PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

IV Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos

Aconteceu nos dias 29, 30 e 31 de agosto o IV Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESC, que teve como tema, neste ano, a “Educação e os movimentos migratórios”. Foram 3 dias de intensas atividades acadêmicas, científicas e culturais que oportunizaram a socialização dos conhecimentos de professores e pesquisadores das redes municipal e estadual de ensino e de 15 universidades brasileiras.

Foram realizadas três mesas-redondas e uma roda de conversa organizadas pelas linhas de pesquisa do PPGE: “Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos”, “Formação e Gestão em Processos Educativos” e “Educação, Linguagem e Memória”.

A primeira mesa-redonda, que debateu o tema “Cidadanias, nacionalidades e migrações: um olhar antropológico”, contou com a presença da Profa. Dra. Maria Catarina Chitolina, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A mediação da atividade foi realizada pelo Prof. Dr. Alex Sander da Silva (PPGE/UNESC).

A segunda mesa-redonda, mediada pelo Prof. Dr. Gildo Volpato (PPGE/UNESC), contou com a participação da Profa. Dra. Michelle Stakonski Cechinel, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, e discutiu o tema “Deslocamentos e diálogos interculturais: as migrações africanas em Criciúma”.

A terceira mesa-redonda, com o tema “Educação e Acolhimento de Mulheres Migrantes”, contou com a presença da Profa. Dra. Glaucia de Oliveira Assis, da Universidade do Estado de Santa Catarina, e foi mediada pelo professor Carlos Renato Carola do (PPGE/UNESC).

O evento foi ocasião também para a realização do II Encontro de Egressos do PPGE/UNESC, organizado pelas mestrandas Emilly Vicente de Freitas e Silvana Mazzuquello Teixeira e pela doutoranda Cátia Elaine Alves Constante.

O encerramento do evento deu-se com a Roda de conversa com os migrantes, que debateu a questão das “Crianças migrantes e sua integração nas escolas da região”. A atividade foi mediada pelas professoras do PPGE/UNESC Ângela Cristina Di Palma Back e Janine Moreira e pela doutoranda Dayane Cortez.

Ao todo, foram apresentados 80 trabalhos nas sessões de comunicação que ocorreram nos três dias do evento, configurando um importante momento para a socialização de pesquisas conduzidas nos mais diferentes espaços de produção intelectual.

01 de setembro de 2022 às 11:18
Compartilhar Comente

Pesquisadores da Unesc participam de Seminário Internacional

Os Programas de Pós-graduação da Unesc são reconhecidos por instituições de todo o mundo, assim como seus pesquisadores. Prova disso é que nesta semana profissionais da Universidade participam do 7º Seminário Internacional Apheleia, de Mação, em Portugal. O evento, realizado de 17 a 21 de maio, levanta a temática “Cocriação de paisagens - de limites ambientais à ação cultural humana”.

A primeira das contribuições dos pesquisadores que representam o Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) foi nesta quarta-feira (19/5), levantando a temática “Justiça ambiental como consciência social: as implicações socioambientais sob o prisma da cartografia social”. Já nesta quinta (20/5) outro trabalho será apresentado de forma virtual pela equipe da Universidade, desta vez com o título “Pesquisa, salvaguarda e comunicação do patrimônio arqueológico em universidades: paisagem e cultura material, a ocupação humana no Extremo Sul de Santa Catarina, Brasil”.

Conforme o pesquisador do PPGCA, Juliano Bitencourt Campos, o seminário internacional traz à tona a influência e o impacto das humanidades na transformação das paisagens. “Estão sendo realizadas apresentações de estudos de caso teóricos e contextuais como experiências de interação entre pesquisadores e acadêmicos com a sociedade, contribuições das humanidades para a gestão da paisagem; fronteiras, migrações e turismo; construção e gestão de paisagens culturais; a relevância da interação entre experimentação e cocriação na flexibilidade do conhecimento crítico e mobilização; o papel dos museus, arquivos e bibliotecas, entre outras temáticas”, explica.

Junto de Juliano, representam a Unesc os professores Jairo José Zocche, Nilzo Ivo Ladwig professores do PPGCA; Alex Sander da Silva Professor do PPGE e bolsista da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e doutoranda do PPGCA, Gisele da Silva Rezende da Rosa e os pesquisadores externos Marcos César Pereira Santos e Francisco Silva Noelli. “É uma grande responsabilidade e uma honra para todos nós levar o nome da Unesc e todo o conhecimento gerado a partir dela para todo o mundo. Está sendo uma grande troca de experiências e mais uma participação memorável da Universidade em eventos internacionais”, afirma.

