PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

III Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos

O III Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos debateu em 2019 Educação e Formação Humana. Foram 3 dias de intensas atividades acadêmicas, científicas e culturais que oportunizaram a socialização dos conhecimentos de pesquisadores e acadêmicos de aproximadamente 20 universidades do Brasil e de outros países.

 O evento, organizado pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da UNESC, contou com o lançamento de 7 livros:

Educação e Experiência Estética: desencantamento do conceito educativo, do professor Alex Sander da Silva.

Educação, Estética e Experiência: Entre saberes e práticas na contemporaneidade, com organização de Alex Sander da Silva e Luzia Batista de Oliveira Silva.

Formação Humana na Sociedade do Espetáculo, com organização dos professores, André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller.
 

Educação: Partilhando e Ampliando Audiências, Resistências e Repertórios, dos organizadores Antonio Serafim Pereira, da Unesc, e Miguel Anxo Santos Rego, da USC (Universidade de Santiago de Compostela) da Espanha.

Pelos Caminhos de Portugal, que conta com a organização de Giani Rabelo, nasceu em 2018 em um grupo do WhatsApp formado por doutorandos e pós-doutorandos de Portugal.

Orientações aos Professores sobre a Inclusão e a Acessibilidade na Unesc, com a organização da professora e coordenadora do SAMA (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem), Zélia Medeiros Silveira (egressa do PPGE).

Políticas de Alimentação Escolar das Décadas de 1960-1970: Memórias das Merendeiras de Criciúma no Processo Modernizador, da organizadora professora Paula Rosane Vieira Guimarães (egressa do PPGE).

Foram realizadas mesas-redonda e roda de conversas organizadas pelas linhas de pesquisa do PPGE: “Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos”, “Formação e Gestão em Processos Educativos e Educação” e “Linguagem e Memória”.

A primeira mesa-redonda Conservadorismo Moral e Educação Falibilista contou com os convidados Claudio Dalbosco (UPF) e Vidalcir Ortigara (UNESC).

A segunda mesa-redonda Formação Humana em Contextos: os movimentos Brasil e Espanha, com os convidados Miguel Anxo Santos Rego (USC-Espanha) e Maria Beatriz Paupério Titton (Brasil).

A terceira mesa-redonda com o tema Educação, Literatura Indígena e Formação Humana, com a convidada, professora Eliane Potiguara, e os mediadores e professores da Unesc, Carlos Renato Carola e Gladir da Silva Cabral.

A roda de conversa A Presença de Paulo Freire no Mundo foi mediada pelo professor Carlos Renato Carola.

Por fim, o Seminário contou com atividades culturais apresentada pelos graduandos do curso de Teatro da Unesc em dois momentos.

Ocorreu também durante o evento o 1º Encontro de Egressos do PPGE da Unesc com lançamento de livro e a roda de conversa Entre Memória e Desafios: A Contribuição do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unesc) para a Formação Humana, organizada por Cintia Gonçalves Martins, Susane da Costa Waschinewski, Tatiani Belletini dos Santos e Michele Mezari Oliveira.

Ao todo, foram130 trabalhos apresentados nas sessões de comunicação que ocorreram em dois períodos do evento com apresentação de pesquisas de graduação, mestrado e doutorado.

Por: Vanessa Morona Dias 27 de maio de 2019 às 14:21
Compartilhar Comente

3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos encerra na Unesc

3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos encerra na Unesc
Evento com três dias de duração encerrou nesta quinta-feira (23/5) (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

O último dia do 3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos encerrou com lançamento de livros, roda de conversa e uma atividade cultural. Os eventos ocorreram no Auditório Edson Rodrigues, nesta quinta-feira (23/5), e entre os livros lançados estiveram os títulos Pelos Caminhos de Portugal e Orientações aos Professores sobre a Inclusão e a Acessibilidade na Unesc, ambos de professoras da Universidade.

Conforme o editor-chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira, as parcerias com os programas têm gerado bons frutos. “A editora vem numa crescente cooperação junto aos Mestrados e estamos muito felizes com isso”, comentou. “A socialização do conhecimento produzido no nosso programa com a editora é muito importante, pois assim difundimos esses aprendizados”, afirmou o coordenador do PPGE, Carlos Renato Carola.

