PPGCS - Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde

Egresso compartilha experiências sobre pós-doutorado na Austrália

Egresso compartilha experiências sobre pós-doutorado na Austrália
Roger Varela atua no Queensland Brain Institute (Foto: Samira Valvassori/ Reprodução) Mais imagens

A experiência do egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unesc Roger Varela serviu de inspiração para colegas pesquisadores da Universidade nesta sexta-feira (1/4). Em passagem pela região, Roger participou de atividades com a equipe do Programa, compartilhando informações úteis sobre as oportunidades de pesquisa do exterior e vivências possibilitadas nestes anos de estudos na Austrália e nos Estados Unidos.

A bagagem colecionada por meio do estudo fora do país, conforme o pesquisador, é imensurável. “Indico a todos que tentem viabilizar a participação em um doutorado sanduíche ou as opções nas quais todo a pesquisa é feita no exterior. A experiência pessoal e profissional que ganhamos nesses desafios é muito significativa”, destacou.

As possibilidades de bolsas, conforme o profissional, dividem-se entre as de fomento nacional ou internacional, tendo trâmites diferentes para cada uma delas. “O importante é buscar contatos com professores e orientadores para que auxiliem nessa rede que eles já conquistaram pelo mundo. Isso faz toda a diferença”, salientou.

Entre as sugestões deixadas aos colegas, Roger recomendou dedicação integral ao trabalho durante o tempo de intercâmbio, além do estudo da língua inglesa. “Trabalhem muito. Foi no que apostei. Me dediquei ao máximo, mesmo sabendo das possibilidades de conhecer mais o país e fazer turismo. Fiquei horas e horas no laboratório, consegui produzir muito e foi isso que me abriu portas. Pensem que esse período deve ser dedicado de corpo e alma à pesquisa. Vale a pena”, completou.

Para Samira Valvassori, pós-doutora e orientadora de Roger enquanto mestrando e doutorando, recebe-lo para o compartilhamento de experiências é um grande orgulho. “Que honra tê-lo conosco e podermos ouvir de perto aquilo que vem vivendo e aprendendo na Austrália. Esse é um exemplo de sucesso daqueles que fazem nosso trabalho como professores e incentivadores da pesquisa valerem ainda mais a pena”, comenta.

Roger integra o Queensland Brain Institute (QBI), laboratório que estuda a neuromodulação funcional e terapêutica na cidade de Brisbane, capital de Queensland.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de abril de 2022 às 15:25
Compartilhar Comente