráter descritivo, na perspectiva praxiológica de Bourdieu (1983). Como instrumentos de pesquisa foi utilizado o questionário aplicado aos acadêmicos em fase final do curso e análise documental, e na interpretação dos dados foi utilizado os princípios da análise de conteúdo. Em relação as DCNs e o projeto pedagógico do curso ficou evidenciado que se trata de uma proposta crítica que amplia o conceito de esporte, abrangendo os demais conteúdos da cultura corporal, como jogo, dança, ginástica e lutas, mesmo assim, a carga horário de disciplinas referentes as várias modalidades de esportes são privilegiadas na matriz curricular em relação aos demais conteúdos do campo. O estudo demonstrou que as disposições incorporadas sobre os esportes, na socialização familiar e escolar, favoreceram a escolha do curso de educação física licenciatura, mas foram aos poucos sendo ressignificadas por novas disposições e compreensão sobre a Educação Física para além dos esportes, da técnica e rendimento, em virtude da formação crítica encontrada na proposta pedagógico do Curso. Quanto as características ou disposições próprias dos acadêmicos e professores dos cursos de Educação Física licenciatura na percepção dos estudantes ficou evidenciado que o agasalho é a vestimenta que diferencia os acadêmicos e os professores do campo da Educação Física em relação as demais áreas. Também apontou que os estudantes têm incorporado determinados habitus que os leva a “olhar” para os estudantes e professores de educação física licenciatura como mais despojados, extrovertidos, comunicativos, despachados, etc. Da mesma forma a pesquisa deixa como esperança que é possível superar a formação no campo da Educação Física licenciatura que reproduz modelos de práticas tradicionais biologicistas, tecnicistas, esportivistas etc. pois o estudo demonstrou que estruturas estruturadas de forma consciente, por meio de propostas críticas, é possível aos poucos provocar transformações significativas e comprometidas com uma sociedade mais justa, igualitária e humana. 

Palavras-chave: Educação Física licenciatura. Campo. Habitus. Disposições.

26 de outubro de 2023 às 11:13
Compartilhar Comente

Defesa Pública de Dissertação - Rodrigo Szymanski

O Programa de Pós-Graduação em Educação convida toda comunidade acadêmica para assistir a Defesa Pública de Dissertação abaixo relacionada:

Mestrando: Rodrigo Szymanski

Título: O Processo Formativo de Lideranças Sociais e Políticas na Década de 1980: A Experiência da Pastoral da Juventude em Criciúma, SC

Banca Examinadora:

Prof.  Dr. Carlos Renato Carola (Orientador – UNESC)

Prof.  Dr. Gladir da Silva Cabra. (UNESC)

Prof. Dr. Allan Silva Coelho (USF)

Data: 19 de julho de 2023

Horário: 14h

Local: Bloco “P” sala 104

Meet: meet.google.com/mdi-uotw-xog

RESUMO

No Brasil, a organização de jovens na década de 1980 esteve diretamente ligada aos caminhos da Igreja Católica, que passaram, dentre outros aspectos, pela construção da Pastoral da Juventude (PJ), organização nacional resultante de experiências sociais e eclesiais durante o período da Ditadura Militar e o processo de reabertura política. Entre as décadas de 1970 e 1980 a PJ se organizou de forma singular na experiência dos grupos de base ligados à realidade político-social-eclesial de comunidades. É nesse contexto que nasceram os primeiros Grupos de Jovens que acabaram por influenciar fortemente as ações de uma igreja engajada e militante. Diante desse processo, esta pesquisa tem como objetivo compreender como ocorreu o processo de formação de lideranças sociais e políticas realizado pela Pastoral da Juventude e pelos grupos de jovens em Criciúma na década de 1980. Tem como objetivos específicos: (1) verificar a metodologia usada para a formação dos jovens nos grupos de base; (2) investigar a trajetória formativa de militância social e política de jovens oriundos dos espaços eclesiais e (3) analisar as estruturas e organização do grupo de Jovem Adolescente Aliança de Criciúma. Como procedimentos metodológicos, a pesquisa baseou-se em arquivos de entidades que ainda preservam o material relacionado ao tema. Foram usados como fonte fundamental para o desenvolvimento do trabalho os arquivos do Grupo de Jovens Aliança da Cidade de Criciúma, atas e relatórios, bem como outros materiais pertencentes a acervos pessoais dos ex-participantes do grupo e entrevistas com ex participantes do grupo. Paulo Freire é o principal referencial teórico da pesquisa, sendo que as categorias manejadas para compreender o processo formativo dos jovens militantes cristãos.

Palavras-chaves: Pastoral Juventude. Grupo de Jovens. Jovem Cristão. Teologia Libertação.

