PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Aula Magna PPGCA e Ciências Biológicas

O Programa de  Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado e Doutorado) e o curso de Ciências Biológicas da Unesc, juntamente com alunos, professores, egressos e comunidade academica se reuniram na noite do dia 12/03/2020, no auditório Ruy Hulse, para prestigiar a palestra “Agrobiodiversidade: interfaces com plantas medicinais e alimentícias”, ministrada pelo professor doutor Lin Chau Ming.


 

13 de março de 2020 às 16:37
Compartilhar Comente

Aula Magna PPGCA e Ciências Biológicas

Por: Michele Ribeiro 05 de março de 2020 às 18:22
Compartilhar Comente

Aula Inaugural com Professor Palestrante de Universidade Chilena

Aula Inaugural com Professor Palestrante de Universidade Chilena
PPGCA Mais imagens

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais convida a comunidade acadêmica para a Aula Inaugural do ano de 2017:

  • Palestrante: Prof. Dr. Enrique Aliste Almuna

  • Mini-currículo:

Profesor Asociado de la Universidad de Chile.
Doctor en Ciencias Sociales mención Geografía y Estudios del Desarrollo en la EHESS de Paris, Francia. Lic. en Geografía, Geógrafo y Magíster en Gestión y Planificación Ambiental de la U de Chile.
Es también profesor del claustro en el Doctorado en Ciencias Sociales de la Universidad de Chile y, a nivel de Magíster, es miembro del claustro académico de los programas de Magíster en Historia, Magíster en Geografía, Magíster en Urbanismo, Magíster en Hábitat Residencial, Magíster en Ciencias Sociales mención Sociología de la Modernización y del Magíster en Análisis Sistémico Aplicado a la Sociedad y en el Magíster en Gestión y Planificación Ambiental de la Facultad de Ciencias Forestales y de Conservación de la Naturaleza.

 

 

Por: Diane Machado 15 de março de 2017 às 13:28
Compartilhar

Aula inaugural do PPGCA debate sobre Restauração Ambiental

Aula inaugural do PPGCA debate sobre Restauração Ambiental
Encontro contou com o doutor em Biologoa Vegetal Ademir Reis (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Para saber sobre as novas tecnologias de combate a áreas degradadas, estudantes, profissionais e estudiosos da área ambiental estiveram na Unesc na noite desta quinta-feira (17/3). Eles participaram da aula inaugural do PPGCA(Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), que trouxe o doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas, Ademir Reis, para ministrar a palestra “Avanços Tecnológicos na Restauração Ambiental de Áreas Mineradas”. 

Reis comentou que atualmente a formação de recursos humanos, principalmente de novas gerações, representa a única oportunidade de tornamos nossa sociedade mais solidária. “É necessário fortalecer a busca pela sustentabilidade dos recursos finitos do planeta terra. Lutar pelo meio ambiente é antes de tudo uma visão de solidariedade entre todas as classes. Todos necessitam de um ambiente mais equilibrado”, afirmou.

O consultor garante ainda que a ciência do meio ambiente evoluiu no sentido de ver a natureza de forma sistêmica, e que profissionais de todas as áreas que resolverem atuar no processo de restauração ambiental terão espaço, “Desde que estejam preparados profissionalmente para atuarem em grupos multidisciplinares e solidários”, ressaltou.

Sobre o palestrante

Ademir Reis é graduado em Ciências Biológicas, pela FURB, e em Filosofia pela UPF. Possui mestrado em Botânica pela UFPR e doutorado em Biologia Vegetal pela Unicamp. Atualmente é professor titular aposentado da UFSC, bem como curador e diretor científico do Herbário Barbosa Rodrigues, sediado em Itajaí, SC. É consultor da Fundação o Boticário de Proteção à Natureza e sócio proprietário da empresa Restauração Ambiental Sistêmica, atuando na recuperação de áreas mineradas de Bauxita no Pará e ferro no Mato Grosso do Sul, Pará e Minas Gerais.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada (17/03/16)

Por: Diane Machado 18 de março de 2016 às 14:55
Compartilhar Comente

Palestrante acredita em prédios verdes no futuro

Palestrante acredita em prédios verdes no futuro
Davi Carrer Mais imagens

“A onda vai ser de prédios verdes no futuro, creio até que haverá legislações próprias para isso e as pessoas terão que se adaptar”. A reflexão é do professor doutor Ricardo Braun (UERJ) durante a aula inaugural do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc. Braun abordou em sua palestra o tema “A questão dos novos paradigmas ambientais (ecovilas / construções sustentáveis, permacultura, bioconstrução, ecologia profunda)”.

O palestrante explicou que os prédios verdes são aqueles que geram sua própria energia, tratam seu esgoto e sua água, podendo até realizar agricultura nestes espaços. “Hoje 50% das pessoas moram nas cidades, até 2050 serão 75%”, alertou Braun para demonstrar que novas fórmulas de construções terão que ser utilizadas

Construções sustentáveis

“Você pode fazer casas bem construídas, mas sem precisar de uma indústria para isso”, ressaltou Braun. Ele explicou que nas ecovilas as casas são feitas com produtos encontrados ao seu redor, como palha e barro. “Hoje você já encontra uma série de produtos que não prejudicam o meio ambiente para usar no dia-a-dia”, salientou.

“Hoje temos mais de 15 mil ecovilas no mundo que abrigam cerca de um milhão de pessoas. São comunidades que estão inovando e sendo pioneiras neste modo de vida”, destacou o palestrante.

Braun chamou a atenção para sustentabilidade. “A sustentabilidade é 90% transpiração e 10% inspiração. No momento em que você planta uma árvore você está sendo útil, mas quando apenas come, dorme e trabalha, você apenas consome e não ajuda em nada”, comentou

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 23 de março de 2012 às 21:16
Compartilhar Comente