Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

PPGCA participa de Seminário de Planejamento da Área de Ciências Ambientais

PPGCA participa de Seminário de Planejamento da Área de Ciências Ambientais
Mais imagens

As Profas. Dras. Patrícia de Aguiar Amaral - coordenadora e Vanilde Citidini Zanette - coordenadora adjunta, participam do Seminário de Planejamento da Área de Ciências Ambientais para o Quadriênio 2021.

O evento, que acontece na cidade de Curitiba/PR, nos dias 27 e 28 deste mês, tem por objetivo realizar o planejamento quadirenal da área a partir de um conjunto de proposições a serem dialogadas com os PPGs da área, construindo ações estratégicas que visam a consolidação da Área no País.

 

Postado por: Diane Machado 28 de setembro de 2017 às 16:29
Compartilhar Comente

Artigos apresentados em Seminário de Gestão Territorial viram e-book

Artigos apresentados em Seminário de Gestão Territorial viram e-book
Livro digital foi lançado nesta quinta-feira pela Editora Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial, que ocorreu de terça a quinta-feira (12 a 14/9) na Unesc, teve uma programação com debates, reflexões e lançamento de e-book. Na manhã desta quinta-feira, a Editora Unesc e a organização do Seminário lançaram o livro digital com artigos da edição de 2016 do evento.

Entre os artigos apresentados, os 15 melhores são utilizados como parte da publicação de um e-book, que é lançado todos os anos. A obra é organizada pelos professores Nilzo Ivo Ladwig e Hugo Schwalm.

Segundo Ladwig, coordenador da comissão organizadora, a ação fortalece o desenvolvimento da pesquisa. “É uma forma de amadurecer as metodologias empregadas e divulgar seus resultados.  Além disso, o evento conta com uma premiação destinada aos melhores trabalhos”, comentou. 

O Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Unesc tem o objetivo de fortalecer a discussão dos princípios e bases da adoção de uma perspectiva ecológica, atribuindo ao meio urbano uma noção de ecossistema na construção de políticas públicas e soluções sustentáveis que possam melhorar o ambiente nas cidades.

Em 2017, o evento teve como temática central: “Sustentabilidade dos Ecossistemas Urbanos”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 14 de setembro de 2017 às 20:25
Compartilhar Comente

Doutorandos e mestrandos de Ciências Ambientais têm experiência no Rio Capivari

Doutorandos e mestrandos de Ciências Ambientais têm experiência no Rio Capivari
Eles fizeram a medição da vazão do Rio, em São Martinho Mais imagens

Os doutorandos e mestrandos do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc participaram do trabalho de medição da vazão do Rio Capivari, em São Martinho, na última sexta-feira (15/4). A experiência contemplou o conteúdo da disciplina de Gestão de Bacia Hidrográfica, ministrada pelos professores Álvaro Back, Nilzo Ladwig e Carlyle Torres Bezerra de Menezes. Orientada por Back, a atividade foi realizada em parceria com o curso de Engenharia de Energia da UFSC, com participação de alunos e da professora Cláudia Weber Corseuil.

A medição da vazão de um rio é uma das ações fundamentais para a gestão hídrica nas bacias hidrográficas. Durante a atividade, além da medição, realizada com um equipamento ACDP (Acoustic Doppler Current Profile), um dos mais modernos para a tarefa (cujos dados são processados automaticamente e com rapidez), houve coleta de sedimentos, houve procedimento para se verificar a qualidade da água. A operação técnica foi desenvolvida por profissionais da Epagri/Ciram, que realiza o monitoramento regular do rio, cujos dados são tratados em Florianópolis e alimentam o Snirh (Sistema Nacional de Informações), de responsabilidade da ANA (Agência Nacional de Água).

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Davi Carrer 18 de abril de 2016 às 11:36
Compartilhar Comente

Grupo de Pesquisa da Unesc participa de planejamento com Núcleo da UFSC

Grupo de Pesquisa da Unesc participa de planejamento com Núcleo da UFSC
Durante o encontro foi discutido articulação de ações conjuntas Mais imagens

O Grupo de Pesquisa em Gestão de Recursos Hídricos e Restauração de Ambientes Alterados da Unesc realizou reunião de planejamento no último sábado (19/3), nos espaços do Refúgio Gamboa, na Praia da Gamboa, em Paulo Lopes. A atividade foi desenvolvida em conjunto com o Núcleo Transdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFSC. A parceria interinstitucional contempla várias ações na área socioambiental, compreendendo pesquisas e ações com ênfase no Ecodesenvolvimento.

Durante o encontro foi discutida a articulação de ações conjuntas, dentre estas a atuação do Observatório do Litoral, um instrumento voltado ao estudo e à elaboração de pareceres científicos como suporte para a solução de conflitos em ambientes costeiros.

O grupo da Unesc é coordenado pelo professor doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes e conta com a participação de outros professores pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais). Já o Núcleo da UFSC tem a coordenação do professor doutor Paulo Henrique Freire Vieira, que atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. A articulação interinstitucional tem ainda a participação da Unisul, Furb, Unicamp e UFPR (Universidade Federal do Paraná).

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Davi Carrer 21 de março de 2016 às 16:57
Compartilhar Comente

Aula inaugural do PPGCA debate sobre Restauração Ambiental

Aula inaugural do PPGCA debate sobre Restauração Ambiental
Encontro contou com o doutor em Biologoa Vegetal Ademir Reis (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Para saber sobre as novas tecnologias de combate a áreas degradadas, estudantes, profissionais e estudiosos da área ambiental estiveram na Unesc na noite desta quinta-feira (17/3). Eles participaram da aula inaugural do PPGCA(Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), que trouxe o doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas, Ademir Reis, para ministrar a palestra “Avanços Tecnológicos na Restauração Ambiental de Áreas Mineradas”. 

Reis comentou que atualmente a formação de recursos humanos, principalmente de novas gerações, representa a única oportunidade de tornamos nossa sociedade mais solidária. “É necessário fortalecer a busca pela sustentabilidade dos recursos finitos do planeta terra. Lutar pelo meio ambiente é antes de tudo uma visão de solidariedade entre todas as classes. Todos necessitam de um ambiente mais equilibrado”, afirmou.

O consultor garante ainda que a ciência do meio ambiente evoluiu no sentido de ver a natureza de forma sistêmica, e que profissionais de todas as áreas que resolverem atuar no processo de restauração ambiental terão espaço, “Desde que estejam preparados profissionalmente para atuarem em grupos multidisciplinares e solidários”, ressaltou.

Sobre o palestrante

Ademir Reis é graduado em Ciências Biológicas, pela FURB, e em Filosofia pela UPF. Possui mestrado em Botânica pela UFPR e doutorado em Biologia Vegetal pela Unicamp. Atualmente é professor titular aposentado da UFSC, bem como curador e diretor científico do Herbário Barbosa Rodrigues, sediado em Itajaí, SC. É consultor da Fundação o Boticário de Proteção à Natureza e sócio proprietário da empresa Restauração Ambiental Sistêmica, atuando na recuperação de áreas mineradas de Bauxita no Pará e ferro no Mato Grosso do Sul, Pará e Minas Gerais.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada (17/03/16)

Postado por: Diane Machado 18 de março de 2016 às 14:55
Compartilhar Comente