03 de julho de 2023 às 11:19
Compartilhar Comente

Defesa Pública de Dissertação - Emilly Vicente de Freitas

O Programa de Pós-Graduação em Educação convida toda comunidade acadêmica para assistir a Defesa Pública de Dissertação abaixo relacionada:

Mestranda: Emilly Vicente de Freitas

Título: Etnomatemática e Teoria Histórico-Cultural: um possível debate entre aproximações e distanciamentos

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Janine Moreira (Orientadora – UNESC)

Prof. Dr. Claudio Fernandes da Costa (UFF) – Participação via meet

Prof.  Dr. Vidalcir Ortigara (UNESC)

Data: 26 de maio de 2023

Horário: 14h

Local: Bloco “P” sala 202

Link para acesso ao meet: meet.google.com/bzv-cwbc-rpf

RESUMO

O presente estudo é consequência de reflexões obtidas nos últimos anos de estudos que se basearam em leituras e análises de duas Perspectivas Teóricas Críticas na atualidade: Programa Etnomatemática e Teoria Histórico-Cultural. Para tanto, a busca esteve atrelada a responder ao seguinte problema geral: quais conteúdos, distanciamentos e aproximações poderiam caracterizar o debate entre a Teoria Histórico-Cultural e o Programa Etnomatemática, no que diz respeito às suas visões críticas da sociedade atual, no contexto do ensino? Por extensão, o objetivo do trabalho se vinculou a analisar a existência de possibilidades de conteúdos, distanciamentos e aproximações que poderiam caracterizar o debate entre a Teoria Histórico-Cultural e o Programa Etnomatemática, mais especificamente, no que diz respeito às suas visões críticas da sociedade atual, no contexto do ensino. Dessa forma, o texto foi produzido no intuito de abordar, em cada capítulo, o movimento da unidade de contrários, fundamentado no Materialismo Histórico Dialético, para produzir o debate em questão. Nesse sentido, o primeiro capítulo se dirige à introdução e contextualização da justificativa do problema proposto dado ambas perspectivas teóricas. A seguir, como segundo capítulo, o debate se encaminha para a visão de humanidade segundo seus princípios filosóficos e teóricos. No terceiro capítulo, a delimitação está vinculada à análise das visões de futuro do Programa Etnomatemática e da Teoria Histórico-Cultural, dado seus estudos e pesquisas no âmbito Social e Educacional. Como último capítulo, se apresenta o início de um debate final, ao investigar toda a discussão produzida até então, pelo viés filosófico e teórico da unidade de contrários para produzir a síntese concreta da realidade apresentada nesse trabalho. Como resultado a Essência, dada as condições objetivas de pesquisa, manifestada pela unidade de contrários – conteúdo e forma – evidenciou a complexidade da temática além da possibilidade de produção de um debate que discuta Teoria Histórico-Cultural e Programa Etnomatemática. Isto é, ao analisarmos seus aspectos dado suas categorias, visualizamos uma aproximação no que diz respeito a unidade forma dada as delimitações no âmbito educacional e social. No entanto, compreendemos distanciamentos na unidade conteúdo. Isso nos mostrou como na dialética materialista, não existe uma dicotomização do que se aproxima ou se distância, ou seja, ambos opostos estão em relação no concreto.

Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural; Programa Etnomatemática; Educação; Sociedade.

26 de outubro de 2023 às 11:13
Compartilhar Comente

Defesa Pública de Dissertação - Pedro Gabriel Ambrósio

O Programa de Pós-Graduação em Educação convida toda comunidade acadêmica para assistir a Defesa Pública de Dissertação abaixo relacionada:

Mestrando: Pedro Gabriel Ambrósio

Título: Lógicas formal e dialética em sistemas de ensino de matemática

Banca Examinadora:

Prof.  Dr. Vidalcir Ortigara (Orientador – UNESC)

Prof.  Dr. William Casagrande Candiotto (Membro – UNIBAVE)

Prof.  Dr.  Alex Sander da Silva (Membro – UNESC)

Data: 28 de abril de 2023

Horário: 14h

Local: Bloco “P” sala 104

RESUMO

Esta dissertação buscou responder ao seguinte problema: como os elementos conceituais da lógica – formal ou dialética – se manifestam em duas organizações de ensino de Matemática, especificamente, da Matemática Moderna e do sistema Elkonin-Davídov? Assim, o estudo teve como objetivo geral analisar as manifestações lógicas peculiares às bases das organizações de ensino citadas. Tal objetivo geral engendrou três específicos: (i) caracterizar os principais elementos das lógicas formal e dialética; (ii) compreender a esfera lógica na organização das duas concepções de ensino da Matemática; e (iii) demonstrar o sentido da superação da lógica formal pela dialética. Nesse sentido, o texto progride, após a introdução, para o capítulo 2 – Lógica formal e Lógica dialética –, o capítulo 3 – Sistemas de ensino da Matemática Moderna e Elkonin-Davídov – e, o capítulo 4 – Considerações finais. Como resultados, evidenciou-se os elementos de ambas as lógicas, bem como suas manifestações nos sistemas de ensino de Matemática, a lógica formal no da Matemática Moderna e a lógica dialética no de Elkonin-Davídov, além disso, é explicitado a maneira em que um sistema supera o outro.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Lógica dialética. Atividade de Estudo. Ensino desenvolvimental.

26 de outubro de 2023 às 11:13
Compartilhar Comente