PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Unesc participa da etapa final da construção do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca

Unesc participa da etapa final da construção do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca
Reuniões ocorreram na última semana em Laguna (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Mais um passo importante foi dado em prol do meio ambiente no Sul do Estado. Na última semana, representantes de diversas entidades e instituições se reuniram durante quatro dias para a 2ª Oficina de Planejamento Participativo para a elaboração do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca. O encontro, que encerrou quinta-feira (19/4), marcou a etapa final do projeto e ocorreu em Laguna. A Unesc é uma das instituições conselheiras desta unidade de conservação federal.

Segundo o professor do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e do curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc, Carlyle Torres Bezerra de Menezes, após todas as contribuições apresentadas até o momento por meio da proposição da criação de zonas, normas e diretrizes gerais, a etapa seguinte será o da consolidação dos dados, com a revisão do ponto de vista técnico e jurídico. De acordo com ele, a previsão é que até setembro de 2018 seja publicado e instituído o Plano de Manejo, que se constituirá no principal instrumento de gestão e zoneamento econômico-ecológico do território da APA.

O espaço abrange nove municípios e compreende áreas terrestres e marinha, ao longo de uma faixa litorânea de 130 quilômetros de extensão e 156 mil hectares, entre o município de Balneário Rincão e o Sul da Ilha de Florianópolis. Possui uma grande diversidade de atributos naturais, destacando-se internacionalmente por ser um dos principais santuários para a reprodução da Baleia Franca e por integrar diversos ecossistemas marinho-costeiros de grande importância ecológica, que abriga diversas espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção, além de um patrimônio sociocultural formado por comunidades e povos tradicionais.

O Plano de Manejo vem sendo construído desde do ano de 2015 de forma participativa com a presença dos diversos setores da sociedade que integram o seu território. Neste processo ocorreram diversas oficinas setoriais com a participação dos diversos seguimentos da sociedade, culminando com esta etapa final de planejamento.

“Tendo em vista os diversos interesses existentes, que muitas vezes são conflitantes entre alguns setores econômicos e movimentos socioambientais presentes neste território, faz com que o processo participativo adotado para a construção do Plano de Manejo seja um instrumento de fundamental importância, de maneira a permitir o diálogo e superação dos conflitos existentes”, afirma o professor da Unesc, que salienta ainda a importância da integração do Plano de Manejo da APA com outros Planos Diretores Municipais e os Planos de Gestão de Bacias Hidrográficas.

Representam a Unesc no Conselho Gestor da APA da Baleia Franca, Menezes, como conselheiro titular e o professor do curso de graduação em Ciências Biológicas e também do PPGCA, Robson dos Santos, que é  conselheiro suplente. O Conselho Gestor foi criado em 2006. A Unesc vem contribuindo com as atividades desde início. O professor afirma que a intenção do Conselho Gestor é fortalecer o processo de gestão pública participativa em uma unidade de conservação de importância em âmbito regional e nacional, por meio de um processo que vem sendo considerado modelo de gestão participativa por parte do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão integrante do Ministério do Meio Ambiente.
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 23 de abril de 2018 às 12:01
Compartilhar Comente

Egresso do Mestrado em Ciências Ambientais dialoga com trabalhadores rurais em Içara

Egresso do Mestrado em Ciências Ambientais dialoga com trabalhadores rurais em Içara
Encontro ocorreu nesta quinta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

No contexto do processo de inserção social do PPGCA (Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais) da Unesc, e também com o objetivo de devolver para a comunidade os resultados de uma pesquisa de dissertação, nesta quinta-feira (22/2), o egresso do Mestrado em Ciências Ambientais Daniel Pazini Pezente, juntamente com seu orientador, o professor doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, participaram de uma reunião do Grupo Agroecológico Frutos da Terra, em Içara.

Durante o encontro, Pezente pode expor os resultados alcançados em sua pesquisa de Mestrado e responder a questionamentos dos produtores rurais. O trabalho de pesquisa de dissertação teve como título "Estudos de Indicadores de Sustentabilidade em Propriedades Familiares Agroecológicas na Região Sul do Estado de Santa Catarina”.

