PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Unesc fortalece compromisso com a formação continuada de docentes e gestores do Sul Catarinense e Norte do RS

Unesc fortalece compromisso com a formação continuada de docentes e gestores do Sul Catarinense e Norte do RS
Comissão se reúne semanalmente para definir novos projetos e parcerias(Divulgação) Mais imagens

A Unesc, como Universidade Comunitária, atenta às demandas da sociedade e com o compromisso com a formação inicial e continuada de professores e gestores, está à frente de uma comissão responsável pela elaboração de diretrizes para a realização de projetos e programas de formação continuada destinada para as redes pública e privada de ensino de Criciúma e região.
A comissão, formada pela Pró-reitora Acadêmica (Proacad), é composta pelos professores: Andréa Rabelo Marcelino, Diretoria de Ensino de Graduação; Ricardo Luiz de Bittencourt, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE); Gislene Camargo, coordenação dos cursos de Licenciatura; Silemar Maria de Medeiros da Silva, docente dos cursos de Licenciatura e a analista técnica Carla Cristina Casagrande Monteiro, Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias. O grupo é presidido pela professora Andréa Rabelo Marcelino, assessora da Diretoria de Ensino de Graduação.
Com encontros semanais, o objetivo é estabelecer políticas de formação continuada e planejamento de propostas de formação construídas no diálogo com os municípios. Durante essas reuniões também são realizados momentos de acolhimento para uma primeira conversa com diretores e coordenadores pedagógicos das escolas e das Secretarias Municipais, bem como seus representantes legais, com intuito de construir de forma colaborativa propostas de formação continuada, que atendam às necessidades da comunidade escolar na contemporaneidade.
Para a presidente da comissão, trata-se de uma concepção de formação continuada que se constitui no movimento do diálogo e da cooperação entre a universidade e as comunidades educativas a fim de promover o desenvolvimento profissional de professores e gestores. “A concepção de formação continuada fundamenta-se em conhecimentos científico-cultural, técnico e humano, no sentido de viabilizar uma prática pedagógica consciente e transformadora na educação. Essas práticas pedagógicas alicerçadas na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, consolidam o papel da Unesc na formação de professores”, explica Andréa.
A comissão iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2021 com o acolhimento das necessidades formativas de nove municípios interessados. Já foram firmadas parcerias com cinco cidades, abrangendo a formação continuada de aproximadamente 900 professores e gestores.
A Universidade segue à disposição para firmar novas parcerias com as redes pública e privada de educação, consolidando assim, sua missão institucional.
O Contato com a Comissão de Formação Continuada pode ser realizado pelo telefone: (48) 3431-2675 no horário comercial.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de junho de 2021 às 21:18
Compartilhar Comente

Pesquisador do CNPq fala sobre “Translaguaging” no seminário do curso de Letras da Unesc

Pesquisador do CNPq fala sobre “Translaguaging” no seminário do curso de Letras da Unesc
A translinguagem é a junção do novo idioma com a língua mãe(Foto: Antoninho Perri/Unicamp) Mais imagens

A linguagem do futuro será o tema do VII SELEP – Seminário de leitura e produção textual do curso de Letras da Unesc, na próxima segunda-feira, (14/6). A palestra on-line (www.unesc.net/palestraselep) será com Kanavillil Rajagopalan (Rajan), professor titular da área de Semântica e Pragmática da Unicamp de Campinas/SP, em parceria com o Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC).

A apresentação do professor pretende lançar luz sobre as transformações que as línguas vêm sofrendo já há algum tempo. “Essas mudanças nos fazem questionar o conceito de língua que herdamos do século XIX. Translinguagem é o que está tomando o lugar da língua de outrora”, enfatiza Rajagolapan.

Translanguaging é o processo pelo qual indivíduos multilíngues usam seus idiomas como um sistema integrado de comunicação. O conteúdo é relativamente novo para uma prática antiga, ou seja, a de alternar entre os idiomas que se conhece a fim de maximizar o potencial comunicativo.

O termo "translanguaging" surgiu nos anos 80 por Cen Williams em sua tese “Uma avaliação dos métodos de ensino e aprendizagem no contexto da educação secundária bilíngue”, ainda não publicada. O conceito ganhou destaque após pesquisa divulgada por Ofélia García, décadas depois, e tem como objetivo utilizar o tratamento híbrido e fluído entre o novo idioma e a língua materna como suporte para construção de sentido na aquisição da língua adicional.

Kanavillil Rajagopalan (Rajan) é professor Titular (aposentado-colaborador) da área de Semântica e Pragmática na Unicamp e pesquisador 1A do CNPq. É Bacharel e Mestre em Literatura Inglesa (Univ. de Kerala, 1966; Univ. de Delhi, 1973), Mestre e Doutor em Linguística Aplicada (Univ. de Edimburgo, 1975; PUC-SP, 1982) e Pós-Doutor em Filosofia da Linguagem (Univ. da Califórnia, 1993).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de junho de 2021 às 16:29
Compartilhar Comente