O Seminário é organizado pela Associação Internacional Apheleia com a Cátedra UNESCO-IPT de Humanidades e Gestão Integrada da Paisagem Cultural, o Programa UNESCO-MOST, em parceria com a Câmara Municipal de Mação, o Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, o Centro Ci2 de Cidades Inteligentes do Instituto Politécnico de Tomar, o Mestrado Internacional em Quaternário e Pré-História, o Mestrado Internacional DYCLAM e o Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas.

Para participar das atividades desta quinta-feira às 10h (horário de Brasília), no momento de apresentação dos pesquisadores da Unesc, basta acessar o link.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de maio de 2021 às 17:43
Compartilhar Comente

[DIVULGAÇÃO] III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E PROCESSOS EDUCATIVOS

[DIVULGAÇÃO] III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E PROCESSOS EDUCATIVOS
Mais imagens

O III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E PROCESSOS EDUCATIVOS do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - realizar-se-á na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, com vistas a discutir, nesta edição, o tema EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA.

Trata-se de um espaço de debate importante para pesquisares/as, acadêmicos/as e profissionais ligados, direta ou indiretamente à educação, motivados/as e interessados/as em problematizar a educação em relação à formação na sua plenitude, focalizando a dimensão humana numa perspectiva histórico-crítica e multicultural, reconhecendo a complexidade social e cultural em tempos de escassez de recursos, incertezas políticas e o viés mercantilista da formação profissional.

Nesta perspectiva, é objetivo deste evento apresentar os resultados dos estudos que se tem produzido no PPGE/UNESC dentro das Linhas de Pesquisa: Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos, Formação e Gestão em Processos Educativos e Educação, Linguagem e Memória. Somando a isso, aproveitaremos a ocasião para discutir acerca de metodologias, referencias teóricos, e refletir sobre o estado da arte da pesquisa em educação no âmbito das linhas de pesquisa do PPGE/UNESC. Lembramos que o III Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos também receberá trabalhos de pesquisadores graduandos, graduados, pós-graduandos e pós-graduados, internos e externos ao PPGE/UNESC.

FAVOR DIVULGAR ENTRE SEUS CONTATOS!

Informações:

Bloco "Q" sala 15 - Campus UNESC

Telefone: (48) 3431-2594
E-mail: secpe@unesc.net

 

Mais informações: https://doity.com.br/3secpe

Por: Vanessa Morona Dias 13 de março de 2019 às 09:47
Compartilhar Comente

Unesc se prepara para Seminário de Filosofia e Sociedade

Unesc se prepara para Seminário de Filosofia e Sociedade
4ª edição do evento será realizada nos dias 20 e 21 de novembro e tratará sobre “Governo e Governança, Direitos Humanos e biopolítica”. (Fotos: Arquivo/Divulgação) Mais imagens

Levantando o tema “Governo e Governança, Direitos Humanos e biopolítica”, a Unesc realiza, nos dias 20 e 21 de novembro, a 4ª edição do Seminário de Filosofia e Sociedade. A ação é voltada aos acadêmicos de graduação e mestrado da Universidade, além de profissionais e comunidade em geral interessados no assunto de extrema relevância no momento atual do país.

Conforme o membro da comissão organizadora do Seminário, Jéferson Luís de Azeredo, o tema trata sobre a filosofia política fazendo relação com direitos humanos e o poder. “Vamos fazer uma análise do conceito, daquilo que a política é na sua essência e não da política por partidos ou as ideologias. É um tema muito atual e que culmina com a realidade que estamos vivendo”, comentou.

O evento, de acordo com o professor, será mais uma oportunidade de a comunidade acadêmica da Unesc participar de um evento conceituado voltado à filosofia. “Estamos no quarto ano de realização do Seminário e o evento já é bem renomado nesta área”, completou Jéferson.

As inscrições estão abertas por meio do site da Universidade. A organização espera que estejam na Unesc, para o Seminário, de 300 a 400 pessoas nos dois dias de evento.

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 24 de setembro de 2018 às 15:28
Compartilhar Comente

Seminário da Linha "Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos"

No dia 11 de julho nos períodos matutino e vespertino o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense promoveu o Seminário da Linha de Pesquisa “Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos”. Neste evento os pesquisadores da linha socializaram com os colegas e professores suas pesquisas dissertativas que estão em andamento. O evento contou também com a palestra de abertura da professora Dra. Teresinha Maria Gonçalves (PPGCA/UNESC) que falou sobre a Pesquisa Qualitativa nas Ciências Humanas.

Por: Vanessa Morona Dias 12 de julho de 2018 às 13:59
Compartilhar Comente