PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Dia da Consciência Negra: Unesc promove debates sobre identidade e direitos nas políticas afirmativas

Dia da Consciência Negra: Unesc promove debates sobre identidade e direitos nas políticas afirmativas
Lançamento do clipe “Guerreiros de Bronze” faz parte da programação do evento (Foto: Priscila Cardoso) Mais imagens

O dia 27 de novembro vai ser marcado na Unesc por uma intensa programação em torno do tema “Consciência e Negritude: Identidade e Direitos nas Políticas Afirmativas”. Em alusão do Dia da Consciência Negra (21/11), diversos setores, cursos, Programas de Pós-Graduação e grupos de estudo da Universidade se reuniram para a realização de um evento que envolverá alunos, professores e funcionários da Unesc, representantes de movimentos sociais e a comunidade. A programação é gratuita e aberta ao público e contemplará apresentações culturais, rodas de conversa, lançamento de livro e de documentário e exposição de trabalhos dos alunos do Colégio Unesc.

Segundo a coordenadora do Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias) da Unesc, que está à frente da comissão organizadora do evento, Normélia Ondina Lalau de Farias, novembro é um mês muito significativo, pois busca o resgate da cultura negra e mostra resistência de seu povo ao levar adiante a riqueza e importância da cultura afro e do povo negro, que ajudou e ajuda a construir o Brasil. “Se reconhecer como negro, se autodeclarar negro, entender a questão da negritude e resgatar a cultura, combater a violência às religiões de matriz africana e poder mostrar que somos um povo que pertence a esta terra e quer ter a sua cultura respeitada é muito importante. Somos mais de 53% da população brasileira que ainda é invisível na sociedade. Mas queremos dizer que estamos aqui buscando e que ocupamos os mais diferentes espaços”, afirma.

O evento pelo Dia da Consciência Negra iniciará às 14 horas, no Auditório Ruy Hülse, com apresentação cultural dos alunos do Colégio Unesc. A programação seguirá até à noite, com lançamento de livro, debates sobre imigração e direitos dos refugiados, além de uma roda de conversa sobre “Protagonismo Negro”, com o repórter EdSoul, o compositor e interprete do Grupo Voz do Gueto, Alex Gabriel e o professor doutor em Sociologia, Wagner Miqueias.

A programação trará ainda o lançamento do documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze”, às 19h30. O projeto tem o envolvimento da Unesc TV, do Neab, da Secretaria de Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas da Universidade e da Ong Voz do Gueto e tem o objetivo de mostrar a história contemporânea dos negros brasileiros e suscitar a reflexão sobre desigualdade e direitos humanos.

O evento tem a organização do Neab e da Secretaria da Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, com o apoio do Colégio Unesc, do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), do PPGE (Programa de Pós-graduação em Educação), dos cursos de Ciências Contábeis, de Administração, de Pedagogia, de História, de Geografia, de Biomedicina e de Engenharia Química, da Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing, do Setor de Eventos, do Setor de Arte e Cultura, do Colégio Unesc e do Grupo de Estudos em Direitos Humanos, Relações Raciais e Feminismos.

Programação


Dia 27 de novembro

14h – Apresentação cultural do grupo de dança do quinto anos do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. Tema: Consciência Negra. Autoria da aluna Naomi Ayana Cardoso Ribeiro. Local: Auditório Ruy Hulse;

14h15 – Lançamento do livro “A Nova Casa da Água”, conto africano ilustrado pela aluna do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Unesc, Julia Zilli. Local: Auditório Ruy Hulse;

15h – Apresentação do documentário “Nós”, de Thiago Simas, sobre a trajetória cíclica dos refugiados através dos tempos e roda de conversa sobre “Cinema e Direitos Humanos” com acadêmicos da Unesc e alunos da Escola de Imigrantes. Local: Auditório Ruy Hulse;

17h – 2º Cara Gente Branca: Consciência e Negritude. Roda de conversa na Praça do Estudante;

19h15 – Apresentação cultural do grupo de dança do quinto anos do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. Tema: Waka Waka. Autoria das professoras Ana Karen Rosado e Juliana Pereira Guimarães Local: Auditório Ruy Hulse;   

19h30 – Lançamento do documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze” e mesa-redonda sobre “Protagonismo Negro”, com o repórter da NSCTV, EdSoul, o compositor e interprete do Grupo Voz do Gueto, Alex Gabriel e o professor doutor em Sociologia, Wagner Miqueias. Local: Auditório Ruy Hulse;

Até 28 de novembro

Exposição de trabalhos de estudantes do Colégio Unesc, como fotos da visita à comunidade quilombola São Roque, ilustrações em aquarela para o livro “A Nova Casa da Água” e símbolos Adinkras.


