PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutorandas participam do 28º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE)

As doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UNESC e membras do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação Maria Aparecida Casagrande, Odécia Almeida de Souza da Silva e Cintia Gonçalves Martins participaram do 28º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) que ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS,  entre os dias 27 e 29 de setembro de 2023 e teve como tema “História da Educação: conexões entre ensino, pesquisa e extensão”. 
O evento tem como objetivo:  discutir o campo da História da Educação, considerando seu lugar na formação de docentes e de pesquisadores. Assim, o evento busca contribuir para colocar em evidência os possíveis entrelaçamentos entre ensino, pesquisa e extensão, imbricações essas consideradas como importantes movimentos, de caráter político e acadêmico, capazes de potencializar a História da Educação. O Encontro, que ocorre anualmente, tem se constituído em um espaço para a formação continuada de professores e pesquisadores em História da Educação, para o acolhimento de estudos acadêmicos em diferentes níveis, para a visibilidade de investigações realizadas no âmbito regional e para agregamentos e sociabilidades entre os associados. (ASPHE, 2023) 
No dia 28 de setembro a doutoranda e pesquisadora Cintia Gonçalves Martins participou da mesa: História da Educação: ensino e extensão, em que proferiu sobre os projetos do GRUPEHME na Preservação do Patrimônio Histórico Educativo em diálogo com a extensão universitária.

03 de outubro de 2023 às 15:07
Compartilhar Comente

MEMBRAS DO GRUPEHME REALIZAM ESTUDOS SOBRE ESCOLAS MULTISSERIADAS

As doutorandas do PPGE-UNESC e membras do GRUPEHME, Amalhene Baesso Reddig e Odécia Almeida de Souza da Silva realizaram estudos sobre a pesquisa de pós-doutoramento da Profª. Drª. Solange Aparecida Zotti que atualmente é docente do Instituto Federal Catarinense-IFC (Campus Concórdia/SC) em cursos de licenciatura e do PPG Educação no Campus Camboriú. A referida pesquisa se propôs a investigar a história das instituições escolares rurais multisseriadas, no contexto do desenvolvimento socioeconômico-político do município de Concórdia – SC (1934-2019), com ênfase na análise dos caminhos político-pedagógicos percorridos, tendo em vista as políticas educacionais, locais/estaduais/nacionais que orientaram esse modelo de escola. (ZOTTI, 2020). Durante os estudos as doutorandas conseguiram contato com a pesquisadora que generosamente compartilhou detalhes dos resultados da sua pesquisa e ainda concedeu uma aula gravada exclusivamente para os/as acadêmicos/as da Disciplina de História da Educação e Preservação do Patrimônio Educativo e membros do GRUPEHME.
Para a organização dos estudos as doutorandas visitaram o prédio de uma escola multisseriada de Maracajá (Escola Isolada Natale Acordi), entrevistaram um aluno de uma Escola Isolada o Senhor Ermi Henrique Maria e conseguiram a doação de uma carteira escolar, símbolo da cultura material dessas instituições escolares, para compor o acervo do Museu da Infância da Unesc. O presente estudo foi orientado pela Profª Drª. Giani Rabelo docente do PPGE – UNESC e coordenadora do GRUPEHME.
A Carteira escolar de aproximadamente 75 anos, foi doada pela professora aposentada, Zenir Thomazi Mateus, da comunidade de Pinheirinho Baixo /Jacinto Machado.
 

Mais informações: https://www.instagram.com/p/CxdA_7wOzgA/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

26 de setembro de 2023 às 11:08
Compartilhar Comente

Defesa Pública de Dissertação - Andreza de Oliveira

O Programa de Pós-Graduação em Educação convida toda comunidade acadêmica para assistir a Defesa Pública de Dissertação abaixo relacionada:

Mestranda: Andreza de Oliveira

Título: Arte/Educação com Mulheres Vítimas de Violência: um Estudo Sobre o Projeto Adinkras no Município Forquilhinha/Santa Catarina

Banca Examinadora:

Prof.  Dr. Alex Sander da Silva (Orientador – UNESC)

Profa. Dra. Maria Aparecida Rita Moreira (Professora Aposentada)

Profa.   Dra. Ana Sabrina Mora (Membro - UNLP)

Profa.  Dra. Fernanda da Silva Lima (Membro - UNESC)

Data: 29 de setembro de 2023

Horário: 15h30

Local: Bloco “O” sala 003

Link: meet.google.com/gtr-hzha-awe

RESUMO

A presente pesquisa foca na análise da experiência com arte/educação dentro do projeto Adinkras - Grupo de apoio às mulheres vítimas de violência dentro do município de Forquilhinha/SC, projeto que atende as vítimas no período da pós-denúncia.  Durante a escrita foram rebuscadas as origens do patriarcado na idade média até a contemporaneidade para compreender o fenômeno da violência doméstica, estudamos algumas Legislações relacionadas a condição das mulheres, e logo avançamos nas experiências com arte/educação dentro do projeto. Desenvolveu-se a pesquisa com base na metodologia histórico-estrutural de cunho qualitativo, com análise documental e de conteúdo e na a/r/tografia que é a pesquisa educacional baseada em arte; objetivando descrever aspectos sócio-históricos da violência contra as mulheres; caracterizar a arte/educação no projeto Adinkras, seus métodos e técnicas; analisar as possibilidades dos ideogramas Adinkras como dispositivos para reflexão  e sensibilização dentro desse projeto e entender como a produção das narrativas descritas pelas mulheres nos sketchbooks foi facilitada através do ensino da arte. Para dialogar com essa investigação recorreu-se a autoras como: Ana Mae Barbosa, Fayga Ostrower, Marie France Hirigoyen, Sueli Carneiro, Françoise Verges, Carole Pateman, Elisa Larkin Nascimento e Cecília Almeida Salles. Outras importantes fontes utilizadas são o Atlas da violência, Anuário da Segurança Pública, Relatórios do ligue 180 e reportagens veiculadas nas mídias sobre o projeto e fotos do arquivo pessoal da autora. Almeja-se que sirva de referência para profissionais que trabalham com mulheres vítimas da violência e para arte/educadores.