O evento ainda contou com uma mesa-redonda com o tema Educação, Literatura Indígena e Formação Humana, com a convidada, professora Eliane Potiguara, e os mediadores e professores da Unesc, Carlos Renato Carola e Gladir da Silva Cabral. Por fim, o Seminário contou com uma atividade cultural apresentada pelos graduandos do curso de Teatro da Unesc.

A assessora pedagógica da Diretoria de Ensino de Graduação, Daniela Arns, também participou do evento,  organizado pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc.

Da saudade a experiências compartilhadas


A ideia do ebook Pelos Caminhos de Portugal, que conta com a organização de Giani Rabelo, nasceu em 2018 em um grupo do WhatsApp formado por doutorandos e pós-doutorandos de Portugal. Seus membros, junto com Giani, começaram a compartilhar entre si os estranhamentos do povo português, bem como seus verbetes, palavras e culturas diferentes do Brasil. A partir dos relatos de diversos membros do grupo, nasceu a ideia de compilar as vivências dos meses em Portugal e eternizá-las em um livro.

De acordo com Giani, professora do PPGE, durante seus oito meses em Portugal realizando seu pós-doutorado, a saudade do país natal e a necessidade de conversar com as pessoas da sua terra aumentaram. “Com o grupo, nós pudemos compartilhar entre si as nossas experiências vivendo lá”, comentou. “É emocionante o quanto podemos falar e ouvir as nossas experiências acadêmicas e pessoais, pois também é uma forma de dividir a saudade”, completou.

Além de Giani, o ebook conta com a organização de Carla Mirelle de Oliveira Matos Lisboa, Karina de Fátima Gomes, Leonardo José Freire Cabó e Liliane de Oliveira Neves, além da colaboração de 15 pessoas, que dividem relatos das experiências, um poema e os verbetes.

Acessibilidade no ensino superior


O segundo livro lançado nesta quinta-feira foi Orientações aos Professores sobre a Inclusão e a Acessibilidade na Unesc, com a organização da professora e coordenador do SAMA (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem), Zélia Medeiros Silveira, conta com orientações, explicações e dicas aos coordenadores e professores da Unesc sobre o contato e a aprendizagem de alunos com deficiências.

O SAMA é setor da Universidade especializado na atenção e apoio nas condições plenas de acessibilidade dos acadêmicos. Ele é o mediador entre os cursos, estudantes e as famílias, para atender as necessidades específicas dos estudantes, além de orientar os professores e coordenadores.

Segundo Zélia, a discussão da acessibilidade no ensino superior está cada vez mais presente no cotidiano das Universidades. “Nosso sonho é discutir com os professores como concretizar a inclusão dessas pessoas no meio universitário”, explica. “Ele é um resultado de um estudo realizado pelo SAMA, com orientações e práticas específicas para a comunidade acadêmica”, completa.

O livro é gratuito e será disponibilizado para todos os professores da Universidade. Aos interessados na compra, o livro está disponível na Editora Unesc e no SAMA.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 23 de maio de 2019 às 16:53
Compartilhar Comente

Lançamento de livro reforça movimento de internacionalização na Unesc

Lançamento de livro reforça movimento de internacionalização na Unesc
Publicação lançada nesta quarta-feira (22/5) foi produzida em parceria entre profissionais da Unesc e da Universidade de Santiago de Compostela (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O segundo dia do 3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, evento do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc, contou com o lançamento oficial do livro “Educação: Partilhando e Ampliando Audiências, Resistências e Repertórios”. Organizado em parceria entre os professores Antônio Serafim Pereira, da Unesc, e Miguel Anxo Santos Rego, da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, o livro representa mais um passo no trabalho em prol da internacionalização da Universidade.

A publicação, concretizada por meio do Protocolo de Cooperação Internacional entre as Universidades, conta com dez capítulos de 22 docentes pesquisadores, 11 brasileiros, 9 espanhóis e duas argentinas. O conteúdo é dividido em três temáticas principais: “Fundamentos teóricos epistemológicos e metodológicos atinentes a processos educativos; Educação, Identidade e Interculturalidade; e Formação, gestão e avaliação de/em processos educacionais.

De acordo com Miguel Anxo Santos Rego, o momento é especial para agradecer o colega Antônio pelo convite e incentivo para publicarem o livro e pela forma calorosa como o Brasil e a Unesc o recebem mais uma vez. “Além disso, agradeço a todos que prestigiaram o lançamento. Ter uma sala praticamente cheia para o lançamento de um livro não é algo muito comum nos nossos países da Europa. Fico muito feliz em ver como aqui existem eventos desse tipo que reúnem estudantes, colegas, pessoas e até mesmo aqueles de fora da Universidade. Isso é muito gratificante”, salientou.