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 22 de novembro de 2019 às 12:31
Compartilhar Comente

FORGESB PROMOVE SEMINÁRIO: SOCIALIZAÇÃO DA PESQUISA SOBRE GESTÃO E CURRÍCULO

O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação e Gestão na Educação Básica – FORGESB, ligado ao PPGE, promoveu no dia 13 de novembro de 2019, às 9 horas na UNESC, o “Seminário de Socialização dos Resultados da Pesquisa sobre Gestão e Currículo: Gestores de Escolas Públicas Municipais de Criciúma/SC” com o objetivo de apresentar e discutir os dados/interpretação da pesquisa em desenvolvimento relativa às representações sociais dos gestores acerca da relação gestão e currículo escolar. Por este meio, o FORGESB buscou junto aos gestores participantes: a) validar a pesquisa realizada até o momento; b) abrir espaço para novos dados, que permitirão aprofundar seu processo analítico/interpretativo, a partir da reflexão coletiva (pesquisados e pesquisadores) sobre o tema em questão.

Por: Vanessa Morona Dias 13 de novembro de 2019 às 16:21
Compartilhar Comente

Grupo de pesquisa apresenta trabalhos no Seminário Nacional de Filosofia e Educação

Pesquisadores e estudantes do Gefocs (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Formação Cultural e Sociedade) participaram, de 6 a 8 de novembro, do 6º Senafe (Seminário Nacional de Filosofia e Educação) e 2º Seinfe (Seminário Internacional de Filosofia e Educação), na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Os eventos tiveram como tema “Escola, Violência e Ética” e reuniram pesquisadores e estudantes do país para a apresentação e debates de estudos que abordem o tema da violência relacionado à educação, na perspectiva ética.

A Unesc foi representada no evento por professores, alunos e egressos da Unesc, que apresentaram trabalhos desenvolvidos pelo Gefocs. Estiveram nos eventos, os professores Alex Sander da Silva (do PPGE – Programa de Pós-Graduação em Educação) e Daiani Barboza (curso de Psicologia); o egresso do Mestrado em Educação, Carlos Laet e Karoline Cipriano e Greyce Kelly de Souza, acadêmicas do curso de Pedagogia.

Por: Milena Spilere Nandi 12 de novembro de 2019 às 11:25
Compartilhar Comente

Professora da Unesc apresenta trabalho na Espanha

Professora da Unesc apresenta trabalho na Espanha
Coordenadora do Setor de Educação a Distância, Graziela Fátima Giacomazzo Nicoleit, apresentou trabalho e fez visitas a universidades do exterior (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve representada nesta semana no Instituto de Pesquisa em Educação na Universitat de Barcelona. A instituição recebeu a 1ª Primeira Conferència Internacional de Recerca En Educació, evento que contou com a participação da professora e coordenadora do SEAD (Setor de Educação a Distância) da Unesc, Graziela Fátima Giacomazzo Nicoleit, nos dias 4 e 5 de novembro. Na oportunidade Graziela apresentou o trabalho “Inovação e avaliação no cenário da expansão do ensino superior no Brasil”, produzido em coautoria com as professoras Andréia Morés (UCS) e Patricia Jantsch Fiuza (UFSC).

Aproveitando a passagem pela Espanha, a professora realizou encontros de pesquisa ainda na Universidade Aberta da Catalunha (UOC) e na Cidade Universitária, em Girona. Conforme Graziela, a UOC atua há mais de 20 anos e é referência de qualidade no ensino a distância na Europa e em outros países com mais de 70 mil estudantes em todos os níveis de graduação e pós-graduação. “Nesta visita participei de uma reunião com professores e equipes responsáveis pela metodologia de ensino da UOC e organização e funcionamento dos sistemas do Campus Virtual UOC em Barcelona”, comentou.

Já a Cidade Universitária, de acordo com a professora, trata-se de um modelo de universidade que vive e estuda num local onde se mesclam a história, a cultura e o dinamismo social. “ É uma proposta que encanta a todos os estudantes e visitantes que circulam pelo espaço da Universidade de Girona (UdG). Por lá se encontra, no departamento de Letras e Educação da UdG, o Espaço Paulo Freire, uma sala exclusiva para acesso aos livros, materiais, quadros, bibliografia do renomado educador brasileiro”, acrescentou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de novembro de 2019 às 20:33
Compartilhar Comente

Capoeira Beribazu

O grupo do projeto Capoeira Beribazu, da Unesc, apresentou o seu trabalho no sábado (9/11), no bairro Argentina, em Criciúma. O encontro com a comunidade ocorreu na Escola Municipal Professor Francisco Skrabski e fez parte da programação do evento “Escola Aberta – Skrabski: Educando para a diversidade étnico-racial”.

Segundo a professora e secretária da escola, Karina de Freitas Pereira Cipriano, o evento teve como foco potencializar a parceria entre escola e família. “O projeto abre as portas da escola para a comunidade, alunos e familiares, desenvolvendo oficinas como ações pedagógicas nas áreas da educação, cultura, lazer e esporte, abordando atividades que contemplaram a diversidade étnico-racial. O grupo Beribazu abrilhantou o evento oportunizando à comunidade vivenciar de maneira tão contagiante uma de nossas maiores expressões culturais, a capoeira”, afirma.

O projeto Capoeira Beribazu é coordenado pelo professor do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), Alex Sander da Silva e as aulas são ministradas pelo professor de capoeira Filipe Alexandre Creaste.

Por: Milena Spilere Nandi 12 de novembro de 2019 às 09:00
Compartilhar Comente