Palavras-chave: violência contra mulheres. Arte/educação. Grupos de apoio. Empoderamento.

26 de outubro de 2023 às 11:13
Compartilhar Comente

Doutoranda apresenta diálogo sobre as pesquisas realizadas tendo o livro didático como fonte e objeto de pesquisa

Doutoranda apresenta diálogo sobre as pesquisas realizadas tendo o livro didático como fonte e objeto de pesquisa
Mais imagens

No dia 20/09/2023, na disciplina de História da Educação e Preservação do Patrimônio Educativo, no Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE, a doutoranda Cristiane Sant ´Ana, apresentou o diálogo sobre as pesquisas realizadas tendo o livro didático como fonte e objeto de pesquisa. Esse tema proporcionou muitas reflexões ao grupo, uma vez que o livro didático faz parte das culturas escolares e podem apresentar muitos olhares e análises referentes a sua materialidade, quanto aos conteúdos das disciplinas curriculares e outros aspectos vinculados aos seus usos e às práticas escolares. Neste encontro o grupo também pode rememorar lembranças do período de sua escolarização e atuação docente, uma vez que este objeto fez e faz parte da escola.

26 de setembro de 2023 às 11:00
Compartilhar Comente

Defesa Pública de Dissertação - Leandro de Menech

O Programa de Pós-Graduação em Educação convida toda comunidade acadêmica para assistir a Defesa Pública de Dissertação abaixo relacionada:

Mestrando: Leandro de Menech

Título: O campo da Educação Física: um estudo sobre a Incorporação do Habitus no Processo de Formação Inicial

Banca Examinadora:

Prof.  Dr. Gildo Volpato (Orientador – UNESC)

Prof.  Dr. Cristiano Mezzaroba (Membro – UFS)

Prof.  Dr. Ricardo Luiz de Bittencourt (Membro – UNESC)

Data: 29 de setembro de 2023

Horário: 8h30

Local: Bloco “P” sala 104

Link do meet: https://meet.google.com/rgo-ogkd-qmz

RESUMO

O objetivo geral da pesquisa foi compreender o habitus do campo da Educação Física licenciatura e como estes são estruturados e incorporados no processo de formação inicial dos futuros professores. Para tal propósito foram delineados quatro objetivos específicos: a) Analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da Educação Física -Licenciatura, o PPC e a matriz curricular do curso de Educação Física da Unesc a fim de identificar possíveis estruturas que favoreçam a incorporação de habitus; b) Identificar os fatores que exerceram influência na escolha pelo curso de Educação Física licenciatura; c) Identificar características ou disposições próprias dos acadêmicos e professores do curso de Educação Física licenciatura na percepção dos estudantes; A abordagem foi qualitativa, e a pesquisa de campo teve caráter descritivo, na perspectiva praxiológica de Bourdieu (1983). Como instrumentos de pesquisa foi utilizado o questionário aplicado aos acadêmicos em fase final do curso e análise documental, e na interpretação dos dados foi utilizado os princípios da análise de conteúdo. Em relação as DCNs e o projeto pedagógico do curso ficou evidenciado que se trata de uma proposta crítica que amplia o conceito de esporte, abrangendo os demais conteúdos da cultura corporal, como jogo, dança, ginástica e lutas, mesmo assim, a carga horário de disciplinas referentes as várias modalidades de esportes são privilegiadas na matriz curricular em relação aos demais conteúdos do campo. O estudo demonstrou que as disposições incorporadas sobre os esportes, na socialização familiar e escolar, favoreceram a escolha do curso de educação física licenciatura, mas foram aos poucos sendo ressignificadas por novas disposições e compreensão sobre a Educação Física para além dos esportes, da técnica e rendimento, em virtude da formação crítica encontrada na proposta pedagógico do Curso. Quanto as características ou disposições próprias dos acadêmicos e professores dos cursos de Educação Física licenciatura na percepção dos estudantes ficou evidenciado que o agasalho é a vestimenta que diferencia os acadêmicos e os professores do campo da Educação Física em relação as demais áreas. Também apontou que os estudantes têm incorporado determinados habitus que os leva a “olhar” para os estudantes e professores de educação física licenciatura como mais despojados, extrovertidos, comunicativos, despachados, etc. Da mesma forma a pesquisa deixa como esperança que é possível superar a formação no campo da Educação Física licenciatura que reproduz modelos de práticas tradicionais biologicistas, tecnicistas, esportivistas etc. pois o estudo demonstrou que estruturas estruturadas de forma consciente, por meio de propostas críticas, é possível aos poucos provocar transformações significativas e comprometidas com uma sociedade mais justa, igualitária e humana. 

Palavras-chave: Educação Física licenciatura. Campo. Habitus. Disposições.

26 de outubro de 2023 às 11:13
Compartilhar Comente