Para Antônio Serafim Pereira, o livro é fruto de partilha e solidariedade interna que fez com que o grupo se tornasse maior. “Essa publicação nos fez evoluir de forma individual e coletiva. Nós precisamos fazer com que obras dessa natureza sejam colocadas em prática em mais oportunidades. É um exercício que não podemos perder de vista”, destacou também.

Conforme o coordenador do PPGE, Carlos Renato Carola, esta data marca a consolidação da política de internacionalização, elencada como uma das prioridades do Programa e da Universidade. “Além disso, nosso objetivo também é conquistar a Espanha. Desta vez com outras armas. Por meio da lógica do diálogo, por livros, por partilhar ideias comuns e, por meio destas nossas interações, contribuir para construir um mundo melhor, com mais paz, respeito, democracia e solidariedade”, acrescentou de forma descontraída.

O Seminário conta com três eixos de pesquisa: “Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos”, “Formação e Gestão em Processos Educativos e Educação”; e “Linguagem e Memória”, e segue até esta quinta-feira (23/5).

Confira o nome dos docentes que colaboraram com a publicação:

Agustín Godás Otero

Alex Sander da Silva

Alexandre Sotelino Losada

André Cechinel

Angela Cristina Di Palma Back

Antonio Serafim Pereira

Carlos Renato Carola

Christian Muleka Mwewa

Francisco Xabier Cernadas Ríos

Gabriela Dolores Míguez Salina

Gladir da Silva Cabral

Graziela Fátima Giacomazzo

Janine Moreira

José Eugenio Rodríguez Fernández

Julia María Crespo Comesaña

Leticia López-Castro

Lidia Marta Fernández

María Alicia Villagra

Miguel Anxo Santos Rego

Paula Outón Oviedo

Rafael Rodrigo Mueller

Ricardo Luiz de Bittencourt

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 22 de maio de 2019 às 18:16
Compartilhar Comente

Unesc recebe 3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos

Unesc recebe 3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos
Evento reúne professores, acadêmicos e pesquisadores de todo o país na Universidade (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

O Auditório Edson Rodrigues esteve lotado nesta terça-feira (21/5) para a abertura oficial do 3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos. O evento, organizado pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc, ocorre até quinta-feira (23/5). O primeiro dia de atividades contou com o lançamento de três livros de professores da Universidade, com a mesa-redonda Conservadorismo Moral e Educação Falibilista e o 1º Encontro de Egressos do PPGE da Unesc.

O evento conta com três eixos de pesquisa: “Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos”, “Formação e Gestão em Processos Educativos e Educação” e “Linguagem e Memória”.

De acordo com o coordenador do PPGE na Universidade, Carlos Renato Carola, o principal objetivo do encontro é estabelecer diálogos. “É um espaço para socializar o conhecimento das pesquisas e estabelecer um diálogo tanto entre pesquisadores, professores e estudantes quanto com a comunidade da região. Além disso, vamos tratar de temáticas atuais e de impactos internacionais”, completou.

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, participou da abertura do evento.

Lançamentos, mesa-redonda e encontros marcam primeiro dia


O primeiro dia do Seminário contou com o lançamento dos livros Educação e Experiência Estética: desencantamento do conceito educativo, do professor Alex Sander da Silva; Educação, Estética e Experiência: Entre saberes e práticas na contemporaneidade, com organização de Alex Sander da Silva e Luzia Batista de Oliveira Silva; e Formação Humana na Sociedade do Espetáculo, com organização dos professores, André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller.

Após os lançamentos, o evento contou com a mesa-redonda sobre Conservadorismo Moral e Educação Falibilista, com o professor doutor da UPF (Universidade de Passo Fundo), Claudio Dalbosco, e o professor doutor da Unesc, Vidalcir Ortigara.

Por fim, o primeiro dia de atividades contou ainda com o 1º Encontro de Egressos do PPGE da Unesc, com o lançamento do livro Políticas de Alimentação Escolar das Décadas de 1960-1970: Memórias das Merendeiras de Criciúma no Processo Modernizador, da organizadora Paula Rosane Vieira Guimarães, e com a roda de conversa Entre Memória e Desafios: A Contribuição do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unesc) para a Formação Humana, organizada por Cintia Gonçalves Martins, Susane da Costa Waschinewski, Tatiani Belletini dos Santos e Michele Mezari Oliveira.

