PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Grupehme propõe criação de Centro da Memória da Educação do Sul de Santa Catarina

Grupehme propõe criação de Centro da Memória da Educação do Sul de Santa Catarina
Proposta foi entregue a reitora nesta quarta-feira (28/3) (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, recebeu, na tarde desta quarta-feira (27/3), os membros do Grupehme (Grupo de Pesquisa em História e Memória da Educação) da Unesc. O encontro teve o objetivo de apresentar a proposta de criação do Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina.

A proposta foi apresentada pelas coordenadoras do grupo de pesquisa, Giani Rabelo e Marli de Oliveira Costa. O Centro é o único de uma universidade do Sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais).

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 28 de março de 2019 às 16:42
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para 3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos

Inscrições abertas para 3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos
Durante o evento ocorrerá o 1º Encontro de Egressos do PPGE da Unesc (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

Estão abertas as inscrições para o 3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos. O evento é organizado pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc e acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de maio na Universidade. Esta edição reunirá professores, pesquisadores e estudantes para discutir o tema Educação e Formação Humana. Durante o seminário, também ocorrerá o 1º Encontro de Egressos do PPGE da Unesc.

O Seminário tem o propósito de servir como um espaço para debates relevantes sobre a educação em relação à formação na sua plenitude, com foco na dimensão humana na perspectiva histórico-crítica e multicultural. Além disso, reconhecer a complexidade social e cultural em tempos de escassez de recursos, incertezas políticas e o viés mercantilista da formação profissional.

O evento tem ainda o objetivo de apresentar os resultados dos estudos que se tem produzido no PPGE, dentro das Linhas de Pesquisa: Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos; Formação e Gestão em Processos Educativos; e Educação, Linguagem e Memória, discutindo as metodologias, referenciais teóricos e refletir sobre o estado da arte da pesquisa em educação.

A programação conta com rodas de conversas, encontro dos egressos, apresentações de trabalhos e o lançamento do livro “Educação: Partilhando e Ampliando Audiências, Resistências e Repertórios”, que tem a organização do Prof. Dr. Antônio Serafim Pereira, da Unesc, e do Prof. Dr. Miguel Anxo Santos Rego, da USC (Universidade de Santiago da Compostela), da Espanha.

Os interessados em realizar as inscrições devem acessar o site oficial do evento e escolher a aba “Inscrições”.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 25 de março de 2019 às 16:10
Compartilhar Comente

Unesc leva ações de conscientização à Praça Nereu Ramos no Dia Mundial da Água

Unesc leva ações de conscientização à Praça Nereu Ramos no Dia Mundial da Água
Atividades envolveram diversos setores da Universidade e 11 escolas da Gered (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Segundo dados da ANA (Agência Nacional de Águas), “estima-se que 97,5% da água existente no mundo é salgada e não adequada ao consumo humano direto nem à irrigação da plantação”. Já o número de água doce, de 2,5%, tem a sua maior parcela, que corresponde a 69%, considerada de difícil acesso. Nesta sexta-feira, comemorou-se o Dia Mundial da Água e, além de celebrar este bem natural tão precioso e necessário para a sociedade, a data serve para relembrar destes números alarmantes e de trabalhar pela conscientização e preservação da água.

A Unesc, com o seu comprometimento com a preservação do meio ambiente realizou, na tarde desta sexta-feira (22/3), ações de conscientização e preservação da água e de assuntos relacionados ao Rio Criciúma. As atividades ocorreram na Praça Nereu Ramos e contaram com a participação de diversos setores da Universidade e de 11 escolas da Gered (Gerência Regional de Educação) de Criciúma.

Projetos inovadores

De acordo com a professora da Unesc, Andrea Rabello, a ação teve o intuito da propagação de conhecimento sobre a água. “A partir da parceria com a Gered, as escolas desenvolveram trabalhos e estudos sobre o assunto, sobre a importância da água e seus impactos e os estudantes trouxeram os trabalhos aqui na ação para apresentá-los”, explicou.

Um exemplo é o estudante do 2º ano do Ensino Médio do Cedup (Centro de Educação Profissional) Abílio Paulo, Yuri Lopes Machado, que utilizou o seu conhecimento em informática para propor medidas para a preservação da água e do meio ambiente. Em seu projeto, ele apresentou os principais tipos de contaminação dos lençóis freáticos e uma maquete em 3D de uma barragem de resíduos sólidos.

Conforme o estudante, a atividade proporcionou ampliar seus conhecimentos sobre a água. “Foi um projeto dinâmico em que tivemos que ir atrás das informações, uma atividade realizada fora da sala de aula, ou seja, tivemos que correr atrás das informações e estudar o assunto”, comentou. Com tanto empenho, o aluno mostrou que realmente aprendeu sobre o assunto. “A contaminação é um processo causado pela ação do ser humano e que acaba acarretando em nós mesmos”, acrescentou.