“Uma cópia impressa da dissertação foi entregue para lideranças do grupo, para servir de base de estudos e contribuir para a adoção de melhorias dos processos produtivos e o fortalecimento das atividades desenvolvidas pelas propriedades rurais de base agroecológica, na perspectiva do da obtenção da certificação da produção orgânica, conforme a proposta da pesquisa”, comenta Carlyle.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 23 de fevereiro de 2018 às 17:58
Compartilhar Comente

PPGCA participa de Seminário de Planejamento da Área de Ciências Ambientais

PPGCA participa de Seminário de Planejamento da Área de Ciências Ambientais
Mais imagens

As Profas. Dras. Patrícia de Aguiar Amaral - coordenadora e Vanilde Citidini Zanette - coordenadora adjunta, participam do Seminário de Planejamento da Área de Ciências Ambientais para o Quadriênio 2021.

O evento, que acontece na cidade de Curitiba/PR, nos dias 27 e 28 deste mês, tem por objetivo realizar o planejamento quadirenal da área a partir de um conjunto de proposições a serem dialogadas com os PPGs da área, construindo ações estratégicas que visam a consolidação da Área no País.

 

Por: Diane Machado 28 de setembro de 2017 às 16:29
Compartilhar Comente

Artigos apresentados em Seminário de Gestão Territorial viram e-book

Artigos apresentados em Seminário de Gestão Territorial viram e-book
Livro digital foi lançado nesta quinta-feira pela Editora Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial, que ocorreu de terça a quinta-feira (12 a 14/9) na Unesc, teve uma programação com debates, reflexões e lançamento de e-book. Na manhã desta quinta-feira, a Editora Unesc e a organização do Seminário lançaram o livro digital com artigos da edição de 2016 do evento.

Entre os artigos apresentados, os 15 melhores são utilizados como parte da publicação de um e-book, que é lançado todos os anos. A obra é organizada pelos professores Nilzo Ivo Ladwig e Hugo Schwalm.

Segundo Ladwig, coordenador da comissão organizadora, a ação fortalece o desenvolvimento da pesquisa. “É uma forma de amadurecer as metodologias empregadas e divulgar seus resultados.  Além disso, o evento conta com uma premiação destinada aos melhores trabalhos”, comentou. 

O Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Unesc tem o objetivo de fortalecer a discussão dos princípios e bases da adoção de uma perspectiva ecológica, atribuindo ao meio urbano uma noção de ecossistema na construção de políticas públicas e soluções sustentáveis que possam melhorar o ambiente nas cidades.

Em 2017, o evento teve como temática central: “Sustentabilidade dos Ecossistemas Urbanos”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 14 de setembro de 2017 às 20:25
Compartilhar Comente

Doutorandos e mestrandos de Ciências Ambientais têm experiência no Rio Capivari

Doutorandos e mestrandos de Ciências Ambientais têm experiência no Rio Capivari
Eles fizeram a medição da vazão do Rio, em São Martinho Mais imagens

Os doutorandos e mestrandos do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc participaram do trabalho de medição da vazão do Rio Capivari, em São Martinho, na última sexta-feira (15/4). A experiência contemplou o conteúdo da disciplina de Gestão de Bacia Hidrográfica, ministrada pelos professores Álvaro Back, Nilzo Ladwig e Carlyle Torres Bezerra de Menezes. Orientada por Back, a atividade foi realizada em parceria com o curso de Engenharia de Energia da UFSC, com participação de alunos e da professora Cláudia Weber Corseuil.

A medição da vazão de um rio é uma das ações fundamentais para a gestão hídrica nas bacias hidrográficas. Durante a atividade, além da medição, realizada com um equipamento ACDP (Acoustic Doppler Current Profile), um dos mais modernos para a tarefa (cujos dados são processados automaticamente e com rapidez), houve coleta de sedimentos, houve procedimento para se verificar a qualidade da água. A operação técnica foi desenvolvida por profissionais da Epagri/Ciram, que realiza o monitoramento regular do rio, cujos dados são tratados em Florianópolis e alimentam o Snirh (Sistema Nacional de Informações), de responsabilidade da ANA (Agência Nacional de Água).

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 18 de abril de 2016 às 11:36
Compartilhar Comente