Programação extensa


Ao todo, serão 15 trocas de conhecimentos, com atividades de educação e cultura. O Seminário também conta com atrações internacionais, com participantes de vinte instituições de ensino e à apresentação de 130 pesquisas de graduação, mestrado e doutorado durante os três dias do evento.

Na quarta-feira (22/5), ocorrerão apresentações de trabalhos desde o período da manhã. No período da tarde ocorrerá o lançamento do livro Educação: Partilhando e Ampliando Audiências, Resistências e Repertórios, dos organizadores Antonio Serafim Pereira, da Unesc, e Miguel Anxo Santos Rego, da USC (Universidade de Santiago de Compostela) da Espanha.

Ainda na quarta-feira o evento contará com a mesa-redonda Formação Humana em Contextos: os movimentos Brasil e Espanha, com os convidados Miguel Anxo Santos Rego e Maria Beatriz Paupério Titton, e com a roda de conversa A Presença de Paulo Freire no Mundo, com o professor Carlos Renato Carola.

Na quinta-feira (23/5), último dia de evento, também ocorrerão apresentações de trabalhos desde o período da manhã. Já no período da tarde, acontecerá o lançamento dos livros Orientações aos Professores sobre a Inclusão e a Acessibilidade na Unesc, com a organização da professora Zélia Medeiros Silveira, e o livro Pelos Caminhos de Portugal, com a organização de Giane Rabelo, Carla Mirelle de Oliveira Matos Lisboa, Karina de Fátima Gomes, Leonardo José Freire Cabó e Liliane de Oliveira Neves.

O último dia de Seminário também contará com roda de conversa, desta vez como o tema Educação, Literatura Indígena e Formação Humana, com a convidada, professora Eliane Potiguara, e os mediadores e professores da Unesc, Carlos Renato Carola e Gladir da Silva Cabral, e, por fim, com uma atividade cultural apresentada pelos graduandos do curso de Teatro da Unesc.

Os encontros serão abertos ao público interno e externo. Para conhecer melhor a programação, acesse o site.
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 21 de maio de 2019 às 17:51
Compartilhar Comente

Unesc realiza evento internacional para debater e valorizar a educação

Unesc realiza evento internacional para debater e valorizar a educação
Em três dias, Universidade promoverá espaços de interlocução e conhecimentos (Foto: Arquivo/Unesc) Mais imagens

Professores, estudantes e pesquisadores do Brasil e do mundo estarão na Unesc para falar sobre ensino, formação e pesquisa, no 3º Seminário de educação, conhecimento e processos educativos. Em três dias de evento, de terça a quinta-feira (21 a 23/5), o PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) promoverá espaços para trocas de experiências entre participantes de vinte instituições de ensino e à apresentação de 130 pesquisas de graduação, mestrado e doutorado.

“Será uma troca rica em informação. Recebemos inscrições de Portugal, Chile e outros países. Também teremos, em uma das mesas redondas, nomes como Miguel Santos Rego, da Universidade Espanhola de Santiago de Compostela”, ressalta a presidente da comissão organizadora, professora doutora Graziela Fátima Giacomazzo.

Organizado pelos formados no Programa, Graziela também dá destaque ao 1º Encontro de egressos. Realizado no primeiro dia de evento, será um espaço para interlocução, conhecimentos e lançamento de livro. Durante o Seminário, outras seis novas obras serão compartilhadas.

Ao todo, serão 15 trocas de conhecimentos, com atividades de educação e cultura. “Colocaremos os assuntos em uma perspectiva histórica, crítica e multicultural, reconhecendo a complexidade social em tempos de escassez de recursos, incertezas políticas e o viés mercantilista da formação profissional”, explica Graziela.

Durante o evento, serão compartilhados os resultados obtidos em pesquisas no Programa de Pós-Graduação da Universidade, nas linhas “Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos”, “Formação e Gestão em Processos Educativos e Educação” e “Linguagem e Memória”. “Será uma oportunidade para discutir as metodologias, referências e refletir sobre o estado da arte da pesquisa”, afirma a presidente.

Os encontros serão abertos ao público interno e externo. Os interessados em fazer a inscrição e conhecer melhor a programação podem acessar o site do evento.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de maio de 2019 às 14:54
Compartilhar Comente (1)