PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Acadêmicos de Artes Visuais visitam o Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz – LAPIS

Na última segunda-feira (1º/4), na aula de Arte Brasileira do curso de Artes Visuais - Bacharelado, aconteceu uma visita ao Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schimitz (Lapis) da Unesc, localizado no Iparque (Parque científico e tecnológico), com o objetivo de ampliar as possibilidades de compreensão sobre a arqueologia enquanto uma ciência interdisciplinar que visa o estudo das atividades humanas pré-históricas e históricas, estabelecendo relações com as origens da arte brasileira. Com o interesse de melhor compreender os vestígios associados às ocupações dos grupos humanos em um determinado espaço e tempo, os acadêmicos tiveram acesso à conhecimentos fruto de pesquisas arqueológicas de grande valor.

Do lugar de artistas em formação que estão estudando a arte brasileira, foram formuladas perguntas envolvendo a Arte Rupestre nas Encostas da Serra do Sul de Santa Catarina e seus registros. O Professor Doutor Juliano Bitencourt Campos, além de uma aula expositiva, abriu espaços para perguntas e fez algumas demonstrações com objetos que auxiliaram na abordagem dos conhecimentos socializados. Conhecer a reserva técnica no setor com materiais da cultura Guarani foi a última etapa da visita e motivou alguns acadêmicos/artistas a estreitarem relações entre essas produções históricas e suas poéticas pessoais.

Participaram da visita de estudos os acadêmicos da disciplina Arte Brasileira da 5ª fase do curso de Artes Visuais - Bacharelado e a professora Ma. Silemar Maria de Medeiros da Silva, com o objetivo de atender às necessidades dos acadêmicos da disciplina no sentido de ampliar seus conhecimentos sobre a cultura dos índios de Santa Catarina.

"O objetivo da divulgação é informar a comunidade sobre as possibilidades que o curso de Artes Visuais vem oferecendo aos seus acadêmicos no sentido de melhor formar seus profissionais. Evidenciar o Lapis como um rico espaço de conhecimento interdisciplinar que pode fomentar outras visitas, agradecê-lo pela acolhida e parabenizá-lo pelo trabalho desenvolvido e em desenvolvimento", explica Silemar.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 03 de abril de 2019 às 19:43
Compartilhar Comente

Saída de Campo - Disciplina Recuperação de Ambientes Alterados

Saída de Campo - Disciplina Recuperação de Ambientes Alterados
Prof. Robson dos Santos Mais imagens

No dia 23 deste mês, os alunos de mestrado e doutorado realizaram uma saída de campo para Gaia Village, município de Garopaba/ SC. O objetivo da visita foi promover o conhecimento sobre os diversos aspectos relacionados à degradação ambiental em ambientes costeiros e sobre os métodos de recuperação utilizados. A visita técnica foi orientada pelo Prfº. Dr. Robson dos Santos.

Por: Diane Machado 27 de outubro de 2015 às 20:07
Compartilhar Comente