Conscientização sobre o Rio Criciúma

Outras atividades realizadas na ação contaram com a temática do Rio Criciúma. O rio já serviu de componente essencial para o desenvolvimento da cidade e hoje encontra-se escondido. Um exemplo, de acordo com o coordenador da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc, Carlyle Torres Bezerra de Menezes, é o local onde foi realizada a atividade, pois o rio passa por baixo da Praça.

De acordo com Carlyle o objetivo da ação foi de sensibilizar a sociedade para causas da água da região e do Rio Criciúma. “A maioria da população não conhece o rio, mas ele tem vida, ele está presente em nós e tem a possibilidade de renascer”, enfatizou.

Os pontos que o professor destaca sobre a atenção para o Rio Criciúma são as questões que envolvem as nascentes, a liberação de esgoto no rio, a poluição das bocas de mina que tem contato com o rio e os produtos de empresas que não são corretamente descartados. “Para ele ter vida, precisamos preservar as nascentes, pois não adianta trabalharmos onde ele corre, se a nascente não estiver boa”, comentou o coordenador.

A atividade na Praça Nereu Ramos contou com a participação do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), Museu de Zoologia da Unesc Morgana Cirimbelli Gaidzinski, e dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Biológicas, Geografia, Artes Visuais, Teatro, História, Letras, Matemática e Pedagogia.

Junto à ação realizada na Praça, a Unesc TV produziu um vídeo-documentário sobre o Rio Criciúma, em que apresenta a história do rio e suas interferências, pois mesmo silencioso, está presente no cotidiano da cidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 22 de março de 2019 às 17:39
Compartilhar Comente

Palestra “Brasil: uma viagem filosófica”

Palestra “Brasil: uma viagem filosófica”
Mais imagens

No dia 15 de março de 2019, às 14h, o professor Dr. André Cechinel, do PPGE - UNESC, recebeu, na UFSC, o professor Dr. Eduardo Subirats (NYU), que proferiu a palestra intitulada “Brasil: uma viagem filosófica”. A atividade foi organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) da UFSC, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNESC. Na oportunidade foram abordados, entre outros, temas como os seguintes: O que é um microintelectual? Diferenças metafísicas entre informações, teorias e experiências. Uma experiência musical, arquitetônica, fílmica, plástica, literária e filosófica do Brasil. Da Antropofagia a Brasília. Bye, bye Brazil. A palestra constituiu uma das atividades de internacionalização do PPGE para o ano.

Breve currículo do professor Eduardo Subirats

Nasceu em Barcelona em 1947, estudou em Paris e Berlim nos anos 1970, foi professor de filosofia, arquitetura, literatura e teoria da cultura em São Paulo e Caracas, além de Madrid, México e Princeton. É autor de mais de quarenta títulos, entre obras individuais e edições coletivas. Seus livros de maior destaque são La existencia sitiada (2006); Filosofía y tiempo final (2010) eMito y literatura (2014). Atualmente é professor da New York University (NYU).

Por: Vanessa Morona Dias 18 de março de 2019 às 14:17
Compartilhar Comente

Unesc recebe ministro Marcos Cesar Pontes para falar sobre tecnologia e inovação

Unesc recebe ministro Marcos Cesar Pontes para falar sobre tecnologia e inovação
Agenda foi pré-confirmada noite desta quarta-feira (13/3) (Foto: Bruno Peres/MCTIC) Mais imagens

A Unesc receberá, no dia 29 de março, o tenente-coronel da Força Aérea Brasileira, engenheiro, astronauta e ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Cesar Pontes. O convite foi realizado pela reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, durante agenda em Brasília no mês de fevereiro. Na noite desta quarta-feira (13/3), a pré-agenda foi confirmada.

Em sua vinda, o ministro visitará a Instituição para um evento direcionado aos reitores do Sistema Acafe, empresários e lideranças políticas da região Sul Catarinense. A palestra “Perspectivas da ciência e da tecnologia no Brasil atual” também marcará o início de três novos programas de doutorado na Universidade: Desenvolvimento Socioeconômico; Ciência e Engenharia; e Educação.

A confirmação do evento é resultado de um trabalho coletivo dos deputados federais Geovania de Sá, Ricardo Guidi e Daniel Freitas. Os senadores Jorginho Mello e Esperidião Amin também estão mobilizados para a realização da agenda.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 14 de março de 2019 às 08:30
Compartilhar Comente (14)